quinta-feira, 31 de março de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #18 (Ano 2016).


O estranho mundo da Shonen Jump.

Se tem um mundo que realmente mágico e ao mesmo tempo muito estranho, é o da Shonen Jump, principalmente nesses últimos meses, onde os editores mudaram drasticamente o seu modo de avaliar as novas séries, e também de tratar as séries mais antigas. Resta a nós, leitores e acompanhantes, tentarmos nos adaptar a este novo modo de pensar, que começou a surgir no primeiro semestre do ano passado. Explicarei melhor neste TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #18 de 2016 (04/04)
ONE PIECE (Capa, Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
My Hero Academia SMASH!! (Capítulo Especial vindo da Jump Plus)
02 - Black Clover
03 - Haikyuu!!
Ansatsu Kyoushitsu Bangahein (Página Colorida)
04 - Mononofu
05 - Samon-Kun wa Summoner
Sousei no Onmyouji (Página Colorida, Especial vindo da Jump SQ, 32pg)
06 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
07 - World Trigger
08 - Sesuji wo Pin! to
Hinomaru Zumou Bangahein
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
09 - Shokugeki no Souma
10 - Kimetsu no Yaiba (Primeiro Rank)
11 - Kochikame
12 - Toriko
13 - PSI Kusuo Saiki
14 - Gintama
15 - Nisekoi
16 - BLEACH
Isobe Isobee Monogatari
Hunter x Hunter (Retorna na Edição #20)

Prévia da Próxima Edição #19:
Capa e Página Colorida de Abertura: Sesuji wo Pin! to (Aniversário de 1 Ano)
Página Colorida: Black Clover, Samon-Kun wa Summoner
, Yu-Gi-Oh (Capítulo Especial)
Especial: Bangahein de Sesuji wo Pin! to

One Piece, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, One Piece foi o mangá responsável por abrir a revista - Os editores decidiram dar capa e página colorida de abertura para a obra, por causa do início do seu novo arco, que tem tudo para ser um dos mais emocionantes da história da série. De qualquer modo, muitos esperavam um arco bombástico por parte de Dressrosa, e muitos acabaram decepcionados pelo modo que Eiichiro Oda decidiu estender-lo. Sinceramente, não acredito que este arco durará menos que dois anos, por isso, eu só espero que Oda consiga manter o bom ritmo por todos esses capítulos, que devem ser mais de cem.

Nesta edição também tivemos o começo dos especiais de Bangahein de Ansatsu Kyoushitsu e várias outras séries, além do especial de My Hero Academia SMASH!! que é lançado regularmente na Jump Plus, site online da Shueisha. Por fim, Hinomaru Zumou recebeu mais um outro presente dos editores, ganhando assim mais uma outra página colorida - Os editores continuam acreditando no potencial da série e claramente não planejam abandonar-la este ano, mesmo com vários novatos de vendas questionáveis já superando-o. A verdade é que se tem um mangá que pode receber o título de "queridinho" dos editores, é Hinomaru Zumou, entretanto, internamente fico muito feliz em saber que a obra ao menos tem o apoio de alguém, já que é um mangá que me agrada bastante.

Chegando aos mangás ranqueados, em primeiro lugar tivemos o substituto de Ansatsu Kyoushitsu no TOC, isso mesmo, o nosso querido Boku no Hero Academia - Acredito que com o anime que será lançado neste domingo, os editores darão ainda mais destaque para a obra, deste modo podemos dizer que será "natural" vermos a obra entre as duas primeiras colocações em quase todas as edições, se não em todas - E após o encerramento do anime, acredito que veremos mesmo assim o mangá constantemente entre os três primeiros colocados (ao invés dos dois primeiros), já que como eu disse anteriormente, a obra assumiu o posto de Ansatsu Kyoushitsu, que raramente se encontrava fora das três primeiras colocações do TOC. O quanto a obra irá vender após o anime, bem isto vamos ter que esperar alguns meses para descobrir, provavelmente só saberemos um resultado exato no mês de junho ou julho, quando for lançado o seu primeiro volume pós-anime. Mesmo assim, podemos ver no ranking semanal do Oricon, a obra recebendo um pequeno boost nos volumes antigos.

Em segundo lugar tivemos Black Clover, que após ficar no topo do TOC na semana passada, esta semana conseguiu conquistar a medalha de prata. Serei sincero que eu não tinha previsto este crescendo de Black Clover após o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu. Os editores decidiram dar muito mais espaço para a obra agora que a mão direita do imperador (One Piece) se foi - Mesmo assim não acredito que o mangá conseguirá competir com Boku no Hero Academia. A obra tenderá a ficar atrás do mangá por quase todas as TOC's, no máximo, conquistando esporadicamente algumas posições superiores. O motivo é bem obvio, por mais que Black Clover seja uma série B-Shounen de sucesso, a verdade é que Boku no Hero Academia fez um sucesso muito maior, e agora que ganhará um anime, poderá começar a vender seis ou sete vez mais do que vende Black Clover atualmente. Não existe razão para os editores darem mais publicidade para Black Clover, de qualquer modo, mesmo não colocando-o acima de Hero, os editores estão reservando um posto no TOC bem confortável para a série. Semana que vem o mangá ganhará mais uma página colorida, para a alegria dos leitores.

Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida.

Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!! que continua extremamente estável na revista. A obra ganhará sua terceira temporada ainda este ano, mas provavelmente após esta nova temporada, ficará ao menos dois anos sem alguma adaptação em anime, o que é uma grande pena - Ao menos, que comecem a adotar várias temporadas de treze episódios, deste modo poderiam ao menos lançar uma temporada ao ano, mas acredito que esta possibilidade é bem improvável, mesmo que me agradaria bastante. Já somos acostumados a séries anuais que lançam até menos episódios ao ano, como é o caso de Game of Thrones (Mesmo que seus episódios durem bem mais). O sucesso da série é grande o suficiente ao ponto de conseguir sustentar várias temporadas ainda, por isso não vejo motivo para o estúdio simplesmente abandonar esta grande mina de ouro. O único lado positivo da série ficar muito tempo sem ter um anime seria justamente ver como reagiria as vendas dos seus volumes individuais a uma ausência prolongada da adaptação, se o mangá conseguiria manter suas vendas ou teria uma queda absurda. Sinceramente, prefiro que haja anime, do que ver uma possível reação a sua ausência.

Mononofu deu um grande pulo do gato, e me surpreendeu com uma quarta colocação - Eu havia dito na semana passada que os editores estavam desistindo aos poucos da série - Quando digo que o mundo da Shonen Jump é estranho, estou me referindo ao modo que os editores estão tratando os novatos. Há dois anos atrás, provavelmente Mononofu já teria sido cancelado, contudo, o grupo editorial está levando em consideração bem mais as votações internas, assim deixando que mangás que não vendam tão bem, consigam sobreviver. Lembrando que Mononofu é a obra que menos vende na revista atualmente, e tudo indica que não terá uma grande melhora de vendas nas próximas semanas, mas mesmo assim o grupo editorial continua classificando a série em boas colocações. Essa bondade dos editores para mim não é muito inteligente, economicamente falando. Os editores estão deixando de lançar novas séries que podem ser mais lucrativas, para apostar em uma série que consegue agradar os leitores, mas não faz tanta diferente na line-up da revista. Não é uma escolha inteligente. Para mim essa estratégia só vale a pena ser utilizada em comédias, como Samon-Kun wa Summoner que foi classificado na quinta colocação, pois a comédia é um gênero que tradicionalmente vende pouco, mas agrada MUITO os leitores da revista. Vamos ver como será as próximas classificações de "Mononofu", se os editores realmente vão continuar apostando na série, mesmo não sendo tão viável. 

Em sexto lugar tivemos uma grandíssima surpresa: Yuragi-Sou no Yuuna-San. Parece que o otimismo da semana passada surgiu efeito, e os editores nesta semana classificaram a série em uma posição bem alta, mas sejamos sinceros, com o modo que os editores estão tratando as novas séries, não é uma grande surpresa que qualquer novato bem recepcionado consiga sobreviver. Sim, tivemos grandes fracassos como Buddy Strike e Best Blue, mas essas obras eram realmente de péssima qualidade. Yuragi-Sou no Yuuna-San pode não ser uma das séries mais queridas do mundo, contudo, conseguiu conquistar uma parcela boa do público japonês com o seu ecchi realmente bem desenhado. Ainda é cedo para dizer se a obra conseguirá sobreviver por muito tempo, os editores em breve devem decidir qual mangá devem cancelar (Eu estou realmente acreditando que a próxima leva teremos somente uma estréia, ou mesmo nenhum, caso decidam ocupar o espaço vago de Nisekoi com Naruto Gaiden - Lembrando que Hunter x Hunter irá ocupar o espaço de Ansatsu Kyoushitsu -). Sinceramente, estarei torcendo para que Yuragi-Sou consiga se fixar na revista, pois eu sou daqueles que gosta de uma grande diversidade na revista, e o "ecchi" é um gênero ausente, mas espero que caso a série não venda bem o suficiente, os editores decidem de cancelar-la. É inaceitável que continuem mantendo tantas séries que não consegue vendem nem 30 mil cópias em três dias.

Sousei no Onmyouji, Página Colorida.

Em sétimo lugar tivemos World Trigger, que já fazem três edições seguidas que não se encontra entre os últimos cinco colocados, sendo que nas duas edições passada, a série conseguiu ficar entre os cinco melhores colocados. O mangá vem tendo uma constância que é realmente rara, e provavelmente aconteceu poucas vezes na história da série - Os editores devem estar dando boas colocações para a série por causa da soma de quatro fatores: Compensar o atraso da capa de aniversário (Que deve ganhar no mesmo período que ano passado, por isso entre maio e junho), compensar o encerramento do seu anime, assim evitando grandes perda de popularidade. Presentear o autor por sua melhora de saúde, e por fim, também presentear o autor com boas posições por causa da ótima qualidade dos capítulos atuais. Se os capítulos que lançados nestas últimas edições fossem realmente ruins, os editores mesmo assim decidiriam classificar a série nas últimas colocações, o que claramente não é o caso. World Trigger ainda não está totalmente seguro, mas é praticamente certo que passará vivo do ano de 2016, para a tristeza de muitos que torcem loucamente para a série ser cancelada. 

Sesuji wo Pin! to conquistou uma colocação "mediana", mesmo que continue relativamente alta, se levarmos em consideração os mangás que estão abaixo da série. Muitas devem estar se perguntando porque adiantaram para semana que vem a "capa" de aniversário da série. O motivo é muito simples: O mangá lançará na próxima semana o seu quarto volume, assim os editores aproveitaram e comemorarão ao aniversário, e ao mesmo tempo farão publicidade deste novo volume, mesmo que a publicidade chegará com uma semana de atraso (O que nunca foi um problema para os editores, já que constantemente fazem publicidade com uma semana de atraso). Espero que o autor capriche bastante em sua segunda capa - Os leitores estão esperando ansiosamente por este momento -. Logo após na nona colocação tivemos Shokugeki no Souma, que esta semana conquistou uma posição medíocre, mas que podemos considerar baixa para o padrão da série. Acredito que semana que o mangá retornará as posições mais altas, provavelmente foi somente um capítulo que os editores consideraram mediano, mesmo que tenha sido em pleno arco (Ou mesmo eles acreditaram que seria mediano em base no capítulo anterior, já que muitas posições são decididas antes mesmo dos editores receberem os capítulos. Principalmente se o autor entregar a obra em atraso, como acontecia constantemente com World Trigger). Será preocupante caso o mangá próxima semana ficar abaixo da sétima colocação novamente, o que espero e acredito que não acontecerá.

Em décimo lugar tivemos o primeiro rank de Kimetsu no Yaiba, o novato que estreou na mesma leva de Yuragi-Sou no Yuuna-San. Normalmente, utilizando o histórico dos editores, poderíamos considerar a posição de Kimetsu no Yaiba um mau-presságio, contudo percebemos que a mentalidade dos editores mudaram bastante neste último ano, por isso, por mais que eu ainda considere uma notícia ruim esta classificação, não significa que a série será cancelada em breve, muito pelo contrário, como ganhou página colorida na edição passada, tudo indica que os editores planejam manter o mangá vivo por alguns meses, e vão esperar as vendas do primeiro volume para decidir o seu futuro. Pelo que vim acompanhando nos fóruns, a recepção da série foi relativamente boa, por isso não vejo nenhum motivo lógico para os editores cancelarem Kimetsu no Yaiba e manterem Yuragi-Sou, que teoricamente deve uma recepção pior, mesmo que também tenha sido positiva. Se eu participasse do grupo editorial, decidiria o futuro das duas séries após confrontar a venda do primeiro volumes dos dois. Enquanto isso, eu já iria enterrando Mononofu que não tem futuro algum na revista. Em décimo primeiro lugar tivemos Kochikame que continua tranquilo na revista, mesmo pegando posições baixas.

Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Em décimo lugar tivemos Toriko que vai se estabilizando mesmo nas últimas colocações. Alguns meses atrás, o mangá até conseguia dar alguns bons picos, só que cada mês que passa, os picos que o mangá conquista são menos relevantes, e sua posição base é cada vez mais baixa. A verdade é que Toriko está em suas últimas semanas de vida. A situação de PSI Kusuo Saiki já é bem diferente, o mangá é classificado entre as últimas colocações por ser uma comédia tradicional, mas como aconteceu na semana passada, ainda consegue dar bons picos. Eu acredito que a série esteja segura, e os editores não planejam cancelar-lo tão cedo. Mesmo porque, a série é amado pelo público leitor da revista e ao mesmo tempo vende melhor que muitas outras séries da revista. Eu só queria que os editores decidissem dar mais páginas coloridas para PSI Kusuo Saiki, não acredito que o mangá mereça ser tão ignorado. Talvez os editores não apostem no mangá, por não acreditarem na possibilidade da obra ganhar anime, deste modo preferem apostar em outros mangás, mas quem sabe, com mais publicidade, algum estúdio não decida adaptar PSI Kusuo Saiki a televisão?

As últimas três colocações ficarem três mangás que estão chegando ao fim, e poderão ser encerrados ainda este ano: Gintama, Nisekoi e BLEACH respectivamente - Nisekoi deve ser encerrado ainda entre maio e junho, para a alegria tantos dos seus leitores quanto daqueles que odeiam o mangá - Já Gintama e BLEACH devem ser encerrados somente no segundo semestre deste ano, mesmo que existe uma possibilidade real das duas obras conseguirem "sobreviver" até o próximo ano. Os dois autores não tem nenhuma pressa em encerrar suas respectivas obras, já que as vendas dos seus volumes são altas e os editores não devem estar apressando nenhum dos dois para encerrar imediatamente os seus mangás, diferente de Toriko que pode estar recebendo uma pequena pressão editorial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'