quarta-feira, 15 de julho de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #34 (Ano 2015).


Qualidade x Vendas.

Consigo enxergar essa edição como uma das mais esclarecedoras do ano - Cada posição desse "TOC" serve para vermos de uma visão mais clara a situação das obras que compõe a Shonen Jump. Logicamente, tem vários pontos nebulosos que se deve analisar ao longo do ano, porém, podemos dizer que tinha vários detalhes borrados que finalmente consegui enxergar claramente. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen #34 (18/07)
Ansatsu Kyoushitsu (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de 3 anos)
01 - Shokugeki no Souma
02 - One Piece
Best Blue (Página Colorida, 25 páginas)
03 - Boku no Hero Academia
04 - Haikyuu!!
Shoujo Fukkyuu Recovery Q (Gold Future Cup #01, One Shot de Mitsuhara Subaru)
05 - Sesuji wo Pin!
06 - Gintama
07 - Nisekoi
08 - Hinomaru Zumou
Black Clover (Página Colorida)
09 - Toriko
10 - PSI Kusuo Saiki
11 - Kagamigami
12 - Lady Justice
13 - World Trigger
14 - Devily-Man
Kochikame
15 - Bleach
Isobe Isobee Monogatari
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição #35
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Nisekoi e Gintama
Gold Future Cup #02: Deadman Killer (One Shot de Matsumoto Naoki). 
Ausente: Hunter x Hunter e One Piece


Fugindo um pouco da "tradição", tenho que explicar aos mais desavisados o motivo do TOC estar saindo hoje - Normalmente a Shonen Jump é lançada na segunda-Feira, mas vaza alguns dias antes na internet (Normalmente vaza na quinta-feira quando a edição chega as lojas japonesas e alguns vendedores a escaneam), porém, essa segunda-feira será feriado no Japão, por isso a revista será lançada dois dias antes, no Sábado. Por causa desse lançamento no Sábado, a Shueisha teve que entregar o produto mais cedo as lojas (Na quarta-feira) e assim o TOC e vários capítulos da Shonen Jump vazaram um dia mais cedo. Na próxima semana, já teremos o TOC sendo divulgado na quinta-feira.

Agora falando dos mangás não ranqueados, tivemos como capa dessa edição, a obra "Ansatsu Kyoushitsu", sinceramente, o Koro-Sensei nessa capa ficou parecendo um cocôzão gigante e foi uma das piores capas desse ano, o que é uma pena, pois o autor é muito criativo e sempre entregou capas espetaculares. Nessa edição também tivemos a página colorida obrigatória de Best Blue e uma página colorida para Black Clover, que acredito que deve receber uma segunda capa na edição #36, se os editores logicamente não preferirem dar a capa para Bleach, o que é totalmente aceitável, já que o mangá estará fazendo aniversário - Estou curioso para saber se preferirão dar capa para Bleach ou para Black Clover. Lembrando que a edição #37-38 será dupla, por isso é bem provável que tenhamos como capa todo o "elenco" da Weekly Shonen Jump reunido. 

Para encerrar, gostaria de falar sobre a Gold Future Cup que começou nessa edição - A GFC é uma competição tradicional da Shonen Jump, onde os editores publicam vários One Shots que serão levados a votação do público, o mais vem avaliado, é serializado - Normalmente aquele que fica em segundo ou terceiro lugar também acaba sendo serializado, mas somente o vencedor tem uma garantia que irá fazer parte da revista, os demais vão depender da boa vontade dos editores. Nessa edição tivemos o primeiro One Shot da competição que é Shoujo Fukkyuu de Subaru, um mangá que parece ser levado ao ecchi misturado com romance - Devemos ter a "raw" do One Shot já nesse sábado e farei questão de posta-la nos comentários para todo mundo poder ler-la. 

Em primeiro lugar no TOC tivemos uma fantástica surpresa, Shokugeki no Souma - O mangá pode estar passando por um ano conturbado, o seu anime não fez o sucesso esperado e as vendas do mangá, que continuam altas, não tiveram o aumento esperado, porém, isso não é um problema para Shokugeki no Souma que continua sendo muito querido pelo público e pelos editores. Esse primeiro lugar é a prova que os dois estão ainda apoiando Souma, que para mim ainda deve conseguir se manter na revista por muitos anos. É verdade que os autores diminuíram a quantidade de "ecchi" (Para mim para agradar o público mais leve que viria com o anime) e também é verdade que muitos leitores não estão mais tão animados como estavam com Souma a cerca de 1 ano atrás, mas ainda vejo a obra muito popular, com uma fã-base fortíssima e esse público o autor parece inteligente o bastante para conseguir recuperar-lo com essa nova saga que está por vir.

Em segundo lugar tivemos One Piece, o autor Eichiiro Oda após cerca de dois anos e meio, finalmente encerrou a saga de Dressrosa e agora estamos passando por um período de transição entre sagas/arcos - Esse período é extremamente importante para One Piece, porque é o momento em que Oda começa a criar um gigantesco "hype" em relação ao novo mundo que conheceremos e ao novo vilão que a tripulação do chapéu de palha irá enfrentar. Deste modo, acredito que One Piece receberá sua devida página colorida de abertura na edição dupla #37-38 que será lançada no meados do mês de agosto, que deve ter como capa todo o elenco da Weekly Shonen Jump. Essa página colorida de abertura será de extrema importância para deixar o público ainda mais ansioso para o que estar por vir. Lembrando que o mangá fará uma pequena pausa na próxima semana, mas já estará de volta na edição #36.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que como eu previ, receberá sua capa perto do lançamento do seu quinto volume. Os editores sabem da importância de uma capa, então nada melhor do que somar uma capa de aniversário com o fato de também fazer publicidade do seu próximo volume, não é? Agora, não esperem que por causa disso o volume de Hero irá vender milhões de cópias, quebrando os maiores recordes do mundo, isso não acontecerá. Boku no Hero Academia provavelmente terá um aumento modesto em vendas - A verdade é que o mangá só irá ter um outro gigantesco boost quando ganhar um anime, que infelizmente ainda está um pouco longe de chegar. Provavelmente os editores anunciarão o anime quando o mangá estiver fazendo seu aniversário de 2 anos, como aconteceu com Ansatsu Kyoushitsu e com Shokugeki no Souma. Até lá, provavelmente Boku no Hero Academia terá um aumento bem lento nas vendas dos seus volumes, nenhum um boost enorme como muitos esperam.

Best Blue, Página Colorida.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!! que após duas semanas em posições medíocres para a popularidade da obra, o mangá conseguiu voltar para o TOP 05 - Não fico surpreso em vê-lo de volta ao TOP 05 de nenhum modo, na verdade é obrigação de Haikyuu!! se manter em posições altas, o mangá é simplesmente a terceira obra que mais vende na Shonen Jump atualmente, tendo em média de 800 mil cópias vendidas por volume, um número gigantesco que faz o mangá conseguir superar em vendas obras como Bleach, Nanatsu no Taizai, Tokyo Ghoul e muitos outros. Fechando o TOP 05 temos Sesuji wo Pin!, o novato de dança está com tudo, tendo um rendimento de tirar o chapéu... Quando eu comecei a ler a recepção dos japoneses, eu esperava que Sesuji wo Pin! iria sobreviver na revista, mas de nenhum modo esperava que o mangá conseguiria um rendimento tão bom nos primeiros capítulos - O sucesso inicial do mangá me deixa bem feliz, não por gosto pessoal, mas por vermos uma obra diferente do normal fazendo sucesso na revista, para mim Sesuji wo Pin! é um slice of life que tem como background a "dança". Na revista antes da chegada de Sesuji wo Pin! não tínhamos nenhum mangá que tentava tratar o dia a dia de um personagem de forma mais natural possível, e Sesuji wo Pin! chegou para preencher essa lacuna. 

Em sexto lugar tivemos Gintama, é sempre bom ver o mangá conquistando boas posições, mas principalmente é bom ver que a obra ganhará uma página colorida na próxima semana - Gintama pode estar envelhecendo, pode não ter mais a força que havia a alguns anos atrás, mas o mangá ainda tem o total apoio dos editores e do público - Ainda acredito no encerramento de Gintama no próximo ano, e de certo também torço para que isso aconteça. Seria bem interessante ver o autor apostar em um novo projeto e eu não gostaria de ver Gintama terminando nas últimas posições, tendo um final parecido com o de Bleach, por exemplo, que está se arrastando nos TOCs a mais de 2 anos. Logo após, em sétimo lugar tivemos Nisekoi que também ganhará página colorida na próxima semana, vamos ser sinceros, Nisekoi está mais do que seguro, o mangá é um sucesso de vendas e mesmo pegando em algumas semanas posições ruins, é extremamente amado pelos editores, sério, os editores AMAM Nisekoi, não é por nada que foi o mangá que mais recebeu página colorida ano passado e um dos que mais está recebendo esse ano. O mangá está mais do que seguro e deve chegar firme e forte em 2016.

Fukyuu Shoujo, Página Colorida.

Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou, o mangá conquistou mais uma posição mediana, porém segura - Eu gostaria de discorrer um pouco mais sobre as vendas do mangá, se analisarmos o mangá unicamente por ser de "Sumô", as vendas de Hinomaru Zumou são razoavelmente boas, nada de fantástico, mas também não é ruim, porém, em nenhum momento podemos analisar uma série pensando somente no seu conteúdo, mas também onde ela é publicada. Hinomaru Zumou não está tendo mais aumento de vendas, o volume quatro vendeu 20.300 mil cópias em três dias. Já o volume cinco vendeu 20.800 mil cópias em três dias, significa, se levarmos em conta a margem de erro do Ranking Oricon, não teve aumento NENHUM. Pensando comercialmente, Zumou é um grande fracasso, é muito mais vantajoso cancelar a obra e estrear algum mangá que terá chances de vender mais. Mas Zumou, e nós leitores temos sorte, a Shonen Jump por algum motivo dá um tratamento diferenciado a Zumou e o mantém, não pelas vendas, mas sim pela sua QUALIDADE que é altíssima... Eu fico feliz em ver os editores reconhecendo a qualidade de Zumou e dando várias regalias, como por exemplo uma capa de aniversário, algo que eles não deram nem para Soul Catcher (S), que inclusive, vendia o dobro de Zumou. Não podemos, de nenhum modo, reclamar do tratamento que os editores dão para o mangá.

Em nono lugar tivemos Toriko que está tendo um tratamento totalmente aposto de Zumou, os editores simplesmente ignoram a existência da obra, não dão sequer nem uma página colorida para o mangá. É triste ver a decadência da obra, mas mesmo assim não acredito que Toriko será cancelado, de nenhum modo. O autor é inteligente o suficiente e mesmo não tendo mais o apoio dos editores, deve ainda ter uma ótima relação com eles, assim vejo Toriko terminando naturalmente daqui a 2 ou 3 anos no máximo, mas evitando de qualquer modo que seja cancelado. O fato do autor estar adiantando a história é prova que ele está ciente que sua obra não tem mais folego para durar por muito tempo, provavelmente os próprios editores devem ter o aconselhado a adiantar vários pontos da história para evitar um futuro cancelamento. Logo após, em décimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que continua com sua tradicional montanha russa.

Em décimo primeiro lugar tivemos... Meu deus que TOC enorme... Tudo bem, em décimo primeiro lugar tivemos Kagamigami. Essa posição é um ótimo sinal e pode acender a chama da esperança de muitos admiradores do trabalho de Iwashiro - Os editores claramente estão em dúvida se irão cancelar ou não o mangá, no fundo eles querem manter Kagamigami, mas provavelmente irão analisar primeiramente a recepção dessa nova saga, para aí sim decidir se vale a pena ou não cancelar-lo. Essa posição é um ótimo sinal, justamente porque mostra que o mangá está um passo a frente do seus inimigos, Lady Justice e Devily-Man, os editores deixaram claro com esse TOC que não irão optar por cancelar Kagamigami para assim salvar um desses dois mangás, mas isso não significa que Kagamigami não possa ser cancelado JUNTAMENTE com esses dois mangás. É simples, Lady Justice e Devily-Man de certo serão cancelado, a questão em aberto é se Kagamigami irá dançar junto ou se irá ser salvo por um próximo round, por enquanto, parece que os editores tem vontade de salvar-lo por mais um "round", mas vamos ver nos próximos TOCs se a situação muda ou não. Lady Justice ficou em décimo segundo lugar, melhorou um pouco, mas isso não significa nada, o mangá será cancelado.

Black Clover, Página Colorida.

Em décimo terceiro lugar tivemos World Trigger que o simples fato de ter ficado abaixo de Lady Justice já faz a sua posição ser péssima, mas acredito que essa posição será temporária, o mangá não corre risco de ser cancelado por enquanto. O que não exclui o fato de que para 2016 a situação do mangá ainda está em aberto, eu não vou me precipitar em relação a World Trigger, fazer especulações falsas somente para preencher a minha análise, eu nunca fiz isso e não é hoje que eu farei, o futuro de World Trigger depende diretamente do seu desempenho pós-termino do anime, que será encerrado em Setembro - Só saberemos se o ano de 2016 de World Trigger será de fato bom ou ruim, após vermos quanto impactará na obra o fim do seu anime... Aliás, falando nele, o anime de WT será lançado no Estados Unidos, quem sabe assim um dia chegue também nas telinhas brasileiras? Não custa nada sonhar. Em décimo quarto lugar tivemos Devily-Man, era previsível que o mangá despencaria logo e foi isso que aconteceu, nenhuma surpresa... A obra será cancelada, podemos colocar-lo na lista de mais um fracasso que saiu da GFC.

Em décimo quinto lugar, fechando o TOC tivemos Bleach, porque o tratamento que os editores dão para Bleach é diferente do que deram para o encerramento de Naruto? Muitas pessoas se perguntam isso, já que mesmo Naruto chegando ao seu fim, o mangá ainda conquistava boas posições no TOC, já Bleach não. O motivo é bem claro, Bleach após o seu fim não dará mais lucro para a Shonen Jump, diferente de Naruto que mesmo após ter terminado, ainda tem o anime em exibição e uma pancada de filmes que serão lançados e que de algum modo, trarão muito dinheiro para a Shonen Jump e a Shueisha - Bleach, continua dando um bom dinheiro para a revista, porém não é mais tão útil em longo prazo. Qual é a vantagem de ficar dando capas e páginas coloridas para uma obra que terminará em no máximo 1 ano? Nenhum. É muito mais vantajoso fazer publicidade de Boku no Hero Academia que tem o potencial de lucro em longo prazo muito maior - Bleach não será cancelado, mas também não voltará a ganhar várias capas e páginas colorida, pois não há razão para dar muita publicidade a obra, simplesmente não há - A Shonen Jump deve pensar no futuro, no amanhã, deste modo deve priorizar suas forças nas séries que darão lucro nos próximos 5 anos, e não em uma que em 1 ano já estará encerrada.

Recomendação e Chave da demo de Final Fantasy XV

Voltamos com as recomendações semanais, primeiro vou aconselhar um novo mangá que só será lançado em Setembro, mas é bom vocês já ficarem atentos. O criador de Soul Eater, Atsushi Ookubo irá lançar um novo mangá na Shonen Magazine, intitulado de En En no Shouboutai (Kari). O mangá fala de um estranho fenomeno que está fazendo as pessoas explodirem em chamas, o protagonista é responsável por apagar essas chamas - Será um novo sci-fi que deve chegar para abalar o mundo dos mangás B-Shounens. A Blade Scan, que já é conhecida pelo seu trabalho de altíssima qualidade, já anunciou o projeto, por isso teremos os capítulos em português. Recomendo ficarem prontos para em Setembro, correrem até a Blade Scans e lerem esse novo mangá que inclusive faremos a nossas primeiras impressões aqui no Analyse It.

Caso você não conheça a Blade Scans, recomendo verem os outros projetos da scan e quem sabe conhecer também novos mangás, para acessar o site deles, clique AQUI.

O outro assunto é o sorteio da chave que dá acesso a demo de Final Fantasy XV no PS4, isso mesmo, caso você tenha um PS4 ou mesmo um amigo seu tenha, é melhor não perder de NENHUM modo esse sorteio. Para participar é muito simples, você deve colocar o seu nome (Ou nickname), o link do seu facebook e por fim responder duas perguntas relacionados a sua experiência com Analyse It. O vencedor será sorteado, mas vocês tem que ter respondido essas duas perguntas, e também ter dado o link do seu Facebook. Espero que vocês sejam sinceros na respostas e desejo boa sorte a todo mundo. Agradeçam ao Hollowfield por ter doado essa chave de Final Fantasy XV!

Para participar do sorteio clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'