quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #50 (Ano 2014).


Obata is back, Bitchies.

Inicialmente pensei em colocar como título da notícia: "O último Jutsu", mas a Shonen Jump não me deixou ficar em luto por causa de Naruto, porque na mesma edição em que Naruto terminou, ela me traz uma notícia fantástica, uma nova série de Obata! Mas antes de comentar mais sobre isso, vamos ao TOC:

Jump #50 (10/11):
Naruto (Lead Color Page, Capítulo Duplo, Full Color, FIM, 44 pg.)

01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
Ansatsu Kyoushitsu (Capa & Página Colorida)
03 - Shokugeki no Souma
04 - Hinomaru Zumou
05 - Gintama
Garden (Pagina Colorida, One Shot, 47 pg.)
06 - PSI Kusuo Saiki
07 - Haikyuu!!
08 - Toriko
09 - Nisekoi
10 - World Trigger
11 - Judouzuu
12 - Hi-Fi Cluster
13 - Isobe Isobee Monogatari
14 - Bleach
Kochikame 
15 - Sporting Salt (Primeiro Rank)
16 - Yoakemono (FIM)
Ausentes: Hunter x Hunter

#51:
Capa & Lead CP: Takujo no Ageha de Furuya Itsuki (Nova Série) 
Color Page: Hinomaru Zumou, Shokugeki no Souma e Isobe Isobee Monogatari
Ausentes: Hunter x Hunter

#52 
Capa e Lead CP: E-Robot de Yamato Ryouhei, Vencedor da Jump NEXT Summer 2013. (Nova Série)

#01 
Capa e Lead CP: Gakkyou Houtei de Takeshi Obata (Arte) e Enoki Nobuaki (Roteiro) (Nova Série)


Naruto, Lead Color Page.

Hoje quebro a tradição, e começarei falando sobre uma matéria que escrevi, hoje mesmo publiquei uma matéria sobre o Volume 05 da Jump NEXT, recomendo tu ler, caso queira saber possíveis séries que poderão estrear futuramente, lembrando que uma das novas séries que estão a vir, vieram da Jump NEXT (E-Robot), para ler, clique aqui.

Então, vamos a ordem, primeiramente irei comentar os mangás não ranqueados, depois os mangás ranqueados e por último comentarei as novas séries que começarão a estrear na próxima edição. Na próxima segunda-feira vocês terão a Reflexão Semanal #23 focada totalmente nas novas séries, onde direi todos os detalhes e minhas previsões sobre o futuro das séries, pelo menos essa última leva eu acertei minhas previsões, hehe. Sem mais delongas comecemos a análise:

Não temos muito para comentar na área dos mangás, tivemos o fim do mangá de Naruto, eu sinceramente fico meio triste por ver o mangá terminando, pois Naruto foi um mangá que marcou muito a minha adolescência, comecei a ler em 2005 e desde lá nunca mais parei. Mas a Shonen Jump já anunciou uma mini-série spin-off que será publicada na revista futuramente em 2015, então, acho que poderemos matar saudades de Naruto nesta mini-série que será lançada.Caso queira saber mais do meu sentimento em relação ao fim da série, publiquei esta matéria de despedida, para ler-la, clique aqui

Ansatsu Kyoushitsu, Color Page.

No primeiro lugar do TOC temos One Piece, o mangá entrou em uma parte muito emocionante do seu arco, deste modo é esperado que ele consiga vários primeiros lugares nas próximas semanas... Ansatsu ainda tem capacidade de contestar One Piece, mas até para o nosso Koro-Sensei esta difícil este feito, imagina para os demais mangás, chega ser quase impossível - Quando o Flashback de Law começar a ser ranqueado, a situação para os demais mangás ficará ainda mais feia, One Piece pode pegar uma sequência assustadora de primeiros lugares.

Boku no Hero Academia conquista o segundo capítulo, somente na próxima semana saberemos a venda do seu primeiro volume, mas acredito que serão bem altas. O mangá tem o melhor rendimento desde Ansatsu Kyoushitsu e em breve deve começar a conquistar vários primeiros lugares, assim se figurando de uma vez por todas como um dos mangás que disputam pela liderança. 2015 será o anime em que Hero se fixará de uma vez por toda na Weekly Shonen Jump.

Terceiro lugar para Shokugeki no Souma, uma posição bem melhor das que ele vinha conquistando ultimamente, demonstrando que de fato esta batalha culinária de Souma (Os capítulos ranqueados são da batalha culinária) esta agradando os japoneses, mas mesmo assim o mangá não consegue emplacar um primeiro lugar, parece que esta faltando uma cena bem chocante para fazer os japoneses votar em massa. Semana passada foi anunciado que Souma será animado, estão especulando que será o estúdio Arms o responsável pelo anime, um estúdio que já tem experiência com Ecchi, mas nunca foi conhecido por grandes animações, espero que não seja o Arms, mas se for, não ficarei triste.

Garden, One Shot.

Quarto lugar para o nosso mangá de sumô preferido, Hinomaru Zumou. Outro novato que esta simplesmente com tudo. Também seremos próxima semana como será a venda do seu segundo volume, eu espero que dê uma melhorada, pois o seu primeiro volume vendeu 19 mil na primeira semana, o que é extremamente baixo para uma série da Shonen Jump, e mesmo que o primeiro volume, deveria vender ao menos acima de 30 mil cópias... Zumou não tem risco de cancelamento por causa das suas ótimas posições, mas deve começar a vender mais.

Gintama ficou em quinto lugar, bem, para quem não acreditava mais no potencial do mangá, Gintama esta provando que de fato ainda tem muitos leitores, e consegue se manter no alto da Shonen Jump - Só precisava de uma saga muito emocionante que deixasse os japoneses loucos. Não fico triste por essa saga não passar na TV, pois não temos mais o anime de Gintama, ela é tão sangrenta, que seria extremamente censurada. É melhor não passar mesmo.

Homenagem de Oda à Masashi Kishimoto.

Em sexto temos PSI Kusuo Saiki, isso vai um pouco contra minha teoria que PSI e Gintama disputam votos, já que os dois deram uma melhorada, mas de qualquer modo fico bem feliz em ver PSI lá no alto. Logo em sétimo temos Haikyuu!!, o mangá teve uma leve queda, mas é normal para mangás de esporte, são uma mantenha russa, em certos capítulos estão no TOP 03, no seguinte estão na zona intermediária... O importante é que o mangá esta vendendo muito bem e parece que continuará vendendo tão bem.

Em oitavo temos Toriko, o mangá esta em uma crise enorme, já que a Shonen Jump deve esta cagando para ele - Se a nova série de Obata fizer sucesso (Parece que é um Battle Shounen a nova série de Obata), Toriko vai entrar em um limbo do esquecimento brutal, a Shonen Jump só deve dar capa no seu aniversário. Deu para perceber que o autor viu que sua série esta perdendo espaço na revista e começou a adiantar as coisas, ele esta fazendo, porque infelizmente Toriko não deve sobreviver por mais muitos anos, não tem venda, não tem apoio e não tem fãs japoneses o suficiente para se sustentar por mais 3 ou 4 anos. 

Nisekoi ficou em Nono lugar... Voltou ao seu normal depois de algumas boas posições, em breve deve dar outro bom pico, e voltar para suas posições medianas, Nisekoi sendo Nisekoi. Em décimo temos World Trigger que por causa dos novatos vêem dando uma respirada, mas a cada leva que chega fica mais difícil sua situação, se dessa nova leva que virá, dois mangás façam sucesso, raro, mas possível, temos como exemplo Gintama e Death Note/Reborn e D.Gray-Man... World Trigger dança bonito. O anime, bem, alguém ainda vê o anime de World Trigger? Se alguém ainda ver, por favor, avisar nos comentários, porque aí sim serei surpreendido. 

Em décimo primeiro temos Juudouzu que dos três ranks que teve, nos três ficou em décimo primeiro lugar, é o mangá mais estável na merda da revista, o que não é um ponto negativo, já que levando em conta que esta sempre acima de Isobe, Bleach e dos demais novatos, pode significar sua renovação... Espero que o mangá melhore, eu gosto de Juudouzu é uma boca comédia de Judô, com vários elementos sobrenaturais, bem loucona. Não vejo durando mais que 100 capítulos, mas lentamente, se arrastando pode chegar a uns 50 ou 60 capítulos, se tornar um novo Soul Catcher (S). Dos novatos, é o que esta tendo o melhor rendimento.

Gakkyou Houtei, Nova Série. Estréia na Edição #01.

Já em décimo segundo temos um outro novato, Hi-Fi Cluster... A tendência é o mangá ir lentamente piorando de posições, ao menos foi isso que aconteceu na 2ch. Chegará um ponto que ficará junto com Sporting Salt nas últimas posições, para alegria de um certo veterano que precisa de umas almofadas, sim, vocês sabem de quem eu estou falando.

Logo em décimo terceiro temos Isobe Isobee Monogatari, já disse que o mangá durará até quando a Shonen Jump achar ideal termina-lo ou quando o autor decidir terminar, por isso pode ser o próximo cancelado como pode durar por muito tempo... A verdade é que Isobe já esta vendendo mais que Kochikame, e isso é um fator muito positivo para o mangá, aliás, Kochikame que esta vendendo cada vez menos, isso sim é preocupante, o mangá ainda tem sua cadeira dourada, mas ver seu mangá vendendo pouco desmotiva muitos anteriores, que decidem encerrar suas "comédias infinitas" por perceber que seu tempo, infelizmente, passou.

Em décimo quarto temos Bleach, bem, o que falar? Nada a declarar. Em décimo quinto temos Sporting Salt que estreou muito mal, como imaginado o mangá foi muito mal aceito, ficando em praticamente o último lugar - O que é uma pena, pois vimos que o autor mudou muitos elementos da série para poder agradar os japas, mas não deu certo... Sporting Salt deve ser cancelado na próxima, se não for já cancelado, já que não teve uma boa recepção.

Em último temos Yoakemono, que infelizmente terminou juntamente com Naruto, Dois mangás sobre ninjas terminando ao mesmo tempo, a diferença é que um foi um gigantesco sucesso mundial, e o outro um fracasso. O mangá pecou pela sua história extremamente fraca e por exagerar nas cenas de ações, mas espero que no futuro o autor de Yoakemono volte para a revista, ele é talentoso, só precisa treinar mais o desenvolvimento de roteiro, como Yuuki de Hungry Joker.

Takujo no Ageha, Nova Série. Estréia na Edição #51

Novas séries

Antes de trazer o nosso querido ranking da 2ch, vamos falar nas novas séries, começando por Takujo no Ageha, o nome sinceramente soa muito interessante, e isso é importante para uma série, ter um nome chamativo (Parece besteira, mas é muito importante). Já sua temática que é de Ping Pong também me acha atenção, o último mangá deste gênero foi P2, lançado em 2007 e durou apenas 16 capítulos. Esse parece muito mais interessante que P2, por isso vejo um bom futuro.

Já logo após temos E-Robot, que se pronuncia Eru-Robot, que é um ecchi, comentei no Podcast que será lançado neste final de semana que faltava na Shonen Jump uma comédia Ecchi, não é que minhas preces foram atendidas? O mangá foi o vencedor da Jump Next de meados de 2013. Duraram então, mais ou menos 1 ano e meio trabalhando na série, espero que esse longo trabalho dê bons frutos.

E por último temos a nova série de Obata, Gakkyou Houtei, nome ocidental: School Investigation Court, fico feliz em vê-lo de volta na revista, todo mundo venera a dupla Obata e Ohba, mas fico feliz em ver Obata com outro roteirista, acho interessante ver seu desenho, o seu estilo, na mão de um roteirista diferente. Roteirista que é um novato, mas deve ter apresentado uma ideia GENIAL para que um veterano como Obata aceitasse. Ter um mangá de investigação na revista será muito interessante.

E-Robot, Nova série. Estréia na Edição #52.

Ranking 2ch

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 48, Hinomaru Zumou
Color Page: Haikyuu!!, Isobe Isobee Monogatari (Full Color)
FIM: Moromono no Jiyo
Ausentes: Hunter x Hunter

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Boku no Hero Academia (167) 3.80
#02 - Gintama (151) 3.43
#03 - Hinomoru Zumou (150) 3.41
#04 - World Trigger (145) 3.30
#05 - Isobe Isobee Monogatari (143) 3.25
#06 - Naruto (142) 3.23
#07 - Mitsukubi Condor (141) 3.20 MORTO FEAT ENTERRADO
#08 - Ansatsu Kyoushitsu (129) 2.93
#09 - One Piece (123) 2.80
#10 - Moromono no Jiyo (109) 2.48
#11 - Shokugeki no Souma (99) 2.25
#12 - Haikyuu!! (94) 2.14
#13 - Juudouzu (91) 2.07
#14 - Bleach (88) 2.00
#15 - Kochikame (83) 1.89
#15 - PSI Kusuo Saiki (83) 1.89 Sobe PSI, PLS.
#17 - Nisekoi (70) 1.59
#18 - Hi-Fi Cluster (64) 1.45
#19 - Toriko (56) 1.27
#20 - Yoakemono (46) 1.05
#21 - Sporting Salt (42) 0.95

Espero ver Gintama pegando um primeiro na próxima semana, não vale muito um primeiro lugar na 2ch, mas é legal de se ver mesmo assim. Hinomaru Zumou caiu um pouco do hype, agora esta mais voltado ao Boku no Hero mesmo.

Moromono no Jiyo teve uma leve melhora, conseguindo no seu último episódio ficar em décimo - Deu para perceber que essa mini-série foi feita as pressas, não dando o autor um bom desenvolvimento, espero que o mangá tenha uma segunda chance, se torne série e o autor possa desenvolver mais calmamente tudo... Ainda acredito que isso possa acontecer.

Os novatos continuam muito mal, Hi-Fi Cluster até esta melhorzinho, mas Sporting Salt esta em uma situação penosa, de fato penosa. Já Juudouzu continua ali, mais ou menos, estável nas suas posições, mais ou menos como esta acontecendo com o TOC. A próxima leva estreará na próxima edição, mas só veremos a recepção da 2ch duas semanas depois da sua estréia. Foi este o TOC desta semana, espero que vocês tenham gostado, e até mais.

Homenagem de Kishimoto à Eiichiro Oda.

Atualização 01 (05/11 às 18:03): Trazido pelo leitor(a), Mai, foi publicado um vídeo de apresentação do anime de Shokugeki no Souma, vale a pena ver:


Atualização 02 (09/11 às 11:19): Foi publicado a prévia do Anime de Ansatsu Kyoushitsu que será lançado neste Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'