quinta-feira, 12 de março de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #16 (Ano 2015).


Café com leite.

Acho que o TOC desta semana dá para ser resumido com uma frase: "Café com leite", foi uma classificação tão vazia que praticamente não deu para levar em consideração quase nenhuma colocação, porém, por causa do Ranking Oricon e as novas séries, posso trazer várias análises que podem ser interessante a vocês. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

Shonen Jump #16 (03/16)
Ansatsu Kyoushitsu (Cover, Página Colorida de Abertura)
01 - Haikyuu!!
02 - Toriko
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
03 - Shokugeki no Souma
Ultra Battle Satellite (Terceiro Capítulo, 23p)
04 - Gintama
Black Clover (Quinto Capítulo)
05 - Nisekoi
Aka ke no Acho (One Shot, Página Colorida, 47p)
06 - Bleach
PSI Kusuo Saiki (Página Colorida)
Kagamigami (Sexto Capítulo)
07 - Hinomaru Zumou
Kaizo Ningen Roggy (Quarto Capítulo)
08 - Gakkyuu Houtei
09 - World Trigger
Kochikame
10 - Takujou no Ageha
Isobe Isobee Monogatari 
One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)
*Novatos serão ranqueados a partir do oitavo capítulo.

Shonen Jump #17 - Prévia
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Hinomaru Zumou, One Shot

Ausentes: World Trigger, Hunter x Hunter

Ansatsu Kyoushitsu, Lead Color Page.

Comecemos pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos capa de Ansatsu Kyoushitsu, que fez publicidade do seu Live-Action em será lançado no dia 21 deste mês, o anime não fez muito sucesso, quem sabe o filme não faça? Eu não costumo gostar de Live Actions, mas tarei uma chance para esse, só por curiosidade mesmo.

Também tivemos página colorida para Boku no Hero Academia, a Jump continua enchendo o mangá de regalias, para PSI Kusuo Saiki que não ganhava página colorida a muito tempo e por fim para um One Shot chamado de Aka ke no Acho, ele não deriva da Jump NEXT!, por isso parece ser um material totalmente original.

Por fim, os novatos continuam tentando agradar o público, esta semana Roggy foi, teoricamente, mal ranqueado, mas não é nada desesperador, a revista esta muito vazia, por isso os praticamente foram obrigados a ranquear mal algum dos novatos, escolheram Roggy. Tirando isso, qualquer mangá desta leva pode fazer sucesso, como qualquer mangá pode fracassar, por mais que UBS esta se destacando na 2ch, ainda não teve nenhum mangá que de fato podemos dizer "Certamente será um sucesso" ou "Certamente será um fracasso", esta bem em aberto esta leva.

Ansatsu Kyoushitsu, Color Page.

Em primeiro lugar tivemos Haikyuu!!, é ótima ver o mangá conquistando o primeiro lugar pela segunda vez, mesmo que ele só teve um inimigo real neste ranking (Shokugeki no Souma)... Se já não bastasse o primeiro lugar, o mangá na próxima semana ganhará capa e página colorida de abertura em comemoração aos três anos de séries, isso mesmo, Haikyuu!! se tornará um "adulto" dentro da Shonen Jump. Foi lançado um novo volume de Haikyuu!! que continuou vendendo muito bem (Na área de Comentários postarei a análise das vendas), interessante é que a edição especial, que custava 28 dólares (Muito caro), vendeu 108 mil cópias, uma quantidade incrível.

Em segundo lugar tivemos Toriko, a posição não é nada de fantástico, mas é uma boa notícia pelo fato de ter ficado em cima de Shokugeki no Souma, o mangá por mais que conquiste muitas posições medíocres, continua provando que tem fôlego para sobreviver na Shonen Jump - Digo e repito, Toriko esta salvo até 2016, quem deve lutar mesmo para sobreviver este ano são Nisekoi e World Trigger que nesta semana pegou uma péssima posição.

Shokugeki no Souma ficou na terceira colocação, posição normal por parte do mangá, sim é ruim ter ficado atrás de Toriko,  mas não é um grande problema, o mangá já havia ficado outras vezes atrás do mesmo. Será lançado em Abril o anime de Souma, não esperem uma animação fantástica como vimos nos trailers, provavelmente ali é propaganda enganosa, o estúdio J.C Staff não é o melhor quando o assunto é qualidade da animação, mas podemos esperar sim um anime, em termo de roteiro, bem adaptado, isso sim.

Boku no Hero Academia, Color Page.

Em quarto lugar tivemos Gintama, muito bem, como o TOC foi bem vazio e o mangá só ficou abaixo das obras que ele sempre fica abaixo, podemos considerar a posição de Gintama dentro do normal, nada de fantástico ou até mesmo bom. Estou começando a acreditar que a série durará até 2016, sendo encerrado no primeiro semestre do próximo ano... Assim o autor poderá aproveitar bem o "boost" da volta do Anime e dar um final com vários leitores velhos que retornarão ou os novos que virão.

Em quinto lugar tivemos Nisekoi, que depois de um tempinho está de volta ao TOP 05, mesmo que não acho muito válido isso, já que tivemos um TOC que nem existe posição intermediária (Ou tu estava entre os cinco primeiro ou entre os cinco últimos), mas mesmo assim devo dar meus parabéns ao mangá que conseguiu ficar acima de Bleach e World Trigger - De fato na briga direta contra o cancelamento, Nisekoi já se encontra em uma situação bem mais confortável, o mangá parece estar salvo da ronda de cancelamento de maio.

Aka ke no Acho, Color Page (One Shot)

Em sexto lugar tivemos Bleach, que nem quando tem somente 10 mangás ranqueados, consegue sair do bottom, é Bleach, a situação está precária. Retiro o que eu disse sobre Bleach ser encerrado em maio, as posições do mangá estão melhores, demonstrando que os editores não estão se preparando para um final em maio deste ano (Se tivessem se preparando de certo ranqueariam o mangá, por exemplo abaixo de Gakkyuu Houtei, para dar motivos de salvar Houtei), mas mesmo assim acredito que Bleach será encerrado naturalmente em Setembro. 

E a grande surpresa, negativa, desta edição foi a ruim colocação de Hinomaru Zumou, que ficou em sétimo lugar. Eu digo que a posição foi ruim, pois o mangá ficou abaixo de Nisekoi e Bleach, duas obras que normalmente o mangá consegue ficar acima. Eu fico preocupado com Zumou sendo menos votado que esta duas obras, pois o mangá já não vende muito e estamos vendo uma perigosa queda de público votante. A obra completará 1 ano em maio, ainda é "jovem", e tem muito caminho pela frente, não gostaria de vê-la sendo cancelada.

Gakkyuu Houtei ficou na oitava colocação, se analisarmos as posições da semana passada, até que foi uma boa melhora por parte do mangá. Eu ainda tenho meus medos dos editores fazem uma loucura, preferirem cancelarem um veterano para salvarem Houtei, não é que tenho algo contra o mangá, mas é claro que ele não conseguirá se tornar um sucesso, se os editores salvarem na leva de maio, será cancelado no de Setembro, o mangá não tem público e dificilmente irá recuperar, pois muitos já "droparam" a obra.

 PSI Kusuo Saiki, Color Page.

Na nona colocação tivemos World Trigger que conquistou uma péssima posição, esta melhorando suas vendas? Sim, mas continua sendo o menos vendido dos mangás válidos (Mangás Válidos são os que tem mais de 1 ano na revista e que são são comédias tradicionais)... Existe uma possibilidade real da Shonen Jump encerrar a obra em maio mesmo tendo um anime em exibição, a própria Shonen Jump já fez isso com outros mangás. Não acredito que isso acontecerá, mas caso a revista perceba que vale a pena estrear três séries na próxima leva, podem sim fazer esta loucura.

E por fim, na décima colocação tivemos Takujou no Ageha que esta bem mortinho, o seu volume foi lançado este mês e como o esperado nem entrou entre os 50 mais vendidos da semana. É uma pena um mangá de ping pong não ter dado certo, mas sejamos sinceros, Ageha não entregava jogos muito emocionantes, o autor soube até fazer um ecchi divertido, personagens carismático, mas o mais importante que era os jogos, não conseguiu, assim a série fracassou.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua.

Edição 15, Capa de One Piece
Color Page: Ultra Battle Satellite, Boku no Hero Academia e Isobe Isobee Monogatari
Ausentes: Hunter x Hunter.

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) 

#01 - Hinomaru Zumou (3.59)
#02 - PSI Kusuo Saiki (3.34)
#03 - Ultra Battle Satellite (3.31) Segundo Capítulo
#04 - Gintama (2.93)
#04 - World Trigger (2.93)
#06 - Kaizo Ningen Roggy (2.90) Terceiro Capítulo
#07 - Haikyuu!! (2.79)
#07 - Isobe Isobee Monogatari (2.79)
#09 - Ansatsu Kyoushitsu (2.66)
#09 - Kagamigami (2.66) Quinto Capítulo
#11 - Shokugeki no Souma (2.59)
#12 - Black Clover (2.38) Quarto Capítulo
#13 - Boku no Hero Academia (2.18)
#14 - Nisekoi (1.90)
#15 - One Piece (1.76)
#16 - Bleach (1.45)
#17 - Kochikame (1.38)
#18 - Toriko (1.28)
#19 - Takujou no Ageha (1.24)
#19 - Gakkyuu Houtei (1.24)

Logo avisando que agora trarei o Ranking 2ch toda a segunda-feira, já que no Japão ele é divulgado também as segundas, assim ficarei sempre em dia com eles - Neste Ranking, quem liderou foi novamente Hinomaru Zumou, é uma pena que o público geral não tem o mesmo amor pelo mangá que o público da 2ch tem - Em terceiro lugar tivemos o novato Ultra Battle Satellite, que por enquanto esta sendo dos 4 novatos, o melhor aceito.

Em sexto lugar tivemos Kaizo Ningen Roggy que conseguiu uma boa aceitação, as chances do mangá sobreviver continuam vivas. Já Kagamigami esta com uma recepção bem mediana, deixando em aberto a sua possibilidade de sucesso, quem já vai mal das pernas, com cada capítulo tendo uma nota menor é Black Clover... Lembrando que a 2ch nunca errou quando o assunto é fracasso, todos os mangá que foram mal lá, foram mal no TOC.

Sobre a divergência entre TOC e 2ch, pessoal devemos lembrar que a 2ch é organizada por notas, o que isso significa? Cada um dá uma nota em um mangá, por isso os mangás com melhor qualidade tem a nota mais alta - O que estou dizendo é que, se um mangá é mal votado, significa que ele é ruim, assim será difícil que alguém vote nele no momento do TOC, mas se o mangá for bem, significa que o povo achou boa a sua qualidade, mas não significa que irão votar nele, talvez prefiram votar em uma outra obra que também foi bem avaliada. Isso não vale para os veteranos, porque os veteranos já tem uma fanbase, assim independente da qualidade do capítulo, podem ganhar votos.

Kaizo Ningen Roggy, Capítulo 01 (Tradução).


Demorou, mas lançamos! Depois de vários de duro trabalho, terminamos o primeiro capítulo de Kaizo Ningen Roggy (Cyborg Roggy), a nova série da Shonen Jump - Agora vocês poderão ler a nova série em português. Espero que vocês gostem desse primeiro capítulo de Roggy, pois deu uma trabalheira editar-lo e traduzi-lo.

Lembrando que não iremos traduzir para sempre Roggy, o lançamento deste primeiro capítulo faz parte do projeto do Analyse It em dá a oportunidade do público brasileiro e português de conhecer todas as novas séries da Shonen Jump, deste modo, iremos traduzir em cada leva todos os mangás que não forem pegos por nenhuma scan.

Irei escrever minhas primeiras impressões neste fim de semana, por isso aproveitem e deem uma lida no mangá, assim para quando eu for fazer minhas primeiras impressões, vocês já tiveram uma opinião bem formada sobre a obra. Sintam-se livres de comentar sobre este primeiro capítulo e fazer críticas construtivas a tradução/edição. Boa leitura:

Mediafire
4shared
Zippyshare
Prévia da Próxima Edição (Número 17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'