quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #44 (Ano 2014).


Trigger ON!

É o momento de World Trigger ativar o seu "Trigger", o anime esta preste para estrear no Japão (05 de Outubro), e ele depende diretamente do sucesso seu anime para ter uma situação mais confortável na revista, já que como se encontra atualmente, poderia ser "cancelado" que não faria muita diferença aos editores. Comentarei mais sobre WT após darmos uma olhada na TOC desta edição:

ToC ISSUE 44 (29/09/2014):

World Trigger (Cover & Lead Color Page).
01 - Naruto
02 - Haikyuu!!
Sporting Salt (Color Page)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Boku no Hero Academia
05 - Hinomaru Zumou
Hi-Fi Cluster (Capítulo 03)
06 - Shokugeki no Souma
Nisekoi (Color Page)
07 - PSI Kusuo Saiki
Juudouzu (Capítulo 04)
08 - Isobe Isobee Monogatari
09 - Gintama
10 - Toriko
11 - Bleach
Terra Formars (Color Page)
Kochikame
Gentle-Kun (One Shot)
12 - Mitsukubi Condor
13 - Yoakemono
Ausentes: One Piece & Hunter x Hunter

PRÉVIA ISSUE 45 (06/10/2014)
Capa e Lead Color Page: Kochikame
Color Page: Gintama, Nisekoi e Saikyo Jump 4 Pack (Gekikara! Kareouji / Uchiha Sasuke no utsushi wa me-dan / Nante Fuddai! Farao-Kun / Jisshouku! Usakichi-Kun)
Ausentes: Hunter x Hunter
World Trigger, Lead Color Page.

Como é de tradição, começo comentando sobre o mangá que ganhou capa, por isso continuarei o meu discurso sobre World Trigger - A maioria das pessoas que acompanham o TOC a muito tempo sabe da situação triste que WT se encontra, por mais que já tenha 1 ano e meio de vida na revista, nunca conseguiu de fato se destacar nela. O mangá sempre ficou entre os últimos, muitas vezes até correndo risco real de cancelamento, mesmo assim a Toei Animation conseguiu viu um grande potencial de vendas no mangá e decidiu adapta-lo para TV.

Foi uma decisão muita arriscada por parte da Toei, mas por mais que o estúdio seja conhecido pela sua má animação, tem um ótimo histórico de fazer animes de sucesso, principalmente para o público infantil. Mas, caso a Toei não consiga fazer uma boa adaptação e o anime acabe sendo um fracasso, a situação de World Trigger ficará ainda mais feia, pois esta pode ser a última chance do mangá se tornar um hit de vendas, e não só mais um mangá que vende um pouco mais de 100 mil cópias, se tornará de uma vez por todas, o novo Psyren. 

O autor esta se esforçando claramente para que seu mangá seja bem adaptado, ajudando até na construção do cenário do anime e vários outros detalhes, por isso sabemos que um esforço por parte de Daisuke Ashihara esta tendo, se ele será o suficiente é outros 500. Estou torcendo para que o anime de World Trigger seja um sucesso, mas vou ser sincero, não tenho muitas esperanças.

Sporting Salt ganhou a tradicional página colorida do segundo capítulo, o primeiro capítulo do mangá foi totalmente diferente do One Shot como o esperado, não só no design do personagem como vimos nas páginas coloridas passadas, mas também na história e no traço do autor, para alguns foram uma melhoria para outros um ponto negativo. No final das contas, nos fóruns americanos e japoneses o mangá não foi muito bem aceito e vem tendo baixíssimas notas e reviews.

Sporting Salt, Color page.

Os outros dois novatos também não estão em situação tão boa, Juudouzu por mais que o primeiro capítulo foi até bem aceito, os dois seguintes foram muito criticados, e os poucos fãs que o mangá tinha conquistando esta "indo embora". Já Hi-Fi Cluster se tornou o mais bem aceito dos novatos, porém tem um número razoável de pessoas que gostaram do mangá, porém tem vários que odiaram o mangá. O problema é que não sei se as pessoas que gostaram estão dispostas a votar no mangá. Nessa edição também teve um capítulo de Terra Formars para fazer publicidade ao mangá.

Chegando no TOC tivemos um agradável primeiro lugar de Naruto, o mangá esta sendo uma montanha russa, tendo posições baixíssima e logo depois subindo para o topo da tabela - Isso demonstra que os japoneses estão bem indecisos sobre a batalha que estava acontecendo na época destes capítulos (Mas é explicado já que os capítulos de combatimento contra Kaguya foram bem de altos e baixos). Acredito que quando começar Naruto VS Sasuke, o mangá consiga bem mais primeiros lugares.

Segundo lugar para Haikyuu!!, isso ainda não é o "efeito falta de Kuroko", porque a 7 edições atrás, quando é referente esta classificação, o mangá ainda estava na revista, esta boa posição é unicamente mérito de Haikyuu - Após o anime o mangá teve um bom aumento de vendas dos volumes e vem conquistando várias boas posições, acho que podemos já considerar "oficial" o grande sucesso que foi o anime, e quanto ele foi lucrativo para o mangá.

Ansatsu Kyoushitsu ficou em terceiro lugar, o volume número 05 da Jump NEXT! terá o mangá como capa, para fazer publicidade ao anime. Esta é a básica diferença entre a importância que a Shonen Jump dá para o anime de Ansatsu Kyoushitsu para a importância que deu para World Trigger - Ansatsu mesmo com anime só lá em outubro vem ganhando várias páginas especial mostrando o desenvolvimento do mangá (A duas edições atrás saiu 10 páginas de cenários e design dos personagens), e agora vai ganhar também capa na Jump NEXT! Enquanto World Trigger só veio ganhar uma capa de "obrigação" faltando 1 semana.

Nisekoi, Color Page.

O nosso novo B-Shounen favorito, Boku no Hero Academia ficou em quarto lugar, o mangá até agora não ficou nenhuma vez fora do TOP 5, ainda não podemos considerar ele um claro sucesso porque não vimos a venda do seu primeiro volume (Sinceramente acredito que ficará acima de 100 mil cópias), mas suas posições no TOC estão ótimas, a melhor média desda estréia de Ansatsu Kyoushitsu... Levando em contas os próximos capítulos, a tendencia é que em breve pegue outro primeiro lugar.

Fechando o TOP 5 temos Hinomaru Zumou, ainda não consigo entender as vendas baixas do seu primeiro volume, pois suas posições estão muito boas. O importante é que se continuar tendo esse destaque na revista, continuar conquistando boas posições suas vendas vai subir rapidamente. Zumou foi uma jogada arriscada por parte da Jump, trazer atona um esporte tradicional japonês "esquecido", mais ou menos como fizeram com Hikaru no Go. E não é que nos dois casos conseguiram achar grandes sucessos? Hikaru no Go teve uma importância enorme para o "Go", aumentando no Japão muito os praticantes, com o Sumô o efeito será menor, por necessitar de um físico adaptado ao esporte, e muitos não estarão dispostos a treinar para ter aquele físico, mas se o mangá conseguir aumentar o número de pessoas que acompanham o esporte, já será um grande feito. 

Sexto lugar para Shokugeki no Souma, como já explicado nas análises anteriores, Souma esta sofrendo o "mal" dos novatos, onde o pessoal esta preferindo votar nos novatos, por ter uma situação mais instável que de fato em um "veterano" como Souma (Souma completará 2 anos de revista em Novembro, sendo que a grande maioria dos mangás nem chegam a isso, podemos já considera-lo veterano). É uma questão de hype, por ser coisa nova boa, o pessoal esta eufórico votando em Zumou e Boku no Hero Academia, é normal, quando esse "hype" abaixar, acredito que veremos Souma conquistando suas tipicas altíssimas posições.

Não estou dizendo que Boku no Hero Academia e Hinomaru Zumou são sucessos momentaneos, simplesmente que por serem mangás de alta qualidade, o pessoal esta eufórico votando neles, para assim eles se manterem na revista, com o tempo o hype irá diminuir, e os dois mangás terão menos votos de "hype" e mais votos coerentes com a qualidade do capítulo.

Sétimo e oitavo lugar para a dupla Gag mangá da Shonen Jump, PSI Kusuo Saiki e Isobe Isobee Monogatari, os dois mangás tem uma inimizade amigável, pois estão disputando votos diretamente por serem duas obras do mesmo estilo, mas como não tem um terceiro inimigo (E parece que a Shonen Jump não quer colocar um terceiro inimigo), os dois tem uma situação bem segura na revista... Conseguindo dividir os votos de forma satisfatória.

Terra Formars, Color Page.

Abrindo o Bottom, com o nono lugar temos Gintama. Teve uma melhorada de uma posição, fazendo sua posição parecer melhor do que de fato é... O mangá continua tendo péssimas posições, mas faz mais ou menos dois anos que Gintama mantém um desempenho parecido, praticamente se tornou o normal do mangá, um triste normal.

A grande surpresa da edição foi a péssima posição de Toriko, talvez a sua pior da história - A posição foi tão ruim que fui conferir o motivo do mangá estar tão baixo. A edição ranqueada nesta issue foi a número 36, que tinha como capa Bleach, o capítulo de Toriko era o 287 - E logo entendi o motivo do capítulo ter sido tão mal ranqueado, de fato não aconteceu nada de muito interessante, não é que foi mal aceito, simplesmente não deu motivos para ninguém votar nele, fazendo que o mangá caísse tanto de posições.

O que me surpreendeu foi a má posição de Bleach, não podemos esquecer que o mangá ganhou uma capa na edição ranqueada. Mas mesmo assim foi o pior mangá ranqueado entre os "válidos", porque os novatos já estão na pré-sal da Shonen Jump. O que me deixa mais decepcionado com a posição de Bleach é o fato dele ter conseguido um quarto lugar na 2ch, isto comprova que não podemos levar como verdade absoluta os rankings da 2ch, e sim como um modo de analisar a popularidade do mangá por votos de qualidade.

No pré-sal da Shonen Jump temos Mitsukubi Condor e Yoakemono, os dois mangás já estão cancelados - Não podemos esquecer um detalhe, muita gente esta dizendo que um mal desempenho dos novatos pode salvar Yoakemono ou Condor, pessoal, a Shonen Jump raramente cancela mangás com 10/12 capítulos, deste modo a próxima leva dificilmente irão cancelar qualquer um dos novatos, quem dançará será Condor e Yoakoemono.

Ansatsu Kyoshitsu, Volume 11 Cover.

Teoria dos votos "nulos": Tem uma coisa que sempre cutuca a cabeça de um acompanhador de TOCs, se um mangá ficar ausente, como ele é ranqueado 7 edições depois? Por muito tempo fiquei analisando as posições dos mangás ausentes ranqueado, e notei que de fato, eles não são ranqueados pelos seus votos recebido... É impossível ser ranqueado pelos votos recebidos, na grande maioria das vezes o mangá é ranqueado pelos editores pela posição que os editores ACHAM que o mangá receberia, caso tivesse um capítulo naquela edição. Por isso, mesmo quando uma issue com One Piece ausente é ranqueado, One Piece continua entre três primeiros, pois é a posição que os editores acham que o mangá teria.

Saikyo Jump 4 Pack: Será um capítulos de quatro mangás da revista infantil Saikyo Jump. É um jeito de muitas pessoas conhecerem alguns mangás da Saikyo Jump, mesmo que a maioria nem vai ligar, por ser de uma revista infantil. É um conteúdo interessante vindo da Shonen Jump que eu aprovo totalmente.

Shonen Jump +: Dando um rápido comentário sobre a Shonen Jump +, a nova revista digital da Jump - Ela será uma revista digital onde sairá semanalmente vários mangás, alguns só sairão de forma quinzenal e outros somente mensais, mas a grande maioria será semanal. Tem vários mangás interessantes de autores já consagrados, como élDLIVE da criador de Reborn, mangás novos de mangakás novatos, tem algumas mini séries, como a do criador de JoJolion, e tem alguns spin-off como o de Kuroko no Basket, Haikyuu!!, Dragon Ball e etc. Além de poder abrigar continuações de mangás cancelados da Shonen Jump, como por exemplo iShoujo que terá seus novos capítulos publicados na Jump +.

Neste site você também pode comprar os volumes dos mangás da Shonen Jump, e também comprar a versão digital da Shonen Jump, além de também poder fazer subscrição. A versão digital vem em japonês e é praticamente igual a versão física, não mudando praticamente nada. Este é um novo jeito que a Shueisha encontrou para aumentar a popularidade e as vendas da nossa querida Shonen Jump. Para quem quiser acessar o site, link abaixo:

Shonen Jump +.

2ch Ratings.

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 42, Cover Hi-Fi Cluster (Estréia)
Color Page: Hinomaru Zumou, Isobe Isobee Monogatari & Juudouzu

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Hinomaru Zumou (206) 3.75
#02 - Boku no Hero Academia (205) 3.73
#03 - Shokugeni no Souma (156) 2.84
#04 - Gintama (155) 2.82 Bela subida.
#05 - PSI Kusuo Saiki (152) 2.76
#06 - Naruto (139) 2.53
#07 - Hi-Fi Cluster (136) 2.47 Primeiro Capítulo
#08 - Haikyuu!! (130) 2.36
#09 - World Trigger (126) 2.29
#10 - Ansatsu Kyoushitsu (124) 2.25
#11 - Juudouzu (122) 2.22 Segundo Capítulo
#12 - Bleach (116) 2.11
#13 - One Piece (114) 2.07
#14 - Isobe Isobee Monogatari (112.5) 2.05
#15 - Mitsukubi Condor (103) 1.87
#16 - Kochikame (102) 1.85
#17 - Yoakemono (82) 1.49
#18 - Nisekoi (71) 1.29
#19 - One Shot (67) 1.22
#20 - Toriko (66) 1.20 Quanto ódio no coração ein 2ch?

Quase Boku no Hero Academia conseguiu superar Hinomaru Zumou, por pouquíssimo não conseguiu este feito... Então por enquanto Zumou continua soberano no fórum, dominando todos os rankings, será que na próxima semana finalmente Hero conseguirá derrubar Zumou? Veremos.

Quem teve uma boa subida de posições é Gintama, o mangá se encontra uma saga mais séria, cheia de batalhas e sangue - Não sei se isso será bem aceito pelo público casual, mas o mais "hardcore" que encontra na 2ch gostou bastante desta saga mais madura vindo por parte de Gintama. Tomara que o casual também goste.

Já os dois novatos (Sporting Salt próxima semana) também relativamente mal ranqueado. Juudouzu pegou uma péssima posição para um novato, já Hi-Fi Cluster pegou uma posição mediana se levarmos em conta que é o primeiro capítulo. Vamos ver se vão conseguir se recuperar nas próximas semanas.

É isso aí pessoal, na próxima semana teremos a capa para Kochikame, o mangá sempre ganha 1 capa ao ano, normalmente no seu aniversário, neste ano por causa dos novatos o mangá não pode ganhar capa de aniversário, mas mesmo atrasados, decidiram dar a tradicional capa anual à Kochikame. Até a próxima análise!

Atualização (26/09/2014): Saiu duas novas prévias do anime de World Trigger, uma dura 1 minuto, já a outra dura apenas 30 segundos, com essas novas prévias podemos ter mais ideia sobre a qualidade da animação e um pouco da dublagem. TRIGGER ON:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'