quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #09 (Ano 2015).


Teto de Vidro.

Quem imaginaria que a TOC da Jump nos daria tantas surpresas neste começo de ano? Quem esta sofrendo muito com essa alta concorrência nos votos e principalmente o crescimento monstruoso de Boku no Hero Academia é os "reis" da Jump: One Piece e Ansatsu Kyoushitsu que só conseguiram um primeiro lugar neste ano. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

Weekly Shonen Jump #09 (26/01):
Haikyuu!! (Capa & Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - One Piece
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Hinomaru Zumou
05 - Shokugeki no Souma
06 - World Trigger
Tenjou no Aruwando (Página Colorida, Oneshot / Ikeda Keisuke)
07 - PSI Kusuo Saiki
Gakkyuu Houtei (Página Colorida / Pré-Rank)
08 - Gintama
09 - Toriko
10 - Takujou no Ageha
11 - Nisekoi
Kochikame
12 - E Robot (Primeiro Rank)
13 - Bleach
14 - Isobe Isobee Monogatari
15 - Sporting Salt
16 - Hi Fi Cluster (FIM)

Weekly Shonen Jump #10 (02/02):
Capa & Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Ansatsu Kyoushitsu, eLDLIVE (Akira Amano / Capítulo Especial), One Shot.


Haikyuu!!, Lead Color Page.

Como já é de tradição começamos pelos mangás não ranqueados desta edição, quem ganhou o privilégio de abrir a revista foi Haikyuu!!, já estava mais do que na hora da Jump dar uma outra capa para o mangá, a última tinha sido no começo de maio do ano passado, por isso a muito tempo. O sucesso de Haikyuu!! é inegável e pelo ritmo que esta indo, deve manter suas vendas altas por um bom tempo.

A grande surpresa na área dos "não ranqueados" foi a página colorida de Gakkyuu Houtei, mas mesmo com este privilégio, os editores preferiram ranquear o mangá em uma posição mediana, sem muito destaque. Esta página colorida pode ser uma prova do sucesso do mangá ou mesmo uma prova que ele não esta tendo o rendimento esperado pela Jump, lembramos que Illegal Rare ganhou duas páginas coloridas sem ter nenhum mérito, só por seu autor ter um nome de respeito, o mesmo pode estar acontecendo com Gakkyuu Houtei, que tem um desenhista que é da casa.

Haikyuu!!, Color Page.

Chegando ao TOC, temos em primeiro lugar novamente Boku no Hero Academia, o seu segundo volume conseguiu alcançar a marca de 200 mil cópias vendidas em apenas 2 semanas, um ótimo resultado, a série também é agora, disparado, a que mais tem primeiros lugares neste ano e com as páginas coloridas de One Piece e Ansatsu Kyoushitsu na próxima semana, a tendência é que Hero consiga pela quarta vez o primeiro lugar. Mas não pense que a Jump esta totalmente satisfeita, o potencial de Hero é muito grande, provavelmente já devem estar planejando o seu futuro anime e todos os budgets que podem vender com o grande sucesso da série.

Em segundo lugar temos One Piece que não esta conseguindo ter um desempenho avassalador este ano, mas continua muito forte. Inclusive o seu último volume conseguiu vender mais que os anteriores no prazo de 2 semanas, levando a crer que a transmissão da saga de Dressrosa na TV esta ajudando a série a voltar para os grandes holofotes, impulsionando as suas vendas, que já são gigantescas. Próxima semana o mangá ganhará uma capa, podendo até um anúncio sobre um novo filme, mesmo que seja pouco provável. 

Ansatsu Kyoushitsu ficou em terceiro lugar, próxima semana teremos o resultado do primeiro episódio do Anime, veremos se vai ter dado um "boost" nos volumes antigos... Na próxima edição também teremos uma página colorida para o mangá, é um jeito que a Jump encontrou para manter aproveitar um possível sucesso do seu anime. Em quarto lugar temos Hinomaru Zumou que finalmente deu um pulo no gato, não conseguiu superar em votos os dois monstros da Jump (Ansatsu e One Piece), mas pelo menos conseguiu dar uma bela subida de posição, por mais que Zumou não seja um grandíssimo sucesso, esta conseguindo se estabelecer bem na revista, o seu objetivo deve ser simples: Sobreviver até o seu anime chegar, um feito que Soul Catcher (S) não conseguiu, mas que Zumou parece que conseguirá facilmente. 

Quinto lugar para Shokugeki no Souma, que melhorou somente uma posição comparado a semana passada. Os japoneses simplesmente não estão se animando com os combates atuais, é triste ver Souma mesmo com capítulos muito emocionantes sendo ranqueados, não conseguindo chegar a um TOP 03, a verdade é que foi um golpe muito forte no mangá o sucesso do anime de Haikyuu (Que agora esta quase sempre na frente de Souma) e a popularidade dos novatos Zumou e principalmente, de Boku no Hero Academia. Para sua sorte, o seu anime será lançado em Abril e como a editores tem uma ótima relação com os autores, provavelmente o mangá ganhará uma publicidade enorme dentro da revista para que eles garantam que o mangá tenha um grande "boost" de vendas.

Gakkyuu Houtei, Color Page.

World Trigger ficou com a sexta colocação, o mangá teve bom aumento de vendas e vem conquistando mais vezes posições mais altas na classificação, mesmo que continua passando longe das primeiras colocações. Isto joga o mangá em uma situação bem mais confortável, é bem provável que o mangá consiga sobreviver pelo menos até Setembro deste ano, quando o anime finalmente será encerrado. Só tem um detalhe importante para ser citado, agora que World Trigger finalmente esta conseguindo ter algum reconhecimento, mesmo que menor comparado aos demais mangás da revista, os editores da Jump decidiram não dar mais nenhuma página colorida ao mangá, simplesmente largaram mão... Será uma coincidência isto esta acontecendo justamente quando apareceu um outro B-Shounen com bem mais potencial (Boku no Hero Academia)? 

Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que conquistou uma boa posição, nada de espetacular, mas é normal para um gag mangá tradicional dar estas variadas. E em oitavo temos Gintama, que pegou uma posição mediana, mas boa para o histórico atual do mangá - Gintama parece que vai ser encerrado este ano ou no próximo, logicamente isto é uma decisão do autor que quer encerrar o mangá naturalmente, mas do mesmo modo que acredito que o fim de Sket Dance foi causado pelo fato do autor já perceber que não tinha mais tanto espaço na revista e seus volumes não vendiam mais tanto como antigamente, acredito o mesmo para o autor de Gintama, que deve estar percebendo que a popularidade do seu mangá caiu bastante e que talvez seja o momento certo de encerra-lo e não arrastar a obra, desnecessariamente, por mais vários anos.

Capa do último volume de Naruto

Em nono lugar temos Toriko que novamente conquista uma posição bem medíocre, após ter um pico de primeiro lugar, voltou para a parte inferior da tabela. Sejamos sinceros, a situação de Toriko é bem complicada, a Jump esta "cagando e andando" para o mangá, que recebeu sua última página colorida em Agosto, 5 meses atrás, na edição número #39 de 2014. Não lembro a última vez que Toriko ficou tanto tempo sem receber página colorida, isto demonstra que os editores não tem mais nenhum expectativas com o mangá, talvez não acreditem mais que vale a pena dar publicidade para uma obra que provavelmente não terá suas vendas aumentadas. Acho que este ano, o mangá conseguirá sobreviver, mas será muito difícil passar de 2016, só irá conseguir se o autor voltar a dar mais foco aos personagens humanos (Como ele esta voltando a fazer) e esquecer um pouco a caça dos ingredientes gourmet.

Takujou no Ageha conquista o décimo lugar e conseguiu se manter firme e forte, inclusive melhorando a sua posição comparada a semana passada, isto é uma boa notícia mesmo que não seja muito esperançoso, para todos nós que acompanhamos o 2ch Rankings, sabemos que o segundo capítulo foi muito bem recebido, mas que o mangá só começou a ter uma queda de popularidade a partir do terceiro, com a aparição de um personagem que não agradou o público do fórum, por isso devemos ver se o público geral da Jump concorda com a 2ch ou vai continuar gostando do mangá depois do terceiro capítulo. A próxima semana é a prova de fogo de Takujou no Ageha.

Em décimo primeiro lugar temos Nisekoi, o mangá deve conseguir sobreviver ao primeiro semestre desse ano como previsto por mim, já que a após esta leva que estreará em Fevereiro (Com o cancelamento de Juudouzu, Hi Fi Cluster e próxima semana provavelmente Sporting Salt), só devemos ter uma outra leva em Maio, tendo provavelmente a estréia de dois mangás... Dificilmente Nisekoi será cancelado em um combate direto contra E-Robot e Takujou no Ageha, mas as chances do mangá ser cancelado ou ter seu final adiantado no segundo semestre deste ano são gigantesca. Entre os três "veteranos" em situação de perigo, (Grupo do teto de vidro formado por Nisekoi, Toriko e World Trigger), Nisekoi é o que tem mais chances de ser cancelado, de fato Nisekoi esta com o teto de vidro. Na área de comentários deixarei os dados desta cruel batalha pela sobrevivência.

Tenjou no Aruwando, Color Page (Oneshot)

Abrindo o Bottom, em décimo segundo lugar temos o primeiro rank de E-Robot. Então, a série teve uma péssima estreia, a tendência é que os próximos dois capítulos o mangá mantenha ou piore as suas posições, talvez recupera a partir do quarto, mas o muitos leitores da 2ch, que normalmente são mais fanáticos pela revista, largaram o mangá após o terceiro capítulo, é bem provável que o público casual, que já tem a mania de largar muitos mangás, abandonem E-Robot imediatamente. As chances do mangá sobreviver é baixíssima, tem muitos admiradores, tem, mas são só admiradores, tem poucos leitores disposto a votar na obra, infelizmente.

Décimo terceiro lugar para Bleach que continua vendendo bem, mas mesmo assim não sai das últimas colocações. E em décimo quarto temos outro fiel companheiro das últimas colocações, o melhor amigo de Bleach, amizade invejada por muitos, o mangá que sempre esta do seu lado quando o assunto ficar no Bottom, Isobe Isobee Monogatari. O mangá tem uma situação especial na revista, mas acreditem, ele não esta totalmente salvo, o fato de poder ser votado e estar sendo classificado, significa que as suas posições no TOC também são importante. Caso não tenham nenhum mangá para cancelar, os editores irão sim cancelar Isobe Isobee Monogatari, mas por enquanto, esta seguro na revista.

E nas últimas duas posições temos Sporting Salt e  Hi-Fi Cluster que acabou de ser cancelado... Sporting Salt provavelmente será cancelado próxima semana. Como venho dizendo a muito tempo, a nova leva deverá chegar em Fevereiro com três novos mangás, mais ou menos no mesmo período que teve a leva de Stealth Symphony no ano passado (E que teve o triste cancelamento de Beelzebub), então, vamos já começar as nossas especulações sobre as novas séries, eu tenho certeza que ao menos um B-Shounen de um autor veterano irá estrear nesta leva de fevereiro! 

- 2ch será postado na sexta-feira ou no Sábado
Última página de Hi-Fi Cluster.


2ch Ranking

Os calculos continuam sendo feitos por mim, usando a média aritmética dos votos, assim sabendo a nota final (levando em conta a média) de cada mangá levado a votação. A média dos votos, comparada ao modelo anterior estará um pouco maior, mas mesmo assim é totalmente válido para vermos o rendimento de cada obra.

Relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos e faço o calculo aritmético, assim chegando a uma média final.

Edição 06-07, Capa Elenco da Shonen Jump (Página de Abertura de Ansatsu)
Color Page: Shokugeki no Souma, Tiger-Ani to Dragon (Oneshot/Tamura)
Ausentes: Hunter x Hunter e World Trigger

#Posição - Nome do Mangá (Média Total de Pontos recebidos)

#01 - Haikyuu!! (4.21)
#02 - Hinomaru Zumou (3.76)
#03 - PSI Kusuo Saiki (3.37)
#04 - Isobe Isobee Monogatari (3.18)
#05 - Gintama (3.12)
#06 - Boku no Hero Academia (3.05)
#07 - Kochikame (2.94)
#08 - E-Robot (2.93)
#09 - Tiger-ani to Dragon (2.83) Oneshot
#10 - One Piece (2.68) 
#11 - Juudouzu (2.65)
#12 - Toriko (2.28)
#13 - Shokugeki no Souma (2.12)
#14 - Ansatsu Kyoushitsu (2.05)
#15 - Takujou no Ageha (2.00)
#15 - Bleach (2.00)
#15 - Hi-Fi Cluster (2.00)
#18 - Gakkyuu Houtei (1.88)
#19 - Nisekoi (1.86)
#20 - Moteki Magic (1.07) Oneshot
#21 - Sporting Salt (0.67) 

Atrasou, mas chegou, o ranking 2ch! Nesta semana quem levou a medalha de ouro foi Haikyuu!!, conseguindo uma pontuação altíssima, a maior deste ano. Boku no hero Academia melhora sua média comparado a semana passada, mas mesmo assim se manteve pela segunda semana consecutiva fora do TOP 05. E por fim, o One shot de Tamura foi relativamente bem recebido, mas nada de fantástico, tem grandes chances de não ser serializado.

Em relação aos novatos, Takujou no Ageha cai bastante a sua média, cerca 0.53 pontos a menos que a semana passada, assim também caindo duas posições, aos poucos a 2ch vai largando o mangá. Já E-Robot cada semana fica com menos leitores, mas isso ajuda a sua média a subir na 2ch (Já que os que sobram lendo dão nota alta, pois é os que gostam), estou começando a considerar os votos de "não li" como nota 1. E Gakkyuu Houtei continua com uma péssima média.

Na próxima semana teremos a avaliação do último Oneshot de Nisio Isin, por enquanto...

Sorteio da Jump Square, Lion Scanlator & AMUSNIMA

Como também já é de tradição (Sim, eu amo esta frase), estamos de voltar com os nossos sorteios bimestrais, desta vez não iremos sortear uma Weekly Shonen Jump, como fizemos nas últimas duas vezes e sim uma Jump Square! A edição que será lançada em Fevereiro será sorteada para vocês via a nossa página de Facebook, como sempre fazemos.

Mas não acaba por aí! Percebendo que tem uma grande possibilidade de não-leitores ganharam a revista, o que é normal, decidi fazer um segundo sorteio voltado somente para quem lê o Analyse It, isso mesmo! O primeiro sorteio será pelo Facebook, e o segundo será um pouco diferente, será via o Google Docs, onde vocês irão se inscrever, será obrigatório colocar o link do perfil de Facebook, para evitar que alguém crie várias contas no Google e eu irei sortear o vencedor desta outra edição da Jump Square. As inscrições para os dois sorteios será aberto na próxima semana juntamente com a matéria da Análise do TOC da Weekly Shonen Jump #10.

E para não perdemos o costume esta semana trarei duas recomendações, a primeira é um blog que um dos nossos leitores criou, se chama A.M.U.S.N.I.M.A, ainda esta no começo, o Siul (Criador e redator do Blog) ainda esta aprendendo as manhas da criação de matérias e principalmente no design de um Blog, mas é muito interessante o seu trabalho, tem vários post que vale a pena ler, por isso visitem o site, não tenham medo de fazer criticas construtivas. Vou passar para vocês uma matéria que vale a pena ser lida:

AMUSNIMA

A segunda recomendação é a Lion Scanlator que foi eleita por vocês a terceira melhor scan do Brasil em 2014, na nossa enquete anual, a scan esta traduzindo há um bom tempo o mangá Whistle!, clássico de futebol que foi lançado na Shonen Jump, minha recomendação é simples, para você que gosta de futebol, vá dar uma lida neste fantástico mangá, um dos melhores do gênero já lançado, eu sou fã do esporte e simplesmente, amo Whistle!

Lion Scanlator - Whistle!

Prévia da Edição 10 de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'