quinta-feira, 21 de abril de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #21-22 (Ano 2016).


Quebra-Cabeça.

Esta capa me fez pensar mais uma outra analogia relacionado a Shonen Jump - Acompanhar o TOC semanalmente é como ir montando um quebra-cabeça infinito, cada TOC é uma peça, que vai clareando a imagem/quadro (que é a revista), mas para encaixar as peças corretamente, devemos analisar todos os encaixes possíveis: É necessário ver as vendas da série, estabilidade do autor, situação dentro da revista, se tem um anime em exibição, e várias outras variáveis que influenciam na decisão dos autores. Deste modo, para o seu quebra cabeça ter uma imagem lógica, e não extremamente confusa, insensata e aleatória, tu deve analisar a revista da maneira mais justa possível, você deve adicionar as peças nas posições corretas. Agora, vamos analisar esta peça dessa cena, o TOC 21-22 e ver em qual posição deste quebra cabeça.

TOC Weekly Shonen Jump #21-22 de 2016 (25/04)
Elenco WSJ (Capa)
ONE PIECE (Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Black Clover
Haikyuu!! (Página Colorida)
Haikyuu!! Bangahein
03 - Hunter x Hunter
04 - Samon-Kun wa Summooner
Naruto Gaiden (Página Colorida)
05 - PSI Kusuo Saiki
Ansatsu Kyoushitsu Bangahein (Página Colorida, FIM)
06 - Mononofu
07 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
08 - World Trigger
09 - Hinomaru Zumou
10 - Kimetsu no Yaiba
11 - Nisekoi
12 - Sesuji wo Pin! to
13 - Shokugeki no Souma
14 - Kochikame
15 - BLEACH
16 - Gintama
17 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #23:
Capa, Página Colorida de Abertura, Anúncio Importante, Aniversário de 4 anos: PSI Kusuo Saiki
Página Colorida: Boruto (Nova Série, Mensal), Black Clover, Haikyuu!!.

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos um pequeno especial de Naruto, que deve servir como apresentação da série mensal: "Boruto" - Por mim, os editores lançavam duas séries mensais na revista, mas para isso, esta segunda série mensal deveria ser uma outra continuação de algum mangá veterano, já que dificilmente os editores apostariam em um mangá novo para ocupar uma vaga de tamanho risco, pois demora muitos meses para os editores saberem a recepção de uma série novata (Ao menos, quatro meses). Assim, vale muito mais a pena lançar continuações de séries já bem estabilizadas e que tem leitores garantidos, como é o caso de Boruto, que é uma continuação espiritual de um dos maiores sucessos da história da revista, Naruto. 

Também tivemos nesta edição o encerramento de uma vez por todas de Ansatsu Kyoushitsu, além das páginas coloridas de Haikyuu!! e ONE PIECE (Este que ficou com a página colorida de abertura). A capa da edição praticamente comprovou o que eu vinha dizendo nas últimas semanas, após o encerramento da série principal de Ansatsu Kyoushitsu, os editores promoveram Boku no Hero Academia para ser o novo pilar, deste modo os três pilares atualmente são: Haikyuu!!, One Piece e Boku no Hero Academia. Lembrando que ser pilar, vai muito além de boas posições no TOC ou vendas. O pilar da revista deve ser um mangá ESTÁVEL com uma grande popularidade, que consegue atrair sempre novos leitores, por isso, com um público que está se renovando. Se o mangá vender muito, mas não traz muitos leitores novos a revista (principalmente o público jovem que acabou de alcançar a faixa etária da Shonen Jump, como é o caso de BLEACH, não vale a pena se tornar um pilar. 

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua recebendo uma altíssima publicidade do grupo editorial, publicidade muito justa, já que atualmente está sendo transmitido a primeira temporada do seu anime - Aliás, o estúdio Bones vem fazendo um ótimo trabalho, e parece que a adaptação está agradando a maioria dos não-leitores do mangá, já que os volumes mais novos da série tiveram um bom aumento de vendas. Esta semana no Ranking Oricon todos os volumes da série aparecem entre os cinquenta mais vendidos, o que é uma notícia fantástica para a Shonen Jump, o autor, os produtores do anime e também para aqueles que acompanham a série. Boku no Hero Academia está caminhando para se tornar um sucesso gigantesco, bem maior do que é atualmente. Tenho certeza absolutas que teremos uma segunda temporada.

Em segundo lugar tivemos Black Clover que ficou entre os três primeiros lugares por mais uma semana, a série vem demonstrando que é realmente um monstro em popularidade, e vai desbancando vários outros mangás que por serem mais velhos, vendem bem mais. Em nossa página Facebook começou uma discussão saudável de qual estúdio combinaria mais com Black Clover: Eu sinceramente ficaria muito satisfeito com A-1 Pictures, já que produziram o anime de Fairy Tail, e mesmo não sendo um primor em qualidade, conseguiu aumentar bastante a popularidade da série na época em que foi lançado. Pierrot ou Toei também são outras duas boas opções, se levarmos em conta a capacidade dos dois estúdios em fazer de Black Clover um grande sucesso. Seria bem interessante ver a Toei dando o espaço que era de Toriko, e agora ocupado por Dragon Ball Super, para Black Clover. O único problema seria este espaço ficar vago, eu não acompanho Dragon Ball Super, por isso não sei quanto é possível a série ser encerrada nos próximos doze meses (Acredito fielmente que o anime da série estreará em abril do próximo ano).

Em terceiro lugar tivemos Hunter x Hunter, mesmo sendo incrível ver a série em uma colocação tão altas, podemos dizer que não é realmente surpreendente, pois nos três primeiros capítulos, os editores devem classificar bem a série para deixar claro para o público que "Hunter x Hunter VOLTOU", é como estivessem dando quase mesmo destaque que dão para uma série novata, um pouco menos, pois não deram uma capa para a série quando retornou na edição passada. Eu acredito que Hunter x Hunter possa durar muito tempo, principalmente se Togashi realmente estiver curado de sua doença (que é um problema na coluna). Caso não tenha, podemos dizer que tem grandes riscos da série poder voltar a ter uma grande pausa. Logo após, na quarta colocação tivemos Samon-Kun wa Summoner que decide começar a realizar o seu papel típico de comédia, e começa a agir como uma montanha-russa no TOC.

Em quinto lugar tivemos uma grata surpresa, PSI Kusuo Saiki que parece que não está satisfeito em nos surpreender esta semana com uma ótima posição, quer também nos surpreender na próxima semana com um anúncio muito importante, que os japoneses estão julgando ser o anúncio do anime. Lembrando que PSI ano passado lançou o seu live-action que passou batido pela grande maioria dos japoneses. Mesmo assim, parece que os estúdios continuaram animados com a possibilidade de lucrar com uma das comédias mais engraçados dos últimos anos, e assim, a Shonen Jump permitiu para que um determinado estúdio, que ainda não sabemos qual é, pudesse produzir o anime - Ou talvez, não tinha nenhum estúdio interessado, e só conseguirem vender o peixe para esse determinado estúdio que ainda não sabemos qual é. De qualquer modo, o importante é que finalmente uma das comédias mais lucrativas da Shonen Jump ganhará um belo anime. Logo após, na sexta colocação tivemos Mononofu que mantém o seu bom rendimento.

Em sétimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que terá seu primeiro volume lançado em junho - Tenho grandes expectativas para as vendas do seu primeiro volume, já que os editores estão dando um grande número de publicidade para a obra. Duvido que a obra consiga vender 72 mil cópias em uma semana, superando estréias de mangás como Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma, porém, espero que a obra consiga superar a marca de 30 mil cópias na primeira semana, que seria um resultado razoavelmente interessante. Lembrando que por causa da obra ser um ecchi, é bem capaz que consiga atrair bem mais leitores que não leem a revista, do as demais obras novatas da revista, principalmente se o seu primeiro volume for lançado sem censura, como muitos "ecchis" fazem. As chances de Yuragi-Sou no Yuuna-San vender bem no seu volume número um, são relativamente altas. Seria uma grande decepção caso a obra não conseguisse se classificar entre os cinquenta primeiros colocados do Ranking Oricon.

World Trigger ficou na oitava colocação e podemos começar a considerar a obra um dos mangás mais estáveis da revista, já que se localiza na posição intermediárias em quase todas as edições - De qualquer modo ainda estamos esperando que os editores decidam entregar a capa de aniversário para a série. Somente uma página colorida seria uma grande ofensa, o mangá precisa e merece uma bela capa. Ano passado, os editores só foram entregar o presente de aniversário na edição número #27, por isso, eu diria para esperarmos até a edição #30 deste ano para ver se os editores dão capa de aniversário ou não, caso tenha passado deste período, e o mangá ainda não tenho recebido a sua devida comemoração, não vale a pena esperar mais, a comemoração do seu aniversário não acontecerá. Logo após na nona colocação tivemos Hinomaru Zumou que conquistou outra posição medíocre, mas não corre risco algum.

Em décimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que também terá o seu primeiro volume lançado em junho deste ano. A série vem se estabilizando no TOC, ficando na parte inferior da revista, contudo, em uma colocação boa o suficiente para que o mangá consiga sobreviver. Diferente de Yuragi-Sou no Yuuna-San, não acredito na possibilidade que Kimetsu no Yaiba consiga entrar no TOP 50 de vendas. No meu ponto de vista, a obra repetirá o rendimento de Mononofu, ficando deste modo entre a posição 60 e 70 no ranking semanal. Como eu sou adepto do pensamento que a Shonen Jump deveria cancelar Mononofu, pois a obra não vende suficiente bem, caso Kimetsu no Yaiba também venda tanto quanto o mangá de Shogi, o seu destino, em meu ponto de vista, deve ser o cancelamento. A minha análise não leva em conta a qualidade das duas obras, mesmo porque tenho simpatia pelos dois mangás, principalmente Kimetsu no Yaiba que me agradou bastante, mas acho a revista está sem espaço para autores novatos, por isso temos tão poucos lançamentos, é necessário que sejam liberadas mais vagas para que os novatos tenham chances de mostrar os seus potenciais. Acho justo cancelar uma obra que não vende bem e não tem perspectiva de vender bem, como é Mononofu. Caso Kimetsu no Yaiba também entre neste grupo, como infelizmente acredito que acontecerá, deve ser cancelado também.

Logo após, na décima primeira colocação tivemos Nisekoi que deve ser encerrado nas próximas edições, mesmo porque os editores devem lançar ao menos uma série nova antes de "Junho", quando chega os primeiros volumes de Kimetsu no Yaiba e Yuragi-Sou no Yuuna-San. Serei sincero, a Shonen Jump lançando tão poucos mangás chega a ser um pouco monótona de se acompanhar - Para mim, acompanhar o rendimento das séries novas sempre foi um dos pontos mais interessantes da Shonen Jump, só que este ano tivemos até agora somente duas estreias em cinco meses de revista. Somente, duas estreias. O ideal para mim seria alargarem o número de mangás, a revista deveria conter mais ou menos, 23 obras semanais (Contando a vaga para One Shot, que atualmente é ocupada por Ansatsu Kyoushitsu Bangahein e os Bangaheins semanais). Atualmente a revista contém cerca de 21 vagas, e acredito que Boruto ocupará a vaga dos one shots. Como a série será mensal, na edição em que for Boruto for lançado, não teremos nenhum one shot, enquanto nas demais semanas teremos o espaço dedicado para esses fantástico protótipos de séries. Caso os editores não estejam dispostos a abrir mais uma vaga, que na próxima leva decidam de cancelar Kimetsu no Yaiba e Mononofu, e assim adicionem mais dos novatos promissores ou mesmo veteranos talentosos.

Sesuji wo Pin! to ficou na décima segunda colocação, e conquistou mais uma posição baixa, contudo ainda não corre risco de ser cancelado. Os editores não seriam loucos de cancelar a série que melhor vende entre aquelas que vendem mal. Quem ficou em uma posição realmente assustadora foi Shokugeki no Souma, os editores estão realmente classificando a série nas últimas colocações. Eu acredito que os editores estão classificando-a mal para dar um sinal aos autores: "A série está tendo uma queda de popularidade, e não estamos gostando do modo que vocês estão guiando a história. É melhor mudar o rumo". Os editores claramente ainda vêem um grande potencial comercial na série, por isso na semana passada decidiram entregar uma bela capa, contudo, mesmo vendo esse potencial, estão notando que Shokugeki no Souma vem perdendo leitores (Sim, isto vem acontecendo, percebo pelo número de comentários nos fóruns japoneses da série estarem diminuindo lentamente), por isso, devem estar classificando a série nas últimas posições para ver se o autor "acorda". Logicamente, classificam a série em posições baixas somente nos capítulos que eles acham o público considerará fraco. Aqueles que tem capacidade de surpreender os leitores, os editores continuam a colocar nas primeiras colocações. Kochikame ficou na décima quarta colocação.

Por fim, nas últimas três colocações tivemos respectivamente: BLEACH, Gintama e Toriko - A série de culinária ficou novamente em último lugar. Sejamos sinceros, Toriko está respirando via máquinas, a série precisa ser encerrada urgentemente, pois a situação está realmente vergonhosa. Gintama se encontra uma situação mediana, a série vende bem e tem uma popularidade estável, mas cada mês que passa sua relevância vai diminuindo. É bom o autor encerrar enquanto os leitores ainda se importam com a série. Já BLEACH, mesmo que esteja em uma situação vergonhosa, sejamos sinceros, parece estar seguro o suficiente para poder chafurda-se na lama quanto tempo quiser. BLEACH é o nosso porquinho obeso. Aliás, falando na série, Ichigo decidiu visitar o Pelourinho? Pois na capa desta edição parece que o protagonista foi dar uma passada no centro histórico de salvador para poder comer um bom acarajé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'