quinta-feira, 30 de julho de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #36 (Ano 2015).


Piscina de tubarões.

Chegamos naquele momento do TOC que ficar fora do TOP 05 já não é tão assustador assim, porque são tantas séries lutando pelas cinco primeiras colocações que chega a ser praticamente natural conquistar uma sexta ou mesmo uma sétima colocação. Porém, é essa alta disputa que deixa o TOC tão imprevisível! Não vamos perder tanto tempo assim na introdução dessa vez, então sem mais delongas, vamos à classificação dessa semana:

TOC Weekly Shonen Jump #36 (03/08)
Black Clover (Capa, Página Colorida de Abertura e Publicidade do Volume 02).
01 - One Piece
02 - Ansatsu Kyoushitsu
03 - Hinomaru Zumou
04 - Shokugeki no Souma
Galaxy Gangs (Gold Future Cup Entry #03)
05 - Haikyuu!!
06 - Boku no Hero Academia
07 - Sesuji wo Pin!
08 - Gintama
Nisekoi (Página Colorida)
Best Blue (Capítulo 04)
09 - Toriko
10 - PSI Kusuo Saiki
11 - Kagamigami
12 - Devily-man
13 - World Trigger
Kochikame
14 - Lady Justice
15 - Bleach
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #37-38:
Capa: Elenco da Shonen Jump
Página Colorida de Abertura: One Piece (Aniversário de 18 anos)
Página Colorida: Black Clover e Kurama no Hiranuki (Gold Future Cup #04).
Black Clover, Página Colorida de Abertura.

Como já é de costume, vamos começar pelos mangás não ranqueados - Quem recebeu capa nessa edição foi Black Clover, essa capa tem dois objetivos claros, o primeiro é comemorar o sucesso do mangá, já o segundo, é fazer publicidade do seu segundo volume que será lançado um dia após o lançamento dessa edição Weekly Shonen Jump. Após o fracasso imediato de Hungry Joker (Que só teve lançado 3 volumes), o autor finalmente encontrou o seu primeiro sucesso, o desafio agora é fazer com que esse sucesso se mantenha, mas parece que por enquanto o autor vai conseguindo esse feito fantástico.

Nessa edição também tivemos página colorida para outros dois mangás, o primeiro é Galaxy Gangs, a terceira obra da competição "Gold Future Cup" - Para quem lê as minhas análises da Jump NEXT já deve estar familiarizado com o mangá, já que a primeira versão do One Shot foi lançado na revista em maio desse ano. Parece que a recepção de Galaxy Gangs foi tão boa, que os editores decidiram relançar o One Shot na Gold Future Cup apenas 2 meses depois - O mangá não precisa obrigatoriamente ganhar a competição para ser serializado, é necessário somente que seja muito bem recebido para que os editores decidam transformar o one shot em uma serialização. Quem também recebeu página colorida foi Nisekoi que continua firme e forte na revista.

Por fim, temos Best Blue que teve lançado o seu quarto capítulo - Para uma série que está sendo lançada sozinha, os editores estão colocando Best Blue em posições bem medíocres, o que poderia demonstrar uma má fé por partes dos editores, mas nem sempre significa isso. Dou como exemplo, Boku no Hero Academia, que nos seus pré-ranks pegou posições mediocres, mas já no seu quarto capítulo foi anunciado um poster na NEXT para a série, mostrando que os editores já sabiam do sucesso do mangá e estavam apostando alto na obra (Hero é o único novato a receber poster na NEXT). Nem sempre um mangá é colocado em posições intermediarias porque os editores não colocam fé ou mesmo porque foi mal recebido, tem vários outros motivos, desconhecido por nós, que fazem os editores colocarem alguns mangás novatos em posições medíocres.

Black Clover, Página Colorida.

Falando das posições válidas, os dois mangás que ficaram nas duas primeiras posições foram One Piece e Ansatsu Kyoushitsu respectivamente. A luta pelo cinco primeiros lugares está bem acirrada, ao todo temos 8 mangás que lutam semanalmente pela colocação e vários outros que conseguem sempre dar uma beliscada nas posições, como é o caso de Toriko e PSI Kusuo Saiki. Mas no meio dessa concorrência tem dois mangás que se mantém bem estáveis nas três primeiras posições, eles são One Piece e Ansatsu Kyoushitsu - Os dois maiores pilares da revista atualmente. Por enquanto, esses mangás devem se manter entre os três primeiros lugares, não tem nenhum sinal que essa realidade irá mudar.

Em terceiro lugar tivemos uma grata surpresa, Hinomaru Zumou - O mangá está em uma batalha emocionante que com certeza deve ser muito importante para que o mangá possa aumentar de popularidade, então essas posições altas que Zumou vem ganhando são de extrema importância para que o mangá tenha ainda mais visibilidade na revista e quem sabe, não consiga ter um leve aumento de vendas (Vender 10 mil a mais que o normal, por isso 30 mil em 3 dias, ao invés de 20 mil, já é uma grande vitória para o mangá). Será difícil vermos Zumou novamente na primeira colocação, mas mesmo assim, o simples fato do mangá está conseguindo entrar no TOP 03 já é uma notícia extremamente positiva e acredito que Zumou está forte o suficiente para sobreviver até completar 2 anos de vida, no minimo.

Em quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma, um mangá não precisa ser um pilar para ser considerado um sucesso - Sim, o anime de Souma foi uma grande decepção (Não no sentido da qualidade, mas no fato de não ter dado um grande boost ao mangá). A obra, após o anime, teve um aumento simplório de 100 mil em vendas, fazendo que a obra não chegasse a marca de 500 mil cópias vendidas em 1 mês, porém, isso não significa que Souma agora é um fracasso. O mangá já era um grande sucesso antes mesmo de ter um anime, o fato do anime não ter ajudado a aumentar o sucesso, não exclui o fato do mangá já ser bem sucedido. Essa posição (E todas as suas posições nas semanas anteriores) só provam como Souma está seguro na revista. Um anime que deu errado, na verdade, só prejudica o mangá em longo prazo, por exemplo, caso o autor entregue um arco ruim que possa afastar o público, o anime ajuda de certo modo a obra a se manter em destaque, assim é mais fácil no arco seguinte o autor conseguir recuperar o público perdido no arco anterior. Sem um anime em exibição, isso ainda é possível, mas se torna mais difícil a sua realização, o autor deve se esforçar ainda mais para que consiga recuperar o público da revista (E também torcer para que os editores decidam fazer publicidade da obra, atraindo assim os leitores que abandonaram a obra, temos como por exemplo Toriko que mesmo com o autor se esforçando, os editores simplesmente não ajudam o mangá a recuperar o público perdido).

Em quinto lugar, fechando o TOP 05, temos Haikyuu!!, o terceiro pilar da revista. A verdade é que a Shonen Jump está a procura de um novo mangá de esporte de sucesso, os editores sabem que não é bom depende somente de um mangá, e querendo ou não, a Shonen Jump está muito dependente de Haikyuu!! - Porque digo isso? A Shonen Jump existe vários tipos de compradores, acredite a revista não vive somente de B-Shounen's, para maximizar os seus lucros, precisa conseguir conquistar vários públicos diversos, um deles são os admiradores de mangás de esporte. Atualmente, a revista só tem um mangá de esporte de sucesso, que é justamente Haikyuu!!. Deste modo os editores precisam encontrar outro mangá no estilo que possa fazer sucesso. Zumou provou que dificilmente se tornará um sucesso comercial. Sesuji wo Pin! parece ser uma boa aposta, porém infelizmente o pessoal não vê a dança como um esporte, deste modo precisam encontrar alguma obra que consiga conquistar o público admirador do estilo do mesmo jeito que Haikyuu!! consegue. Por sorte da Jump, o mangá de vôlei parece que ainda vai durar por muitos anos, por isso, os editores tem muito tempo para conseguir achar um novo sucesso na área.

Galaxy Gangs, Página Colorida (One Shot).

Na sexta colocação tivemos Boku no Hero Academia, após receber capa e página colorida de abertura na semana passada, o mangá conquistou uma posição modesta, que para muitos deve ser bem marcante. Para os japoneses, é só mais uma posição de Boku no Hero Academia fora do TOP 05 (Já que eles consideram todas as posições válidas, pois vêem o ranking como classificação unicamente dos editores), mas para nós que seguimos um estilo de análise diferente (Onde não consideramos as páginas coloridas), essa é a primeira vez que o mangá ficou fora dos cinco primeiros colocados. Isso é preocupante? Claro que não. Devemos lembrar que o TOC é o índice da revista, não é a primeira vez que Boku no Hero fica nessa área da revista, deste modo por volta da página 200. Inclusive, na edição #27 deste ano, quando recebeu página colorida, os editores já haviam colocado nessa mesma posição. Então, vocês não devem se preocupar, provavelmente na próxima semana Hero já voltará a conquistar uma outra boa posição, ficando entre os quatro primeiros.

Sesuji wo Pin! ficou com a sétima colocação, sendo um dos piores rankings que o mangá já teve - Novamente digo que essa posição não é nem um pouco preocupante, já que na semana passada o mangá ficou na segunda colocação. Isso acontecia muito nos primeiros capítulos de Shokugeki no Souma, logo após o mangá receber uma posição altíssima, por isso ficar em segundo ou terceiro lugar, Souma imediatamente havia uma queda de posição, ficando entre a quinta e a oitava colocação - Isso pode ser explicado de duas formas, a primeira é que os editores após darem uma posição alta, preferem na edição seguinte dar destaque para uma outra obra, o que é natural para manter o equilíbrio da revista. Caso você veja a classificação como a transposição direta da votação, isso é explicado pelo fato do público tender a não votar por duas semanas seguidas na mesma obra, assim fazendo que o mangá tenha um calo de posição uma semana após alcançar uma posição extremamente alta. Logicamente, esses dois casos não são válidos para One Piece, Ansatsu Kyoushitsu e Boku no Hero Academia, que são os três mangás que se mantém quase sempre entre os três primeiros colocados (Principalmente One Piece e Ansatsu).

Em oitavo lugar tivemos Gintama que conquistou novamente uma posição bem intermediaria, nada de novo. De qualquer modo é ótimo ver o mangá voltando a se estabilizar nas posições intermediárias, continuando achando que Gintama precise ser encerrado em no máximo 2 anos para não começar a ter uma grande queda de público, mas por enquanto, a situação do mangá parece estar bem segura. O mesmo não posso dizer sobre Toriko, que essa semana ficou novamente na nona colocação. Enquanto Gintama faz anos que se mantém nessas posições intermediárias, Toriko está tendo um desempenho diferente, a cerca de 2 anos atrás, era comum ver Toriko sempre entre os cinco primeiros lugares, agora, está raro ver Toriko entre as primeiras colocações - Isso demonstra que o mangá está tendo uma queda acentuada de popularidade (Que pode também ser comprovada pela sua queda de vendas). A obra pode se estabilizar nas zona intermediária, porém isso é muito raro de se acontecer com mangás B-Shounen's. Normalmente mangás no estilo quando começam a ter uma queda de popularidade, vão perdendo o público até serem encerradas (Naturalmente ou com um cancelamento). Toriko pode se tornar uma raridade, assim conseguindo se estabilizar ou mesmo até tendo uma melhora, mas isso é raro de acontecer... Atualmente o mangá não corre risco de cancelamento, mas a minha perspectiva não é muito positiva, na minha humilde opinião, Shimabukuro deve encerrar sua obra em no máximo 3 anos para assim não ver Toriko sendo cancelado.  Na décima colocação temos PSI Kusuo Saiki que como eu digo toda a semana, é uma grande montanha russa.

Nisekoi, Página Colorida.

Em décimo primeiro lugar tivemos Kagamigami que conquistou uma posição relativamente boa, se levarmos em consideração a situação que o mangá se encontrava. Os editores parecem estar querendo renovar a série, porém mesmo assim ainda não acreditam totalmente que vale a pena renovar Kagamigami. Porquê digo isso? É simples, é claro que os editores não desistiram de Kagamigami, o mangá continua recebendo páginas coloridas, recebeu alguns extras interessantes na Jump NEXT! desse mês e vem sendo classificado em posição que são boas o suficiente para renovar a série, porém, mesmo assim sabemos que os editores poderiam fazer muito mais pela série, caso tivessem certeza que a obra vale a pena ser renovada. Eu sinto como eles ainda estivessem analisando o desempenho do mangá, esperando a venda do segundo volume e vendo como está a recepção da obra nas votações semanais do público. Caso, as vendas do segundo volume sejam horríveis e o mangá tenha uma queda enorme de voto nesse novo arco, pode ser que os editores decidam que não vale a pena mais apostar em Kagamigami e assim o cancelem juntamente com Lady Justice e Devily-Man. Falando no demônio, Devily-Man ficou na décima segunda colocação essa semana, uma pequena melhorada comparada a semana passada, porém deverá ser cancelado do mesmo modo.

Em décimo terceiro lugar tivemos World Trigger que conquistou uma posição péssima, porém que não deve deixar os fãs muito preocupados, já que o próprio twitter oficial já declarou que por causa do lançamento inconsistente da obra, os editores irão preferir classificar na grande maioria das vezes World Trigger entre os últimos, só não fazendo isso em capítulos que são de fato muito importantes para a série. Mesmo assim, eu não digo que a situação de World Trigger está salva, pois o mangá ainda está nadando em uma piscina de tubarões, porém, analisando a situação do mangá como um todo, acredito que a obra conseguirá completar 3 anos de vida (Seu aniversário de 3 anos acontecerá em Fevereiro do próximo ano). Em décimo quarto lugar tivemos Lady Justice, o ecchi parece que não deu certo mesmo e deve ser cancelado na próxima leva. Aliás, aposto que na próxima leva teremos um substituto para Lady Justice (No sentido de termos um novo ecchi estreando)... O provável substituto é Momeru Hito que já teve o seu one shot publicado na Weekly Shonen Jump ainda esse ano.

Em último lugar, na décima quinta colocação tivemos Bleach - Eu não acredito que Bleach será cancelado na próxima leva, mas que suas posições estão vergonhosas, estão. O mangá nunca conquistou posições tão ruins como está conquistando atualmente, deste modo, eu diria que existe sim uma possibilidade de Bleach ser transferido para outra revista, uma possibilidade de 15~20%, é bem improvável que isso aconteça, contudo, Bleach está nadando em uma piscina de tubarões e nunca sabemos quando um tubarão vai atacar. Então, mesmo eu achando bem improvável uma transferência de Bleach para uma outra revista (Como por exemplo a Jump NEXT!), eu não digo que as chances são zero, a possibilidade disso acontecer existe, principalmente se os editores acharem que a transferência de Bleach poderá fazer com que a Jump NEXT! tenha um aumento gigantesco em vendas (Lembrando que a NEXT! é do mesmo grupo editorial da Shonen Jump, transferi-lo de revista poderia prejudicar em baixa escala as vendas da Shonen Jump, mas deixaria o lucro de toda a companhia praticamente inalterado).

Animes Sem Limites & Demo de Final Fantasy XV!


Como já é de costume, trago as recomendações semanais - Nessa semana irei trazer para vocês a recomendação de uma página do facebook que é um lugar perfeito para acompanhar as notícias sobre animes e mangás. Ás vezes, você pode estar muito ocupado e não simplesmente esquecer de acessar um site de notícias relacionados a animes/mangás, isso acontece quase sempre comigo. Por isso é sempre bom ter curtida uma página de facebook que te entrega notícias sobre os animes e mangás constantemente, assim você poderá receber as principais notícias imediatamente na sua time-line do facebook. Por isso apresento a vocês a página "Animes Sem Limites" que além de trazer várias notícias importantes, também traz várias tirinhas bem engraçadas relacionadas ao mundo dos animes e dos mangás. É uma página que eu já tenho curtida e recomendo vocês curtirem:

Animes Sem Limites.

Agora, vamos ao segundo ponto, tão importante quanto o primeiro - Na edição #34, abri o "tópico" de sorteio da chave da demo de Final Fantasy XV, e após duas semanas trago a vocês o resultado desse sorteio. Lembrando que para ganhar a chave era necessário responder todas as duas perguntas que realizei na ficha de inscrição. Sem mais delongas, o vencedor do sorteio foi:

Everton Oliveira! - Iremos te contatar Everton via Facebook (Pelo link que você deixou na ficha de inscrição), fique atento e parabéns por ter ganho a demo de Final Fantasy XV. Lembrando que esse prêmio é um presente do leitor "Hollowfield", somos eternamente gratos a você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'