quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #44 (Ano 2016).


Estado de Negação

Quando pensávamos que os editores estavam começando a raciocinar sobre as séries que vendem pouco, percebemos que os mesmo ainda se encontram um estado de negação, não aceitando muito bem que não vale muito a pena manter esses mangás na revista. Essa TOC é a grande prova que o grupo editorial ainda está no estado de negação. Vamos analisar mais um TOC, de uma das maiores revistas do mundo.

TOC Weekly Shonen Jump #44 (03/10)
Haikyuu!! (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - ONE PIECE
KochiKame Especial (Mini Série)
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Página Colorida)
03 - Black Clover
04 - Samon-Kun wa Summoner
05 - Kimetsu no Yaiba
06 - Yakusoku Neverland
07 - Gintama
Nikai Bongai Barabarjura (Página Colorida, Golden Future Cup #05)
08 - PSI Kusuo Saiki
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
Red Sprite (Capítulo 06)
Voice Be Ambitious (One Shot)
Love Rush (Capítulo 07, Pré-Rank)
09 - Hinomaru Zumou
10 - Toriko
11 - Sesuji wo Pin! to
12 - Takuan to Batsu Nichijou Enma-Chan (FIM)
Isobe Isobee Monogatari
World Trigger (Ausente)
HUNTER X HUNTER (Hiatos)

Prévia da Edição #45:
Capa e Página Colorida de Abertura: Ibitsu no Amalgam (Nova Série de Ishiyama Ryou, Autor de Mitskubi Condor)

Página Colorida:Haikyuu!!, Samon-Kun wa Summoner, Yakusoku Neverland.

Prévia da Edição #46:
Capa e Página Colorida de Abertura: Spring Weapon Number One (Nova Série de Hasegawa Tomohiro, Autor de Koi no Cupid).

Começando da maneira mais tradicional possível, tivemos como abertura da revista, Haikyuu!! que ganhou esse presente dos editores, pois terá sua terceira temporada lançada nesse mês de outubro. Também tivemos páginas coloridas de Shokugeki no Souma, que ganhou por simples boa vontade editorial, e Yuragi-Sou no Yuuna-San que recebeu esse privilégio por causa do lançamento do seu terceiro volume, que também será lançado em outubro. Podemos dizer que os editores estão fazendo uma pequena (e importante) publicidade para a série, que parece estar agradando MUITO o público que antes acompanhava To LOVE-Ru. 

Além das páginas coloridas, tivemos também a Golden Future Cup #05 e um one shot intitulado de "Voice be Ambitious", por fim, também tivemos duas grandes novidades; No lugar de "Kochikame" e "Takuan to Batsu Nichijou Enma-CHan", teremos duas novidas séries de autores que estão recebendo as suas segundas chances. O primeiro é Ishiyama Ryou, criador de "Mitsukubi Condor", a série que foi bem queridinha pela 2ch (Fórum Japonês). Era natural que o autor retornasse a revista, já que Condor conseguiu garantir uma boa "fanbase". O segundo mangaká a retornar é Hasegawa Tomohiro, de Koi no Cupid, que parece estar pronto para ocupar o espaço vago de comédia, deixado por "KochiKame". Comentarei mais sobre as duas séries em uma matéria especial.

Chegando na TOC, em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que realmente ocupou a vaga de Ansatsu Kyoushitsu, no caso, como o mangá que dividiria a primeira colocação com ONE PIECE (Antes de Ansatsu, era Naruto). Isso demonstra que como dentro da revista, para os editores, o segundo mangá mais importante é realmente Boku no Hero Academia, mesmo que Haikyuu!! venda muito bem - Logicamente para decidirmos um pilar devemos ir muito além da importância de um mangá dentro da revista, mas também a sua importância no mercado japonês de mangás, e nesse sentido Haikyuu!! ainda bate Boku no Hero Academia, que mesmo vendendo muito bem, não conseguiu alcançar a popularidade da série de vôlei. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que continua soberano na revista, e provavelmente na próxima semana estará retornando ao seu trono, que é a primeira colocação. 

Em terceiro lugar tivemos Black Clover que acredito que terá o anúncio do seu anime muito em breve, no caso, provavelmente no seu aniversário de dois anos que acontecerá em 5 meses. O estúdio é realmente uma incógnita, pois eu tenho minhas dúvidas que será o mesmo do OVA. Seria muito interessante ver Black Clover sendo lançado semanalmente, mas sabemos que atualmente os estúdios estão preferindo lançar as séries em temporadas, por isso será bem complicado vermos a série de maneira continuada, isso acontecerá somente se a Toei ou a Pierrot adquirirem os direitos do mangá, o que pode ser possível. Em quarto lugar tivemos uma pequena surpresa, após várias semanas entre os últimos colocados, Samon-Kun wa Summoner deu um pequeno pulo do gato, pegou uma boa colocação e ainda por cima, irá ganhar uma página colorida na próxima semana. 

Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que é uma outra grande surpresa, pois estava em um caso parecido com Samon-Kun, por isso, ficava quase todas as semanas nas últimas colocações - Os editores ainda não desistiram da série, e acredito que não desistirão nem quando verão que o próximo volume também venderá bem. Provavelmente a próxima leva terá a estréia de três mangás (Quatro se Toriko acabar sendo encerrado naturalmente), e Kimetsu no Yaiba não parece estar na lista das séries que os editores planejam cancelar. Sinceramente, para mim os editores estão em estado de negação, não deviam estar mantendo o mangá na revista - Kimetsu no Yaiba não é um sucesso, e somente com um anime irá se tornar, mas com as vendas que a série tem, sejamos sinceros, será bem complicado ganhar um anime. Mesmo a série sendo mais "comercial" que Hinomaru Zumou, vejo Kimetsu tendo o mesmo destino de Zumou, que é comemorar os seus aniversários tendo como maior presente um "parabéns dos editores" ; Nenhum anime e nem Live-Action. Espero estar errado.

Yakusoku Neverland ficou na sexta colocação e parece que conseguiu se estabelecer muito na revista, inclusive na próxima semana irá receber a página colorida - Fico realmente alegre em saber que a série estar conseguindo vingar, mesmo tendo vários japoneses desacreditando no mangá, pois o julgavam muito sério para a revista. Os dois outros mangás da leva, Red Sprite e LOVE RUSH parece que vão ser cancelados, pois além de não terem uma boa recepção nos fóruns, seria viável o cancelamento das duas séries para a revista (assim evitaria cancelar mais de dois mangás já bem estabelecidos na revista). Aliás, LOVE RUSH acabou tendo um péssimo pré-rank, e dessa vez não parece uma pegadinha, como fizeram com Yakusoku Neverland. Em sétimo lugar tivemos Gintama que no meu ponto de vista deve ser encerrado no meados do primeiro semestre do próximo ano, por isso, os editores ainda tem mais duas ou três levas para encontram um bom substituto para o mangá (Seja em estilo ou mesmo em vendas).

Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que tem tudo para se tornar um "Sket Dance" da revista, só que com vendas bem menores - Pois a série após a sua primeira temporada deverá ficar realmente no limbo do esquecimento, no meio da tabela, parecendo que foi esquecido pelos editores, mas ao mesmo tempo sendo ainda muito lido pelos compradores da revista. Resumindo, PSI Kusuo Saiki será tratado como um típico mangá de meio de "tabela" (atualmente temos realmente muito poucos mangás com esse título, já que a maioria tende a variar muito de posição, ou fica lutando pelo TOP 05 ou luta para sair do Bottom 05, raramente tem um que fica quase todas as semanas no meio, como é o caso de PSI Kusuo Saiki e World Trigger) - Aliás essa semana a obra ficou entre os cinco últimos, mas por causa do número de obras não-classificadas que ficaram abaixo do mangá, considerarei sua posição como intermediária. Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que não corre risco de cancelamento, mesmo tendo sido mal classificado nessas últimas duas semanas, o mesmo vale para Toriko, que essa semana ficou em décimo lugar, mas nem em um momento de esquizofrenia, os editores pensariam em cancela-lo. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, que esta realmente caminhando para o seu cancelamento ou transferência, infelizmente. Parece que o grupo editorial simplesmente desistiu da série e não consegue mais ver um bom potencial para o mangá, o que deve resultar em seu cancelamento da line-up da Weekly Shonen Jump - Devemos esperar as próximas semanas para confirmar essa teoria, mas pelo que tudo indica, infelizmente é isso que deve acontecer. Em último, sendo encerrado tivemos Takuan to Batsu Nichijou Enma-Chan, que teve uma passagem rápida pela revista e provavelmente não será lembrando por muitos, já que foi um mangá que não teve uma grandíssima popularidade. Espero que vejamos o autor pelo menos tentando novos one shots na GIGA ou na própria Shonen Jump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'