quarta-feira, 23 de julho de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #35 (Ano 2014).


Há um bom tempo não vemos uma Shonen Jump tão disputada!

Acredito que esta TOC seja a confirmação que a Shonen Jump esta mais disputada do que nunca... Tanto o bottom quanto o TOP 5 estão extremamente imprevisível, tenho que assumir: Faz anos que não vejo uma Shonen Jump tão disputada! 

#35
Naruto (Cover & Lead CP)
01 - One Piece
02 - Hinomaru Zumou
03 - Isobe Isobee Monogatari
Yoakemono (Color Page)
04 - Ansatsu Kyoushitsu 
05 - Shokugeki no Souma
Nejiyama-san (by Kouki Ishikawa, Golden Future Cup 2014)
06 - PSI Kusuo Saiki
07 - Toriko
Mitsukubi Condor (Capítulo 03)
08 - Kuroko no Basket
Nisekoi (Color Page)
Boku no Hero Academia (Capítulo 04)
09 - Haikyuu!!
10 - World Trigger
Hunter x Hunter
11 - Illegal Rare
12 - Gintama
Kochikame
13 - Bleach

#36
Bleach (Cover & Lead CP)
Ansatsu Kyoushitsu (CP)

Devily-man (by Kentarou Fukuda, Golden Future Cup 2014)

Hunter x Hunter (Absent)

Naruto, Lead Color Page.

Como já é de tradição, comecemos comentando os mangás que não foram ranqueados - Com uma capa aquém do esperado, Naruto trouxe uma grande notícia para os seus fãs, em 6 de dezembro será lançado um filme que servirá como o início de uma nova era na série, uma era focada em Naruto adulto... Isso mesmo, parece que, pelo menos os produtores do anime QUEREM fazer Naruto adulto.

Ainda não temos nenhuma confirmação se esta nova era existirá só nas telas (Seja telonas ou telinhas), se analisarmos as entrevista de Kishimoto que continua reafirmando o fim da série após esta saga, me leva a crer que esta nova saga seja um "Naruto GT", o mangá irá terminar, mas o anime irá continuar mostrando o futuro de Naruto.

Sinceramente caso Kishimoto tenha mudado de ideia e de fato o mangá tenha uma continuação com Naruto adulto após esta saga, eu largo o mangá. Faço parte do grupo que acha que a série esta saturada e só continua acompanhando a série para saber como ela irá terminar, já que tenho uma ligação sentimental gigantesca com a mesma. Vamos ver, estou na torcida que este novo filme não saia das telonas. 

Yoakemono, Color Page.

Quem ganhou página colorida foi Nisekoi e o novato Yoakemono... Aliás Yoakemono que surpreendeu todo mundo com sua agressividade vem conquistando vários japoneses, que julgam o mangá ser bastante "maduro" e com um roteiro "interessante", mas também vi muitas criticas sobre o mangá ser dramático demais para o primeiro capítulo, além de sua violência ter parecido mais um modo de chamar atenção do que de fato um elemento essencial ao mangá. De qualquer modo, em grande parte nos fóruns japoneses, o mangá foi bem recebido (Inclusive no 2ch, que tem um público bem chatinho).

Sobre a posições de Boku no Hero, pode até ter sido bem baixa, mas acredito que isto seja mais fruto da revista extremamente cheia de mangás que não podem ser ranqueados, que de fato um mal rendimento do mangá. Provavelmente somente a partir da próxima semana poderemos ter uma ideia qual novas séries a Jump esta de fato apostando. Agora vamos ao TOC:

O primeiro lugar ficou com One Piece, o mangá vem confirmando que não deixará este ano nenhum mangá o seu prêmio de "Mangá com mais primeiros lugares"... Esta saga de One Piece pode ter seus deslizes, como os últimos 3 capítulos foram um grande deslize por parte de Oda, mas como um todo esta muito boa, superando facilmente a saga medíocre de Punk Hazard. 

Zumou conquistou o segundo lugar, e praticamente confirmou que é um mangá que veio para ficar - Infelizmente o preconceito dos americanos com o mangá é grandíssimo, além de culpa-lo pelo fracasso de Illegal Rare, não conseguem aceitar que um mangá sobre sumô possa fazer sucesso... Estou esperando a scan que irá quebrar este preconceito e traduzir logo este Zumou (Não duvidem que no final seja uma espanhola).

Como eu havia dito semana passada, a ruim posição de Isobe Isobee era totalmente circunstancial, provocada por um capítulo que não conseguem agradar tanto assim os japoneses e que em breve o mangá voltaria ao TOP 5... Vou ser sincero, não esperava que na semana seguinte já estive no TOP 3, mas fico muito feliz por sua posição. Isobe Isobee é outro mangá que sofre muito preconceito pelos ocidentais por causa do seu traço tradicional e suas piadas históricas regionais.

Em quarto lugar tivemos uma grande surpresa, Ansatsu Kyoushitsu (Assassination Classroom)... É raro ver o mangá fora dos três primeiros colocados, porém acredito que por causa do aumento dos mangás com potencial de conquistar as 3 primeiras colocações (One Piece, Zumou, Isobe, Souma, PSI, Kuroko e até Naruto) pode se tornar bem comum ver Ansatsu Kyoushitsu ficando na quarta ou até quinta colocação. Outro mangá que pode sofrer com a concorrência, e esporadicamente ficar em terceiro ou quarto é One Piece. A anos que não vejo uma Shonen Jump tão interessante.

Abrindo a zona intermediária temos PSI Kusuo Saiki, tendo uma outra boa posição para o mangá, mesmo que sabemos que ele tem potencial de conquistar posições muito melhores. Em sétimo lugar temos Toriko, o mangá simplesmente se estabilizou nestas posições, o que é uma péssima notícia - Bleach antes de começar a frequentar constantemente o bottom também teve uma época que só ficou na zona intermediária. 

Em oitavo temos Kuroko no Basket... A nossa montanha russa ambulante, é verdade que a um bom tempo que ele se encontra longe do TOP 3, mas acredito que seja temporário, é necessário só mais um jogo emocionante (Como para minha alegria o desta semana) para o mangá conseguir voltar ao primeiro lugar ou pelo menos ao três primeiros lugares.

Mas acredito que tanto Kuroko quanto Haikyuu!!, que esta semana ficou com a medíocre nona posição, estão sofrendo com a chegada de Hinomaru Zumou... De algum lugar da revista esta vindo estes votos de Zumou, já sabemos que não vem da parte do grupo que prefere as comédias, já que a estréia do mangá não afetou Isobe Isobee ou PSI Kusuo Saiki (Só afetou um pouco Ansatsu Kyoushitsu). Em minha opinião, os votos estão vindo do grupo masculino que gosta de mangás de esporte.

Nisekoi, Color Page.

Acho que esta péssima posição de Haikyuu!! é um alerta... Pois com Kuroko no Basket sabemos que ele tem um público meio bizarro que gosta muito do mangá, mas só vota quando de fato o capítulo é bom (A maioria que vota toda a semana em Kuroko é o público feminino, que aí sim são bem fieis ao mangá, mas como são minoria na revista, não conseguem dar uma posição tão expressiva ao mangá), mas com Haikyuu!! em nenhum momento vimos, mesmo com anime sendo televisionado, dar uma posição de fato incrível ao mangá.

Acredito que a alta qualidade do mangá de vôlei fará que ele sobreviva por um bom tempo na revista, mas sinceramente, quando o autor der uma escorregada, nos entregar uma sequência de jogos sem graça, o que é normal, Haikyuu!! se encontrará em maus lençóis (Para minha tristeza, já que sou fanboy deste mangá). Pelo número baixo de mangás ranqueados, desde a edição #34 estou consideram bottom, somente os 4 últimos, então vamos ao bottom:

Abrindo o bottom, no décimo lugar temos World Trigger - É uma melhora se levarmos em consideração sua péssima posição na semana passada, mas vamos ser claros: Se não fosse o anime que será lançado pela Toei em outubro, a Shonen Jump cancelaria World Trigger na próxima leva.

O que deixa a situação mais tensa para WT é o fato de que o capítulo de anuncio do anime conquistou uma triste penúltima posição, e esta semana o capítulo onde o mangá ganhou capa e reforçou a existência do seu anime, ficou entre os 4 menos votados da semana. Ás vezes penso, estas posições são frutos de capítulos ruins ou de um pessimismo causado pela vinda do anime, que vem dominando não só os japoneses, mas também nós ocidentais? Veremos.

Em décimo primeiro temos Illegal Rare, conseguiu dar uma subidinha de posições, o que é um grande feito para o mangá - Mas mesmo assim não deve ser o suficiente para salva-lo do cancelamento. Logo após, em décimo segundo temos Gintama. 

A última colocação ficou com Bleach, que depois de mais de 20 edições no bottom 5, "conquistou" a posição que ninguém quer conquistar, o último lugar - Por mais que os fãs adorem dizer que é "insignificante" as posições do TOC, essas ruins posições são reflexos de uma mal aceitação do público japonês referente a nova saga, e acho que nenhum autor ou principalmente nenhum EDITOR gosta de ver um mangá seu (Não podemos esquecer que o mangá também é da Jump, não só do Kubo), ser tão rejeitado pelo público que já tanto o amou.

Porém devemos parabenizar os editores da Shonen Jump que vem apoiando Kubo de forma espetacular, além de 1 página colorida por mês, vai ganhar próxima semana uma capa e a página colorida de abertura, provavelmente será em comemoração ao seu aniversário, mas fico feliz em ver que os editores simplesmente ainda acreditam no mangá, querem que Bleach volte a ser um sucesso e não simplesmente o abandonam, deixando-o cair no limbo do esquecimento.

Nejiyama-San, Color Page.

Próxima Semana:

Como já dito no paragrafo acima, teremos capa para Bleach... Além de uma página para Ansatsu Kyoushitsu. A Golden Future Cup 2014 continua, pretendo no futuro, quando já tiver saido os 4 mangás fazer uma análise, citando os meus favoritos. 

Hunter x Hunter estará ausente na próxima semana, isso é uma boa notícia, para os que pensam ao contrário - Significa que Togashi decidiu adotar a estratégia de fazer várias pausas, antes de fazer longas semanas em atividades e depois fazer longos anos de hiatos.

Anuncio do novo filme de Naruto, com ele mais adulto.

2ch Ratings (Recepção Condor e Boku no Hero):

Lembrando que esta é uma votação que acontece no fórum japonês, 2ch, onde vários leitores da Shonen Jump avaliam com uma nota de 1 à 5 cada mangá presente - É diferente da votação do TOC da Weekly Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás preferidos da edição... Lembrando também que o público do 2ch é um público hardcore que tem gostos diferentes da maioria dos leitores da Shonen Jump, é um ótimo modo para ter uma prévia sobre a opinião dos japoneses sobre certos mangás.

TOP 5:


#01 - Hinomaru Zumou (162 Pontos) 4.26
#02 - Hunter x Hunter (145 Pontos) 3.82
#03 - World Trigger (120 Pontos) 3.43
#04 - Boku no Hero (106) 2.86 
#05 - Ansatsu Kyoushitsu (104 Pontos) 2.74

BOTTOM 5:

#15 - Naruto (64 Pontos) 1.68
#16 - Bleach (61 Pontos) 1.61
#17 - Toriko (54 Pontos) 1.42
#18 - Nisekoi (49 Pontos) 1.29
#19 - Gintama (19 Pontos) 0.50

Menções honrosas:
#08 - Mitsukubi Condor (78 Pontos) 2.05
#13 - Illegal Rare (65 Pontos) 1.71

Então, o capítulo desta edição de Zumou foi mais bem aceito que o desta edição, mostrando que pelo menos para o público do 2ch o mangá continua de altíssima qualidade. A recepção de Boku no Hero foi pior esta semana, o mangá recebeu notas mais baixas, mas continuou entre os melhores da semana de acordo com os votantes.

Quem esta sendo muito mal recebido pelo este grupo é Mitsukubi Condor, o mangá vem recebendo nota que variam entre 1 à 3, tendo raros 4 ou 5 pontos - Mas vamos ser sinceros, o público do 2ch é um pouco chato, teve gente que por exemplo não leu NENHUM dos novatos, simplesmente por achar o design deles nem um pouco atrativos ou mesmo por ser um hater gratuito. 


Gintama continua sofrendo na mãos do público do 2ch, mesmo que dessa vez podemos dizer que a opinião deles reflete a realidade de Gintama na revista - O mangá vem sendo dropado por muitos leitores veteranos da Shonen Jump, por estarem considerando sua comédia já um pouco "desgastada", mas mesmo assim Gintama ainda tem um grande apelo comercial, a prova é a bilheteria do seu filme, deste modo deve sobreviver por um tempo na revista.

É isso aí, até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'