terça-feira, 6 de outubro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #45 (Ano 2015).


Arrumando a casa. 

Após o lançamento de Shouboutai, os editores relaxam um pouco e vão organizando lentamente a casa, já preparando a revista para mais cancelamento e mais estreias que devem vim em algum momentos nas próximas edições. E é justamente por ser um momento de organização, que os editores já vão anunciando as séries que irão acabar. Sem mais delongas, vamos ao TOC e as novidades da Shonen Magazine:

TOC Weekly Shonen Magazine (07/10):
Yui Aragaki (Capa)
Hajime no Ippo (Página Colorida de Abertura)
01 - Ahiru no Sora

02 - Yamada-Kun to 7-nin no Majo
03 - UQ Holder!
04 - Domestic no Kanojo
Enen no Shouboutai (34 páginas)
Days (Capa da Edição Digital, Página Colorida, 26 páginas)
05 - Fairy Tail
06 - Acma:Game
07 - Nanatsu no Taizai
08 - Baby Steps
09 - Masukomi
10 - Kamisama no Iutoori II
AKB49~Renai Kinshi Jourei (Página Colorida, 25 páginas)
11 - Two Three
12 - Desert Eagle
13 - Seitokai Yakuindomo
14 - Kindaichi Shounen no Jikenbo R
15 - Area no Kishi
16 - Real Account
17 - Daigo Tokusou
Rupodama!
Daiya no Ace (Ausente)
Fuuka (Ausente)
Tsurezure Children (Ausente)

#46
Capa e Página Colorida de Abertura: Nanatsu no Taizai (Capítulo Duplo, 39 páginas)
Página Colorida: Area no Kishi, Fuuka e Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Anúncio: AKB49~ será encerrado em Fevereiro de 2016.

Days, Página Colorida.

Como já é de costume, vamos começar pelos mangás não ranqueados e de cara já temos uma grandes diferenças, "Hajime no Ippo", o mangá que nessa edição recebeu página colorida de abertura NÃO É lançada na edição digital, por motivos desconhecido - Talvez seja uma estratégia de marketing da Shonen Magazine ou mesmo uma vontade do autor, que não quer que seu mangá seja lançado online. O motivo sinceramente não sabemos, porém, caso um dia seja lançado, com certeza irá aumentar as vendas da edição digital.

Nessa edição também tivemos página colorida para Days que na edição digital foi o mangá que recebeu o privilégio de poder ser a capa da edição, o que mostra como os editores confiam no mangá - Enquanto AKB49 só ficou com uma página colorida, além de ter tido o anuncio para os leitores que a obra será encerrada em Fevereiro do próximo ano, por isso lá para a edição #12 do ano que vem teremos o fim de uma série que durou muito tempo na revista, mesmo nunca tendo vendas altas, foi lançado, o mangá conseguiu durar mais de 5 anos (O mangá foi lançado em 2010), um feito invejável por muitos.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Ahiru no Sora que finalmente voltou para a primeira colocação - Como eu disse na análise no Ranking Oricon é fantástico o fato da série estar conseguindo manter suas vendas estáveis a mais de 2 anos, sendo que nesse período aconteceu vários meses hiatos, que deveriam causar uma pequena queda de vendas - Porém, quebrando a regra, Ahiru no Sora conseguiu manter suas vendas na casa dos 250 mil cópias por volume, o que é um número bastante alto para uma série que nunca ganhou um anime e tem mais de 40 volumes (Nunca ganhou o anime, porque pelo que dizem os boatos, o autor rejeitou todos).

Na segunda colocação tivemos Yamada-Kun que conquistou uma boa posição, após na semana passada ter ficado entre os últimos cinco colocados - Pessoal, é importante lembrar que por mais que a série não venda tanto, é o suficiente para conseguir sobreviver na Magazine. Não estamos falando da Shonen Jump, onde qualquer série que venda menos de 100 mil cópias esteja tendo um resultado insuficiente de vendas. Em qualquer outra revista além da Jump, vender 60/70 mil por volume é um bom... E é isso que Yamada tem, um bom resultado. Não é nada de fantástico, mas também não é um resultado ruim. Logicamente, caso aconteça uma queda de vendas de 20 ou 30 mil volumes, a situação de Yamada começará a ficar séria. Em terceiro lugar ficou UQ Holder que continue firme e forte na revista.

Domestic no Kanojo ficou em quarto lugar e podemos considerar o mangá, de longe, o mais maduro da revista - É espetacular como a autora consegue tratar de assuntos mais sérios e ao mesmo tempo fazer com que o mangá continue sendo popular entre o público alvo da revista (Que vai de 16 a 24 anos). Este é um feito que atualmente muitas poucas obras conseguem. Logicamente para alcançar este feito, a autora teve que deixar alguns temas um pouco mais leves e os dramas românticos foram sutilizados para não se tornar um "josei", porém mesmo assim o simples fato dela estar trazendo tamanha seriedade para um mangá onde o público em grande maioria prefere obras mais leves ou que a seriedade seja proporcional ao número de punhos dados em cada quadrinho, faz com que o sucesso de Domestic se torne um grande feito.

Fechando o TOP 05 tivemos Fairy Tail que como já venho dizendo a semana vem tendo uma continua queda de vendas, porém mesmo assim a obra continua sendo a terceira maior força da revista e enquanto continuar forte como está atualmente, irá sobreviver por muito tempo - Podemos comparar tranquilamente a situação de FT à de Bleach, o mangá já foi um grande pilar da revista, continua uma obra muito popular e com vários fãs espelhados pelo mundo, porém, por causa de alguns erros do autor, teve uma grande queda de popularidade. Atualmente o autor vem sofrendo com as consequências do seu erro, contudo, a revista continua mantendo o lugar no mangá a salvo - A única diferença é que FT ainda é muito forte, Bleach já está na sua reta final.

AKB49, Página Colorida.

Em sexto tivemos Acma:Game que já se recuperou da sua péssima posição na semana passada (O terrível último lugar). Nanatsu no Taizai ficou em sétimo, e a obra ganhará capa e página colorida na próxima edição, o motivo? Deve ser dois. O primeiro é anunciar a nova temporada que deve estrear já no próximo ano. O segundo motivo é mais clássico, fazer publicidade do seu novo volume que será lançado justamente na mesma semana em que for lançado o novo volume de Nanatsu - É fantástico ver que a série chegou em um patamar de popularidade tão alto que a Magazine decide sempre dar uma capa da versão física para a obra (Lembrando que as capas das edições físicas normalmente vão para atrizes ou modelos).

Em oitavo lugar tivemos Baby Steps que juntamente com Kamisama que ficou em décimo, terão também um novo volume lançado na próxima semana - Esses dois mangás por motivos desconhecidos não ganharão página colorida na próxima semana, porém deverão ganhar na semana seguinte ou talvez simplesmente serem bem classificados para ficar em um destaque maior. As duas obras são populares o bastante para que os editores não deixem passar "batido" o lançamento de um novo volume - Lembrando que vou analisar as vendas desses volumes na minha análise semanal do Ranking Oricon que sai todas as sextas-feiras.

Na décima primeira colocação tivemos o novato Two Three que conquistou uma colocação mediana, porém ainda muito cedo para dizer que o mangá será um sucesso ou um fracasso. Normalmente os editores da Magazine não demonstram a popularidade da série através das posições, e sim através de privilégio (e das vendas dos volumes). Devemos ver se nos próximos capítulos, Two Three irá ganhar uma página colorida, caso não ganhe, será uma péssima notícia. Desert Eagle, que ficou em décimo segundo lugar, já no seu nono/décimo capítulo ganhou uma página colorida. É bom saber que ganhar capítulo duplo é um privilégio interessante, mas muitas vezes os editores também usam para adiantar o fim da série (Ou em casos de séries populares, poderem lançar um volume mais rapidamente). Por isso não podemos tirar nenhuma conclusão do capítulo duplo que Two Three recebeu na semana passada.

Em décimo quinto lugar tivemos Area no Kishi que juntamente com Fuuka ganhará página colorida próxima semana, o motivo? Os dois mangás terão seus novos volumes lançados na próxima semana, assim os editores aproveitaram para fazer publicidade. O único mangá que receberá algum privilégio semana que vem e não é por causa do lançamento de um volume é Kindaichi, que inclusive ficou em décimo quarto lugar, acima de Area no Kishi. O motivo do mangá estar recebendo página colorida é publicidade do seu novo anime. Em décimo sexto lugar tivemos Real Account que não receberá página colorida por seu novo volume, mas tenho certeza que os editores próxima semana irão ranquea-lo entre os cinco primeiros colocados. Ah, antes que alguém fique preocupado, mesmo estando tão baixos, nenhum desses mangás corre risco de cancelamento.

Em último lugar tivemos de novo Daigo Tokusou, estou começando a suspeitar que os editores classificam o mangá em último de proposito - Mesmo quando uma série é má recepcionada, os editores tendem a não classificar uma obra sempre em último, como acontece na Shonen Jump. Ao menos que Daigo teve uma recepção TÃO RUIM que os editores estão colocando a série para escanteio, existe uma grande possibilidade da série ser um novo mangá feito para fechar a revista. Ainda é muito cedo para chegarmos em uma conclusão, porém se até Fevereiro de 2016 a série não ser cancelada e continuar sendo tão mal ranqueado, de fato é porque o mangá é um novo "Rupodama!",

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'