segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #51 (Ano 2014)


A espetacular e madura Young Jump.

Calma, OnePunch-Man não foi transferido para a Weekly Young Jump, esta é a capa da Miracle Jump, revista mensal spin-off da Young Jump - Desta vez voltarei a tratar semanalmente (Ou quando sair o TOC) uma das minhas revista semanais preferidas, a revista Seinen, Weekly Young Jump. Mas antes de começarmos a análise, vamos ao TOC:

Weekly Young Jump #51

Cover: AKB 48, Round 01.
Terra Formars (Página Colorida de Abertura)
Kyou no Terra Formars wa Oyasumidesu (Capítulo Especial)
01 - Kingdom
02 - Youkai Shoujo
03 - Golden Kamui
04 - Himouto! Umaru-Chan
05 - Tokyo Ghoul:re
Hibi Rock (Página Colorida)
06 - Gunjou Senki
07 - Gokukoku no Brynhildr
08 - Rikudou
09 - Shiratama-Kun
10 - Mogusa-San
11 - Usogui
12 - Barcelona no Taiyou
13 - Purple Shikibu
14 - Nijigen Jumpin'
Kenkouki (Mensal)
15 - Yokohama-sen Doppelganger
16 - Kakuriyo Monogatari
17 - Boku Girl
18 - Liar Game
19 - Shinshuki Circus
Innocent (Ausente)

Próxima Edição:
Cover & Colors Pages: AKB48 (Round 02)
Lead Color Page: Real (40 Páginas)
Color Page: Mogusa-San

Capa da Edição #51, Weekly Young Jump.

Então, para os "novos" leitores que não conhecem a Young Jump irei apresentar rapidamente, a Young Jump é uma revista de mangás seinens, por isso focado mais no público jovem-adulto, podemos dizer que um dos mangás mais famosos aqui no Brasil que saiu por ela, foi Gantz que inclusive foi publicado pela Panini.

O seu TOC não é feito por votação como acontece na Shonen Jump e na Jump Square, na verdade é totalmente organizado pelos editores, como por exemplo acontece com a Ultra Jump, porém várias posições são decididas pela popularidade dos mangás - Mesmo que nesta revista, esta nas últimas posições não significa nem um pouco que o mangá irá ser cancelado, já que os editores tentam sempre criar uma revista equilibrada. Deste modo desta revista farei uma análise diferente, mais voltada a recepção do mangá, sem tentar prever que será cancelado, pois é um pouco difícil saber isto na Young Jump, já que não sabemos o que os editores pensam.

É importante lembrar que a revista é semanal e raramente utiliza os seus mangás os seus mangás como capa, preferindo colocar celebridades de carne e osso na capa, mais ou menos como faz a Shonen Magazine. Somente em ocasiões especiais um mangá ganha a capa., como por exemplo o fim de Tokyo Ghoul ou a estréia do anime de Terra Formars. Outra diferença é o material da revista, ele não é capa dura como a Shonen Jump, é mais igual a Shonen Champion, deste modo se aproximando ao estilo de revista brasileiro, com aquela lateral "redonda". Nesta análise tentarei dar a sinopse de alguns mangás, explicando seus estilos, para assim o pessoal ir conhecendo mais a revista, mas por causa do número de linhas, poderei, infelizmente só falar de alguns, aos poucos, ao longo das semanas irei apresentando os demais.

Começamos por Terra Formars, em outubro foi lançado o seu anime, mas por causa da censura ele não foi muito bem aceito - O anime teve várias cenas com cortes censuras bizarras, onde os produtores decidiram colocar uma "faixa preta" nas cenas que não podiam parecer, assim simplesmente tampando a cena, até a censura de Tokyo Ghoul que foi substituir a cena por um filtro diferente foi mais agradável. Por isso, o público não conseguiu gostar do anime, pois não conseguiam ver nada da cenas de ação, pois estavam extremamente censuradas.

O mangá praticamente não recebeu nenhum boost em vendas, porém mesmo assim a Young Jump decidiu manter a publicidade alta em cima de Terra Formars, pelo fato do mangá ainda ter um grande apoio dentro da revista, um público leitor enorme, e continua vendendo muito bem. Podemos considerar Terra Formars o novo Gantz da revista, um mangá de sobrevivência extremamente violento, cheio de spin-off espalhados pelo universo dos mangás, e mesmo que o anime não tenha feito sucesso, consegue se sustentar na revista e manter sua força.

 Terra Formars, Lead Color Page.

Em primeiro no TOC temos Kingdom, por mais que Terra Formars seja o mais popular da revista, dá para perceber a preferência dos editores da revista à Kingdom, principalmente pelo fato do mangá ser muito mais aceito no ambiente crítico japonês, diferente da Shonen Jump, a Young se importa muito com o fato do mangá ser bem aceito entre os críticos, pois ela tenta manter na revista um ar mais "culto", mais "maduro". Deste modo Kingdom continua e continuará ser o carro chefe da revista. Kingdom é um ótimo mangá para quem gosta de obras com ambientação no antigo Japão ou no antiga China, já que Kingdom é ambientada no período dos reinos combatentes, séculos V antes de cristo, na China.

Em segundo temos Youkai Shoujo, este bizarro ecchi foi uma grata surpresa, ninguém esperava que conseguiria fazer tanto sucesso, mas merecidamente conseguiu agradar muito o público jovem-adulto da revista e os editores sempre deixa o mangá no topo da revista, para assim ter mais destaque possível. Outro mangá que vêem sendo muito bem aceito é Golden Kamui, nas últimas semanas ganhou a página colorida de abertura, e vêem conquistando boas posições, levando a crer que tem tido uma boa aceitação e os editores colocam fé no mangá.

Em quarto lugar temos Himouto!, o mangá estreou no início 2013, e vinha pegando posições medianas, mas ultimamente tendo sido ranqueado muito bem, levando a crer que os editores estão vendo potencial no mangá e sua popularidade da revista esta crescendo, mas acredito que em breve voltará as suas posições intermediárias. 

Fechando o TOP 05 temos Tokyo Ghoul:re, o mangá ganhou anime em Julho que foi bem aceito pelo público, deu um boost mediano nas vendas do mangá, mas ao mesmo tempo não agradou os leitores prévios, que consideraram a animação apressada demais, cortando várias cenas e arcos importantes para a série. Para quem não sabe, Tokyo Ghoul trata-se de um mangá sobre "Ghouls", sobre um garoto que por causa do incidente, deve se tornar uma criatura "Ghoul", por isso criaturas que comem carne humana. O "re" é a continuação do mangá que foi encerrado ainda alguns meses atrás.

 Usogui, Lead Color Page (Edição 50)

Em sexto lugar temos Gunjou Senki, mangá que não tem o apoio de muitos leitores por causa da sua violência gratuita que muitos consideram não muito bem encaixada na obra, de qualquer modo o mangá vem sendo muito bem aceito pelo público japonês, o público da Young Jump gosta muito de mangás futurísticos, mas ao mesmo tempo gosta muito de mangás com históricos, Gunjou Senki por ser "ambientado" no período Sengoku, japonês, conseguiu atrair o olhar de muitos jovens adultos que leem a Young Jump e ama estudar história. O mangá tem somente 3 capítulos traduzido em português pela AnimeRegia.  Em sétimos temos Gokukoku no Brynhildr uma drama com vários mistérios e um bom ecchi, na próxima semana falo mais do mangá.

Em oitavo lugar temos Rikudou, o mangá de boxes que veem sendo traduzido pela Kyodai Scan, inicialmente Rikudou tinha um destaque enorme na revista, mas aos poucos veem perdendo espaço, isso porque sua popularidade no inicio foi explosiva, mas se estabilizou muito rápido. Por mais que seja um mangá de esporte, normalmente os de boxes por ter um público muito extenso tem capacidade de vender tanto quanto os Seinens de batalha ou até mesmo os B-Shounens, temos como exemplo Ashita no Joe e Hajime no Ippo.

Do nono lugar temos Shiratama-Kun que estreou este ano, o mangá esta estável na revista, mas ainda não mostrou pelo que veio, pode ter uma queda em qualquer momento e ser cancelado. Décimo lugar para Mogusa-San e décimo primeiro para Usogui, que na edição passada teve o direito da "Página Colorida de Abertura", o mangá veterano lançado em 2005 já vai completar 10 anos de revista e continua firme e forte, com grande apoio dos editores, tem tudo para sobreviver por muito tempo ainda.

OnePunch-Man, Color Page (Miracle Jump 12)

Décimo segundo lugar para Barcelona no Taiyou, o mangá estreou para pegar a onda da copa do mundo e não é que deu certo? Inicialmente duvidaram do seu sucesso, mas Barcelona conseguiu se firmar na revista, misturando alguns traços infantis com traços mais adultos. O sucesso do mangá não é exorbitante, mas o bastante para sobreviver por um tempo na revista. Em décimo terceiro lugar temos Purple Shikibu.

Décimo quarto lugar para Nijigen Jumpin', o mangá é atualmente o favorito para ser cancelado, estreou em Setembro, mas não esta tendo a várias edições boas posições, pode ser um ranking péssimo de proposito, lembrando que Innocent também desde o inicio era colocado no fundo, ou pode ser mesmo uma rejeição do público, temos que ver o irá acontecer com o mangá, acredito que será cancelado em breve. Décimo quinto lugar para Doppelganger que é sempre colocado na parte de baixo da tabela, mas esta bem seguro na revista, principalmente por ser bem aceito entre o público mais "cult" da revista.

Décimo sexto lugar temos Kakuriyo Monogatari que é propositalmente ranqueado na parte de baixo, como também o último lugar. A situação esta feia mesmo para Boku Girl que ficou em décimo sétimo e Liar Game que ficou décimo oitavo, estes dois mangás normalmente eram ranqueados em posições altas, mas ultimamente veem pegando várias posições baixas, o que me leva a crer uma queda de popularidade nos dois - Liar Game por ser veterano não corre tanto risco, mas para Boku Girl que não tem nem um ano de vida, pode ser uma péssima notícia. Principalmente porque normalmente ela ficava "disputando" para entrar no TOP 05, mas atualmente vem pegando vários Bottoms. O seu cancelamento dependem também se os editores acreditam no seu potencial e acreditam na sua qualidade como série. Porém, devo ressaltar que Shinshuki Circus ultimamente vem pegando mais últimos lugares que o habitual, , isso também pode significar um alerta de cancelamento dos editores, temos que ficar de olhos neste jogo de xadrex complicadíssimo que é a Young Jump.

PS: Então, semanalmente vou fazer a análise da Young Jump, como vocês viram, logicamente se eles publicarem sempre o TOC, já que tem o problema dele muitas vezes atrasar, alguns dias e em alguns casos várias semanas, ao longo das semanas irei postando várias páginas coloridas antigas, assim vocês irão conhecendo melhor as séries. Espero que vocês tenham gostado e até o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'