domingo, 21 de dezembro de 2014

TOP 30 - Melhores Mangás de 2014


Chegou o momento do tão esperado TOP 30!

O tão pedido e esperado TOP 30 de "Melhores Mangás de 2014" finalmente chegou, manteremos o mesmo estilo de 2013, onde direi na minha opinião quais foram os 30 melhores mangás deste ano dividindo a classificação em 3 partes - Logicamente em alguns pontos a sua opinião poderá discordar da minha, achando a posição de algum mangá bem injusta, sinta-se livre de criticar e dar a sua opinião. Também devo já alertar que não leio todos os mangás do mundo, por isso pode ser que algum mangá muito "falte" no TOP 30.

Lembrando que a classificação será dividida em 3 partes, esta primeira parte não será de fato sobre os melhores 30, e sim sobre os melhores 32 - Tive que aumentar o número de mangás, porque de nenhum modo fiquei satisfeito colocando somente 30. Sem mais delongas, começamos logo este o tão esperado e polêmico TOP 30 de melhores mangás de 2014.

32 - All You Need Is Kill


Desbancando Kenichi (33) e Owari no Seraph (34), All You Need Is Kill se configura na trigésima segunda colocação, o mangá foi lançado este ano e foi encerrado este ano, tendo apenas 17 capítulos, 2 volumes - A ideia do mangá é muito interessante, porém já muito explorada, um homem que é um soldado é mandando para uma missão em um dia X, mas por ser inexperiente morre em combate, mas acorda neste mesmo dia X, fazendo tudo parecer um sonho, assim ele parte na missão, morre novamente e acorda na sua cama, novamente no dia X, assim ficando preso neste "ciclo", toda vez que morre, acorda como nada tivesse acontecido.

A ideia muito interessante e arte por parte de Obata é Fantástica, porém o mangá falha em nos entregar um desenvolvimento de fato interessante, fazendo que muitos larguem o mangá, mesmo tendo pouquíssimos capítulos, de qualquer modo a obra é boa e tem belas cenas de batalha futurística. 

31 - Arslan Senki 


Mangá da mesma criadora de Silver Spoon e Fullmetal Alchemist, Arslan Senki é uma adaptação do clássico light novel japonês The Heroic Legend Of Arslan, a série é ambientada em um ambiente bem desértico, lembrando o oriente médio - A Adaptação de Hiromu Arakawa é muito boa e consegue passar perfeitamente a essência da obra.

O único problema é que os capítulos são mensais e tem pouquíssimas páginas, somente 25, fazendo que a história não consiga evoluir muito rapidamente e te dando uma péssima sensação de "Foi muito pouco, quero mais". Outro problema é também o design dos personagens, como a ambientação em certos momentos lembra Fullmetal, o rosto dos personagens, muito parecido (Típico da autora) te dá várias sensações de "deja vu", fazendo que muitos personagens te lembre algum de Fullmetal. Mesmo assim, a espetacular história e as ótimas lutas, compensam estes problemas. 

30 - Naruto


A tão polêmica obra de Kishimoto, em seu último ano não poderia ficar fora do TOP 30 de melhores mangás de 2014, por mais que o mangá deu várias tropeçadas ao longo do ano, principalmente na luta contra a vilã Kaguya, acredito que a obra mereça se configurar entre os trinta melhores deste tão concorrido ano.

A batalha entre Naruto e Sasuke, mesmo que curta e com alguns defeitos, trouxe várias simbologias interessantes e conseguiu amarrar toda a série, conseguindo fechar-la de forma satisfatória (Nada de espetacular, somente satisfatória). O último capítulo colorido, também foi muito interessante, foi legal ver os filhos de vários personagens e espero que os filmes que estão a vir, deem uma boa continuidade a série. 

29 - Gakumon! School of Monsters


Gag manga bem tradicional que estreou este ano, Gakumon! conseguiu surpreender o público da Jump Square por ser uma ótima comédia, que consegue parodiar com excelência o universo de "RPGs". A história se passa em torno de uma "garota" que deve se disfarça de "homem" para assim poder se graduar como "Wolfman" na escola de MOBs de RPGs. Podemos dizer que é um lado B do clássico "Mahouji Guru Guru"(Quem nunca viu, recomendo assistirem o anime dublado ou legendado em inglês, é uma das melhores comédias tradicionais que parodiam RPGs, se não, a melhor).

A série só teve as 8 primeiras páginas traduzidas para inglês, mas são o bastante para os leitores perceberem quanto é engraçada a obra. Em um pouco mais de 6 meses de lançamento, o mangá já ganhou várias páginas coloridas, três episódios de anime em flash e é um sucesso entre os japoneses. Agora é só a gente esperar uma tradução, ao menos para inglês, para assim o público ocidental também poder aproveitar esta ótima comédia.

28 - Boku no Hero Academia


Na vigésima oitava posição temos outro mangá novato, Boku no Hero Academia surpreendeu a todos por finalmente ser um B-Shounen de boa qualidade chegando na Shonen Jump, que a tempo não revelava nenhum mangá de sucesso no gênero. O mangá conta a história de um menino "comum" que sonha em se tornar um super herói, o problema em um mundo cheio de mutantes com super poderes, ele que é somente um garoto comum, sem nenhuma poder, não tem "espaço" para se tornar um grande super herói. 

O mangá é muito interessante e começa a ficar muito bom quando de fato o protagonista, Izuku, entra na acadêmia de super heróis (Acredito que levando em conta o nome do título, isso não seja um spoiler), principalmente por causa da chegada de um elenco de personagens muito cativantes, o mangá peca por ser em vários momentos previsível e clichê, se mantendo no básico de "B-Shounen", mas de qualquer modo é uma ótima obra que vale a pena ser lida por todos que gostam de mangás do gênero.

27 - I Am a Hero


Com certeza uma obra que faltou em no TOP 30 de 2013, foi I Am a Hero, o mangá é de longe o melhor mangá de Zumbis do Japão. O mangá consegue adaptar de forma fantástica e realística este universo dominado por "zumbis", ao meu ver I Am A Hero é uma versão melhorada do sucesso comercial, The Walking Dead, que também é uma ótima HQ.

Um dos pontos fortes da obra e o que faz ela se tornar cada vez melhor, ano após ano, é o fato de ser muito realista, te transportando para dentro daquele universo. O traço do autor também é outro ponto positivo, infelizmente o ritmo lento do mangá prejudica a obra, fazendo que muitos larguem o mangá, porque tem vários capítulos que não consegue nada de muito emocionante. 

26 - Inu Yashiki


Inu Yashiki é o novo mangá do autor de Gantz, Hiroya Oku, e conta a história de um homem que vive uma vida de merda, nem a própria família o respeita, para piorar no começo da obra ele descobre que irá morrer de cancer, fazendo-o cair em uma terrível crise existêncial, mas algo de surpreendente acontece em sua vida, que muda tudo.

Hiroya Oku novamente traz um mangá espetacular, sangrento e com uma crítica feroz a sociedade japonesa, mostrando todo o seu podre - Inu Yashiki não chega a ser tão bom quanto Gantz foi, mas de qualquer modo é uma obra que vale a pena ser lida, principalmente aqueles que gostaram da ideologia niilista de Gantz, para quem gosta de mangás com ótimos mistérios relacionados a tecnologia alienígena, ou mesmo das batalhas bem desenhadas e sangrentas presentes nas obras de Hiroya Oku.

25 - Innocent


Um dos mangás mais polêmicos, a história se passa na época da revolução francesa e conta a história de um "guri" que veem de uma família tradicional que por gerações e gerações trabalha na área da "decapitação", por causa da religiosidade do povo da época, esta família é considerada como "comensais da morte" e não podem nem ser tocados. O problema é que o principal não quer se tornar um decapitador como o seu pai, mas por causa da tradição da família deverá se tornar.

O personagem da história é real, mesmo que o desenvolvimento da obra é totalmente fictício, Innocent tem várias cenas belíssima quando o termo é arte e tem uma ambientação simplesmente fantástica. O traço feminizado do autor, pode incomodar inicialmente, mas com o tempo o leitor consegue se acostumar. O ano de 2014 do mangá foi bem superior ao de 2013 e acredito que o de 2015 será a coroação de Innocent como uma obra espetacular.

24 - Terra Formars


Talvez muitos acharão baixas as posições de Terra Formars, mas ao meu ver são muito condizentes ao ano que o mangá teve, já que não podemos esquecer que este TOP 30 é de 2014 e não de melhores mangás em geral, Terra Formars conta a história de um grupo de humanos que são mandandos para Marte para ver como esta o terreno, já que os cientistas estão fazendo uma sequência de experimentos para transformar o planeta em uma região fértil e habitável. O problema é que por algum motivo, o planeta esta dominado por baratas mutantes com forma humana.

Terra Formars é com certeza um dos melhores mangás Seinens lançados nos últimos anos, mas em 2014 a obra pecou bastante em qualidade, soando repetitivo em várias batalhas, que ao invés de serem interessantes, soavam previsíveis. Mesmo com os seus claros defeitos e problemas no roteiro, Terra Formars continuou sendo um dos melhores mangás do ano.

23 - Hinomaru Zumou


O outro grande novato da Shonen Jump, Hinomaru Zumou - Para quem não sabe, o mangá conta a história de um garoto que sonha em ser um dos melhores esportista na área de Sumô do mundo e esta pronto para lutar por seu sonho - O que surpreendeu os leitores, é o incrível desenvolvimento do autor e o fato dele entregar lutas de sumô espetaculares, que simplesmente tiram o fôlego dos leitores, dando a sensação que estão de fato vendo uma verdadeira batalha.

Além do mangá conseguir abordar de forma magistral o preconceito que os lutadores de sumô sofrem no Japão e como o esporte esta sendo esquecido pelos jovens - O que não faz o mangá pegar posições mais altas, é o fato de estar ainda no início, assim não teve tendo de nos apresentar batalhas profissionais que de fato, joguem o mangá em um patamar acima.

22 - Ansatsu Kyoushitsu


Em vigésimo segundo lugar temos o gag mangá mais popular da Shonen Jump atualmente, o mangá conta história de um professor alienígena, o Koro-Sensei, que esta pronto para destruir a terra, mas só não fará isso, se os seus alunos conseguiram mata-los em prazo máximo de 1 ano - Para ajudar os alunos a completarem este efeito, o professor, Koro-Sensei decide ensina-los a como matar, decide transforma-los em assassinos.

O assunto é bem polêmico, mas conseguiu agradar muito os japoneses, neste ano Ansatsu Kyoushitsu ficou um pouco abaixo do esperado, o autor apostou mais nos elementos de batalha, deixando para o lado um pouco a comédia que consagrou a série - O problema é que muitas batalhas no mangás não foram empolgantes o bastante para te deixar animado, ansioso para ver como irá terminar. Mesmo assim a obra continua de alta qualidade, e este tropeço não o retirou de nenhum modo da lista de melhores mangás de 2014. Acredito que próximo ano será o ano em que Ansatsu Kyoushitsu irá brilhar, podendo até ficar entre os 10 melhores mangás do ano.

21 - Claymore


Claymore foi encerrado este ano e conseguiu entregar um bom final aos leitores - A batalha final entre Priscila e Teresa foi simplesmente fantástica, principalmente pela forma físicas serem totalmente contrárias, uma esta deformada e a outra quase um anjo.

E no final, ver a Priscila agradecendo a Teresa, entendendo a mensagem que nossa protagonista queria passar, fechou com chave de ouro a série e a batalha final. De certo Claymore deixou muitas pessoas orfãs, principalmente depois um final tão bonito que amarrou muito bem várias questões da série, sentimos a sua falta, Teresa!

A posição número 20 até a 11, será postada somente amanhã, segunda-feira, por isso tenham calma e podem começar a especular os mangás que podem fazer parte deste meu TOP 30 - Lembrando que o resultado da votação será publicado juntamente com o TOP 10 de melhores mangás que serão postado na terça-feira.

Para ver o TOP 20, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'