quinta-feira, 14 de maio de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #25 (Ano 2015).


Sob os encantos da beleza da justiça.

Desacreditado, está a estrear na Weekly Shonen Jump o novo mangá de ecchi misturado com B-Shounen, Lady Justice - O último mangá do gênero que deu certo na revista foi justamente To-Love Ru Darkness que terminou a mais de 5 anos atrás. Será que a Jump ainda tem espaço para mangás do estilo? Vamos ver. Enquanto isso, vamos analisar um pouco o surpreendente TOC desta semana:

Weekly Shonen Jump #25 (18/05): 
Lady Justice (Capa, Página Colorida de Abertura & Nova Série) 
01 - One Piece 
02 - Black Clover 
Sesuji wo Pin! to Kyougi Dance-bu e Youkoso (Página Colorida, 25pg) 
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Haikyuu!! 
Boku no Hero Academia (Página Coloridas) 
Naruto Gaiden - Nanadaime Hokake to Akairo no Hanatsu Tsuki 
05 - Gintama 
06 - Toriko 
07 - PSI Kusuo Saiki 
Shokugeki no Souma (Página Colorida) 
08 - Hiromaru Zumou 
09 - Kagamigami 
10 - Nisekoi 
11 - World Trigger 
Kochikame 
12 - Ultra Battle Satellite 
13 - Bleach 
Isobe Isobee Monogatari 

Weekly Shonen Jump #26: 
Capa, Página Colorida de Abertura: Devilyman (Nova Série)
Página Colorida: Lady Justice, Nisekoi e Haikyuu!!

Página Colorida de Lady Justice (Nova Série).

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição como já dito pela introdução teve a estréia de Lady Justice - O mangá participou da Jump NEXT! Vol.01 de 2014 e parece que foi muito bem votado - O que acha atenção neste mangá, além do seu ecchi, é a ótima arte do autor, mesmo que quando o assunto é os olhos do protagonistas, muitas pessoas se dividem em opinião. Alguns acham fantásticos, outros acham ridículos. De qualquer modo, Lady Justice vem para tentar ficar, mas a luta não será fácil.

Também temos outro novato que estreou na semana passada, Sesuji wo Pin!, o mangá ganhou página colorida no seu segundo capítulo, o que é bem comum - Sobre a aceitação da obra, por enquanto a maioria dos japoneses gostaram da série, mas não o bastante para quererem votar nela desesperadamente, Sesuji wo Pin! foi considerada uma série "simpática". De qualquer modo precisará de muito mais para conseguir sobreviver na revista, ser simplesmente uma série simpática não é o suficiente para a Weekly Shonen Jump.

Por fim tivemos página colorida para Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma, dois mangás que terão seus novos volumes lançados em Junho, por isso a página colorida também servirá para fazer publicidade dos volumes que irão sair - Eu espero que os dois tenham um aumento de venda, principalmente Souma que esperamos que tenha ao menos um aumento de 100 mil cópias em vendas por causa do seu anime. É certo que o anime de Souma não se tornou o sucesso esperado, mas nem por isso também é um fracasso, ficou na média.

Página Colorida de Lady Justice

Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos One Piece - Percebo que a grande maioria reclama, com razão, que essa a saga de dressrosa está durando demais. Eu devo concordar, Oda está esticando demais uma saga que devia ter acabado com 50, no máximo 60 capítulos, porém  o mangá continua conquistando boas posições e continua vendendno muito bem independente de todo mundo está de saco cheio de dressrosa, então Oda nem deve está pensando em adiantar o final desta saga, para ele deve estar indo tudo muito bem.

Em segundo lugar tivemos nossa primeira grata surpresa, Black Clover quase conquistou a liderança desse TOC, sendo somente desbancado por One Piece - Ainda não dá para considerar Black Clover um sucesso, pois devemos esperar suas vendas (Lembra como Zumou enganou todo mundo?), mas tudo indica que Black Clover tem tudo para se concretizar como um grande sucesso da Weekly Shonen Jump - É sempre legal ver novatos dando certo, esse é o principal motivo que me faz acompanhar toda as semanas a revista, os novatos.

Em terceiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que foi desbancado por Black Clover e teve que se amargurar com uma terceira colocação, que continua muito boa, mas sabemos que Ansatsu Kyoushitsu pode muito mais - O teoricamente está chegando ao seu climax e pode terminar em qualquer momento, ao menos que o autor invente um "plot twist" que faça a história se estender por mais muito tempo, o que acho bem improvável isso acontecer, já que parece que o autor tem objetivos claros em terminar Ansatsu Kyoushitsu, mesmo o mangá sendo um grandíssimo sucesso. O autor de Ansatsu não parece ser daqueles que estendem uma obra só para ganhar mais dinheiro.

Sesuji wo Pin!, Página Colorida

Haikyuu!! ficou com a quarta colocação - O mangá vem lutando pau a pau contra Ansatsu Kyoushitsu para ver qual mangá é o segundo que mais vende na revista, os dois estão praticamente empatados em vendas, mas Haikyuu!! terá sua segunda temporada ainda no final deste ano, o que pode significar um pequeno aumento de vendas (Bem pequeno mesmo, já que segunda tende a não dar um grande boost), isso fará que ele volte a ficar na frente de Ansatsu, de qualquer modo é interessante perceber como esses dois mangás estão indo bem no público em geral e dentro da revista. Se ele irá manter a popularidade daqui a 2 ou 3 anos, ainda temos que ver.

Em quinto lugar tivemos Gintama, a verdade é que o mangá está virando uma montanha russa maior que Toriko (Que por incrível que pareça vem se estabilizando no meio da tabela) - Mas Gintama como é um gag mangá sempre sofreu deste mal de ter suas posições variando muito, normalmente o mangá ficava no topo em capítulos focados em batalhas e ficava no meio da tabela ou na parte inferior, nos capítulos focados na comédia - Por toda a sua vida Gintama seguiu este esquema e continuará seguindo até o seu fim, que como eu já disse nas análises passadas, está bem próximo, para a tristeza de muitos e alegria de poucos.

Página Colorida de Boku no Hero Academia

Em sexto lugar, abrindo a zona intermediária, tivemos Toriko - O mangá vem se estabilizando no meio da tabela, como eu disse no paragrafo acima, em si não é uma notícia fantástica, já que Toriko é um mangá capaz de disputar pelas primeiras colocações (Isso é inegável, já que a obra já conquistou vários primeiros lugares), porém mesmo não sendo uma notícia fantástica, essa estabilizada no meio da tabela não deixa de ser uma boa notícia, o fato do mangá estar se distanciando dos últimos colocados, o deixa em uma situação muito mais confortável e assim o autor poderá guiar sua história sem muitas preocupações. Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que após a ruim classificação da semana passada, se recuperou nessa, como já era esperado.

Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou, é claro que a Jump se decepcionou bastante com as vendas da série, inclusive diminuíram significativamente a quantidade de páginas coloridas que estavam dando ao mangá, mesmo que acredito que a obra ganhará uma capa em comemoração ao aniversário de um ano, se não ganhar, aí sim vou ter total confirmação que a Jump não acredita mais que Zumou venderá bem e assim vai deixa-lo mofando na revista até ganhar algum anime. A situação de Zumou não está fácil, mas acredito que a obra conseguirá sobreviver mesmo com todas essas adversidades. 

Entre os últimos cinco colocados, no famoso bottom, temos Kagamigami - Eu sou muito questionado sobre este mangá e devo assumir para vocês que Kagamigami ainda está definindo o seu futuro, enquanto Black Clover está já claro que tem tudo para sobreviver por ao menos 1 ano na revista, Kagamigami ainda está definindo o próprio futuro, provavelmente nem os editores ainda decidiram se irão mante-lo por muito tempo ou se irão cancela-lo. Tudo dependerá de quanto venderá o primeiro volume e do desempenho dos novatos - Sim, Kagamigami por enquanto ainda está em uma situação segura em curto prazo, mas em longo prazo está correndo risco de ser cancelado... Se o mangá conseguir manter essas posições, pode até virar um novo Psyren, um novo World Trigger, mas deve conseguir AO MENOS manter essas posições, não pode piorar.

Página Colorida de Shokugeki no Souma

Em décimo lugar tivemos Nisekoi que essa semana pegou uma posição relativamente ruim, mas a obra é sempre assim, tem semanas que fica mais no fundo, outras semanas belisca o TOP 5 e assim continua a vida de Nisekoi, o certo é que Nisekoi pode terminar em qualquer momento, caso seja uma decisão do autor, ótimo, caso seja a decisão dos editores, acredito, o autor em cinco capítulos consegue fechar todas as questões em aberto de Nisekoi, por isso acho que os fãs não devem se preocupar com o mangá terminando de forma incompleta - Mas sinceramente, eu acho que Nisekoi não termina esse ano, o mangá vende muito bem e acho que o autor vai querer ainda aproveitar um pouco dessa fama antes de partir para um novo projeto.

Décimo primeiro lugar tivemos World Trigger, é meus amigos a situação de World Trigger não está boa, o mangá até está vendendo bem, mais ou menos o mesmo que vende Toriko e Gintama, por isso em média 200 mil cópias na primeira semana, não é um número fantástico se compararmos a todos os mangás da revista, mas são vendas razoavelmente boas, o porém é que a Jump está achando muito novos sucessos e está começando a ficar sem mangás para cancelar. Ainda por cima o seu autor está com sérios problemas de saúde e deixou claro que World Trigger fará muito mais pausas ao longo do ano... É meu amigo, a situação de WT não está boa, vai ter que luta bravamente para sobreviver.

Outro que não tem a situação boa é Ultra Battle Satellite, que ficou na décima segunda posição, o mangá está mal das pernas e dificilmente será salvo... Acredito que os editores só estão esperando as vendas dos primeiros volumes para decidir o futuro da série. Uma pena, podemos considerar UBS o primeiro erro da 2ch em termo de séries fazem sucesso, mas era meio esperado esse erro, a 2ch tem um leve amor por séries de luta "realista", não é por nada que Hinomaru Zumou é o mangá preferido do público de lá... De qualquer modo, parece que a série agradou um certo público, se for cancelada, provavelmente o autor retornará a revista. E por fim para encerrar, em último lugar tivemos Bleach, que está em uma situação vergonhosa, mas tudo bem, já está na sua reta final, então essa posições vergonhosas não durarão muito tempo.
2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 24, Capa de Sesuji wo Pin
Color Page: Black Clover, Kochikame, Ansatsu Kyoushitsu
Ausentes: Hunter x Hunter e World Trigger

#01 - Hinomaru Zumou (3.42) (3.73)
#02 - UBS (3.33) (3.33)
#03 - Boku no Hero Academia (3.21) (3.35)
#04 - Sesujo wo Pin!(2.79) (2.79)
#05 - Black Clover Clover (2.71) (2.95)
#06 - Ansatsu Kyoushitsu (2.71) (2.71)
#07 - PSI Kusuo Saiki (2.46) (2.95)
#08 - Haikyuu!!! (2.42) (3.41)
#09 - Kagamigami (2.38) (2.85)
#10 - Naruto (2.38) (2.48)
#11 - Kaizo Ninge Roggy (2.21) (2.79)
#12 - Isobe Isobee Monogatari (2.21) (2.52)
#13 - Gintama (2.13) (2.55)
#14 - Shokugeki no Souma (1.96) (2.24)
#15 - One Piece (1.75) (2.00)
#16 - Nisekoi (1.63) (2.05)
#17 - Kochikame (1.58) (2.00)
#18 - Bleach (1.29) (1.55)
#19 - Toriko (1.08) (1.44)
#20 - Gakkyuu Houtei (0.42) (0.45)

Extra - Bolão grátis valendo uma Shonen Jump.

O sorteio da Weekly Shonen Jump voltou, mas agora da forma de Bolão (Nessa semana eu quis diversificar um pouco), o bolão será bem simples - Eu irei dizer os volumes da Weekly Shonen Jump & Jump Square que serão lançados em primeiro de Julho e vocês terão que dizer qual vai ser a ordem de vendas dos mangás (Qual será o mais vendido, o segundo mais vendido, o terceiro mais vendido e assim por diante), é bem simples. Aquele que fizer mais acertos, irá vencer o Bolão. Em caso de empate, irei sortear o vencedor entre os que empataram.

Mas que Weekly Shonen Jump vencerei? Então, poderá escolher entre ganhar a Weekly Shonen Jump #27, novinha em folha e com uma entrega com menos de 15 dias - Ou poderá escolher UMA revista de Weekly Shonen Jump de uma enorme lista de revista antigas que te entregarei que serão algumas revistas novas e outras usadas. Por exemplo caso você queira a edição #18 deste ano, onde tivemos capa da Shokugeki no Souma, com vários posters incríveis, tu poderá ter-la novinha em folha, já que tenho a revista intocada (Comprei duas edições de Souma, então uma eu usei e a outra não), mas caso você queira por exemplo a edição #01 de 2012 com capa de Bakuman, ela já será usada, pois só tenho a revista usada, porém, caso você escolha uma das revistas antiga, o tempo de entrega poderá variar entre 1 a 3 meses, já que terei que usar os correios normais.

Por fim, na ficha de inscrição do Google Docs você terá que colocar o link para o seu Facebook, já que iremos te contatar via Facebook - Caso você não coloque o seu facebook, automaticamente o vencedor será a segunda pessoa que mais fez pontos - A lista de mangás que serão vendidos no primeiro dia de Junho será postada na área de Comentários, serão ao todo 15 mangás, fique atento para que sua aposta tenha todos os 15 espaços preenchidos e que sejam todos os espaços com mangás únicos, caso tu repita algum mangá, a segunda aposta naquele mangá (Por isso a aposta repetida) será anulada. O resultado do Bolão será publicado dia 04 de Junho juntamente com a tabela classificação do primeiro dia de vendas de todos os volumes listados. 

Link para a Aposta: Bolão Shonen Jump

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'