quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #52 (Ano 2014).


Fechando um ciclo.

O ano da Shonen Jump chega ao fim, tivemos um ano com duas séries de sucesso estreando, e muitos, mas muitos fracassos. E por mais que estes últimos dois TOCs tivemos um dominio assustador de One Piece e Ansatsu Kyoushitsu, ao longo do ano vimos várias séries conseguindo o primeiro lugar, a pesar dos fracassos e dos cancelamentos, podemos dizer que tivemos um ótimo ano na Shonen Jump. Mas não vou me despedir totalmente do Ano 2014 da Jump, ainda temos este último TOC:

Jump #52 (22/11):
E-Robot (Capa & Página Colorida de Abertura, Nova Série, 54 pg.) 

01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - One Piece
Takujou no Ageha (Página Colorida, 25 pg.)
03 - Shokugeki no Souma
04 - Gintama
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
05 - Haikyuu!!
06 - World Trigger
Nisekoi (Página Colorida)
07 - Hinomaru Zumou
08 - Toriko
09 - PSI Kusuo Saiki
10 - Juudouzu
Kochikame
11 - Isobe Isobee Monogatari
12 - Bleach
13 - Sporting Salt
14 - Hi-Fi Cluster
Hunter x Hunter (Ausente)

#01:
Capa & Lead CP: Gakkyuu Houtei de Takeshi Obata & Enoki Nobuaki (Nova Série)
Color Page: Bleach, E-Robot
Páginas Extras: Takujou no Ageha (23 pg.)


E-Robot, Lead Color Page.

Começamos com os mangás não ranqueados, como é de costume. Nesta edição tivemos a estréia da série comédia ecchi, E-Robot, o mangá foi vencedor da Jump NEXT Summer 2013, por isso já tem uma boa aceitação prévia, diferente do que teve Sporting Salt. Mesmo assim a série não é uma certeza de sucesso, devemos ver se o autor conseguiu manter a essência da série. Espero que tenha mantido, sinceramente.

Logo após nas páginas coloridas temos o novato Takujou no Ageha, vejo o mangá sendo bem recebido pelo público da 2ch. Houve muitos elogios ao protagonista que consideraram bem simpático, ao ecchi que consideraram bem inteligente,  mas sobre a partida em si, houve leitores que criticaram por ser previsível o que pode pesar bastante nas questões dos votos. Ainda não dá para saber se o mangá será um sucesso, mas a boa recepção já é um bom começo. Logo após temos Boku no Hero Academia que vem tendo um bom destaque na revista e Nisekoi que se consagrou como o mangá com mais página colorida do ano.

Vou aproveitar para explicar aos novatos neste mundo do TOC, o porque de Kochikame não ser ranqueado - O mangá é um dos mais antigos da revista, tem quase 1900 capítulos, por isso pela sua importância histórica na Shonen Jump ele simplesmente não é ranqueado, o público pode votar nele, já que o mangá esta presente no cartãozinho de votos, mas sua posição sempre será colocada pelos editores.

Takujou no Ageha, Color Page.

Em primeiro lugar nesta edição tivemos Ansatsu Kyoushitsu logo seguido de One Piece. Nestas últimas edições os dois primeiros lugares ficaram somente com estes dois mangás, os demais simplesmente não estão conseguindo acompanhar o ritmo esmagador de AC e de OP, o que é bem triste, pois perdemos aquela sensação que na próxima edição qualquer um pode estar no primeiro lugar, a disputa esta centrada entre dois mangás. Espero que próximo ano os demais mangás peguem força e consigam lutar mais constantemente pelo primeiro lugar, como aconteceu no meado deste ano.

Terceiro temos Shokugeki no Souma, na edição passada o mangá ganhou um capítulo totalmente colorido e também uma prévia do seu anime, isso demonstra como a Shonen Jump esta acreditando no potencial de Souma, vendo um futuro glorioso para o mangá após o anime. Se analisarmos bem, a publicidade que o mangá esta ganhando supera até mesmo a que Ansatsu Kyoushitsu ganhou, invejável mesmo a importância que a Shonen Jump dá para o seu mangá de culinária, e sinceramente, fico muito feliz em ver o mangá sendo tão bem tratado.

Quarto lugar para Gintama, acho que o mangá é a prova que nem tudo esta perdido, após vários meses frequentado a parte de baixo da tabela, o mangá com uma saga emocionante deu uma guinada incrível e vêem conquistando várias boas posições, mesmo sem anime. Ainda sou a favor da volta do Anime de Gintama, se esta saga fosse animada com certeza o mangá ia ter outro "boost" de vendas, como aconteceu com One Piece em Marineford (Só que em uma escala muito, mas muito menor). Mas por mais que eu seja a favor da volta, acreditar mesmo nessa possibilidade, não acredito.

Fechando o TOP 05, temos no quinto lugar Haikyuu!!, tenho uma consideração a fazer sobre o mangá, por mais que suas vendas estejam tão boas quanto de Kuroko, não podemos considera-lo no sentido do TOC o substituto do mangá, isso porque suspeito que a maioria do público que compra os volumes de Haikyuu!!, infelizmente, não leem a Shonen Jump ou talvez não se importem tanto assim em votar em Haikyuu!!, como se importavam em votar no Kuroko no Basket, que nessa altura do campeonato já teria muito mais primeiros lugares. Isso não tira o mérito de Haikyuu!! ser um grande monstros de vendas e ser um dos maiores sucessos deste ano, só não tem uma fanbase tão fiel ao ponto de votar semana após semana no mangá, já que ele vende bem mais que Ansatsu Kyoushitsu, mas não conseguem conquistar os primeiros lugares na mesma intensidade que o mesmo.

Boku no Hero Academia, Color Page.

Em sexto lugar temos uma grata surpresa, World Trigger, este é o seu primeiro ranking após o anime, mas não podemos considerar tanto assim, irei explicar o porque: Este capítulo em questão foi um todo "rascunho", significa o autor publicou sem ter terminado as páginas, ficando bem incompleto os desenhos, algo comparado a que Togashi fazia com Hunter x Hunter ou que Kazue Kato já fez com Ao No Exorcist. Então tu deve estar pensando: "Por isso o mangá deveria pegar uma posição ruim". Antes do ranking também pensei nisso, mas logo entendi o porque de mesmo assim World Trigger pegar uma boa posição.

O anime foi apedrejado pelos que assistiram, o mangá não teve boost de vendas, porém World Trigger é um mangá muito querido pelo público, tem pouquíssimas pessoas que odeiam o mangá. O que aconteceu é um fenômeno muito recorrentes em disputa por votações, a chamada: "Votar para ajudar". Em reality shows musicais quando uma cantora querida esquece a letra da canção e estraga toda sua apresentação, se for a primeira vez que isso acontece, tende a ter os números de votos aumentado, porque? Porque muitos sentem pena e votam para ajudar. Provavelmente o que aconteceu com World Trigger, mesmo com um capítulo que a maioria não gostou, vi muitos japoneses apoiando votar no mangá por estarem sensibilizados pelo esforço do autor que mesmo com problema no pescoço, fez de tudo para lançar o mangá. Por isso, torço para que World Trigger mantenha sua posição, mas só podemos saber o seu "boost" no TOC a partir da próxima semana.

PS: Só parecer esclarecer, essa teoria é baseada no fato do ranking do TOC ser o da edição número 45 deste ano, 2014, o capítulo onde World Trigger estava todo em rascunho. Caso o ranking não seja deste capítulo, logicamente a teoria é inválida e foi somente uma ótima aceitação de um capítulo emocionante do mangá.

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou, as vendas do mangá ainda me preocupam bastante, pois Zumou atualmente esta mais dependente do TOC do que de qualquer outra coisa, por isso se tiver uma queda de posições na classificação, por causa de uma saga mais tranquila ou mesmo sem graça, pode significar o seu cancelamento. Deste modo, torcemos para que o volume 03 venda ao menos, acima de 50 mil unidades na primeira semana, e também torcemos que o mangá não tenha uma queda de rendimento, que continue no TOP 05. Essa sétima colocações não deve ser nada de alarmante, é normal mangás de esportes variarem muito, soarei o alarme de "perigo" caso ele mantenha por mais duas edições seguidas estas posições.

Toriko ficou com o oitavo lugar, já demonstrei semana passada a queda de vendas do mangá após o anime, caso vocês queiram rever cliquem aqui. Acredito que o mangá irá sobreviver ao tão assustador ano de 2015, mas acredito que será bem difícil passar de 2016. Mudando um pouco de assunto, o membro leitor "Lemongrab" trouxe na caixa dos comentários da TOC passada uma notícia bem legal, uma scan americana começou a traduzir os antigos mangás do autor de Toriko, Shimabukuro, atualmente estão traduzindo "Ring", e depois começarão a traduzir o clássico Takeshi! Recomendo vocês acompanharem o projeto, para vê-lo clique aqui.

Em nono temos PSI Kusuo Saiki, o mangá já esteve mais estável na revista, mas por causa da grande disputa entre mangás de comédia e a melhora de Gintama deixou mais instável a situação de PSI Kusuo Saiki, mesmo assim não ativo o alerta de perigo para o mangá pelo fato dele estar vendendo muito bem e ser bem querido pelo público, acredito que ele se tornará um mangá instável em posições, mais ou menos como era Kuroko no Basket, pelo menos até esta saga elétrica de Gintama terminar. 

Nisekoi, Color Page.

Abrindo o Bottom 5 na décima posição temos Juudouzu, o mangá quase saiu da zona vermelha, fico feliz em ver uma melhora no mangá, demonstrando que diferente dos seus outros dois colegas, Juudouzu não é um total fracasso. Isso pode fazer que a série seja renovada, caso os editores decidam estrear 2 séries na próxima leva (O que já esta mais do que na hora, pois já são várias levas que estrearam 3 séries). Mas mesmo assim acredito que Juudouzu fará o efeito Illegal Rare (E não Soul Catcher), por isso sobreviverá a duas rodadas de cancelamento, para ser cancelado no terceiro, completando 6 meses de vida, e não, 1 ano de vida como Soul Catcher (S) completou. Lembrando que Juudouzu é uma comédia de esportes, e pode sim estar votando pequenos votos de PSI Kusuo Saiki e Isobe Isobee Monogatari, mesmo que o estilo de comédia seja diferente.

Décimo primeiro lugar para Isobe Isobee Monogatari, o mangá veem ganhando várias páginas coloridas e vendendo relativamente bem, mas as suas posições são bem perigosas, mas mesmo assim não acredito que ele será cancelado no ano que vem, pelo simples fato de não estar ganhando voto porque é um mangá que não é feito para ganhar votos, comédias "curtas" raramente conseguem ter muitos votos, então acredito que o mangá terá vida longa na revista. 

Logo após temos Bleach, não acredito em uma melhora tão cedo de Bleach, ao menos que comece um arco como o de Gintama, pelo simples motivo, os japoneses simplesmente não estão se importando mais em votar no mangá, só os fãs mais loucos estão votando, é triste, mas esta é a realidade, pelo menos os editores continuam apoiando o mangá

Nas últimas duas colocações temos Sporting Salt e Hi-Fi Cluster respectivamente, como o esperado Hi Fi Cluster despencou tanto que conquistou uma posição pior que a de Sporting Salt, esses dois mangás estão praticamente cancelados, na próxima leva que deve estrear em Fevereiro, eles devem dançar de uma vez por todas, o único mistério é mesmo se o seu colega de estréia, Juudouzu, vai junto com eles ou não. Próxima semana finalmente estreará Gakkyuu Houtei de Enoki Nobuaki e Takeshi Obata. 


Ranking 2ch

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.


Edição 50, capa de Ansatsu Kyoushitsu
Color Page: Naruto, Ansatsu Kyoushits e Garden (One Shot)
FIM: Naruto e Yoakemono
Ausentes: Hunter x Hunter

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Naruto (136) 4.00
#02 - Boku no Hero Academia (128) 3.76
#03 - Hinomaru Zumou (120) 3.53
#03 - Gintama (120) 3.53
#05 - One Piece (96) 2.82
#06 - PSI Kusuo Saiki (91) 2.68
#07 - Garden (89) 2.62
#07 - World Trigger (89) 2.62
#09 - Isobe Isobee Monogatari (88) 2.59
#10 - Shokugeki no Souma (84) 2.47
#11 - Haikyuu!! (82) 2.41
#12 - Juudouzu (78) 2.29
#13 - Ansatsu Kyoushitsu (78) 2.29
#14 - Kochikame (60) 1.76
#15 - Bleach (57) 1.68
#16 - Yoakemono (55) 1.62
#17 - Hi Fi Cluster (51) 1.44
#18 - Nisekoi (49) 1.44
#19 - Toriko (45) 1.32
#20 - Sporting Salt (26) 0.76

A 2ch decidiu homenagear Naruto, do mesmo modo que homenagearam Mitsukubi Condor dando o primeiro lugar para o mangá, bem legal isso, demonstraram como respeitam esta obra incrível criada por Kishimoto, que por mais que teve seus altos e baixos, continuará para sempre na lembrança dos leitores. Falando em Naruto, Kishimoto revelou que já esta trabalhando em uma nova série e que provavelmente ela será em uma revista mensal, muitos acreditam que seja Mario sendo serializado na Jump SQ (Que inclusive, o editor chefe é ex-editor de Kishimoto).

Imagem da Entrevista de Kishimoto.

Boas notícias para quem gostou do One Shot, Garden, ele foi bem aceito pela 2ch - Eu também tinha gostado do estilo do One Shot, pelo fato de algo mais "Survivor" com super poderes, na verdade ao meu ver o autor só deveria diminuir um pouco os poderes, deixando algo mais survivor mesmo, ficaria bem legal, sempre quis ver na Shonen Jump atual um mangá no estilo. Quem sabe já não estreie ano que vem, Hi Fi Cluter e Takujou no Ageha foram serializados em poucos meses.

E no último lugar tivemos Sporting Salt que conseguiu pouquíssimos votos, tendo uma média de 0.76, um voto extremamente baixo. Sinceramente se eu fosse editor da Shonen Jump cancelaria o mangá antes de ser obrigatório produzir 3 volumes do mesmo. Na próxima semana teremos já os votos de recepção de Takujou no Ageha.

PS: Por motivos técnicos em compra da revista, adiarei o sorteio para a próxima semana (Só poderei fazer a pré-compra das edições no Sábado, não é bom fazer o sorteio sem ter em minhas mãos as Shonen Jumps). Mais tarde irei postar na área dos comentários o Ranking Oricon, e assim que sair mais páginas extras sobre a Shonen Jump criarei o slide de imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'