segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #10/Outubro (Ano 2014).


A revolução da Ultra Jump.

Como dito na análise passada, a Ultra Jump esta fazendo várias mudanças na revista para assim torna-la mais "popular", esta mudança incluí aumentar os número de mangás na revista, chamar mais autores de sucesso, trazer mais visibilidade as suas séries de sucesso e por último, transformar por definitivo a Ultra Jump na revista Seinen mensal mais importante da Shueisha. Vamos ver se ela esta tendo sucesso na sua "revolução" nesta nova análise de TOC:

No Guns Life (Capa/Lead Color Page & Nova Série)
01 - Josei 67 Percent
Onikujo Kojuen (Color Page/Nova Série)
02 - Selector Infected WIXOSS - peeping analyze -.
03 - Pro Wrestling Rhapsody
04 - Q
05 - Jumbor
06 - Peace Maker
07 - Momoiro Armet
Monster's Kindergarten (É ranqueado na próxima edição)
08 - Biorg Trinity
09 - DOGS Bullets & Carnage
10 - Hayate X Blade 2
11 - Koi Wa Hikaru
12 - Ad Astra
13 - Minikui Kaero no Musumo
14 - Choukakou
15 - Heaven's Prison
16 - Kuroda-San to Kadagiri-San
Ausentes: Jojolion, Gingitsune e Steins;Gate

Prévia da Edição #11, mês de Novembro, da Ultra Jump:

Cover/Lead Color Page: Biorg Trinity
Color Page: Rain Hard (Nova Série), Monster's Kindergarten
Extra: Livro de 144 páginas de Biorg Trinity.
Ausentes: DOGs Bullets & Carnage, Choukakou e Kuroda-San to Kadagiri-San.

Infelizmente não encontrei a informações quais mangás receberam página colorida além de No Guns Life e Onikujo Kojuen, as novas séries - De qualquer modo vamos a análise do ToC da Ultra Jump, uma das melhores magazines Seinens da atualidade. Os dois mangás vem estreando com uma enorme potencial, um em se tornar um B-Seinen de sucesso (No Guns Life) e o outro em se tornar um grande Slice of Life, vamos ver como eles irão se sair. 

Mas a primeira grande surpresa deste TOC é justamente a nova série, que estreou à apenas 3 edições atrás, juntamente com Pro Wrestling Rhapsody e parece que vem conquistando o coração dos japoneses leitores da Ultra Jump - Isso mesmo estou falando de Josei 67 Percent, que na semana passada ficou em segundo lugar, e nesta semana ficou em primeiro.

Pelo que eu entendi, Josei 67 Percent parece ser um mangá com cunho sexual, pelo capítulo que eu li, não deu para notar se seria um simples ecchi ou mesmo um hentai verdadeiro, ainda é preciso ver o mangá se desenvolvendo, mas parece ter um grande potencial, principalmente se analisarmos que o seu primeiro capítulo tem somente 13 páginas, e nem página colorida ganhou, mas mesmo assim conseguiu agradar bastante os japoneses.

Em segundo lugar tivemos Selector Infected WIXOSS que é baseado no anime que leva o mesmo nome, a edição número 08, onde foi divulgado o resumo da história, antes dela estrear definitivamente, teve um livro onde trazia todas as informações da séries, além de uma carta especial. Provando que, de fato, os editores da Ultra Jump estão apostando muito na série, e querem fazer que os fãs do anime comprem a revista. É uma estratégia inteligente, que pode funcionar muito bem.

Terceiro lugar para Pro Wrestling Rhapsody, ao meu ver, o projeto mais ambicioso da Ultra Jump até agora - Contrataram um autor francês para publicar sua história na revista, unindo vários detalhes da cultura japonesa com a cultura francesa. Tivemos como resultado um mangá muito bonito de se ler, não é por nada, mas os quadrinhos franceses são geniais, unidos com vários aspectos positivos dos quadrinhos japoneses, que também são geniais, saiu uma obra muito bem feita. Talvez, para um público mais casual não faz muita diferença, mas para quem gosta de obras profundas, como Oyasumi Punpun, Pro Wrestling Rhapsody é um prato cheio.

Para quem quiser saber mais do mangá, ele tem o nome francês de La République du Catch, e é desenhado e escrito por Nicolas de Crécy, um famoso ilustrador francês, nascido em 1966 em Lyon a frança... O único ponto estranho do capítulo é que, ao menos na minha edição, o seu capítulo está virado de cabeça baixo, assim eu sendo obrigado a girar a revista para lê-lo corretamente. Não sei se foi uma loucura do autor ou se foi mesmo um erro de impressão da minha edição.

Quarto posto para Q, outra nova série que estrou na edição número 06 da Ultra Jump, o mangá vem sendo um grande sucesso para a revista - Não deve pegar muito destaque até ganhar uma versão de anime, mas acredito pelo potencial que o mangá tem, após uma versão de anime irá explodir e se tornar um dos carros chefes da revista, ao lado de Jojolion. Para quem não sabe, a capa do primeiro volume de Q foi divulgada, vejam abaixo:


Quinto lugar para Jumbor, continuo achando que o mangá vai aos poucos se distanciando da nova proposta da Ultra Jump, não é que Jumbor seja um mangá ruim, até legal, o problema é que tem um traço muito infantil (E uma história também) para os padrões da Ultra Jump, que esta prezando por mangás que são extremamente maduros, seja em traço quanto também em abordagem social. É estranho ler um mangá com uma cena de sexo explícito, e logo depois dar de cara com Jumbor, é muito estranho.

Nenhuma surpresa no sexto lugar de Peace Maker, que é um dos maiores mangás da Ultra Jump, na verdade quem surpreendeu mesmo foi Momoiro Armet, após ter uma péssima recepção do primeiro capítulo, conseguiu dar uma subidinha, pulando da décima posição para a sétima... O mangá continua sendo um dos piores ranqueados da nova leva de mangás da Ultra Jump, mas não está tão ruim. Lembrando que a nova leva é: Q, Momoiro Armet, Josei 67 Percent, Pro Wrestling Rhapsody, Selector Infected WIXOSS, Monster Kindergarden, No Guns Life e Onikujo Kojuen, respectivamente. De fato, respondendo a dúvida do começo do tópico, essa revolução da Ultra Jump esta dando MUITO certo.

Outra surpresa, mas desta vez negativa é de Biorg Trinity que ficou em oitavo lugar, a sua pior posição - A Ultra Jump não é ranqueada por votação popular, diferente da colega mensal Jump Square, mas provavelmente os editores levam vários fatores quando vão ranquear uma série, entre eles: Impacto do capítulo da edição (Se for muito impactante na visão deles, pode ser bem ranqueado, assim para dar mais destaque), popularidade da série (O mais importante), a importância do autor (Exemplo Pro Wrestling que tem um autor francês de respeito, assim não podem simplesmente cancelar o mangá) e por último se o mangá continua sendo lido mesmo em posição baixas. Biorg Trinity como Jojolion são mangás que podem ser ranqueados mais baixo, sem nenhum problema, pois continuaram sendo lido, ás vezes até fazem isso para dar mais destaque a outras séries. A prova é que Biorg Trinity vai ganhar capa e lead color page na próxima issue.

Sem perder muito tempo, das posições número 09 até a 12 tivemos posições normais. Só gostaria de fazer um rápido comentário sobre DOGS Bullet & Carnage que acabou de voltar de um hiatos, mas a Ultra Jump mesmo não esta dando grandes destaques a série - Lembrando que a série DOGS é uma das mais importantes da revista e antigas da revista, sendo lançado em 2005 - Lembrando que a Ultra Jump foi criada em 1998 - Deste modo os editores tem muito respeito, e os leitores gostam muito do mangá, essa posição deve ser proposital.

Recomendo profundamente darem uma lida na séries DOGS, a série conta a história de um garoto, chamado de Heine Rammsteiner que vive em uma cidade distópica futurística na europa, onde vários crimes se tornaram "normais" e aceitáveis, no meio desse caos e violência, Heine sai a busca da resposta do seu passado, mas descobre coisas horríveis sobre a ciência e sobre o mundo em que ele se encontra. É um ótimo mangá, até hoje não ganhou nenhum adaptação em anime, mas já foram lançados algumas OVAS, CD Dramas e o mangá tem mais ou menos 94 capítulos (Temos traduzido em português até o capítulo 92, está super atualizado), mas já avisando o autor tem uma preguiça enorme em desenha cenários.


Logo após tivemos Choukako que já falei bastante do mangá, como Ad Astra é um mangá com um fundo histórico, diferente de Ad Astra que trata do império romano, Choukako trata do império chinês, os dois mangás são muito bonitos - Não pense que ele será cancelado porque foi ranqueado tão baixo, Choukako se encontra na mesma situação que Heaven Prison's, são mangás que são sempre ranqueados no fundo, como objetivo de "fechar" a revista mesmo. No final das contas, estão bem seguros.

Quem talvez não esteja muito seguro na revista é Kuroda-San, o mangá foi muito mal ranqueado esta semana, e com o fato de todos os novatos estarem sendo sucessos, se torna um grande dos favoritos a ser cancelado na Issue número 12 ou mesmo a edição número 01 do próximo ano, quando a revista da Ultra Jump finalmente ficar "cheia". Atualmente já temos 21 mangás na revistas, com as estreias da próxima semana, é bem provável que finalmente a Ultra Jump fique completa.

O grande problema antigamente da Ultra Jump que era uma revista mensal que custava muito, e por mais que tinham vários mangás de qualidade, como por exemplo Jojolion, tinha pouquíssimos mangás, não valendo assim tanto a pena comprar a magazine, já que o custo benefício dela era muito pequeno. Com o aumento dos mangás, e sendo a grande maioria de altíssima qualidade, se tornou bem mais vantajoso comprar a revista.

Na próxima semana teremos a estréia de Terra Formars: Rain Hard, é um spin-off do mangá Terra Formars que tem como objetivo, trazer vários fãs deste mangá (Que podem aumentar muito depois do anime) a revista Ultra Jump, uma jogada muito inteligente, já que o mangá parece ser muito bem feito e Terra Formars, por vim da Young Jump, combina perfeitamente com a Ultra Jump, que para quem não sabe, é um spin-off da Young Jump que criou "vida" própria, se tornando independente.

Sobre o livro de 144 páginas de Biorg Trinity que será lançado juntamente com a edição de Novembro, é uma coleção de histórias, mais parecido com uma Light Novel, deve ser muito interessante, mas parece que o ilustrador de Biorg Trinity, Oh Great!, não tem nenhuma relação com o livro, talvez o escritor tenha, Maijou Outarou, mas não se sabe. Veremos quando for lançado.

Esta semana não teremos Reflexões Semanais pelo número de matérias que estou tendo que escrever (Não só para o Analyse It), mas as reflexões semanais irão retornar normalmente na semana que vendo, sendo lançados, se não acontecer nenhum problema, na segunda-feira (29). É isso, agora deixo para vocês a prévia da edição de Novembro da Ultra Jump:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'