quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #02 (Ano 2016).


Roleta japonesa.

Junto com um anúncio fantástico relacionado a Souma, os editores trouxeram também um TOC que parece que foi sorteada em uma roleta - Está tudo bagunçando, contudo, não deixa de fazer sentido. Por isso é o momento de analisar esse fantástico TOC, um dos melhores dos últimos anos, que por mais que seja uma confusão só, nos explica muito do pensamento e planejamento dos editores para o ano de 2016 da Weekly Shonen Jump. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #02 de 2016 (14/12):
Shokugeki no Souma (Capa, Página Colorida e Anúncio da Segunda Temporada)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Black Clover
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
03 - Sesuji wo Pin! to ~ Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso
04 - Ansatsu Kyoushitsu
Koroshiya Domino (Página Colorida, One Shot de Dainenpyou)
05 - World Trigger
06 - Haikyuu!!
07 - Samon-Kun wa Summoner
08 - Mononofu
09 - PSI Kusuo Saiki
Buddy Strike (Capítulo 05)
10 - Kochikame*
11 - Gintama
12 - Nisekoi
13 - Bleach
14 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari
One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)
*A partir desse ano considerarei as posições de Kochikame como os japoneses fazem.

Prévia da Edição #03-04 de 2016:
Capa: Todos heróis da Jump
Página Colorida de Abertura: Ansatsu Kyoushitsu
Página Colorida: Haikyuu!! e Cremators (One Shot de Hiroshii Sabashi & Sanjo Riku).

Shokugeki no Souma, Página Colorida de Abertura.

Como já é de costume, começaremos pelos mangás não ranqueados, e nada melhor do que começarmos justamente com Shokugeki no Souma que nesta edição nos deu a incrível notícia que irá lançar a sua segunda temporada, isso mesmo meus amigos, SEGUNDA TEMPORADA DE SOUMA! É muito raro a Shonen Jump não entregar uma segunda temporada para seus mangás, e mesmo com as vendas baixas dos DVDs/Blu-Rays de Souma, o grupo editorial decidiu que valia a pena manter a tradição e dá uma segunda temporada para o mangá. Não esperem um grande sucesso comercial, contudo, essa segunda temporada será muito valiosa para a obra, que conseguirá manter suas vendas estáveis (Ao menos que não dê uma de Magi, e faça suas vendas cair mesmo com uma segunda temporada em exibição).

Nesta edição também tivemos página colorida para Hinomaru Zumou que continua recebendo muita publicidade dos editores. De qualquer modo eu quero comentar um pouco sobre Buddy Strike, eu já havia dito que a recepção da obra havia sido péssima, e a situação parece que vai se confirmando com suas posições no TOC, que sinceramente, são terríveis para um mangá com apenas cinco capítulos - Levando em conta que os japoneses não gostaram e que os editores estavam desanimados, eu digo que o cancelamento de Buddy Strike é eminente. Aliás, digo muito mais, o mangá será cancelado precocemente juntamente com o fim de Nisekoi.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Boku no Hero Academia que voltou a sua amada primeira colocação - Foi incrível ver que a obra vendeu 2.1 milhões de cópias no ano passado. Isso comprova que caso o anime seja muito popular (Não digo bem adaptado, porque já vimos obras bem adaptadas que não vingaram, como Souma, e outras mal adaptadas que vingaram, como Tokyo Ghoul), provavelmente veremos Hero se configurando entre os mangás mais vendidos do ano, superando facilmente obras como Nanatsu no Taizai, Tokyo Ghoul e Haikyuu. É praticamente certo que próximo será protagonizado por dois mangás: Shingeki no Kyojin e Boku no Hero Academia.

Em segundo lugar tivemos Black Clover, o mangá após várias semanas em posições intermediárias deu um gigantesco pulo do gato e conquistou a segunda colocação - Devo assumir que eu começava a ficar preocupado quando vi a constância das posições baixas de Clover estava ficando, até mesmo em capítulos importantes para o desenvolvimento do novo arco, os editores decidiram colocar a obra bem baixo, contudo, minha preocupação durou somente uma semana, já que hoje os editores já confirmaram que não estavam colocando a obra em posições altas justamente por não acharem esses capítulos relevantes o suficiente. Black Clover está muito seguro na revista e mesmo não vendendo absurdamente bem, vende o suficiente para conseguir sobreviver até quando ganhará um anime (Isto deve acontecer em 2017).

Sesuji wo Pin! to ficou em terceiro lugar, sendo que semana passada havia se localizado entre os últimos cinco colocados do TOC. Já foi divulgada as vendas do segundo volume da série: Foram 21 mil cópias em três dias, sendo que o primeiro volume havia vendido 24 mil cópias em cinco dias - É quase certo que o novo volume teve um pequeno aumento de vendas, aliás, podemos dizer que a obra já no seu segundo volume vende o mesmo que Hinomaru Zumou. Não é um grande feito, já que as duas obras estão com vendas baixas para os padrões da Shonen Jump, contudo, se os editores forem justos e coerente, não devem cancelar Sesuji wo Pin! antes de cancelar Zumou - Já que a obra de dança tem um potencial de vendas maior e ainda por cima já é mais popular. De qualquer modo, eu acredito que nenhum dos dois mangás será cancelado ou mereça ser cancelado, pois são obras de altíssima qualidade e que por mais que não conquiste o público mainstream, trás bastante prestígio para a revista.

Em quarto lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu - Não lembro a última vez que os editores colocaram a obra em uma posição tão baixa, contudo, acredito que o motivo desta posição é bem claro: Querem dar publicidade a duas obras novatas que acabaram de lançar seus novos volumes (Sesuji wo Pin! to e Black Clover), além disso vão compensar a obra dando uma bela página colorida de abertura na próxima edição (Página que também servirá como publicidade para a segunda temporada do seu anime que será lançado dia 07 de Janeiro). Por fim, a obra está chegando ao seu fim, desenvolvendo o seu arco final, provavelmente não irá passar do primeiro semestre deste ano, não é que uma quarta posição irá influenciar no seu futuro. Resumidamente, Ansatsu Kyoushitsu conquistou uma posição baixas para o seu padrão, mas não é nada de preocupante.

Fechando o TOP 05 tivemos outra grande surpresa, World Trigger! O mangá conseguiu voltar a uma posição que não conquistava à muito tempo. Contudo, o que esta quinta colocação significa para o mangá? Eu posso dizer que é a prova que os editores ainda confiam na obra e querem que ela continue por muito tempo, logicamente a obra não vem recebendo mais páginas coloridas, capas e é sempre classificado nas últimas colocações pelos editores, mas, esta semana eles confirmaram que não esqueceram do mangá: Provavelmente esta semana o mangá teve um capítulo muito interessante e somado ao fato de ter acabado de lançar um novo volume, os editores aproveitaram o momento para colocar a obra em uma posição bem alta. Próxima edição já veremos o mangá voltando para as últimas colocações, infelizmente.

Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Haikyuu!! que no meio de tantas posições "estranhas", teve que se contentar com uma posição bem medíocre para a grandeza da obra, que é atualmente o terceiro pilar da revista. Em sexto e sétimo, respectivamente, tivemos Samon-Kun wa Summoner e Mononofu. Começo a ver uma possibilidade real dos dois mangás sobreviverem por esta leva, já que, pelo que tudo indica, os editores estão planejando o cancelamento precoce de Buddy Strike e o fim natural de Nisekoi (Com a vaga de Best Blue que ainda está em aberto, seriam três estreias). Entretanto, não deixa de ser bem complicado a possibilidade dos dois mangás conseguiram superar o ano de 2016 junto, ao menos que tenham a sorte de ter várias levas seguidas com cancelamento precoce e o fim de veteranos. Ou que tenha por mais um ano várias levas com dois ou um obra estreando, o que seria uma grande pena, já que tem muitos autores talentosos esperando as chances de estrear - Não é que os autores de Samon-Kun e Mononofu não sejam talentosos, mas eles devem fazer por valer a sua vaga, mostrando aos editores que suas obras são mais vantajosas que as futuras novas séries que estrearem. 

Se notarmos as páginas coloridas entregue pelas séries e suas posições no TOCs, a preferência dos editores é bem clara: Mononofu é a obra quem eles preferem que seja mantida, caso tenham que escolher entre Samon-Kun e Mononofu. Contudo, desde o primeiro capítulo vejo uma grande quantidade de fãs de Samon-Kun que começam a fazer muito barulho. É claro que os editores pensaram inicialmente em cancelar Samon-Kun, o mangá pegou posições terríveis no TOC, contudo quando perceberam que os seguidos da obra estavam preparados para comprar os seus volumes e votar toda a semana no mangá, o grupo editorial percebeu que ainda não valia a pena cancelar a obra, já que no final das contas, por causa desses "fãs" mais loucos, Samon-Kun tem uma real possibilidade de acabar vendendo mais que Mononofu. Estou curioso para ver como irá se desenrolar a briga entre essas duas séries, como eu já disse, provavelmente somente uma dessas duas obras irá conseguir chegar viva no ano de 2017. Temos 46 edições ainda pela frente para vermos no que vai dar esta disputa. 

Em nono lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que conquistou uma posição intermediária: O mangá continua essa montanha-russa ambulante que por incrível que pareça está seguro na revista (Lembrando que é normal para os mangás de comédia serem uma montanha russa, já que cada capítulo é uma situação diferente, e os editores classificam a obra dependendo da qualidade do caso em questão) - De qualquer modo, PSI Kusuo Saiki vai sobreviver ainda por muito tempo na revista, esta é a realidade - Outro que vai sobreviver por muito tempo é o décimo colocado Kochikame: Suas vendas não são tão fantástica como antigamente, contudo, sejamos sinceros, a obra é o xodó da revista e tem uma importância histórica gigantesca. É claro que os editores podem ainda cancelar a obra, mas essa possibilidade é bem pequena, além disso, o mangá pode ficar constantemente entre os últimos, mas nunca foi classificado em posições dignas de cancelamento. 

Koroshiya Domino, Página Colorida.

Em décimo primeiro lugar tivemos Gintama que aos poucos está retornando ao seu estado "pré-2015", onde suas colocações eram constantemente entre os últimos colocados: É uma pena ver a obra voltando a conquistar posições tão baixas, mas eu já havia avisado que o mangá não tem mais o folego de antes e dificilmente se configuraria entre os primeiros colocados por muito tempo. Mesmo assim não vejo planos dos editores em cancelar a obra em 2016. Mangás como Ansatsu Kyoushitsu e Nisekoi estão preste a acabar, e obras como: Toriko vendem menos que Gintama. Deste modo, dificilmente os editores deixariam encerrar mais de três veteranos em somente um ano, por isso digo que as chances de vermos o mangá ser cancelado no próximo ano são bem baixas. Quem sabe em 2017, mas para isso primeiro devemos ver como será o ano de 2016 para a Jump, em termo de vendas e qualidade das estreias. 

Em décimo segundo lugar tivemos Nisekoi que está chegando ao seu fim, ainda não é certo que a obra será encerrada em fevereiro do próximo ano, contudo, por causa dos editores já estarem classificando o mangá em posições tão baixas e o autor está resolvendo vários mistérios, tudo indica que de fato veremos a obra sendo encerrada muito em breve. O fim de Nisekoi em fevereiro também ajudaria a aumentar o tempo de vida de Mononofu e Samon-Kun, assim os editores teriam mais tempos e mais dados (Como as vendas dos volumes) para decidir qual dos dois mangás irá sobreviver. Bleach também deve estar chegando ao seu fim, mas o autor "Kubo" está desenvolvendo a história em um ritmo extremamente lento, por isso acho improvável vermos o mangá sendo encerrado no primeiro semestre de 2016, quem sabe no segundo semestre ou primeiro semestre de 2017.

Por fim, na última colocação, conquistando sua pior posição na história tivemos Toriko. O mangá está em uma situação bem complicado, as vendas do seu novo volume foram quase a mesma do anterior, contudo, isso não significa que as vendas pararam de cair, precisamos ver quanto o mangá irá vender nos próximos dois volumes para ter uma conclusão exata - E mesmo que as vendas se estabilizem no valor atual (115 mil cópias em 3 dias), o resultado não é nem um pouco satisfatório e já dá margem e justificativa para os editores cancelarem o mangá, o que não acredito que vá acontecer nesse primeiro semestre, já que os editores terão que lidar com dois veteranos que vendem muito sendo encerrados. Porém nada garante que o segundo semestre de Toriko será seguro, a série está andando em uma corda bamba e corre sérios riscos de ser cancelado daqui alguns meses. Só as próximas TOC's nos dirá qual será o destino dessa série que alguns anos atrás era considerada o futuro da revista. Uma coisa é certa, a obra não superará o ano de 2017 de modo algum, a dúvida é se conseguirá superar o ano de 2016.

Prévia da Próxima Edição, número 03-04.

Situações da Obras:

- Baseando-me no site "TV By The Numbers", irei trazer uma pequena análise da situação dos mangás da revista, onde irei classificar a situação de cada obra, em cinco categorias diferentes. Esta tabela irei atualizar cada 2 meses, assim todo mundo terá em mente como está a situação de cada uma das obras ranqueadas:
Muito Seguro: One Piece, Ansatsu Kyoushitsu, Haikyuu!!, Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma.
Seguro: Kochikame, Black Clover, Hinomaru Zumou, PSI Kusuo Saiki, Gintama.
Estável: World Trigger, Bleach, Isobe Isobee Monogatari, Sesuji wo Pin! to,
Em Perigo: Toriko, Samon-Kun wa Summoner e Mononofu.
Cancelamento/Fim eminente (Próxima leva): Nisekoi e Buddy Strike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'