quinta-feira, 14 de abril de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #20 (Ano 2016).


O regresso.

Se tem um destaque nesta edição não é Shokugeki no Souma (que entregou uma ótima capa), e sim o retorno a revista de Hunter x Hunter, que após mais de um ano parado, está de volta para o deleite daqueles que esperaram rigorosamente os novos capítulos da série. Junto com este evento, tivemos um TOC normal, mas com pequenas surpresas:

TOC Weekly Shonen Jump #20 de 2016 (18/04)
Shokugeki no Souma (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Black Clover
02 - ONE PIECE
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
Ansatsu Kyoushitsu Bangahein
03 - Mononofu
Mononofu Bangahein
Yu-Gi-Oh! - Transcend Game (Parte 2/2)
HUNTER X HUNTER (Página Colorida)
04 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
05 - World Trigger
06 - Haikyuu!!
07 - Toriko
08 - Gintama
09 - Samon-Kun wa Summoner
10 - Kimetsu no Yaiba
11 - Hinomaru Zumou
12 - PSI Kusuo Saiki
13 - Sesuji wo Pin! to
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida)
14 - Kochikame
15 - Nisekoi
16 - BLEACH

Prévia da Edição #21-22:
Capa: Elenco WSJ
Página Colorida de Abertura: One Piece

Página Colorida: Naruto, Ansatsu Kyoushitsu Bangahein e Hinomaru Zumou
Extra: Haikyuu!!

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Começando pelos mangás não ranqueados, como já é de tradição no Analyse It. Quem abriu esta vigésima edição do ano 2016 foi justamente Shokugeki no Souma, que deve em breve lançar sua segunda temporada em anime. A série se encontrou nas últimas posições nessas últimas semanas, contudo mesmo os editores classificando mal a série em seus capítulos mais fracos, por causa de sua grande popularidade, nos capítulos mais emocionantes, fazem questão de classifica-lo em uma colocação alta ou dar a tão desejada capa. Resumidamente, Shokugeki no Souma ainda tem um grande apoio editorial.

Contudo, quem faz esta edição ser tão especial é justamente o regresso de Hunter x Hunter, que surpreendeu muitos por não ter ganho uma capa para comemorar a sua volta. Os que foram surpreendidos, provavelmente não se lembram que em 2014, quando a série retornou de um hiatos, também só havia recebido uma página colorida. Acontece de esquecermos de pequenos detalhes, por isso, agora que todo mundo já foi lembrado que é "normal" os editores não entregarem uma capa para Hunter x Hunter, podemos nos acalmar. O grupo editorial não está negligenciando o retorno da série, de modo algum.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Em primeiro lugar tivemos Black Clover que após mais um primeiro lugar deixou mais claro que nunca que o seu grau de importância foi realmente realçado pelos editores. A série vem recebendo um grande apoio editorial e após o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu praticamente não sai mais dos cinco primeiros colocados, se não me engano, as posições média da série devem estar melhores que Haikyuu!! - Isto só comprova o grande poder dentro da revista que a série conseguiu conquistar.
Em segundo lugar no TOC tivemos ONE PIECE, a série de Oda continua soberana na revista, e somente Bleach mantém uma posição tão estável quanto a de One Piece (Só que a estabilidade de BLEACH é no lado inverso do TOC). Espero o dia que nasça uma série que venda tão bem quanto ONE PIECE vende atualmente, mas parece que este dia ainda durará muito para chegar - One Piece deve manter o record de mangá mais bem sucedido da história por realmente muito tempo -. Este mangá ainda deve estar a nascer, pois nenhuma das obras atuais tem capacidade para conseguir alcançar este feito.

Em terceiro lugar tivemos uma pequena surpresa; Mononofu. A série novamente foi muito bem classificado pelos editores, mostrando que por mais que suas vendas não estejam tão altas, o grupo editorial planeja manter-lo por mais algum tempo. Quem lê os comentários, sabe que começo a ser contrário a esta ação editorial de manter várias séries com baixo valor comercial. Sinceramente, não são ações economicamente viável em longo prazo, e podem trazer péssimas consequências a reviste nos próximos anos - Os editores devem continuar buscando insaciavelmente séries que consigam unir qualidade com vendas -. De qualquer modo, esquecendo a minha visão de economista, e focando no "coração", logicamente estou satisfeito em ver o autor de Mononofu sobrevivendo, já que é uma pessoa muito talentosa e que merece ter uma carreira longa. Quem sabe, após um anime, a série não acabe ganhando um boost gigantesco? A possibilidade é realmente baixa, mas não custa nada ser otimista e sonhar.

Em quarto lugar tivemos novamente Yuragi-Sou no Yuuna-San, que há praticamente três edições vem sendo ranqueados nas mesmas posições (por isso entre o nono e o décimo primeiro lugar no ranking "puro"). Por causa da sua temática, era de se esperar que os editores classificassem o mangá sempre nas últimas colocações, porém, talvez neste determinado caso, o grupo editorial está pensando muito bem (e com a cabeça certa). Por mais que a série seja destinada a um público específico, classificar-la nas últimas colocações já nas primeiras semanas daria uma impressão que o mangá não vem sendo muito bem recebido, deste modo, muitos podiam passar a abandonar-lo. Deixando entre os cinco primeiros nos vinte primeiros capítulos, poderá estimular muitas pessoas a comprarem os seus volumes, já que muitos compram um mangá simplesmente por acreditar que ele esta sendo um sucesso. A partir do seu vigésimo capítulo, já valerá a pena começar a classifica-lo nas posições intermediárias (e aos poucos, ir piorando as posições).

Boku no Hero Academia, Página Colorida.

Em quinto lugar tivemos uma segunda surpresa: World Trigger. A série vem sendo muito bem classificada desde que o seu anime foi cancelado, e deixo claro para todos que esperam que a animação um dia volte: A possibilidade é praticamente nula, não apostem todas as suas fichas nessa possibilidade. O mais importante é que a série vem conseguindo sobreviver muito bem, mesmo não tendo nenhuma animação em exibição. Se suas vendas também conseguirem a se manter relativamente estáveis, o que parece que está acontecendo, acredito que a série conseguirá sobreviver ainda por muito tempo, sem correr nenhum risco de cancelamento ou transferimento. Lembrando que também não vale muito a pena contar com uma possibilidade de transferimento, já que este um efeito realmente raro, e tende a acontecer com poucas séries. A Jump NEXT, por mais seja uma revista que venda bem, por só ter seis edições ao ano, se torna péssima para manter uma série em atividade, é útil para os autores poderem encerrar os seus mangás, restando na revista por no máximo um ano (seis capítulos, cerca de dois volumes, se cada episódio conter 60 páginas).

Em sexto lugar tivemos Haikyuu!! que teve uma pequena queda de posições, entretanto na próxima semana acredito que retornará as suas colocações mais altas, os editores não tem nenhum motivo lógico para deixar a sua segunda série mais lucrativa (devemos ver quanto Hunter x Hunter irá vender no seu volume, para vermos se o mangá se manterá na faixa de 1 milhão ou não) entre as posições intermediárias por muito tempo. Lembrando que Kuroko no Basket, mesmo sendo um grande sucesso e ficando em primeiro lugar cerca de cinco ou seis vezes em todo o ano, também em alguns capítulos era classificado em posições mais baixas. Podemos dizer que este é um comportamento padrão dos editores com as séries de "esporte". Logo após, na sétima colocação tivemos Toriko que deu uma pequena melhorada; esta sua sétima colocação, levando em conta a situação atual da série, é para ser comemorado na mesma intensidade que uma primeira colocação, pois está cada vez mais difícil de ver a série tão perto de séries como Haikyuu!!. Sinceramente, ás vezes sinto saudades de quanto Toriko disputava constantemente pela primeira colocação do TOC, atualmente não o vemos quase nenhuma edição (ou nenhuma mesmo) entre os cinco primeiros colocados.

Gintama ficou em oitavo lugar e também conquistou uma posição um pouco mais alta que o comum, mesmo que tenha sido uma colocação um pouco abaixo da conquistada na semana passada - Os editores parecem estar gostando dessa sequência de capítulos, por isso estão classificando a série na zona intermediária, mas acredito que em breve voltaremos a ver o mangá ficando entre os últimos cinco colocados. A verdade é que o "comum" de Gintama atualmente é o "bottom 5". Logo após na nona colocação tivemos Samon-Kun wa Summoner que vendeu cerca de 28 mil cópias em sete dias no último volume, e por isso está praticamente colocado ao seu companheiro Hinomaru Zumou. Os editores, por mais que no começo planejavam cancelar a série, atualmente não encontram mais nenhum motivo para retirar a série da revista: Tem potencial de vendas maior que algumas séries da revista, e principalmente, parece ser muito bem votada nos cartões de votação. De qualquer, não acredito que veremos a série tendo um futuro muito glorioso, tem grandes chances de Samon-Kun wa Summoner terminar sendo um novo PSI Kusuo Saiki, por isso, uma série popular que nunca recebeu anime e acaba sendo esquecida pelos editores.

Hunter x Hunter, Página Colorida.

Em décimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que vai sobrevivendo aos poucos, curtindo cada dia como se fosse o último. A situação da obra ainda está em aberto, os editores não estão classificando o mangá nas últimas, pois provavelmente esperarão para ver as vendas do seu primeiro volume, antes de tomar uma decisão mais seria sobre o seu futuro. Esta ação por parte dos editores deixa bem claro o que eu já havia comentado: O mangá por mais que ainda não tenha convencido os editores, é popular o suficiente para que o eles decidam dar uma chances, ou mesmo prolongar por mais algumas semanas a sua sobrevivência. De qualquer, mesmo eu gostando de Kimetsu no Yaiba, caso o mangá não consiga vender bem o suficiente, pela revista já estar bem sobrecarregada de séries que vendem mediocremente, espero que os editores não decidam salvar o mangá. O mesmo discurso vale para Yuragi-Sou no Yuuna-San, que não estarei apoiando a sua permanência caso a série venda menos de 25 mil cópias em seu primeiro volume.

O único motivo pelo qual eu ainda acredito que vale a pena manter Hinomaru Zumou, mesmo vendendo cerca de 30 mil cópias em sete dias (Lembrando que a série já alcançou o seu nono volume, por isso não tem mais nenhuma previsão de crescimento), é que acredito ainda que os editores estejam planejando um anime para o mangá, mesmo que minhas esperanças em relação a isto também sejam bem baixas. A sorte de Hinomaru Zumou é que se tem um mangá que está com vendas mais baixas, e por enquanto merece ser mais cancelado que o nosso querido de "Sumô" é justamente Mononofu, que atualmente nem consegue aparecer entre nos cinquenta mais vendidos. De qualquer, esquecendo os que os editores DEVERIAM fazer, e analisando o que eles farão, mesmo sendo mal classificado esta semana, é os editores não estão planejando cancelar Hinomaru Zumou. Parece que planejam manter todas essas séries de vendas baixas por mais alguns meses. O único que por enquanto tem chances reais de dançar é Kimetsu no Yaiba. Logo após tivemos PSI Kusuo Saiki que continua sendo mal classificado, estou começando a me preocupar em relação a série, mas ainda espero mais dois ranking's até dar um veredito exato sobre as suas colocações.

Isobe Isobee Monogatari, Página Colorida.

Logo após na décima terceira colocação tivemos Sesuji wo Pin! to que foi realmente muito mal classificado nesta semana, contudo não vejo nenhuma razão para esta colocação significar um possível cancelamento ou aviso que a série esteja impopular. Além do mangá ter ganho capa na semana passada, os seus volumes estão vendendo mais que séries como: Hinomaru Zumou, Samon-Kun wa Summoner, Mononofu e Isobe Isobee Monogatari. E ainda por cima, por ser uma série que conta muito com o "áudio", a sua adaptação para anime tem um potencial muito maior que qualquer dessas séries já citadas, deste modo, podemos dizer que estar cancelando Sesuji wo Pin! to antes de todas essas quatro séries, seria uma grande estupidez por parte dos editores. Sesuji wo Pin! to esta semana só teve uma classificação ruim, comum para séries que não vendem tão bem, mas provavelmente em no máximo duas semanas estará retornando entre os dez primeiros colocados. Bem longe da temida zona vermelha.

Por fim, nas últimas três colocações tivemos respectivamente: Kochikame, Nisekoi e BLEACH - Comentando um pouco sobre Nisekoi, após a pausa da semana que vem começaremos a ter informações mais concretas sobre o encerramento da série. É bem provável que o mangá seja encerrado entre a edição #23 e #28 deste ano. O seu substituto provavelmente será somente uma série novata mesmo. Lembrando que Ansatsu Kyoushitsu parece ter sido substituído pelo nosso querido e tão amado HUNTER x HUNTER. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'