quinta-feira, 12 de maio de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #24 (Ano 2016).


Poção de Clarividência.

Em uma semana que serviu para concretizarmos o "ranking" das séries com os volumes mais rentáveis da Weekly Shonen Jump, os editores nos entregam um TOC que também serve para deixar claro a situação de muitos mangás na revista. Deste modo se preparem uma das análises mais completas já lançadas por mim - O que não significa que estou certo em todos os pontos, mas poderá servir como um bom guia para a maioria dos leitores que querem entender com mais clareza a situações de cada mangá presente na revista - Sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #24 de 2016 (16/05)
Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chou (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série).
01 - Shokugeki no Souma
02 - Black Clover
03 - Boku no Hero Academia
04 - Haikyuu!!
05 - World Trigger
Den'ou-sen Rupo Manga (One Shot)
Mononofu (Página Colorida)

06 - Kimetsu no Yaiba
07 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
08 - Samon-Kun wa Summoner
09 - HUNTER X HUNTER
10 - PSI Kusuo Saiki
11 - Sesuji wo Pin! to ~ Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso
12 - Kochikame
13 - Nisekoi
14 - Gintama
15 - BLEACH
16 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #25 de 2016:
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Black Clover, Samon-Kun wa Summoner e Takuan to Batsu Nichijou Enma-Chou.

Vamos começar a beber essa "poção de clarividência" com os mangás não-ranqueados, nesta edição tivemos como série de abertura, uma nova chegando no pedaço - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chou, é uma série B-Shounen sobre uma garota que combate demônios, e recruta uma pessoa extremamente comum e medrosa para ajudar-la nesta "missão" extremamente perigosa. A história foi inicialmente lançada na Jump NEXT! e acabou tendo uma ótima recepção, sendo o terceiro One Shot mais bem recepcionado de 2015, perdendo somente para Million Kingdom e Love Rush (Ecchi do criador de E-Robot, que tem grandes chances de acabar sendo serializado também). A boa recepção ajudou a série a ser relançada com um segundo One Shot na edição #49 da Weekly Shonen Jump, na qual também foi muito bem recepcionada. Após de duas ótimas recepções, os editores decidiram dar sinal verde ao autor novato e a série acaba de estrear na Shonen Jump. Vamos ver se vai conseguir se tornar o mais novo grande sucesso da revista.

Outros dois mangás que acabaram não sendo ranqueados nesta edição foram Mononofu e Hinomaru Zumou por terem ganho página colorida. Enquanto Hinomaru Zumou vende cerca de 31 mil unidades na semana, e podemos dizer que dos mangás válidos (por isso aqueles que superaram a marca dos cinco volumes vendidos), é o que tem um dos piores resultados possíveis. Se olharmos o cenário total, a série até consegue vender mais que duas comédias (Samon-Kun wa Summoner e Isobe Isobee Monogatari), mas normalmente estes dois estilos não dependem de suas vendas para sobreviver, pois poucas pessoas compram realmente mangás de comédia. Vender o que já vendem, é uma vitória para esses dois mangás. Deste modo, podemos considerar Hinomaru Zumou o mangá estável com o segundo pior rendimento em vendas atualmente. O pior é claramente Mononofu, por mais que não podemos considerar-lo um "mangá válido", já que ainda não alcançou a marca dos cinco volumes, as suas vendas estão extremamente baixas. O seu terceiro volume não conseguiu entrar no TOP 50 do Ranking Oricon, vendendo menos que Isobe Isobee Monogatari, o que é inaceitável. O cancelamento da série é a escolha mais sábia e justa, os editores claramente gostam do autor, mas é inaceitável manter na revista uma obra que vende tão mal.

Chegando na TOC, em primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que após duas semanas consecutivas entre os últimos colocados, deu um grande pulo do gato. Em outras circunstância eu estaria comemorando como um louco esta "melhora" de posição, mas analisando a situação de Shokugeki no Souma, está claro que o mangá está sofrendo o efeito "montanha-russa". Como já explicado em várias análises anteriores, o efeito montanha-russa é normal nos mangás de comédias ou aqueles que são puramente "ecchi", contudo, em mangás mais sérios, como é o caso de Shokugeki no Souma, sempre é um péssimo sinal. Quando uma obra que está sempre nos primeiros colocados começa a variar enormemente suas posições, significa que os editores estão começando a "abandonar" a série. O motivo pelos editores estarem agindo deste modo? É simples, as suas vendas estão caindo e o público está abandonando a série. O seu décimo sexto (16) volume vendeu cerca de 313 mil unidades em sete dias. Enquanto o seu décimo oitavo volume vendeu cerca de 285 mil unidades em sete dias, a série teve uma queda de vendas de 9% em apenas quatro meses. O que já é um resultado muito alarmante para qualquer série. E se levarmos em conta que as séries tendem começar caindo lentamente, para depois descerem a ladeira com o freio mão abaixado e com os freios quebrados, provavelmente Shokugeki no Souma ainda vai ter quedas percentuais mais altas.

Em segundo lugar tivemos Black Clover que está com um rendimento bem estável, a série vende cerca de 95 mil unidades por semana, tendo aumento de 3 a 5 mil cópias em vendas por volume, o que simplesmente comprova que a série praticamente estabilizou em vendas. Black Clover, talvez se fosse lançado em um ano como o de 1998 ou mesmo 2012, não teria tanto destaque dos editores, pois, por mais que a série venda muito bem, tivemos já série com inícios bem melhores. Ansatsu Kyoushitsu, Haikyuu!! e Shokugeki no Souma, três séries lançadas em 2012, por exemplo, conseguiam alcançar vendas bem mais altas no mesmo período. Só que atualmente estamos em um período de "vaca magras" e as novas séries não são gigantescos sucessos, por isso, o resultado de Black Clover satisfaz plenamente os editores (A série é o segundo maior sucesso dos últimos dois anos, perdendo somente para Boku no Hero Academia). Black Clover acabou estreando no momento perfeito e com o gênero perfeito, e encontrou uma revista disposta abraçar-lo e ajudar-lo a se tornar um grande sucesso. Tabata Yuuki também vem fazendo um ótimo trabalho, entregando um universo que agrada muito os leitores mais assíduos. De qualquer modo, eu acredito que após o anime, quase a série tenha uma boa adaptação, podemos ver-lo triplicando em vendas, alcançando deste modo facilmente a marca de 380/400 mil cópias por volume.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua ganhando um bom "boost" nos volumes antigos, o que comprova que a série é um grande sucesso de vendas - O último "Ranking Oricon" conteve todos os volumes antigos de Boku no Hero Academia presentes no TOP 50 dos mais vendidos, um grande feito para a série. O próximo volume já nos ajudará a ter um resultado mais concreto e claro sobre o futuro da série, mesmo que o resultado definitivo virá com o seu décimo volume. Após dois animes que acabaram não dando muito certo (Ansatsu Kyoushitsu e Shokugeki no Souma) é sempre bom ver os editores da Shonen Jump entregando uma obra à um estúdio realmente competente, e sendo recompensados com um grande aumento de vendas. O anime de Hero tem uma animação espetacular, e mesmo com o ritmo extremamente lento, lembrando o anime de ONE PIECE, pelo mangá ter constantemente capítulos de altíssima qualidade, os espectadores nem conseguem se "entendiar" os episódios do anime. Boku no Hero Academia está preste a colocar o seu nome na vaga de "pilar da revista" deixada em aberto por Ansatsu Kyoushitsu. A consagração deve vir com as vendas do nono ou décimo volume.

Logo após tivemos na quarta colocação a série Haikyuu!! que continua mantendo o seu ótimo rendimento no TOC. Vamos ser sinceros, entre os cinco sucessos da era de ouro de 2011/12 (Nisekoi, Haikyuu!!, Ansatsu Kyoushitsu, Shokugeki no Souma e PSI Kusuo Saiki), o mangá que está conseguindo melhor superar a idade é justamente a nossa querida série de voleibol. Haikyuu!! com seu anime de sucesso e sua qualidade constante, está conseguindo manter o seu público preso ao mangá, neutralizando a queda de vendas que é natural em mangás que tem mais de quatro anos de vida. Os mangás quando superam os três anos de idade, começam a sentir o peso da "idade", tendo leves perdas de público, como está acontecendo por exemplo com Shokugeki no Souma. Chegando no quarto ano de idade, tendem a ter quedas ainda mais acentuadas nas vendas e público interno, muitos, deste modo, não chegam nem ao cinco anos de vida (ou são cancelados no quinto ano de vida), somente grandes sucessos como Haikyuu!! conseguem passar por esse período com a cabeça erguida. Enquanto muitos observam suas casas em chamas, Haikyuu!! toma banho de banheira, enquanto bebe um bom champagne Moet et Chandon.

Em quinto lugar tivemos World Trigger, que como Haikyuu!! parece não estar passando pela crise da "meia idade" dos mangás. A série tem somente três anos de vida, por isso podemos dizer que acabou de entrar no período conturbado que é o terceiro à quinto ano de vida, mas por enquanto, o mangá parece que está conseguindo manter muito bem o seu público, principalmente se levarmos em conta que o encerramento do seu anime continuado não trouxe nenhum efeito negativo na série (Como, por exemplo, piora em suas vendas ou mesmo piora nas posições do TOC - A maioria dos mangás que tem animes continuados tendem a ter grandes quedas de vendas quando os seus devidos animes são encerrados ou cancelados temporariamente -). Os editores, que como já expliquei respeitam muito World Trigger, estão dando o apoio necessário para a série se manter em pé na revista, mesmo com em um período que tende a ser conturbado. Enquanto Shokugeki no Souma e Nisekoi parecem que não estão conseguindo superar muito bem a "meia-idade", e vem perdendo muitos leitores a cada volume lançado. World Trigger, obra que a maioria das pessoas não colocavam fé, parece estar, por enquanto, se dando muito bem. Lembrando que o mangá está no começo da "meia-idade", por isso, mesmo que tardiamente, pode ainda sim começar a sentir o peso da sua idade.

Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que vai pela primeira vez desde que consideramos sua posição conseguiu ficar acima de Yuragi-Sou no Yuuna-San, uma grande vitória para a série. Será que é a sua recuperada? Samon-Kun wa Summoner começou pegando posições bem piores que Mononofu, mas quando estava preste a lançar o seu primeiro volume, os editores perceberam que o sucesso da série de comédia era bem maior que a de Shogi, deste modo, começaram a classificar o mangá acima do seu companheiro de leva. De qualquer modo, acredito que esta posição seja simplesmente temporária, os editores perceberam que Kimetsu no Yaiba tem um público fiel e não vale a pena deixar-lo sempre nas últimas colocações, é melhor em algumas semanas colocar-lo em posições mais altas. Continuo não acreditando que o mangá não venderá muito bem, mas é sempre bom ver os editores apoiando a série antes do lançamento do seu primeiro volume, que acontecerá em junho deste ano. Outra série que terá seu primeiro volume lançado neste junho é o companheiro de leva de Yaiba, Yuragi-Sou no Yuuna-San, que ficou na sétima colocação - Este sim, tem grandes chances de ter vendas razoavelmente boas - Quem sabe, inclusive os editores não acabem dando uma capa de presente para Yuragi-Sou no Yuuna-San para assim, a série ter ainda mais destaque quando for lançado o primeiro volume? Samon-Kun wa Summoner recebeu uma, não vejo motivo para não dar uma também para Yuragi-Sou no Yuuna-San.

É só comentar sobre o demônio que ele parece. Em oitavo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner. A série está vendendo 28 mil cópias por volume, como já citado nas análises anteriores, e parece que está conseguindo se estabelecer muito bem na revista. Principalmente por ainda estar no terceiro volume, e pelo que tudo indica, em breve deve conseguir superar as vendas de Hinomaru Zumou, que está paralisado na casa dos 30/31 mil cópias a vários volumes. Lembrando que mangás de comédias sempre vendem pouco, por isso não entram na comédia de mangás "válidos" (Obras que tem mais de cinco volumes lançados e que não façam parte do estilo de comédia simples ou tradicionais, como é o caso de Samon-Kun wa Summoner, PSI Kusuo Saiki, Kochikame e Isobe Isobee Monogatari). É justamente por isso, que mangás como Isobe Isobee Monogatari, mesmo tendo sempre tendo vendido na casa dos 30 mil cópias, nunca correu risco de ser cancelado. Na verdade, a série atualmente está tendo lentamente uma queda de vendas realmente preocupante, isto significa que os leitores estão aos poucos abandonando a série. Se a série ainda for popular dentro da revista, acredito que continuará sobrevivendo, o problema é que pelo mangá sempre ser classificado nas últimas colocações e ter realmente poucos comentários nos fóruns japoneses, fica realmente complicado saber se está perdendo ou não o público.

Em nono tivemos HUNTER x HUNTER que deve ter o seu novo volume lançado no mês de junho. Espero que os editores decidam dar uma capa para a série, já que faz muitos anos que não temos uma, contudo, levando em conta que a saúde de Togashi ainda está totalmente recuperada, provavelmente os editores devem evitar dar grandes publicidades para a série, dando assim no máximo, uma página colorida. O mistério é se os novos volumes conseguirão alcançar a marca de 1 milhão de cópias, como alcançavam os volumes anteriores. Em décimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que está vendendo cerca de 68 mil cópias por volume - A série está tendo uma pequena queda de vendas a cada volume, mas com a chegada do anime essa queda deve ser revertida. Não pensem que a série não esteja sentindo o peso da "meia-idade" dos mangás, contudo, o seu anime está chegando no momento perfeito, o que deve adiar em alguns meses esta "queda de vendas". Provavelmente em 2017 a série voltará a cair em vendas. Como o mangá é uma comédia mais simples, os editores não devem se importar tanto assim com essa queda. Enquanto os leitores internos continuarem a rir dos seus capítulos, PSI Kusuo Saiki e qualquer outra obra do mesmo gênero, irá sobreviver sem algum problema.

 Logo após, na décima primeira colocação tivemos Sesuji wo Pin! to que atualmente vem constantemente classificado nas últimas colocações, mas parece que ainda não está correndo risco de cancelamento. Somente os editores que não estão achando os capítulos atuais tão interessantes, assim deixando a série em colocações bem mais baixas. O mangá vende cerca de 33 mil cópias, o que ainda é um resultado baixo, contudo, levando em conta as circunstância na revista, é o suficiente para os editores decidirem mante-lo vivo por mais alguns meses. Em décimo segundo lugar tivemos Kochikame que vem se mantendo muito bem na revista. Por mais que a série tenha a "cadeira dourada", os editores vão mante-lo na revista enquanto continuar sendo viável: Caso a série não tenha mais leitores internos e venda muito mal, o que atualmente não é o caso, os editores decidiram cancelar o mangá. O bom é que mesmo com todos esses anos de vida, a série nunca teve problemas sérios de popularidade, por isso, não acredito que agora que a série se tornou um marco "cult", esses problemas irão aparecer. Kochikame tem tudo para continuar se mantendo muito estável na revista e sobrevivendo até quando o autor decidir que é o momento de encerrar.

Nisekoi ficou na décima terceira colocação. A série parece que estar chegando ao seu fim, como eu já anunciei mil vezes nas minhas análises, entretanto, está realmente complicado prever quando realmente a série será encerrada, pode acontecer amanhã como pode acontecer daqui a dois milhões de anos quando um asteroide cair na Terra e aniquilar toda a raça humana. Falando sério, Nisekoi está sentindo o peso da "meia-idade" e está aos poucos perdendo leitores, contudo, se continuar caindo neste ritmo, podemos dizer que a série ainda conseguiria sobreviver por mais um ou dois anos na revista. Deste modo, os editores não sentem pressa em cancelar a série, na verdade, quem parece que quer encerrar o mangá ainda este ano é justamente o autor, que provavelmente quer já partir para novos projetos. Quem sabe, produzir o seu tão sonhado B-Shounen de longa duração. Logo após, tivemos em décimo quarto lugar, Gintama, que parece que voltou a estabilizar as suas vendas, vendendo assim 231 mil cópias em 7 dias, um ótimo resultado que o deixa acima de Nisekoi, por exemplo, que vende cerca de 185 mil cópias em uma semana. Será interessante ver nos próximos meses a luta de vendas entre Gintama e World Trigger, já que os dois vendem praticamente o mesmo (As vendas de World Trigger devem estar entre 220 mil à 250 mil cópias, mais precisamente 234 mil cópias). Mesmo os dois mangás passando longe de serem concorrentes, por serem de estilo e período totalmente diferente, pode ser uma disputa saudável bem divertida de se acompanhar.

Em décimo quinto lugar tivemos Bleach, que é atualmente o terceiro mangá que mais vende na revista, mas em breve deve cair para a quinta colocação, já que HUNTER x HUNTER e Boku no Hero Academia deverão superar a obra de Tite Kubo. Mesmo assim, estando em terceiro lugar ou quinto lugar, as vendas de BLEACH são absurdamente altas (294 mil cópias em 7 dias), e parece que estão muito estáveis, vendendo praticamente a mesma quantidade em todos os volumes. A série deste modo se encontra em uma situação mais do que confortável, podendo manter o ritmo que quiser, pois não tem nenhum risco de cancelamento. Quem não pode manter o ritmo que quiser, é justamente Toriko, que provavelmente vende cerca de 165 mil cópias por volume, e entre os mangás que já ganharam anime, é o que tem o pior rendimento. Os editores novamente colocaram a série na última colocação, por isso, está em último pela terceira semana consecutiva; normalmente isto significa uma clara mensagem que a série será cancelada ou transferida (provavelmente para Jump GIGA). As chances de Toriko superar o ano de 2016 são praticamente nulas, o que é uma grande pena, pois o mangá por um breve período de tempo, foi considerado um dos pilares da revista, ficando ao lado de Naruto e ONE PIECE. É sempre ver triste uma obra que chegou a se considerada tão importante tendo um fim "apressado" e mal acabado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'