sábado, 14 de março de 2015

TOC Monthly Jump Square #04/Abril (Ano 2015).


A nova era!

O anime de Owari no Seraph esta preste a estrear, caso o mangá consiga fazer sucesso, isso poderá significar uma nova era chegando na Jump Square, havia já falado isso anteriormente, na edição de Outubro de 2014, mas agora estamos preste a presenciar a Jump Square voltando com tudo ao mercado dos mangás, mas primeiro devemos analisar a situação dos mangás dentro da revista, então, vamos ao TOC:

Jump SQ. Abril #04:
Kono Oto Tomare! (Página Colorida de Abertura)
01 - Ao No Exorcist
02 - Gag Manga Biyori GB
03 - Owari no Seraph (Capa)
04 - Chihaya-san, Just the Way You Are
The New Prince of Tennis (Página Colorida)
The Prince of Afterschool
05 - Sousei no Onmyouji
06 - Hotel Helheim
07 - Gakumon!
Chidamari no Bride's Maid (Página Colorida, SQ. Next Cup Entry #3)
08 - Hanna Sensei Shigoto wo Shitekudasai!
Nightmare Funk (Página Colorida)
09 - Boku no Manga
10 - 7th Garden
11 - Mu and I
12 - To Love-Ru Darkness
13 - Teiichi no Kuni
Shakunetsu no Takkyuu Musume (Página Colorida, Capítulo Especial)
14 - Shinai Naru Koroshiya-Sama
15 - Parman no Jounetsuteki na Hibi 
16 - Embalming
17 - Tegami Bachi
18 - Iiyone! Yonezawa Sensei


Em Itálico os mangás que são Gag Manga Curto, ocupam em média 5 páginas por capítulo e por isso são considerados especiais dentro da revista.

Jump SQ. Maio #05:
Capa: Owari no Seraph, Blood Blockade Battlefront
Página Colorida de Abertura: Owari no Seraph
Página Colorida: Embalming (FIM), Tegami Bachi, To Love-Ru Darkness, Mu and I, Salaryman Exorcist: The Sorrows of Yukio Okumura (Nova Série, Transferido da SQ.19), Blood Blockade Battlefront (Capítulo Especial da SQ.19), Youkai Shoujo - Monster Girl (Capítulo especial da Young Jump), Makai Kara Kita Maid-san (Capítulo especial vindo da SQ NicoNico), Serapuchi!〜Owari no Seraph 4-koma (Nova série vindo da Jump Sq.19)

Chegamos a Jump SQ, antes de tudo gostaria de explicar o porque de tantas séries transferidas, a revista spin-off SQ.19 será encerrada e começará uma outra no seu lugar, com um nome totalmente diferente. Motivo? Não se sabe, por isso os editores decidiram passar alguns desses mangás para a Jump Square original.

Nesta edição capa para Owari no Seraph, que será capa também na próxima edição - Isto faz parte do começo da nova era da Jump Square, a era onde a revista aposta mais nos mangás próprios do que de fato em continuações da Shonen Jump - Cada vez mais a Jump Square vai se tornando auto-dependente e provando que é capaz de encontrar bons mangakás. Gostei bastante dessa capa e estou ansioso pela da próxima semana.

Prince of Tennis ganhou página colorida e Nightmare Funk também, o segundo volume de Nightmare Funk não vendeu tão bem, isso é uma péssima notícia para o mangá, mas enquanto for bem votado sobreviverá (Mesmo que Funk não seja tão bem votado assim). Essa página colorida foi para fazer publicidade do Volume que foi lançado este mês que como eu já disse, não vendeu muito bem. Força Nightmare, tu consegue sobreviver!

Capa do Volume 02 de Nightmare Funk

Em primeiro lugar no TOC tivemos Ao no Exorcist, por mais que a popularidade do mangá esta caindo aos poucos, a obra continua muito força e provou com este primeiro lugar que ainda tem capacidade para carregar a Jump nas costas (Junto com To Love-Ru e Darkness). Mesmo que eu já vejo uma vontade dos editores em substituir o mangá por Owari no Seraph, se o anime fizer sucesso, é quase certo que essa substituição acontecerá.

Em segundo lugar tivemos o veterano Gag Manga Biyori que é um gag manga curto em tirinhas, mas como o público da Square gosta muito deste estilo de mangá, parece que muitos votaram na obra. Em terceiro lugar, tivemos Owari no Seraph que ganhou capa, ótima posição por parte do mangá, todos estão esperando ansiosamente por este anime que estreará em Abril, e nós do Analyse It iremos fazer nossas primeiras impressões (Sim, agora teremos primeiras impressões de Animes também). Espero que eu seja surpreendido positivamente.

Em quarto tivemos o novato Chihaya-San que parece que vem agradando bastante os leitores, o mangá é outro gag bem curtinho que vem em estilo de tirinhas, o mangá tem uma alta dose de ecchi, o que deixa muitos leitores da revista loucos - O capítulo desta semana foi inclusive em uma piscina, onde várias personagens femininas ficaram de biquíni e maiô, o autor sabe como agradar o seu público alvo. Por fim em quinto tivemos Sousei no Onmyouji que vem conquistando posições boas, mas não tem mais aquele fôlego do seu início, onde ficava várias vezes em primeiro lugar, podemos dizer que Owari no Seraph esta roubando um pouco os holofotes do mangá.

Capa do Volume 14 de New Prince of Tennis

Em sexto lugar tivemos Hotel Helheim, o mangá continua indo muito bem e podemos considerar outro grande sucesso por parte dos editores... A Jump Square é uma revista muito voltado a comédia, existe poucas obras de fato sérias, por isso é difícil conseguir fazer sucesso tendo tantos inimigos na área de comédia, mérito para Hotel Helheim que conseguiu este feito. Mérito também para Gakumon! que ficou em sétimo e é meu mangá preferido da revista, outra comédia que vem agradando bastante o público mesmo com alta concorrência, acredito que estes dois mangás irão longe na revista.

Hanna Sensei ficou em oitavo lugar, o mangá foi até bem ranqueado, mas como é um novato é uma posição preocupante, como já expliquei em outras analises, na Jump Square todos tendem a estrear bem, o público é muito generoso na hora de votar nos novatos, mas aos poucos esses novatos vai caindo, caindo, até chegaram no fundo do poço e serem cancelados - Esse efeito parece que esta acontecendo com Hanna Sensei, infelizmente - O mangá é até simpático e tem um bom ecchi, quem sabe se o autor aumentar mais ainda o ecchi não reverter essa lenta queda? Vamos torcer.

Pulando para a décima colocação tivemos 7th Garden que continua conquistando posições intermediárias, este é um dos raros exemplos de mangás sérios dentro da revista - As posições de 7th Garden não são nada fantásticas, porém mesmo assim, é o bastante para sobreviver por um tempo, já que o mangá mostra uma estabilidade nessas posições, e não parece que esta perdendo votos. Espero que o seu segundo volume entre no TOP 50, o primeiro chegou perto deste feito. Em décimo primeiro lugar tivemos Mu & I, que por incrível que pareça conseguiu dar uma melhorada nas posições, depois de ter uma queda, a série ainda não esta segura, é uma das favoritas a serem canceladas ainda este ano, a verdade é que a Jump Square tem muito ecchi, a concorrência neste estilo está altíssimo.

Capa do Volume 8 de Kono Oto Tomare!

Em décimo segundo tivemos To Love Ru Darkness que é um dos principais mangás da revista, a posição foi bem ruim, mas nada para se precupar, o mangá está salvo e seguro. Décimo terceiro Teichii no Kuni que melhorou, o mangá sempre foi de ficar nessas posições baixas, pois o público gosta muito da obra, compra os volumes, mas tende a não votar (O mangá já teve até Live-Action), então, acho não é nada preocupante essas posição. Corre risco de cancelamento? Sim, mas Teichii no Kuni sempre corre risco de cancelamento, é quase um World Trigger da Square.

Quem tem tudo para ser cancelado em breve é Shinai Naru Koroshiya-sama, o mangá teve aquele efeito que comentei com Hanna Sensei, começou muito bem, foi caindo aos poucos até chegar no fundo do poço, infelizmente não vejo a obra indo muito longe, o final de Embalming  que ficou nessa semana em décimo sexto lugar, fez com que Shinai se salvasse da foice, mas com esse rendimento, cedo ou tarde será cancelado.

E por fim na décima sétima colocação, podemos considerar a última posição válida, já que Iyione! é um gag manga curto, ficou Tegami Bachi, infelizmente. O mangá está em uma situação dolorosa de se ver... O mangá só passa deste ano se a Jump Square for muito generosa com a obra, lembrando que Tegami Bachi já foi pilar da revista e ajudou a fazer a Square uma revista importante, e é por isso que na próxima edição também ganhará página colorida, por todo o respeito que os editores tem pelo autor e pela obra, mas com um rendimento tão ruim, será difícil passar deste ano. Nessa nova era da Jump Square que vêem a surgir, com várias obras próprias fazendo sucesso, Tegami Bachi não tem mais espaço.

Capa da Edição Especial do Volume 08 de Owari no Seraph (Com Audio Drama)

Próxima semana teremos o fim de Embalming, mangá do criador de Samurai X, um grande sucesso da Jump Square, que tem um dos melhores Live Actions que já assistir. Não sabemos qual será o rumo que o mangaká tomará após o fim de Embalming, mas espero que ele continue na Jump Square, parece que a relação do autor com o grupo editorial da revista é fantástica, não vejo motivo para mudar de revista (Ao menos que sua nova obra, de fato não combine com o estilo da Square).

Agora vamos torcer pelo sucesso de Owari no Seraph, isso será muito importante para a revista se firmar mais ainda no mercado de mangás - A Jump Square começou uma nova era nós últimos dois anos, uma era focada em séries próprias, o sucesso de Owari no Seraph poderá ser a confirmação desta era... O verdadeiro começo da nova era da Jump Square.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'