quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #46 (Ano 2015).


Happy B-Day, Analyse It.

O Analyse It tem duas datas de aniversário, a primeira é seu dia de lançamento oficial (1 de Abril de 2011), porém naquela época o site praticamente não analisava mangás e era focado em outras mídias (Sendo encerrado 2 meses após sua criação). Em 8 de outubro de 2013 eu decidi, sozinho, voltar a tocar o projeto do blog, assim, essa data se tornou o segundo dia de aniversário do blog, uma data bem mais significativa. Mas, o que será que reserva o TOC de aniversário?

TOC Weekly Shonen Jump #46 (10/10):
Boku no Hero Academia (Capa, Página Colorida de Abertura e Resultado da Pesquisa de Popularidade)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - One Piece
Mononofu (Capítulo 05)
03 - Black Clover
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
Samon-Kun wa Summoner (Capítulo 04)
04 - Haikyuu!!
No.9 (Página Colorida, One Shot de Keke Akutami)
05 - PSI Kusuo Saiki
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
06 - Sesuji wo Pin! to
07 - Toriko
Kochikame
08 - Nisekoi
09 - Kagamigami
10 - World Trigger
11 - Bleach
12 - Best Blue
Isobe Isobee Monogatari
Gintama (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)
Anúncio: O Vencedor da Gold Future Cup foi: Genjui Toteku de Hitsuji Gondaira

Edição #47
Capa e Página Colorida de Abertura: Ansatsu Kyoushitsu
Página Colorida: PSI Kusuo Saiki, Sesuji wo Pin! to e Q.E.D!! (One Shot).
Ausente: One Piece e Hunter x Hunter

Importante: A edição foi lançada mais cedo, porque no dia 12/10 será um feriado no Japão, assim os editores adiantaram o lançamento da edição para o dia 10/10 (Sábado). A próxima edição já voltará a sair na segunda-feira.

Boku no Hero Academia, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição tivemos capa e página colorida de abertura para "Boku no Hero Academia". Acredito que os novos leitores do Analyse It pensam que o uso do "Deku" como ícone do nosso blog foi para seguir o sucesso da obra, mas o motivo foi totalmente a caso: Eu estava em busca de icone para o Blog, quando, em uma quarta-feira a Shonen Jump libera a capa de sua nova série, Boku no Hero Academia. Assim, decidi usar o rosto de "Deku" como icone, mesmo não sabendo se a série iria vingar ou não (Nem a raw da série ainda tinha sido divulgada). Mas não é que tivemos sorte e a série se tornou um sucesso gigantesco? Desde lá, Deku se tornou o mascote do Analyse It e nada melhor do que comemorar o aniversário justamente com outra capa dessa série que faz parte da história do blog.

Nesta mesma edição tivemos página colorida para Shokugeki no Souma e Hinomaru Zumou, além do One Shot No.9 - Este One Shot foi lançado na Jump NEXT! Vol,02 de 2015, que inclusive eu analisei - Minhas impressões sobre o one shot na época lançado na NEXT foram bem positivas e deixei claro que os japoneses também gostaram muito do mangá, porém ao mesmo tempo fiquei com medo da série não dar muito cedo na Weekly Shonen Jump por sua arte extremamente suja. Talvez nesta nova versão o autor já fez uma arte mais limpa e que possa agradar a maioria dos leitores da revista. Para mim, No.9 é um mangá muito criativo que poderá se tornar um grande candidato ao sucesso no próximo ano.

Boku no Hero Academia, Página Colorida

Também tivemos o anúncio do vencedor da Gold Future Cup (Ou Gold Future Cup para quem preferir assim), e o vencedor foi o Genjui Toteku que praticamente garantiu o sua serialização na revista entre os próximos 2 anos, sendo mais provável o lançamento já no próximo ano. Porém não fiquem triste, os demais mangás ainda tem chance de serem serializados. Pretendo fazer na Segunda (19/10) a análise completa dos One Shot's da GFC e comentarei as chances de cada um dos mangás de serem serializado, mesmo não tendo ganho a competição. 

Por fim, falando dos novatos: Os japoneses tendem a considerar as classificações a partir do capítulo 05, já que nessa altura dos editores já sabem a recepção dos primeiros capítulos da série (De certo, sabem dos dois primeiros capítulos) - Isso deixa a posição de Mononofu muito mais interessante, porém não é uma segurança que a série será um sucesso: Como eu disse, nas edições anteriores, a série teve uma recepção parecida com a de Kagamigami nos dois primeiros capítulos e o público ainda está indeciso de vale a pena apostar na série, provavelmente os editores estão esperando ter mais certeza do que o público acha da série. Lembrando que já tivemos caso de séries bem classificadas no quinto capítulo que dançaram logo, como Roggy. Samon-Kun ainda é cedo para fazermos alguma avaliação das posições prévias (Lembrando que só irei considerar as posições da série a partir do capítulo 08, quando os editores já tem certeza do que farão com as novas séries). 

Chegando aos mangás ranqueados tivemos em primeiro lugar Ansatsu Kyoushitsu que receberá capa e página colorida na próxima semana - É certo que o mangá está em sua reta final, mas aí vem a dúvida, será que essa será a última capa que a obra receberá até o seu encerramento (Ou será a penúltima?). Lembrando que nenhuma série, tirando Slam Dunk recebeu em seu último capítulo capa da Shonen Jump (Nem Dragon Ball, Naruto, Yu Yu Hakusho ou qualquer outro mangá) - Em segundo lugar tivemos One Piece que continua entre os primeiros colocados, nessa semana foi lançado o seu mais novo volume que deverá vender, no final das contas, entre 2.8 e 3.0 milhões de cópias, como todos os seus volumes vendem. Shingeki no Kyojin pode até ter tentado, mas não conseguiu ameaçar o reinado de One Piece.

Black Clover ficou em terceiro lugar, o mangá também está recebendo um novo volume este mês (Aliás, todos os mangás até PSI Kusuo Saiki, tirando Hero e os novatos, estão recebendo volumes esse mês, coincidência?). Todos estão curiosos para quanto este novo volume da série irá vender, mas é importante ficar atento que os volumes da Shonen Jump foram lançados em um Sábado, por isso o Ranking Oricon só irá cobrir dois dias de vendas, fazendo assim que todos os volumes pareçam que estão vendendo menos. Mesmo que provavelmente não vejamos o crescimento de vendas de Black Clover, é quase certo que o seu terceiro volume venderá mais que o segundo, já que a série cada capítulo que passa está se tornando mais popular no Japão. Estamos todos esperando quando o mangá finalmente conseguirá voltar ao topo do TOC, já está mais do que na hora!

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, o seu novo volume conseguiu até vender mais que Ansatsu Kyoushitsu no seu primeiro dia de vendas, mas de acordo com o Shoseki Ranking, a obra acabou vendendo menos que Ansatsu na soma dos seus dois dias de vendas calculados. Entretanto, as duas séries estão vendendo muito bem e juntamente com One Piece formam o atual "pilar" da Weekly Shonen Jump. Pena que esta luta entre Haikyuu!! vs Ansatsu Kyoushitsu em vendas vai terminar em pouco tempo, já que Ansatsu irá terminar em poucos meses, se não for nesta leva de Novembro (Pelo ritmo, pode mesmo não terminar nesta leva), deve ser encerrado entre Fevereiro e Maio do ano que vem, assim não passando do primeiro semestre de 2016. Enquanto Haikyuu!! ainda deve durar por mais alguns anos, sem sofrer nenhuma represália, já que muito bem, dificilmente se tornará um Toriko que com 6 anos de vida, estará sentindo a idade. 

Fechando o TOP 05 tivemos PSI Kusuo Saiki que continua sua jornada de dominar as primeiras colocações - O mangá receberá página colorida na próxima edição, talvez o motivo seja o lançamento do seu filme (Não faço a miníma ideia de quando o Live Action de PSI irá estrear) ou mesmo só porque os editores quiseram presentear a série com uma página colorida, já que a obra é uma comédia muito popular. O mangá fecha o sexteto dos volumes, já as obras abaixo dele, tirando Isobe Isobee que sempre é classificado em último, não lançaram nenhum volume novo este mês (Kagamigami também lançou, mas ele é irrelevante, já que será cancelado de qualquer modo). Brinquei com o fato de ser uma coincidência este fato, já que normalmente os editores sempre colocam essas séries entre os primeiros colocados, não colocaram só nessa edição por causa dos volumes, mas não deixa de ser uma curiosidade interessante.

Na sexta colocação tivemos Sesuji wo Pin! to, que após algumas edições finalmente voltou a ganhar uma página colorida, mas na verdade o que queremos é que a obra ganhe uma segunda capa quando for lançado o seu primeiro volume em novembro. Este vai ser o verdadeiro teste para vermos se os editores colocam fé na obra ou não - Se o mangá ganhar capa, significa que eles acreditam mesmo no potencial de Sesuji wo Pin!, caso não ganhe, é a prova que querem que o mangá seja uma obra de meio de tabela mesmo, sem se destacar muito. O que é uma pena, já que o autor é bem talentoso e é sempre ver uma obra de slice of life conseguindo um bom destaque na Weekly Shonen Jump. Em sétimo lugar tivemos Toriko, que dá uma boa respirada, mas continua sem voltar aos cinco primeiros colocados.

No.9, Página Colorida.

Abrindo a zona de perigo, tivemos na oitava colocação Nisekoi, logo abaixo de Kochikame (Que após anos ficou em uma posição altíssima). Sinceramente, é simplesmente impossível prever quando a obra será encerrada, porém é certo que o mangá não deve durar mais muito tempo. O autor está fechando as prechas em aberto e se preparando para deixar a história bem redondinha. Fico curioso em qual será o próximo projeto de Naoshi Komi... Para quem não sabe, o mangaká já havia lançado um outro mangá B-Shounen na Jump, chamado de Double Arts que foi cancelado com poucos capítulos. Acredito que veremos Naoshi Komi voltando para os B-Shounens após encerrar Nisekoi. Se voltará para a Weekly Shonen Jump ou se irá para uma revista mensal, como a Jump Square, é outros quinhentos, mas tenho uma sensação que independente de qual revista migrar, ele nos dará uma obra de B-Shounen (Battle Shounen).

Em nono lugar tivemos Kagamigami que conseguiu ficar acima de World Trigger e Bleach respectivamente, por isso é um feito magnifico, porém, sejamos sinceros, isso não significa nada. A obra pode até ter tido uma melhoradinha, provavelmente por causa do lançamento do novo volume, assim os editores colocaram a obra em uma posição um pouco mais alta que o normal, mas pelo que tudo indica, na próxima semana a obra já voltará a ficar nas últimas colocações. Em décimo lugar tivemos World Trigger que conquistou de novo uma posição bem baixa, porém vocês não devem ficar preocupados, a obra parece estar bem segura pelos próximos meses. Ainda estar por vir a era onde World Trigger não estará constantemente entre os cinco últimos colocados.

Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Em penúltimo lugar, na décima primeira colocação, tivemos Bleach - O mangá lançou um jogo de ação para Smartphone, que vem tendo um grande sucesso, já tendo mais de 6 milhões downloads. Isso é uma boa notícia e prova que Bleach continua muito popular? Sejamos sinceros, primeiro o jogo é grátis, por isso, muitas pessoas ao redor do mundo (Lembrando que não só são japoneses que estão baixando), estão baixando o jogo por ser divertido, e não por ser um jogo de "Bleach". É como aquele velho jogo dos minions, onde eu inclusive baixei para jogar no meu Smartphone, porque era divertido, já que não ligo nem um pouco para os minions. Porém, o fato desse jogo estar fazendo sucesso não deixa de ser uma boa notícia para Bleach, já de certo modo coloca a série em destaque e pode atrair novos compradores. Então, sim, o sucesso do jogo provavelmente não é por causa de Bleach, mas não significa que o jogo não esteja fazendo bem para a série... que mesmo assim não será bem ranqueado por causa do jogo, continuará pegando essas posições baixas.

Em último lugar tivemos o já cancelado Best Blue que já deve estar preparando o terreno para o seu adeus a revista, como eu já disse, acredito que o autor terá a possibilidade de lançar ao menos um outro One Shot, mas a obra Best Blue em si, já está cancelada. Talvez caso o seu primeiro volume, que será lançado em Novembro, tenha uma venda muito boa ao ponto de aparecer no Ranking Oricon, os editores decidam salvar a série, mas sejamos sinceros, isso nunca acontece... Quando a série é má recepcionada na Weekly Shonen Jump, vende sempre menos que 10 mil cópias, nem aparecendo entre os cinquenta primeiros colocados do Ranking Oricon. Não esperem por algum milagre, Best Blue será cancelado na próxima leva.

Anúncio do Vencedor da GFC, Genjui Toteko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'