quarta-feira, 11 de maio de 2016

Análise: TOC Monthly Jump Square #06/Junho (Ano 2016).


Correndo contra o tempo.

Este título não é referente a nenhuma série mesmo, somente relacionado a minha incrível capacidade de esquecer. Quando fui escrever a análise da Jump SQ.06 percebi que eu havia esquecido categoricamente de escrever aquela da Jump SQ.05, mas como já é tarde, vamos fingir que a quinta edição do ano nunca existiu, é só uma grande lenda popular cheias de mentiras e distorções. Já a sexta edição é real e eu irei analisar mangá por mangá. Então, vamos ao TOC:

TOC Jump SQ.06 / Junho:
Densetsu no Yuusha no Konkatsu (Página Colorida de Abertura, Nova Serie) 
01 - Sousei no Onmyouji 
02 - Taishau Wotome Otogibanashi 
To LOVE-Ru Darkness (Capa, Página Colorida)
03 - Kono Oto Tomare! 
04 - Chihaya-san wa Sonomama de Ii 
Platinum End (Página Colorida, 69 pg.) 
05 - Owari no Seraph 
06 - Happy Milly 
07 - Shounen Shoujo 
08 - Shin Tennis no Oujisama 
Houkago no Oujisama 
Hentai Kamen (Página Colorida, Capítulo Especial) 
09 - Ao no Exorcist 
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu 
10 - Gag Manga Biyori GB 
11 - Wonder Rabbit Girl 
12 - 7th Garden 
13 - Ohmori Satisfaction 
14 - Contrast 88 
15 - Yami Abaki Kurau Miko 
Iiyone! Yonezawa Sensei 

Prévia da Edição #07: 
Capa: Owari no Seraph 
Página Colorida de Abertura: To Love-Ru Darkness 
Página Colorida: Taishau Wotome Otogibanashi, Shounen Shoujo, Densetsu no Yuusha no Konkatsu, 36.5°C no Tenohira por Hijihara Erubo (One Shot)

Começando pelos mangás não ranqueados, em comemoração aos dez anos do lançamento da nosso querido "To LOVE-Ru Darkness", os editores deram uma bela capa para To LOVE-Ru Darkness. Muitos devem ter reparado que as capas de To LOVE-Ru Darkness tendem a ser bem mais contidas que o próprio conteúdo do mangá, e também mais contido que as capas dos volumes individuais da série. Isto acontece pois os editores sabem que a revista é comprada por muitos adolescentes, que reprovariam os filhos caso o vissem com uma revista que poderia parecer de conteúdo impróprio para a sua idade. Tem também vários outros motivos, um deles é que provavelmente as lojas grandes não gostariam de colocar em destaque uma revista que tem uma capa imprópria ou muito sexualizada, deste modo para não ter suas vendas prejudicadas, preferem simplesmente darem capas mais "tímidas" para To LOVE-Ru Darkness. 

Também tivemos nesta edição a estréia de uma nova série que parece muito interessante, caso alguma "scan" brasileira decida traduzir a obra, farei questão de trazer as minhas primeiras impressões. Também tivemos página colorida e páginas extras para Platinum End, que lançou neste mês de maio o seu segundo volume. A série vai se estabelecendo como um bom sucesso, e provavelmente está ajudando a aumentar as vendas da Jump SQ. Espero somente que acabem lançando o seu anime antes mesmo da série acabar, pois assim a Jump SQ conseguiria lucrar ainda mais sobre a obra, já que um anime iria atrair ainda mais leitores da revista, como Shingeki no Kyojin por exemplo, catapultou as vendas da Bessatsu Shonen Magazine. Platinum End é uma grande mina de diamante que os editores da SQ devem aproveitar ao máximo. Por fim, tivemos um capítulo especial com direito a página colorida de uma das séries mais amadas pelos japoneses, Hentai Kamen.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Sousei no Onmyouji que vem de duas capas consecutivas. Os editores claramente estão apostando muito no anime da obra, e provavelmente será um duro golpe para série se a adaptação acabe não resultando em um grandíssimo aumento de vendas. Sousei no Onmyouji sempre foi uma série que por mais que recebia uma grande publicidade por parte dos editores, nunca conseguiu vender tanto quanto eles esperavam. Por exemplo, Kono Oto Tomare!, com muito menos publicidade, vendia mais que Sousei no Onmyouji - Podemos dizer que a série está jogando as suas últimas cartas nesta adaptação. Logicamente, caso o boost seja pequeno, a série provavelmente continuará sendo mantida na revista, pois vende mais que a maioria dos mangás, contudo, não acredito que continuará recebendo muita publicidade. Se tornará como Claymore, que era um mangá que ficava ali, escondido no meio do TOC, mas muito vivo e seguro na revista. Logo após tivemos Taishau Wotome que esta preste a lançar seu segundo volume e por enquanto, parece estar segura na revista.

Em terceiro lugar tivemos o já citado Kono Oto Tomare! que continua estável na revista, e sinceramente estou acreditando que em breve teremos um anuncio sobre o seu anime. Os editores devem estar planejando o anime de uma nova série, e as duas mais prováveis atualmente são: Platinum End e Kono Oto Tomare!. Eu acredito fielmente que os editores vão apostar nas duas séries ao invés de somente uma, por isso veremos este dois mangás ganhando uma versão em anime. Quem sabe, Kono Oto Tomare! no primeiro semestre e Platinum End no segundo semestre. Existe uma pequena, mas real, possibilidade dos editores simplesmente não conseguirem lançar nenhum anime no próximo ano, principalmente se não encontrarem um bom estúdio para Platinum End e nenhum estúdio se interessar por adaptar Kono Oto Tomare!, mas acredito que isto não acontecerá, principalmente não encontrarem um bom estúdio para a adaptação de Platinum End. Logo após tivemos na quarta colocação a comédia curta Chihaya-San que mantem o seu ótimo rendimento, e parece que se o pilar das comédias curtas ao lado de Gag Manga Biyori.

Em quinto lugar tivemos um dos "pilares adormecidos". Quem está acostumado com a Shonen Jump deve estranhar os pilares da revista não estarem realmente nas primeiras colocações, mas isto acontece porque os editores da Jump SQ preferem variar as posições muito mais que os editores da Shonen Jump. Por mais que na SQ os mangás mais populares continuam a tender a ficar nas primeiras colocações, podemos dizer que em alguns semanas conquistam posições mais baixas. Ao no Exorcist, que seria o One Piece da revista, constantemente fica no meio da revista, mas mesmo assim continua sendo o mangá importante da revista e aquele que mais atraí leitores. Owari no Seraph podemos considerar o "segundo pilar" da revista, atrás somente do já citado Ao no Exorcist, e a frente também do já citado To LOVE-Ru Darkness. A série após o anime conseguiu um grande boost e tem vendas enormes, fazendo assim que os editores confiem bastante no mangá. Inclusive, sem motivo aparente, a obra receberá uma capa na próxima edição. Logo após tivemos na sexta colocação Happy Milly, outra comédia curta que está conseguindo se estabilizar na revista.

Em sétimo lugar tivemos Shonen Shoujo, um mangá Shounen que tem um grande potencial, um autor famoso (NisioIsin), mas mesmo assim não vem ganhando muito destaque pelos editores. Provavelmente a série ganharia muita mais publicidade se não fosse lançada no mesmo período que Platinum End. Ou talvez o mangá não tenha sido muito bem recepcionado, deste modo os editores estão preferindo não apostar na série, o que acho difícil, mas possível. Teremos a resposta sobre o sucesso da série quando for lançado o seu primeiro volume, por isso, nas primeiras semanas do mês de junho. Se o mangá conseguir aparecer entre os cinquenta primeiros colocados no "ranking oricon", já dará motivos o suficiente para os editores manterem a série na revista. Logo após tivemos na oitava colocação, Shin Tennis no Oujisama. Continuo apertando a mesma tecla que é inaceitável esta ser a única obra de esporte da revista, e os editores precisam urgentemente lançar uma nova série do gênero. Shin Tennis no Oujisama é daqueles mangás veteranos que não atrai mais novos leitores, por isso, aquelas pessoas que começaram nos últimos anos a se simpatizarem pelo gênero se esporte, simplesmente, não tem nenhum motivo para comprar a Jump SQ.

Em nono lugar tivemos Ao no Exorcist que novamente foi classificado em uma zona intermediária. Então, na Shonen Jump de certo o mangá seria constantemente classificado entre os três primeiros colocados, pois "Exorcist" é a série da revista que mais vende atualmente, por isso, teoricamente, aquela que faz mais sucesso, mas os editores preferem dar destaque à outras séries que eles julgam que precisam de mais publicidade. Muitas revistas adotam a mesma estratégia, que seria, não dar destaque a obras, que independem da colocação na revista para atrair leitores, pois já são tão grandes e famosos, que os leitores simplesmente compram a revista, olham no índice qual página está o mangá, e vão ler-lo antes mesmo de ler qualquer outra obra. Uma revista que constantemente adota esta estratégia é justamente a Weekly Shonen Magazine, na qual vemos Nanatsu no Taizai ficando em posições medíocres por vários TOC's consecutivos. Logo após, em décimo lugar tivemos o "pilar" das comédias curtas, Gag Manga Biyori GB, que continua sendo a comédia que mais vende na Monthly Jump SQ. Esta para nascer o mangá que conseguirá contestar o reinado de Gag Manga Biyori.

O ecchi Wonder Rabbit Girl ficou na décima primeira colocação, a série continua estável na revista e provavelmente se manterá viva por mais alguns meses, sem correr grandes riscos de ser cancelada. Ainda não é certo se a série é classificada em posições baixas por não ser popular ou por causa do seu gênero, as duas opções são válidas. É certo que Wonder Rabbit Girl não tem vendas altas, mas pelo que vejo no fórum, ainda muitos japoneses que gostam de ler o mangá. Em décimo segundo lugar tivemos 7th Graden, e parece que também vai conseguir sobreviver por mais alguns meses na revista - não por mérito próprio, já que suas vendas parecem ser bem fracas, mas pelo fato dos últimos novatos terem conseguido se tornar fracassos ainda maiores, alguns, como é o caso de Contrast 88 não conseguindo nem vender 10 mil unidades na primeira semana - Deste modo, 7th Garden ainda não tirou sua corda no pescoço, porque os editores podem simplesmente se "cansarem" da série e decidir cancelar-la, mas tudo indica que nos próximos meses irão dar a preferência em cancelar as seguintes séries: Ohmori Satisfaction, Contrast 88 e Yami Abaki Kurau Miko. Esses três mangás simplesmente decepcionaram em vendas, principalmente Contrast 88 que tem tudo para se tornar um grande fracasso precoce, e devem ser cancelados nos próximos meses. Devo assumir que se eu fosse um dos editores da revista eu ficaria perdido, sem saber o que fazer, são muitas opções de cancelamento para poucos meses no ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'