segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Reflexões Semanais #23: Especial Nova Safra da Weekly Shonen Jump, Novembro 2014.


O mal do HYPE esta de volta!

Sempre quando é anunciada uma nova leva, trago uma reflexão semanal especial para comentarmos somente destes novos mangás, nesta reflexão eu trago minha informações sobre cada uma das séries e dou a minha opinião de como poderá ser o futuro dela na revista.

Após uma leva bem fraca e estranha, onde todos os mangás fracassaram, a Weekly Shonen Jump trouxe uma leva que promete muito. Eles simplesmente não economizaram esforços em trazer três mangás totalmente diferentes, que chances de se tornarem novos pilares da magazine. Ainda por cima, também trouxeram um autor de respeito, que é o nosso querido Takeshi Obata.

Porém, sabemos que o hype é o maior inimigo das novas séries, pois os leitores ficam extremamente ansiosos em ler estes novos mangás, e no final se decepcionam, mesmo que o capítulo for mediano ou só bonzinho. Deste modo para que estes mangás consigam sobreviver na revista, não bastará simplesmente serem bons, terão que ser ótimos.

Takujo no Ageha (Furuya Itsuki)



Caso tu queira ler o One Shot, clique aqui. Takujo no Ageha é mais um mangá de esporte chegando a revista, a Shonen Jump esta apostando muito em mangás do gênero, pois esta vendo um grandíssimo potencial no estilo - Ageha trata de um esporte bem famoso no oriente, mesmo que seja praticado mais por diversão, o Ping Pong.

O seu One Shot foi muito bem aceito na 2ch, conseguindo o sexto lugar no ranking. E tem vários pontos positivos, o primeiro é o seu protagonista que é muito interessante, ele passa uma seriedade cômica, significa, ele é um personagem inteligente, forte, astuto, e o autor sabe utilizar essas suas qualidades, essa sua seriedade para fazer um pouco de humor. A sua companheira é muito interessante, e dá espaço para ecchi, assim podendo agradar também os simpatizantes do estilo.

Indo mais as questões do esporte, o autor é bem coeso ao mostrar uma partida de ping pong, tem aquele exagero normal de todos os mangás de esporte, mas nada que chegue ao nível Prince of Tennis da vida. Por isso, Furuya Itsuki nos entrega um bom One Shot com duas partidas interessantes e emocionantes.

Dito, os pontos positivos, o mangá tem seus "poréns". Primeiramente o autor vai ter que criar um inimigo mais atrativo para o primeiro capítulo, como o inimigo de Zumou e também de Haikyuu!! foram. As lutas foram boas do One Shot, mas precisa de algo a mais, precisa de um vilão bem mais interessante. Não podemos esquecer de Ageha é uma série de esporte, e a revista esta cheia de mangás neste gênero. O ping pong é um esporte interessante, que a maioria dos japoneses já jogaram e poderão caso o mangá seja bem aceito, jogar (Diferente do Sumô, por isso é algo mais próximo a Hikaru no Go), mas o mangá tem que parecer interessante o bastante para convencer o público japonês a votar, o one shot foi bem aceito, mas não senti aquele "feeling" de mangá de topo de tabela, por faltar alguns elementos, entre eles um vilão mais chamativo, e em uma revista tão concorrida, Ageha mesmo bom, pode ficar sem voto por falta destes pequenos detalhes que fazem grande diferença.

Minha Previsão: Caso ele consiga adicionar estes elementos faltantes, vejo um grande futuro na série, podendo se tornar um novo Haikyuu!!, por isso um mangá que esta constantemente lutando pelo TOP 05, mesmo que raramente conquiste um primeiro lugar. Mas caso não adicione estes elementos faltantes, provavelmente irá fracassar, como P2! (2007) o último mangá do gênero a estrear na Shonen Jump.

E-Robot (Yamato Ryouhei)


E-Robot é um mangá de Ecchi bem pesadinho com uma alta dose de humor que promete ocupar a vaga que To Love Ru deixou em aberto a muitos anos atrás, o mangá foi o vencedor da Jump NEXT de Verão de 2013, isso significa que o mangá foi lançado em Julho do ano passado, foram 1 ano e 4 meses trabalhando na série.. Na 2ch o mangá foi considerado simplesmente mediano, mas para o público em geral foi o melhor mangá da edição, por isso podemos esperar posições não tão boas por parte da 2ch em relação a E-Robot, que se pronuncia Eru-Robot.

Ecchi é sempre um estilo polêmico, muitas gente não gosta (Vide público da 2ch), já tem várias pessoas que são simplesmente loucas pelo ecchi, por isso já é certo que o mangá terá um público que não gostará, um público que não votará de nenhum jeito no mangá, porém a sua função não é conquistar estas pessoas que tem uma rejeição enorme ao ecchi, e sim conseguir conquistar o público que é amante do gênero, os mesmo que votavam em To Love Ru.

O erro de iShoujo foi tentar agradar erros e troianos, E-Robot para dar certo deve escapar desta estratégia, e só tentar agradar os troianos. Porém, entregar um bom ecchi não bastará, o mangá deve fazer jus ao título que tem (Vencedor da Jump NEXT) e conseguir trazer uma boa comédia, fazendo o público se acabar de rir, enquanto lê a série. Do mesmo modo que a revista esta cheia de esportes, também esta cheia de comédia, então terá que roubar votos de mangás bem firmados na área da comédia, entre eles Ansatsu Kyoushitsu.

Devo reafirmar que a série esta sendo trabalhada a muito tempo, a praticamente um ano e meio. Por isso deve ter acontecido várias mudanças em relação ao One Shot, como também aconteceu com Sporting Salt, espero que essas mudanças tenham sido para a melhor, e o que o autor tenha aprimorado as suas qualidades e corrigido os seus defeitos.

Minha Previsão: Devemos ver quais serão as mudanças para o mangá, mas é quase certo que o mangá não será de topo de tabela, se for um bom Ecchi, deve ficar no meio da tabela, conquistando em alguns capítulos, um TOP 05, e em casos raríssimos, um primeiro lugar. Mas caso o autor tenha mudado para pior o One Shot, a série será um fracasso enorme.

 Gakkyou Houtei (Enoki Nobuaki e Takeshi Obata).


Chegamos na série mais esperada, será lançada na edição número 01 do ano 2015, para abrir o ano fiscal da Shonen Jump com chave de ouro. Gakkyou Houtei tem como desenhista Takeshi Obata, conhecido por desenhar obras como: Death Note, Bakuman, Hikaru no Go e o projeto mais recentes, All You Need is Kill. Tirando as últimas, todos os seus demais sucessos foram lançados na Weekly Shonen Jump. Junto com Obata, temos um roteirista que é novato, Enoki Nobuaki que tem como seu histórico um One Shot chamado 006.

Temos pouquíssimas informações sobre o One Shot, só sabemos que ela será de investigação, um estilo que faltava na Shonen Jump, se passará no colégio e por fim, terá um grande "julgamento" na série. Por isso, Gakkyou Houtei, que tem como o nome ocidental: School Investigation Court, vêem para ocupar um espaço livre na revista, como E-Robot também veio... Gakkyou é o novo mangá de investigação da Jump.

Devo ressaltar o fato do roteirista ser um novato, para um autor veterano como Obata que deve receber várias propostas, aceitar o plano de história de Enoki Nobuaki, significa que o novato tinha uma ideia e um planejamento muito boa, algo que fez Obata se empolgar ao ponto de aceitar fazer uma parceria com o mangaká. Não significa que o mangá será bom, o "feeling" de Obata pode estar errado e ele ter entrando em uma fria, mas fico o simples fato de Takeshi Obata estar junto com um novato, é uma grandiosa notícia.

Não podemos esquecer que esse ano já teve uma série com um hype gigantesco, aliás um com um hype muito maior que o de Gakkyou Houtei, que foi Stealth Symphony, mas mesmo assim o mangá estreou na última posição, demonstrando que o hype muitas vezes é o pior inimigo de qualquer autor veterano.

Minha Previsão: Eu acredito que a série será boa, a arte de Obata e o seu nome deve ajudar muito a série a atrair os holofotes de vários leitores, por isso se a série for boa, será a nova explosão da Shonen Jump, acontecer o mesmo que aconteceu com Bakuman. Caso a série seja ruim ou simplesmente mediana, o pessoal ficará decepcionado, e ele pegará posições muito ruins, mas terá chance de se recuperar ao longo das semanas, porque dificilmente o pessoal deixará de ler uma série de Takeshi Obata. 

Considerações Finais:

Todas as séries tem chances de se tornarem séries de sucesso, diferente da leva antiga que eu não tinha boa expectativa para nenhuma das séries. Porém o hype é o pior inimigo, e podemos estar jogando muita expectativa sobre essas séries, assim podemos acabar decepcionados com muita facilidade, o mesmo vale para os japoneses.

De longe a favorita da leva é Gakkyou Houtei, mas em 1993 tivemos um caso onde três séries da mesma leva fizeram sucesso: Tottemo!, DNA² e Jigoku Sensei Nube... Por isso pode acontecer das três séries conseguiram se estabelecer bem na revista, o caso de duas séries é mais comum, e já tivemos, 10 casos de dois sucessos na mesma leva nos últimos 30 anos, praticamente, uma leva a cada três anos. a última foi em 2008, com Bakuman e Inumuradashi, por isso faz um bom tempo que não acontece.

Eu até torço para que todas as séries sejam um sucesso e consigam se firmar na revista, mas isso é bem difícil. Então, é melhor você pegar o seu favorito, ou no máximo dois favoritos, e torcer para que ele consiga se firmar! Boa sorte aos autores, e que tenhamos ótimas novas séries! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'