quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

TOC Monthly Jump Square #03/Março (Ano 2015).


Questão de Propaganda.

Se já não bastasse o sorteio que iremos fazer, os japoneses nos entregaram um TOC, simplesmente, fantástico, com vários detalhes para serem comentados. Cada vez mais, os novatos vão dando certo na Jump Square, o que esta sendo um bom pesadelo para vários mangás, os editores devem estarem loucos, discutindo qual mangá irão cancelar. Sem mais delongas, vamos ao TOC:


Jump SQ. Março Issue:
Shin Tennis no Oujisama (Capa e Página Colorida de Abertura)
Houkago no Oujisama
01 - Owari no Seraph
02 - Chihaya-san wa Sonomama de Ii
03 - Hanna Sensei Shigoto wo Shitekudasai!
04 - Gakumon!
Tomodachi Inai Doumei (Página Colorida, One Shot)
05 - Sousei no Onmyouji
06 - Kono Oto Tomare!
Emma-chan to Boku (Página Colorida, SQ. Next Cup Entry #2)
07 - Nightmare Funk
08 - Gag Manga Biyori GB
09 - Hotel Helheim
10 - To Love-Ru Darkness
7th Garden (Página Colorida)
11 - Mu and I
12 - Tegami Bachi
Hetalia World☆Stars (Página Colorida, Capítulo Especial)
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu (Página Colorida, Capítulo Especial)

13 - Boku no Manga
14 - Embalming
15 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
Hyouzen to Naru CM9 (One Shot)
16 - Teiichi no Kuni
17 - Shinai Naru Koroshiya-sama
18 - Iiyone! Yonezawa Sensei

Ao no Exorcist (Ausente)

Jump SQ. Abril Issue:
Cover: Owari no Seraph
Página Colorida de Abertura: Kono Oto Tomare!
Página Colorida: Shin Tennis no Oujisama, Nightmare Funk, Shakunetsu no Takkyuu Musume (Capítulo Especial), Chidamari no Bride's Maid (SQ. Next Cup Entry #3)

Começamos pelas páginas coloridas, que nesta edição foram quase todas por parte de Capítulos Especiais e One Shots, de séries, somente New Prince of Tennis e 7th Garden ganharam a tão prestigiada página colorida - Próxima edição, ao menos três mangás receberam página colorida, além dos One Shots e Capítulos especiais. De qualquer modo, é interessante perceber que os editores estão apostando bastante em 7th Garden mesmo que o mangá não venha sendo tão bem votado.

Então, antes de começar a falar da classificação, gostaria de comentar as vendas da Jump Square que são de 280 mil cópias por edição... A Jump Square continua vendendo bem, mas é claro que esta tendo uma pequena queda em comparação aos anos anteriores que eram de 300 mil cópias. Motivo da queda? Não é a falta de qualidade da revista, mas sim a falta de mangás novos que chamem atenção, temos vários mangás famosos, mas nenhum novo... Quem sabe agora com o animê, Owari no Seraph não consiga chamar mais público.

Em primeiro lugar no TOC temos Owari no Seraph, com a chegada do anime, o seu hype esta aumentando MUITO, o autor esta conseguindo dar emoção na saga atual e o público esta cada vez mais ansioso pela animação (E isto também esta se refletindo no TOC). Como já comentaram, o primeiro capítulo do mangá é muito emocionante e chocante, então tem grandes chances de agradar o público, como Shingeki no Kyojin fez - As chances de OnS se tornar o mais novo monstro da Jump Square é enorme. O mangá vem como uma salvação para a revista que precisa demonstrar ao público que tem novos mangás de altíssima qualidade.

Na segunda e terceira colocação temos dois mangás novatos, que estrearam na mesma edição e agora tiveram os seus primeiros ranques, e foram MUITO bem, não imaginava que as duas séries iam estrear tão bem, mas ao mesmo tempo, devo declarar que isto não significa que elas serão um grande sucesso. Como já dito em análises anteriores, o público da Jump Square é muito generoso, tende a votar nos novatos, que estreiam bem, mas aos poucos vão caindo, até serem cancelado. Vamos ver se os dois mangás irão se manter ou irão cair.

Em quarto lugar tivemos Gakumon, é incrível perceber que o mangá de comédia continua firme e forte na revista, tendo várias altas posições. Atualmente o mangá esta superando o rendimento de Sousei no Onmyouji, que é bem mais popular aqui no ocidente - É interessante ver comédias tão curtas tendo rendimentos tão avassaladores dentro da revista. Os editores também tem uma grande simpatia pelo mangá, por isso, Gakumon! tem um ótimo caminho pela frente, quem sabe em 2016 não ganhe um anime.

Fechando o TOP 05 temos Sousei no Onmyouji que deu uma respirada, após a posição ruim da semana passada. Porém mesmo assim é claro que o mangá perdeu força dentro da revista (e também fora, já que suas vendas estão bem abaixo do esperado). Ainda vejo um grande potencial na obra, pois Sousei é um mangá de boa qualidade, porém dependerá de um futuro anime para conseguir se firmar no mundo dos mangás, dificilmente será uma daquelas obras que já consegue vender muito bem, tendo somente a sua versão em mangá, como por exemplo acontece com Sakamoto Desu Ga? Mangá de uma revista muito menor, mas que seus volumes individuais vendem muito.

Sexto lugar para Kono Oto Tomare! que por mais que não ganhe capa, ganhará página colorida de abertura na próxima semana - Outra obra que ao meu ver, poderia pegar muita força após uma versão animada, enquanto é somente mangá fica bastante obscurado, conseguindo até boas posições dentro da Square, mas quando o assunto é ter visibilidade no ambiente geral do universo de animes e mangás, não consegue se destacar. Infelizmente, até agora não tivemos na Jump Square nenhum mangá que conseguiu por si só se destacar, é falta de publicidade por parte dos editores ou mesmo séries não tão interessantes? Acredito que seja a primeira opção.

Sétimo lugar para Nightmare Funk que continua nas suas posições intermediárias, mesmo que deu uma leve melhorada. "Funk" é uma obra que acrescenta muito a revista, que tem uma diversidade de mangás espetacular, porém por seguir um estilo de investigação policial, não consegue tantos votos. Por isso, vê-lo pegando posições intermediárias já é um fator muito positivo. Dificilmente a obra se tornará um pilar, normalmente mangás que serão "pilares", depende a ter um começo devastador, conquistando nos primeiros capítulos várias boas posições, mas isso não significa que Nightmare obrigatoriamente será um fracasso para sempre, pode inverter esta situação, se tornando uma obra mais popular ou continuar sobrevivendo anos após anos em suas posições intermediárias, que não é um resultado ruim de nenhum jeito.

Pulando para o nono lugar temos Hotel Helheim, acreditei que o mangá seria uma ameaça para Gakumon!, podendo roubar vários votos já que os dois são duas comédias, porém parece que as duas séries estão conseguindo coexistir sem nenhum problema dentro da revista, cada um esta brilhando em seu canto... No final das contas, são duas comédias que vem agradando muito o público, são bem engraçadas e tem tudo para manterem a qualidade por muito tempo, os editores DEVEM manter a publicidade em cima destas obras, tentam maximizar o sucesso deles. Em décimo temos To Love Ru-Darkness que conquistou uma posição bem tranquila, o mangá era uma montanha russa na Jump (Ficando na maioria das vezes na parte inferior) e a situação não mudou na Jump Square, deste modo, nada para se preocupar.

Em décimo primeiro temos Mu & I que é um outro novato, desta vez mais focado no "ecchi", e ao meu ver a obra corre sérios riscos de ser cancelada ainda este ano. Suas posições estão cada vez piores e a tendência é que cedo ou tarde seja cancelado, já Tegami Bachi nesta edição deu uma respirada e parece que pelo menos sobreviverá ao próximo "round" de cancelamentos... Capengando e respirando a base de máquinas, Tegami Bachi vai sobrevivendo - Ainda espero que o autor dê um final a obra, pois por enquanto a série consegue sobreviver, mas a situação esta ficando cada vez mais preta.

Décimo quarto lugar ficou com Embalming que esta em sua última saga, por isso as posições não irrelevantes - Em décimo sexto temos Teiichi no Kuni que já chegou até a ganhar Live-Action e agora esta passando por uma crise gigantesca dentro da Jump Square. Seria uma pena a obra ser cancelado antes de ganhar uma versão em anime, mas infelizmente, o mangá esta caminhando para este trágico final, já que não consegue mais agradar tanto assim o público japonês. Sua sorte é que temos outros dois mangás em uma situação bem pior:

São eles Shinai Naru Koroshiya-Sama, que parece que será cancelado em breve, já que os editores que no inicio gostavam bastante do mangá, não acreditam mais no potencial da obra. E também temos uma situação péssima, Iiyone!, que parece ter muito apoio dos editores, podendo receber mais uma outra oportunidade mesmo tendo uma péssima posição. Tudo indica que o próximo cancelado será o nosso Hitman, Koroshiya-Sama, é questão de tempo até o mangá, infelizmente, ter que dar adeus a revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'