sexta-feira, 18 de julho de 2014

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #08/Agosto (Ano 2014)


Como prometido trago a vocês a análise do TOC de umas das revistas mais maduras da Shueisha, a tão polêmica, irreverente, diferente e incrível: Monthly Ultra jump!

Talvez a Ultra Jump seja a Magazine de Mangás da Jump mais madura de todas, na revista não só tem sexo implícito, muitas vezes tratado de forma natural (Sinceramente, por mais que eu goste da Young Jump, sabemos que as cenas de sexo ou mesmo nudismo, raramente são tratadas com naturalidade como se deve, o autor as coloca para tentar atrair um público alvo que gosta dessas cenas salientes), e é por isso que quis trata do TOC desta revista que gosto tanto. Vamos ao TOC:

Biorg Trinity (Cover)
01 - Q
02 - Momoiro Armet
DOGS/Bullets&Carnage (Resume)

03 - Jojolion
04 - Peace Maker
05 - Josei 67 Percent (New Serie)
Pro Wrestling Raphsody (New Serie, Color Page)
06 - Minikui Kaeru no Musumo
07 - Ad Astra
Selector infected WIXOSS - peeping analyze - (prologue)
08 - Koi wa Hikari
09 - Steins;Gate Mugen Enten no Arclight
10 - Hayate X Blade 2
11 - Gingitsune
12 - Choukakou
13 - Kuroda-san to Kadagiri-san
14 - Heaven's Prison


Absent: Jumbor

Issue 9:

Cover/Lead color: DOGS/Bullets & Carnage
New series: Selector infected WIXOSS - peeping analyze
New series: Monster's Kindergarten, by Tetsyuaro Shinkaida

Center color: Ad Astra

Comecemos pela bela capa de Biorg Trinity, de fato teve um apelo fujoshi muito grande, que vai além do demonstrado pelo mangá, mas ao meu ver mesmo assim a capa da Ultra Jump deste mês foi muito bonita e a tonalidade azul de fundo a deixou ainda mais atrativa.

Quem conhece bem o autor sabe como ele gosta dessa artes com os personagens de certa forma se "contorcendo", sempre respeitando as leis da biologia, sem parecer muito exagerado. Mesmo que ás vezes, quando olho bem para esta cover, dá a impressão que ela não foi desenhada por Oh! Great (Que é o mesmo autor de Air Gear), não tire sua beleza, lógico, mas dá a impressão que não é genuinamente dele, mesmo sendo. Lembrando que Oh! Great é só o artista do mangá, o roteiro é Maijou Outarou.


O primeiro lugar ficou com o mangá "Q", lançado a duas edições atrás, os editores estão apostando bastante nesse mangá, acreditando que ele possa ser mais um grande sucesso da revista - É uma aposta válida que no meu ponto poderá trazer bons frutos, pois o mangá junta uma arte impecável, uma sensibilidade incrível da protagonista com uma história madura e bem profunda. 

Já sobre o segundo colocado, Momoiro Armet também é outra grande aposta da Ultra Jump - Ainda não li nada sobre o mangá, por isso não posso ter uma opinião formada, assim que sair o raw darei uma olhada. O terceiro lugar ficou com o clássico Jojolion, em minha sincera opinião, este novo arco esta sendo o melhor já lançado do mangá, mostrando que mesmo depois de tanto tempo, o autor, Hirohiko Araki ainda consegue nos surpreender com a filosofia apresentada em sua série, pretendo fazer no futuro uma Reflexão Semanal somente sobre este novo arco de Jojolion (Não focado em explicar o arco, mas sim em debater sobre os assuntos humanos desenvolvidos no mangá).

Logo após, em quarto lugar, temos o grande mangá Peace Maker... Como este é o primeiro análise de TOC da Ultra Jump tendo apresenta o máximo possível todos os mangás e tento situar para quem não tem o costume de acompanhar este TOC, como esta indo em qualidade cada série. Peace Maker é um mangá que trata de uma temática muito interessante, se levarmos em consideração que estamos falando de Mangás, que é o Faroeste (Com suas leves modificações, já que é um faroeste visto por um oriental). O mangá esta em seu auge, a sua história atualmente esta simplesmente incrível com batalhas dramáticas e bem imprevisível, vale a pena ler. A quarta posição demonstra como os editores estão felizes com o rumo que o mangá esta pegando, assim decidindo coloca-lo em uma posição tão alta.

Josei 67 Percent é a nova série da Ultra Jump que infelizmente não ganhou nem página colorida, isso significa que os editores não estão colocando muita fé no mangá. Ao meu ver é uma ação extremamente equivocada dos editores, e em uma revista mensal, como não é possível dar capa para todos os mangás novos que estream (Por motivos óbvios, toda edição está estreando mangá), ao menos seria obrigação dos editores entregar para cada novato, uma misera página colorida. Pelo menos para a outra nova estréia, Pro Wrestling Raphsody eles deram página colorida né?

Em sexto temos Minikui Kaeru no Musumo - Toda revista precisa do seu mangá de comédia, correta? Isso mesmo, Musumo é um mangá interessante focado em um sapo bem simpático, de resto pouco sei sobre o mangá, mas conseguiu agradar bem o público maduro da Ultra Jump e tem tudo para continuar ao longo dos anos na revista.

Página do Capítulo 46 de Peace Maker.

Em sétimo temos Ad Astra, como Peace Maker, este é um mangá com uma temática ocidental, por isso o império romano - O mangá é simplesmente fantástica, mas pelas suas capas extremamente sem graça, com pouca variação, somado a sua temática de baixo alcance no japão, faz que este grande mangá fique um pouco timido dentro da Ultra Jump, mas não deixa de ser um mangá de altíssima qualidade. Em nono temos o fofo Koi Wa Hikari.

Uma série que em poucos anos já vem se demonstrando um pouco desgasta é Steins Gate, por mais que ainda continue muito boa, percebemos que já não tem o mesmo gás que antes, isso é também demonstrado pelas suas posições no TOC, que cada vez mais estão mais "medianas", talvez é mais o nome da série (Que vem da Light Novel e do Anime) que o faça ainda estar vivo na revista. Outra série que não está chamando muita atenção na sua continuação é Hayate X Blade 2, outro mangá que vem conseguindo várias posições bem medianas ao longo das edições.

Em décimo primeiro temos o slice of life, Gingitsune é um caso especial, é um mangá sem muitos grandes fãs, mas tem vários simpatizantes, em uma revista que é ranqueada pelos editores, isso é de extrema importância, pois eles conseguiram a popularidade do mangá em geral, e não só quantos votos de "Favorito da semana" ele recebe... Por isso, Gingitsune é colocado lá em baixo pela sua baixa fã base, mas por ter muitos simpatizantes deve se manter por muito tempo na revista, não há motivos para cancela-lo.

Gingitsune ganhou um anime a pouco tempo, infelizmente não teve muito sucesso... Porém conseguiu ao menos fazer que muitas pessoas conhecessem o mangá, fazendo-o que saisse do anonimato. Deste modo o mangá se tornou, querendo ou não, um dos principais mangás da Ultra Jump, mesmo ainda tendo outros muitos mais populares como JoJolion e Biorg Trinity.

Choukaku, também conhecido por Chang Ge Xing é um mangá de um autor chinês (Xia Da) que trata de forma poética e dramática vários aspectos da cultura chinesa, em uma narração incrível e extremamente emocionalmente - Talvez o mangá não seja tão popular, pelo simples fato de tratar da cultura chinesa de forma romântica, podemos assim dizer, replicando em vários confrontos culturais com os japoneses: Não podemos esquecer que ainda sim, boa parte dos japinhas tem uma mentalidade atrasada e consideram-se superiores as demais culturas, não aceitando-as em seu país... É dificil para um autor chinês lançar um mangá no Japão. 

Aproveito este momento para fazer um adendo sobre a Ultra Jump, você deve ter percebido que é uma revista que foge do tradicional, e tende a tratar de vários assuntos poucos conhecidos pelos japoneses: Falam do Império Romano, do Faroeste, falam de forma romântica (No sentido estilístico e literário da palavra) da dinastia Tang na China... É uma revista que tende a escapar das algemas que muitas revista tem, só tratando de mangás sobre a cultura japonesa ou mundo imaginário. 

Mesmo conseguindo um primeiro lugar na edição passada, acreditando que o penultimo colocado, Kuroda-San é o que mais tem chances de ser cancelado, pois o mangá não conseguiu se estabelecer bem nem no cenário japonês, passando assim despercebido por todo mundo. Lembrando que a Ultra Jump é meio uma incógnita quem será cancelado, as posições no TOC ás vezes enganam. 

E por último temos Heaven Prison's, não gosto deste mangá, desculpa para quem goste - Não tenho nada contra hentais ou mesmo mangás ecchi, mas na minha sinceramente opinião tudo tem seu limite: Heaven Prison's é um mangá onde mostra constantemente personagens que parecem crianças peladas, tem cenas de sadomasoquismo envolvendo elas e ainda por cima tem um traço e estilo de desenho que não me convence... Eu simplesmente não consigo ler Heaven Prison's - Ele pode ser o último colocado, mas não acredito que ainda será cancelado, deve durar na Ultra Jump por um bom tempo, porque? Tem gente que curte isso. Respeito quem curte, até assumo que a história do mangá é interessante, mas não faz meu estilo.

Na próxima edição temos mais um autor de Hentai vindo por aí, Tesyuaro Shinkaida, o mangaká é pouco conhecido, pois não tem nenhuma trabalho de relevância, mas todos os 3 mangás que ele lançou foram hentais... Então tudo leva a crer que este seu novo mangá terá uma carga sexual GIGANTESCA mesmo que talvez não seja um hentai.

Outro mangá que já teve seu prologo divulgada na Revista e provavelmente será lançado semana que vem é WIXOSS que como Steins, vem aproveitando o sucesso do seu anime para ter uma versão de mangá - Vamos ver se será de boa qualidade.

Então essa foi a análise do TOC da Ultra Jump, bem grandinha como todas as análises que eu faço (Não perco o costume)... Ainda não saiu a análise do TOC da Weekly Young Jump por um simples motivo: Ainda não divulgaram NENHUM TOC, estou só na espera. Essa semana não tem Podcast, isso será no próximo domingo, porém terá Reflexão Semanal ou o TOC da Weekly Young Jump. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'