quarta-feira, 2 de julho de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #32 (Ano 2014).


A safra dos underdogs.

A parte mais divertida de acompanhar a Weekly Shonen Jump, é sem dúvida, ver as novas séries estreando, e assim teorizar sobre o desempenho de cada uma delas. Desta vez temos 3 séries novas, e por causa do fracasso da safra anterior, que foi muito hypada, ninguém acredita nessa. Por isso temos 3 mangás UNDERDOGS. Mas vamos ao TOC, e no final da análise falo sobre Boku no Hero Academia, o primeiro mangá da nova safra a estrear.

ISSUE 32:

Boku no Hero Academia (Cover, lead color, new series)
01 - Shokugeki no Souma
02 - One Piece
Haikyuu!! (Color Page)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Naruto
PSI Kusuo Saiki (Color Page)
05 - Kuroko no Basket
06 - World Trigger
07 - Isobe Isobee Monogatari
08 - Nisekoi
Hinomaru Zumou (Pré-Rank)
09 - Toriko
Bleach (Color Page)
10 - Gintama
11 - Illegal Rare
Kochikame
Cave of Shine (Oneshot)
Sore ike! Yuugo-kun

12 - Stealth Symphony
13 - iShoujo (Transferido para a Jump Live!)
Ausentes: Hunter x Hunter (Volta semana que vem)

Issue 33:
Cover, Lead color: Mitsukubi no Condor (New series, 54 pages)
Center color: Shokugeki no Soma, Assassination Classroom, Boku no Hero Academia (25 pages)
Ausentes: One Piece.

Boku no Hero Academia (My Hero Academia), Lead Color Page.

Como sempre, primeiro comento sobre os mangás que não foram ranqueados - É incrível, como mesmo recebendo página colorida, Bleach continua situado na zona Bottom - Daria tranquilamente para a jump colocar a página colorida um pouco mais alta, mas não, preferiram deixar o mangá lá em baixo mesmo... Eu sinceramente não entendo mais a Jump, dá página colorida para melhorar a publicidade, mas continua deixando o mangá lá no fim da revista... Não tem sentido.

Enquanto isso quem teve uma posição dada aos editores muito boa foi Haikyuu!!, o mangá ficou na frente até de Ansatsu Kyoushitsu, demonstrando quanto os editores estão satisfeito com o mangá de vôlei. Já PSI também ficou em uma boa posição, entre os 5 primeiros... Fica até vergonhoso ver a cratera de diferença de posições entre PSI e Bleach.

Outro detalhe é ver a posição pré-rank de Hinomaru Zumou, o mangá vai ter seu primeiro capítulo ranqueado semana que vem, e nenhum momento foi ranqueado no bottom - Isso é uma ótima notícia, reparem que os editores poderiam melhorar tanto as posições de Toriko quanto de Bleach, se tivessem abaixado um pouco a de Zumou, mas preferiram deixar ele fora da "Zona Bottom". Eu diria que tem boas chances do mangá de sumô ser um relativo sucesso, ficando no meio da tabela.

E por último, queria falar do line-up espetacular de sequência de mangás: "Kochikame, Cave of Shine e Sore Ike!", eles fizeram isso para dar a impressão que Illegal Rare e Gintama foram mais bem ranqueados, pois visivelmente ficam mais altos no TOC, mesmo que continuam tão baixo quanto antes na classificação geral - Isso só comprova, que eles estão cagando tanto para o já cancelado iShoujo e para Stealth Symphony que deixaram eles atrás de todos esses mangás inválidos.

Desenho de Boku no Hero, feito pelo próprio autor (Publicado em seu Twitter)

Agora vamos ao TOC, o primeiro lugar ficou com Shokugeki no Souma, que vai ganhar outra página colorida na próxima edição - Parece que ao longo do ano veremos mais primeiros lugares por parte do anime... Se antes era Naruto que ficava petiscando o primeiro lugar, é a vez de Souma. Fico tão feliz em ver esse espetacular mangá fazendo sucesso.  

Em segundo temos One Piece. A última vez que o mangá conquistou a primeira colocação foi na edição #25, desde lá, o mangá: Ou ficou ausente ou conquistou o segundo lugar. Esta na hora de One Piece voltar a mostrar sua força e reconquistar um primeiro lugar. Porque, se continuar assim Kuroko no Basket ou Ansatsu Kyoushitsu podem terminar o mangá com mais primeiro lugares que o mangá de pirata. Falando em Ansatsu, o mangá ficou em terceiro lugar, uma ótima posição, sem nenhuma surpresa.

Em quarto temos Naruto, este ano podemos considerar um dos piores anos para o mangá shounen, não é que ele esta conquistando posições ruins, mas sim posições medíocres para que a sua saga propõe, demonstrando que a saga final não está deixando o público tão eufórico quanto Kishimoto pensava que deixaria. A venda dos volumes individuais de Naruto também estão em queda, mesmo que lentas, mas estão caindo... Na última saga, quanto tudo vai terminar, pra que raios uma pessoa abandonaria o mangá? Somente se o leitor está com o saco tão cheio do mangá que mesmo sendo a última saga, esta preferindo dropa-lo. Então, Naruto vai terminar no topo do TOC? Lógico. Mas não com o desempenho e aceitação que todos esperavam. Em quinto, fechando o TOP 5 temos Kuroko no Basket.

A primeira grande surpresa mesmo (Já que primeiro lugar de Souma só é uma surpresinha, não é mais uma grande surpresa), é a melhora de posição por parte de World Trigger. A um bom tempo que o mangá não ficava tão perto do TOP 5... World Trigger esta passando pelo mesmo problema de Naruto, sua saga prometia muito, mas muito mesmo, mas não foi traduzida em posições no TOC, porém este bom rank prova que o mangá ainda é lido por muitas pessoas, e tem potencial para conquistar um TOP 5 futuramente. Estou feliz em ver que World Trigger não esta esquecido pelo público.

Em sétimo temos Isobe Isobee Monogatari, ótima posição e na oitava posição temos Nisekoi... O mangá de harem simplesmente estacionou nesta posição, não esta indo a lugar nenhum, nem subindo e nem descendo. Significa que seus novos capítulos não estão desagradando o seu público, mas também não está surpreendendo nenhum novo. Isso é uma má notícia para qualquer mangá, por exemplo: Beelzebub antes de ser cancelado, sofreu deste mal do "estacionamento da posição na zona intermediária".

Pois, aos poucos o leitor não fiel, vai esquecendo o mangá - O fiel continua votando, mas toda fidelidade tem seu limite, se o mangá não fizer uma grande mudança rapidamente, ele perderá o seu público fiel e cairá de posições, sem poder ter volta. Beelzebub ficou exagerando nos fillers, perdeu um público enorme, um público fiel... Depois tentou se recuperar com uma sequência de arcos fantásticos, mas o fato de muita gente já ter dropado fez que não houvesse efeito nenhum os bons capítulos, pois o pessoal não tinha mais afeto com o mangá.

Haikyuu!!, Color Page

Abrindo o bottom temos Toriko - Ai Ai Ai - A situação de Toriko não esta nada boa, o ficou abaixo de Nisekoi, isso já diz tudo. Os editores preferiram classificar melhor Zumou do que deixar Toriko uma posição mais alta, é foda, mas é real a situação do mangá. Esta acontecendo com o mangá de culinária o que aconteceu com Mago, seu público, por motivos inexplicáveis esta desistindo de votar no mangá, não de lê-lo, mas sim de votar nele.

Para piorar, a jump deixou de dar aquele antigo suporte com várias páginas coloridas, capas e publicidades nas ruas... O seu anime, que tinha até boas audiência também foi cancelado e provavelmente vai ser substituído pelo de Ansatsu Kyoushitsu. Aos poucos Toriko vai se tornando um mangá obsoleto, esquecido pelo público japonês, e suas vendas não o ajudam, pois diferente de Bleach, Toriko vende menos que por exemplo Nisekoi, e daqui a alguns meses venderá menos que também Souma... Só tendo vendas melhores que World Trigger (Não vou considerar Isobe e PSI, porque são mangás de gag manga tradicionais).

Se algum desses mangás shounens fizerem sucesso, e se o anime de World Trigger conseguir ao menos dobrar a venda do seu volume, fazendo-a chegar à 210/220 mil cópias por volume... A situação de Toriko ficará da veras tensa... Esta na hora do autor dar uma balançada na série, colocar sequências de batalhas interessantíssimas, adicionar plot twist, fazer de tudo... Porque se depender da Jump, Toriko irá ser cancelado daqui a 2 anos, é o autor que terá que voltar a conquistar o voto do seu público, sozinho.

Em décimo temos Gintama que volta ao bottom depois de um bom tempo fora dele, na verdade isso acontecerá com mais frequência até estrear as novas séries, mas quando elas estrearem voltará a ter suas almofadas. Logo após temos, em décimo primeiro Illegal Rare, mantendo sua tradição de pegar posições mediocres

Bleach, Color Page.

Olha, a situação de Illegal Rare é o seguinte... O mangá está se salvando porque a sua leva foi uma merda absurda, e a Jump fez a loucura inexplicável de preferir cancelar Soul Catcher (S) - Porém, a verdade é que Soul Catcher tinha um público mais disposto a votar nele do que IR tem... O público leitor assíduo de IR é cada vez menor, pois o mangá é uma decepção atrás da outra. Quando tu pensa que a saga vai engrenar, finalmente tudo vai começar a ficar emocionante, não acontece PORR* NENHUMA. 

Aquela sétima posição que ele conquistou a várias issues atrás foi isso: Todo mundo ficou eufórico pelo seu capítulo, achando que o mangá ia engrenar e NADA, ficou na mesmice, continuou com seu ritmo extremamente lento, a prova é que depois daquele boa classificação, o mangá afundou de vez, e só conquistou péssimas posições, não conseguindo nem mais sair do bottom... Pois foi a gota d'agua. Resumindo, esta na hora do autor acelerar de fato as coisas e nos entregar algo interessante, IR tem potencial de ser um grande mangá, o autor é um mangaká muito talentoso, mas esta exagerando nesse desenvolvimento arrastado do mangá. 

As duas últimas posições ficaram com Stealth Symphony, que deve ser cancelado na próxima edição (Se não for, será uma grande surpresa) - E iShoujo, que acabou de ser transferido para a Jump Live, que não sei muito bem do que se trata, mas isso demonstra como o mangá, mesmo com posições ruins conseguiu agradar os editores e o público, ao ponto de receber uma segunda chance em outra revista. Estou gostando dessa estratégia da Jump de transferir os mangás antes de somente cancela-los.

PSI Kusuo Saiki, Color Page

Boku no Hero Academia

Então, o que esperar de Boku no Hero Academia? Teoricamente seria o mangá tem mais possibilidade de sucesso entre os novatos - Tem um autor já conhecido por trás, o seu one shot foi trabalhado por muito tempo (O que na verdade não estou considerando uma notícia tão boa, já expliquei na Reflexão Semanal especial dessa nova safra que esse intervalo de 6 anos entre o lançamento do One Shot e da série é uma péssima notícia), e o mangá já tem uma conta oficial no Twitter, onde ele já publicou alguns esboços.

Estou torcendo para que Boku no Hero vingue e se torne um mangá que pelo menos fique no meio da tabela - Eu gosto de Battle Shounen, não gosto da Jump tão desesperada por mangás deste estilo, quero continuar vendo ela lançando safras diversificadas (E não uma com 3 B-Shounen né)... Mas isso não faz que eu deixei de gostar de mangás de pancadaria. Então, torço sim para Boku no Hero vingar!

Novidades do Analyse It!

Queria inicialmente agradecer a todos vocês pelo grande apoio que vem dando ao blog, comentando sempre, em todas as postagens... Nunca estive tão estimulado a escrever sobre TOC em toda a minha vida - Chego a colocar o despertador em X horário, para me levantar da cama, tomar um cafézinho, olhar o TOC da semana e escrever esta review (E depois voltar à dormir).

Mas acho que esta na hora do Analyse It dá um passo a frente, trazer um novo modo de discutir sobre os mangás - Com parceria com co-criador do Blog, Victor Yonemura Seiti e um dos antigos escritores Bruno Jacobucci, anuncio a criação de um Podcast sobre anime e mangás. Neste Podcast iremos discutir sobre vários assuntos, de forma crítica e humorada, trazendo mais informação para vocês.

O meu planejamento é que no domingo, dia 13 de Julho seja lançado o primeiro Podcast - Mais informações irei revelar semana que vem, na postagem do TOC da edição 33... Então, faço uma pergunta, vocês acompanhariam o um Podcast de Animes/Mangás/Jogos feito pelo Analyse It?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'