quarta-feira, 9 de abril de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #20 (Ano 2014).



A definição de fracasso.


Esta TOC era muito esperada, porque veríamos como o "novo pilar" da Jump, Stealth Symphony se sairia na sua primeira semana. Será que pegaria um TOP 05? Ou conseguiria, teria que se amargurar no meio da tabela? Bem, nenhum dos dois. Stealth Symphony é a definição de fracasso!

00 - Nisekoi (Lead Color Page)
01 - Ansatsu Kyoushitsu (Cover)
02 - One Piece
03 - Shokugeki no Soma
04 - Toriko
05 - Haikyuu
00 - Kuroki Ayakashi no Gogogo (One Shot / Color Page)
06 - Naruto
00 - Illegal Rare (Color Page)
07 - PSI Kusuo Saiki
08 - Kuroko no Basket
09 - Isobe Isobee Monogatari
00 - Bleach (Color Page)
10 - World Trigger
11 - iShoujo
12 - Gintama
13 - Soul Catcher(S)
14 - Stealth Symphony
00 - Kochikame (Nunca é Ranqueado)
00 - Tokyo Wonder Boys (Sem Rank)

Issue #21
Lead CP/Cover Gintama
Center Color Shokugeki no Soma, World Trigger, Abaremashira (One Shot, Utsumi Yuusuke)

Ausente: One Piece (DEEEE NOVO? Já virou quinzenal essa porra!)



O primeiro lugar ficou com Ansatsu Kyoushitsu, o mangá pode até ter ganho uma capa, mas isso não anula sua primeira posição - O que deixa um mangá sem rank é o fato dele ter ganho página colorida, o que não foi o caso de Ansatsu Kyoushitsu (Assassination Classroom). É uma ótima posição para mangá, mesmo que já se tornou um hábito vê-lo no topo.
Em segundo lugar tivemos One Piece, este capítulo ranqueado foi muito morno, introduzindo a etapa final do coliseu e outras besteiras, eu sinceramente já tinha certeza que não pegaria o primeiro lugar - Ansatsu Kyoushitsu aproveitou o capítulo fraco e pegou para ele o topo da tabela.

Em terceiro lugar temos uma grata "surpresa": Shokugeki no Souma, após uma posição ruim e injusta no último TOC, podemos dizer que SnS voltou ao seu habitual que é o TOP 05. É inegável que Souma é o maior e talvez único sucesso do ano de 2013 (O mangá foi lançado na edição 52 de 2012, a última do ano, por isso considero de 2013), o anime que deve ser lançado no final de 2015 ou mesmo no começo de 2016, deve dar um boost gigantesco nas vendas do mangá, principalmente se for feito com uma boa qualidade (Tipo, não entregar para a Shaft que fez aquela bagunça com o anime de Nisekoi).

Toriko em quarto, nada demais... Por alguns meses a situação de Toriko pode piorar já que não terá o anime passando na TV (Deram uma pausa para se distanciar do mangá e no lugar estão passando a saga de Majin Boo do Dragon Ball Kai), por isso as suas posições podem até piorar, além de ter uma queda pequena na venda, nada demais. Porém, por enquanto o mangá esta conseguindo manter sua quarta posição.

Em quinto temos a grande surpresa, segunda-feira foi lançado o anime de Haikyuu! e parece que ele recebeu um grande presente antecipado (Já que o rank pós anime é somente daqui a 7 semanas) dos japoneses, um belo quinto lugar. O anime é muito bom, a animação esta impecável e a Production I.G (Mesma empresa do anime de Kuroko no Basket e Shingeki no Kyojin) deu uma adaptação de encher os olhos de lagrimas a Haikyuu! recomendo a todos verem. Próxima semana já poderemos ver o boost que o anime dará no mangá #Haikyuu!DominaçãoMundial

Em sexto temos Naruto, grande decepção [SPOILER do mangá] este capítulo foi aquele que Madara aparece surpreendendo todo mundo e roubando a Kyuubi do Naruto [SPOILER], um capítulo até surpreendente que muitos adoraram, menos os japoneses... Sexta posição é ruim para Naruto, que é um mangá que deveria sempre estar no TOP 05.

PSI Kusuo Saiki conquistou o sétimo lugar, o mangá já se estabeleceu na revista. Em oitavo temos Kuroko no Basket, que após uma primeira posição despencou mais do que maçã madura... O que explica essa queda? A irregularidade de votos do público de Kuroko, o mangá quando tem um capítulo foda recebe votos para caralho, quando tem um morno recebe poucos votos - O que mantém ele sempre de oitavo para cima é a fã base que é relativamente boa, mas de qualquer modo daqui a pouco o mangá volta ao TOP 03, depois cai de novo e fica nisso para sempre. Isobe Isobee em nono é comum, nem comento.



Página Colorida do One-Shot de Naoshi, criadora de Mágico, o One-Shot se chama: Kuroki Ayakashi no Gogogo

Em décimo temos World Trigger, a situação do mangá começa a me preocupar seriamente, esta certo que vai receber outra página colorida, mas ele precisa dar uma subida, as suas posições estão medíocres demais, cada dia que passa tenho mais certeza que WT é o novo Psyren da Jump - Se arrastará por anos com posições fracas até que a revista decida cancela-lo. E olha que essas posições ele conquistou com capítulos bons!  

IShoujo pega a décima primeira posição, comprovando que não é um mangá super popular, porém conquistou um minimo de votos suficientes para sobreviver por alguns meses, caso não melhore deve ser cancelado daqui a 4 ou 6 meses, vamos ver, só nos resta esperar e torcer para que IShoujo melhore.

Nesta semana saiu um ranking de mangas da Jump que mais deram dinheiro, bem, Gintama deu mais dinheiro que Naruto, com cerca de 23 milhões de eurinhos para o cofre da revista... O filme ajudou muito a inflar este números, porém isso comprova que o mangá ainda dá muito dinheiro para a Jump. Deste modo, suas ruins posições não são NADA, não valem, pois o mangá dá dinheiro o equivalente a ser TOP 3 da revista. Por isso, fãs de Gintama não fiquem com medo do mangá ser cancelado, ele não irá. 

Os dois últimos colocados foram Soul Catcher (S) e Stealth Symphony, decidi comentar os dois ao mesmo tempo por um simples motivo, Soul Catcher (S) que estava praticamente cancelado aumentou bastante suas chances de sobreviver na revista, mesmo com as pernas bambas, por causa do fracasso que foi SS (E também por causa que Tokyo Wonder Boys deve ser pior que SS)... Mas se continuar com esse desempenho entre 6 meses o mangá de música vai embora.

Stealth Symphony pode melhorar? Pode, mas os capítulos seguintes são muito mais mornos que o primeiro, por isso não é muito provavel que melhore - O que pode salva-lo do cancelamento são três fatos:

1 - A próxima leva provavelmente deve estrear 2 mangás, como é de costume após um leva grande, estrear uma menor, Iron Knight já dançou, por isso é bem provável que só mais um mangá irá dançar, a briga esta entre: Tokyo Wonder Boys (40% de chances), Stealth Symphony (40%) e Soul Catcher (20%).

2 - A situação de Tokyo Wonder Boys que em seu pré-rank ficou em ULTIMO LUGAR NA REVISTA, algo jamais visto nos últimos 5 ou 6 anos da Jump é bem complicada. Os editores colocarem um mangá lá em último é praticamente enterrar o mesmo... O mangá pode surpreender e pegar uma boa posição, mas tudo indica que será o primeiro cancelado. 

3 - Última vez que Soul Catcher esteve fora do Bottom 5 foi na Issue 11, por isso faz bastante tempo - É raro um mangá que sempre se mantém no bottom 5 sobreviver por muito tempo, normalmente, mesmo não sendo o pior de todos é cancelado.

Agora só nos resta esperar a semana que vem... Porque essa luta entre Soul Catcher (S), Tokyo Wonder Boys e Stealth Symphony será de selvagens, todos desesperados para conseguirem sobreviver na Jump e terem mais tempo de provar ao público que podem ser bons mangás! 

Mesmo que devo declarar uma coisa, este blog tem oficialmente a primeira maldição, todos mangas novatos que pegamos para serializar são CANCELADOS... Poxa =/

NOTA: Sobre Tokyo Wonder Boys, há rumores que o mangá ficou em último porque a dupla de mangakás atrasaram a entrega do mangá, assim sendo adicionados por último na revista. São só rumores, mesmo que bastante fundados... Se isso for verdade, a situação fica muito mais preta para Stealth Symphony! 




Páginas Coloridas de Illegal Rare e de Bleach (Não gostei de nenhuma das duas, Kubo novamente sem criatividade em páginas coloridas e essa de Illegal Rare? Extremamente brega). 

Ranking Oricon

01. Kimi ni Todoke #21 (166,060 / 721,551)
02. Shokugeki no Souma #7 (132,403)
03. To Love-Ru Darkness #10 (131,565)
04. Haikyuu!! #10 (123,779)

06. Beelzebub #26 (55,746)
08. One Piece #73 (50,464 / 2,693,416)
10. World Trigger #5 (48,381)
11. Ginga Patrol Jaco Special Edition (47,482)
16. PSI Kusuo Saiki #8 (42,001)
17. Jojolion #6 (40,038 / 390,977)
22. Ginga Patrol Jaco (30,802)
24. Soul Catcher(S) #4 (28,569))
34. Kuroko no Basket #26 (24,470 / 708,879)
37. Ansatsu Kyoushitsu #8 (22,962 / 633,075)
41. Naruto #68 (20,608 / 981,118)


Primeiramente gostaria de dizer que as vendas de todos os mangás foram assim tão baixas, por estarem somente 2 dias antes do ranking ser "fechado"... Deste modo os lançamentos da Jump deste mês (Que incluem: Shokugeki no Souma, Haikyuu!, Beelzebub, World Trigger, Ginga Patrol Jaco, Soul Catcher (S), Koi no Cupid e Iron Knight) foram baixas.

Porém este ranking deixa bem claro como "Shokugeki no Souma" é o mangá, após "Ansatsu Kyoushitsu" com maior possibilidade de se tornar um grande hit da Weekly Shonen Jump após um possível anime - O mangá vende mais que por exemplo, Haikyuu! (Que ainda não recebeu o boost do anime por falta de tempo, assim só vendeu 123 mil unidades).

As vendas de Soul Catcher(S) caíram (Lembrando que a edição 03 conseguiu vencer em vendas World Trigger, o que não aconteceu mais nessa edição), vendendo somente 28 mil unidades. Isso deve estar acontecendo porque as suas ruins posições no TOC devem estar desestimulando os japoneses a comprarem o mangá... Não podemos dizer o mesmo de World Trigger que vendeu 48 mil cópias, e parece que manteve uma média parecida com o ranking anterior.

Beelzebub, mesmo com poucos dias, deveria vender em média 70 mil unidades, mas ficou claro que o seu cancelamento afetou a venda, fazendo que o mangá tivesse uma queda de 21% porcento, que é bem grandinha. PSI Kusuo Saiki, vendeu o comum (42 mil unidades), o que é um bom número para o Gag manga bem tradicional (Ao estilo de Isobe Isobee e Kochikame).

Ginga Patrol Jaco vendeu cerca de 78 mil cópias se somarmos a edição especial e normal, porém é lógico que se houvesse uma edição única o mangá venderia menos, muitas pessoas compraram as duas unidades, principalmente quem é colecionador de materiais sobre Dragon Ball. Os mangás Koi no Cupid 03 e Iron Knight 01 venderam tão pouco que nem chegaram a ser ranqueados.

As vendas essa semana foram MUITO fracas, um dos fatores foi a proximidade com o fechamento do ranking oricon, e o outro é que os mangás de peso foram lançados mês passado. É aqui que encerro esta review, e até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'