terça-feira, 27 de março de 2018

Reflexões Semanais #41: O Fim.


Fim de uma Era.

Carta aberta escrita por Leonardo Nicolin.

O Analyse It é um projeto antigo, que começou em 1 de Abril de 2011, que nasceu diretamente das minhas mãos. E o meu objetivo era criar um site, no qual eu e meus colegas, pudessem escrever análises e críticas sobre várias temáticas e gêneros: Filmes, Mangás, Música, Anime, Games e etc. Eram mais de cinco pessoas escrevendo várias analises diversificadas.

Enquanto eu procurava os escritores, eu também estava produzindo o design do Analyse It. Olhando tutoriais na internet e utilizando a plataforma do Blogger, que na época era tão bom quanto o Wordpress (para algumas pessoas o Wordpress já era bom naquele período) e depois de muitas tentativas e erros, eu consegui produzir o "Analyse It", que era uma versão mais datada ainda do design utilizado atualmente. Após conseguir criar o site e ter um logo (que é este utilizado até hoje), era o momento de dividir bem a função de cada escritor.

Eu, Leonardo Nicolin, fui responsável por escrever as análises musicais e sobre jogos, inclusive a primeira análise publicada foi um texto curto e péssima qualidade sobre um jogo insignificante. Nesse período, dei para Victor Yonemura Seiti, responsável pelo logo do Analyse It, a função de escrever sobre animes e mangás, pois eu não me sentia capaz de realizar tal função. Porém, mesmo assim eu tinha uma vontade enorme de escrever sobre o tema, por isso, a minha primeira análise de mangás foi "Death Note - Esclarecendo Dúvidas" - Análise que ironicamente é aquela que tem mais visualizações na história do Analyse It -

Outras análises importantes foram escritas nesse período, tivemos a minha análise sobre o álbum "Black Parade" de My Chemical Romance, que é meu álbum preferido de todos os tempos e também tivemos a mini-série "Onde Está o Terror", que também conseguiu alcançar um pequeno sucesso na internet brasileira. 

Porém, o projeto poderia ter boas intenções, mas seremos sinceros, a grande maioria das análises eram muito mal escritas e os escritores que eu havia encontrado, mesmo sendo talentosos, não tinha uma real motivação para continuar escrevendo. Deste modo, lentamente o Analyse It acabou morrendo, e fui perdendo contato com a maioria dos escritores, se mantendo meu amigo somente Victor Yonemura, que converso diariamente até hoje. A última análise escrita antes do Analyse It "morrer"  foi do álbum "The Promise Ring", crítica escrita por Diego 4Ever. 

O tempo passou e serei sincero, a minha vontade de escrever críticas de mangás não tinha passado. Vendo Bruno Jacobucci escrever críticas no Facebook, comecei eu também escrever minha opínião semanal das séries que eu acompanhava, em específico Gantz, ONE PIECE e Naruto - Esta última que eu tinha realmente uma relação de amor e ódio, no qual eu passava mais tempo criticando que realmente elogiando -. Porém, escrever opiniões semanais no Facebook não bastou para mim, assim decidi reunir uma segunda equipe, formada por pessoas que eu realmente admirava: Bruno Jacobucci, Arthur Ferreira e Vinicius Catarino. 

Bruno Jacobucci é uma pessoa que eu discordei tantas vezes de opinião, mas realmente muitas vezes. Mas serei sincero, eu sempre achei sua capacidade de argumentação relativamente boas, e conseguia ver algo a mais. Por isso, ele acabou responsável pelas análises de BLEACH e Fairy Tail. Já Arthur Ferreira é uma pessoa que eu converso até hoje, e para mim conseguia ter um senso crítico juntamente com uma capacidade análitica que eu admirava. Obviamente, ele funcionaria muito melhor em um blog político, já que dessa temática ele entende muito bem, mas aceitou participar do Analyse It escrevendo sobre ONE PIECE (Mangá) e Berserk. E o Vinny era quem eu tinha menos contato, mas lia muitos mangás e tinha total capacidade escrever análises, sendo assim responsável pelas análises de Toriko e Katekyou Hitman Reborn. Já eu, Leonardo Nicolin, decidi escrever as análises de Naruto, ONE PIECE (Anime) e Gantz. 

O Analyse It 2.0 não acabou dando certo, mas se tornou a base para o Analyse It atual - Enquanto eu escrevia análises juntamente com essas três pessoas, acabei me aprofundando ainda mais no mundo da TOC (que eu já acompanhava superficialmente), e comecei a me apaixonar por acompanhar essa classificação semanalmente. Com a estreia da magnifica e insuperável séries, Hungry Joker, eu decidi que iria escrever as análises da TOC no Analyse It, no mesmo tempo que eu escrevia as análises sobre Hungry Joker, que eu tinha certeza absoluta que seria um grande sucesso (serei sincero, fui totalmente manipulado pela publicidade massiva e bem inteligente da Project). 

Muitos leitores, incluindo Felipe Vital e Ravelino, que são figuras antigas do Analyse It, conheceram o site nesse período. Felipe Vital, que eu acredito que seja um ótimo escritor e um jornalista e crítico com grandíssimo potencial, por exemplo, comentava sempre as minhas análises de Hungry Joker e ficou muito decepcionado por eu ter abandonado a série. Engraçado que Felipe Vital e sua scan depois foi um dos principais responsável pela tradução e sucesso de Black Clover no Brasil. Eu poderia escrever um texto inteiro sobre minha relação com Hungry Joker, mas vou me resumir a dizer que para mim foi uma das séries mais divertidas que eu já li e que mesmo achando RUIM, eu amava escrever sobre o mangá. Acreditem, sem Hungry Joker vocês nunca teriam as análises semanais da TOC escritas por mim. Sempre torcerei pelo sucesso de Tabata Yuuki e sua misteriosa duplicidade sexual.

Porém tudo que é bom, deve terminar um dia, e o Analyse It estava aumentando, mas nós, escritores, não estávamos tão motivados a escrever semanalmente análises de séries. Acabava realmente sendo muito pesado, toda semana ter que obrigatoriamente ler os capítulos da série e escrever sobre elas. Deste modo, pouco a pouco fomos perdendo a vontade de escrever e abandonado o Analyse It. A última análise escrita no Analyse It 2.0 foi sobre o capítulo 20 de Hungry Joker, intitulado "O Fruto Negro". Cheguei a escrever um mês depois uma análise sobre Shingeki no Kyojin, mas o site já estava morto e ninguém estava realmente disposto a escrever mais nenhuma análise. 

Contudo, esse período "morto" durou somente 6 meses e o Analyse It voltou para sua versão 3.0, que é a versão atual do site. Em 8 de Outubro de 2013, com a análise do capítulo 650 de Naruto, intitulado "Hora de Dormir", escrevi uma análise bem humorada sobre a série, no qual eu criticava como eu sempre fiz em relação a Naruto, mesmo sendo o mangá mais importante da minha vida, eu estava realmente indignado com o rumo que a série estava pegando. Foi justamente essa sensação de ter que escrever sobre o que eu pensava de Naruto juntamente com uma vontade enorme de escrever sobre as TOCs da Weekly Shonen Jump, que me fizeram voltar a escrever no site, dessa vez, sozinho e com o objetivo de transformar o Analyse It, em meu blog pessoal.

Com poucas semanas deixei de escrever sobre Naruto e acabei me concentrando somente nas TOCs, que era meu hobby preferido (pesquisar e escrever sobre a Weekly Shonen Jump). Serei sincero, meu objetivo nunca foi conseguir ganhar dinheiro com o Analyse It ou ter muitos leitores, e justamente por isso, nunca sai pelo Youtube, Blogs, Facebook, divulgando o Analyse It. Eu simplesmente publicava as minhas análises e as deixava ali. Várias pessoas já vieram me perguntar estratégias para conquistar leitores quando se começa um Blog, e eu sinceramente não sei dizer nenhuma, pois eu realmente não usei nenhuma. Algumas pessoas acharam o meu blog na internet e começaram a divulga-lo, transformando-o em um dos principais sites sobre a Weekly Shonen Jump.

Deste modo, a quem eu posso a agradecer por esses anos fantásticos escrevendo pelo Analyse It? Principalmente à vocês leitores. São mais de quatro anos que eu escrevo semanalmente sobre a TOC da Jump, sem parar, tendo somente algumas semanas de pausa (em todos esses anos, eu só não escrevi quatro análises, por problemas de saúde). É realmente incrível pensar que um simples hobby, acabou algo tão grande, com tantas pessoas que acompanham e utilizam das minhas análises como ponto de referência. É realmente muito emocionante perceber a comunidade que está por trás de um simples, muito mal produzido e visualmente datado, blog. 

Nesse período nasceram muitos projetos fantástico vindo do Blog - Projetos que ainda espero recuperar e colocar em ato um dia - O Kyodai podcast, no qual participava o Gah - uma das melhores pessoas que eu já conheci e que desejo todo o sucesso possível -. A parceria com Felipe Cezar que resultou na tradução do primeiro capítulo de "Roggy". Também conheci pessoas que são muito inteligentes e talentosas, como a Jussara Nunes, o Siul, William Halter, Márcio Sales, e até mesmo o polêmico e insuperável, G_I_A, que pode ser uma máquina de criar polêmicas, mas não podemos negar que soube como criar um império.

Escrever sobre a TOCs para mim superou a "nível" de hobby, deste modo, se tornou realmente um vício positivo. Muitas semanas, eu me vejo preso em uma ansia alegre, esperando que a TOC seja lançada para poder escrever uma análise para vocês. E mesmo atualmente tendo muito menos tempo livre que antigamente, eu sempre reservo um momento da semana para sentar na frente do computador e escrever o significado de cada posição da TOC da semana. A Weekly Shonen Jump mudou minha vida e a verdade é que me ajudou a superar tantos problemas na minha vida, como a depressão, que sofri por longos anos da minha vida. Analyse It se tornou uma parte de mim, como fosse meu segundo coração.

Entretanto, depois de muitos anos escrevendo sozinho no Analyse It, percebi que para trazer um conteúdo mais vasto aos leitores, eu não poderia continuar esse projeto sozinho. Foi nesse momento que eu convidei um dos meus principais leitores e amigo, Diego Felipe para escrever no Analyse It. Diego já tinha o seu blog próprio, no qual escrevia a análise da Shonen Magazine e Shonen Sunday, e eu realmente gostei muito do material escrito por ele. Eu não estava disposto, de modo ALGUM, de deixar outras pessoas escreverem no Analyse It. Depois de tantos anos tentando produzir um projeto em grupo, eu tinha conseguido fazer funciona, mas eu tinha realizado este feito, escrevendo e guiando o site sozinho.  Porém, Diego conseguiu me fazer mudar de ideia, e com uma simples ação: escrevendo boas análises no seu próprio Blog.

Pensei - "Se é para colocar mais alguém escrevendo no Analyse It, que seja uma pessoa que eu possa confiar e que sei que ama escrever sobre as TOCs... E essa pessoa é justamente o Diego" -. A decisão sinceramente acabou sendo acertadíssima. Atualmente eu não me considero mais o único "dono" do Analyse It; eu sempre digo ao Diego, que o Analyse It é tão dele quanto é meu. 

Voltando ao discurso principal, eu consegui perceber nesse momento que o Analyse It era e poderia ser uma fonte de informação gigantesca para as pessoas que são realmente apaixonados pelo mercado japonês. Eu nunca transformarei o Analyse It em um site de notícia, mas quanto mais pessoas competentes (como o Diego e o Siul, que também sou muito grato pela grande ajuda que me deu) eu conseguir achar para esse projeto, mais os leitores vão ganhar. Deste modo, nos últimos meses que voltei a planejar modos de progredir com o Analyse It e poder entregar um conteúdo mais interessante aos leitores. Esse período de "pesquisa" e pensamento acabou resultando em menos análises da minha parte, mas acredito que o resultado final acabará agradando a maioria das pessoas.

Hoje, o Analyse It é totalmente diferente do que eu imaginei em 2011. Hoje minha vida é totalmente diferente daquela que eu tinha em 2013. Hoje, o Analyse It é muito maior do que à alguns anos atrás. Tudo mudou, mas uma coisa acabou não mudando, o visual do site, que continuou sendo um design datado que produzi na época do Analyse It 2.0. Por isso, com a ajuda de um grande amigo, Lucas Henrique, demos uma grande reformada no Analyse It, que será revelada no dia 1 de Abril, quando o Analyse It vai está comemorando incríveis sete anos de vida. 

É o momento de mudar, nada resta para sempre, por isso é o momento de jogarmos fora essa visual antiguado que sinceramente é horrível e dar as boas-vinas ao novo Analyse It. Uma versão 4.0, que trará grandes novidades, que irão muito além do "simples novo visual". Essas novidades serão reveladas aos poucos nos próximos meses, talvez somente uma coisa continuará estável, as análises da TOC escrita por mim, Leonardo Nicolin, e meu caro amigo Diego Felipe. Eu espero que vocês estejam prontos para um novo blog, muito mais bonito, limpo e com uma variedade de análises ainda maior. Está na hora de terminar a velha era e começar uma nova.

Esta carta é dedicada a todos aqueles que leram ao menos um artigo do Analyse It - E uma segunda parte anunciando as mudanças será lançada depois de 1 de Abril, por isso fiquem atentos! -.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'