sábado, 28 de janeiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #09 (Ano 2017).


Tsunami de novas séries.

Escrito por: Leonardo Nicolin. 

Quando nós pensávamos que a revista estava passando por um pequeno período de águas calmas, os editores decidiram causar um maremoto entre as séries, estreando assim seis novas séries, tendo ao todo quatro autores de renome participando. Essa novidade simplesmente embaralhada todas as cartas, e deixa totalmente em aberto quais serão as séries canceladas. Por isso, não vamos perder tempo, e vamos analisar a situação da revista após essa notícia:

TOC Weekly Shonen Jump #09 (30/01/2017)
Gintama c621 (Capa, Página Colorida de Abertura e aniversário de 13 anos)
01 - One Piece c853
02 - Kimetsu no Yaiba c47
03 - Boku no Hero Academia c124
04 - Haikyuu!! c239
BORUTO: Naruto Next Generations c09 (Página Colorida)
05 - Yakusoku no Neverland c24
Asagaya Geijutsu Koukou Eizou-ka e Youkoso de Matsuki Tatsuya y Usasaki Shiro (Página Colorida, One Shot)
06 - Black Clover c95
Shokugeki no Souma c200 (Página Colorida)
07 - Samon-kun wa Summoner c66
08 - Sesuji wo Pin! to ~Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso c84
09 - Saiki Kusuo no Ψ-nan c229
10 - Hinomaru Zumou c130
11 - Yuragi-sou no Yuuna-san c48
12 - Spring Weapon Number One c14
13 - Ibitsu no Amalgam c15
14 - Ole Golazo c08
15 - Demon's Plan c09
Isobe Isobee Monogatari c219
World Trigger c165 (Hiato)
Hunter x Hunter c361 (Hiato)

Prévia da Edição #10:
Capa e Página Colorida de Abertura: "Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai" de Tsutsui Taishi (Nova Série)
Página Colorida: Boku no Hero Academia, Yakusoku no Neverland, Black Clover (Comemoração do Anime), Isobe Isobee Monogatari (Anúncio da Segunda Temporada do Anime)

Como já é de tradição, vamos começar pelos mangás não ranqueados; nessa edição tivemos capa de Gintama que está comemorando o seu décimo terceiro aniversário - O mangá tem tudo para ser encerrado esse ano, e tem um risco bem pequeno de ser encerrado nos próximos capítulos. Digo pequeno, pois acredito que Gintama ainda vai durar mais alguns meses, entre três à seis meses. Os editores de nenhum modo estão pensando em cancelar Gintama, acredito que muitas outras séries devem estar na frente na fila de prioridades dos editores, por isso só veremos Gintama terminando caso o autor decida fazer isso. Além disso também tivemos página colorida para Shokugeki no Souma e BORUTO - Sobre Souma, a série completou 200 capítulos, um bom marco para a série, que também não deve estar correndo muito risco de cancelamento atualmente.

Como vocês já viram, nas próximas semanas teremos a estréia de seis séries novas, sendo três de autores veteranos. Desde os anos 80 que não tínhamos tantos mangás estreando contemporaneamente, é realmente uma grandíssima surpresa para mim ver a Shonen Jump apostando tão alto, contudo, será que essa estratégia poderá dar certo? A disputa entre as séries, será com certeza muito acirrada, e alguns mangás bons podem acabar perdendo votos. Talvez os editores, deste modo, podem até ignorar os votos, e se basear somente e unicamente, nos feedbacks diretos dos cartões (que nesse caso, seria mais racional). Eu comentarei sobre os mangás novatos na próxima quarta-feira, em uma Reflexão Semanal sobre a nova safra. Nessa TOC prefiro focar na possibilidade de cancelamento das séries presentes na revista.

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, "que continua soberano na revista" - Acredito que esta seja a frase que eu mais disse em todos esses anos analisando a TOC da Shonen Jump, mas sejamos sinceros, ela define perfeitamente a situação da série. Cada ano que foi passando, a soberania de ONE PIECE perante os demais mangás da revista só foi aumentando (já que aqueles que tinham capacidade de incomodar, um pouco, a série, foram pouco a pouco se encerrando ou entrando em decadência, como: Naruto, Bleach e Ansatsu Kyoushitsu. E atualmente, por mais que Haikyuu!! esteja vendendo a mesma quantidade que Ansatsu Kyoushitsu e Bleach no seu auge, pela grande diferença de estilos, não podemos considera-lo um inimigo de ONE PIECE. Já Black Clover e Boku no Hero Academia, que mesmo tendo boas colocações, passam muito longe de ter a popularidade da série de Oda.

Em segundo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba. Devo assumir que essa colocação me surpreendeu muito. Está claro que os editores estão dando bem mais destaque para a série, mas vê-la em uma colocação tão alta, superando mangás como: Hero, Haikyuu!! e Black Clover, foi uma grandíssima surpresa. Tudo indica que os editores estão muito animados com a melhora de vendas do mangá, e acreditam que a obra pode se tornar um novo World Trigger (série que começou vendendo mal, e conseguiu se tornar uma série que vende relativamente bem). Ainda é muito cedo para dizer qual será o futuro da série, dependerá muito por quanto tempo as vendas dos mangás continuarão a aumentar, mas, dar um bom destaque para a obra, acredito que seja uma estratégia acertada por partes dos editores - E para quem quer comparar com Hinomaru Zumou, que os editores deram uma grande publicidade e no final, não resultou em nada; lembrem-se que Zumou estava em uma situação um pouco diversa de Yaiba. O mangá de sumô desde o seu volume 2 não aumentou em praticamente NADA as suas vendas. Já Yaiba vem aumentando pouco a pouco. A série não corre risco de cancelamento.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que na próxima semana ganhará uma página colorida. Como as próximas semanas teremos muitas estreias, os editores deste modo, darão página colorida para aqueles mangás que poderiam estar ganhando um capa; por exemplo, Black Clover, Boku no Hero Academia e Haikyuu!!. É uma decisão acertada, pois essas séries tem um grande grupo de seguidores (no caso de Black Clover, terá a primeira temporada da sua temporada, por isso também é uma decisão acertada). Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, que pode finalmente receber um inimigo a altura: os últimos mangás de esporte lançados na revista, não conseguiram convencer os leitores, e venderam bem pouco. Robot x Lasebeam pode estar chegando para mudar essa realidade. Com um autor veterano por trás, caso o desenvolvimento da série seja boa (pelo menos melhor que o seu título) pode conseguir alcançar bons resultados, e quem sabe, atingir o patamar de Haikyuu!! após um anime. Seria muito interessante ver um outro mangá de esporte de sucesso na revista. Só agregaria mais ainda à sua "line-up", pois atrairia mais admiradores do estilo.

Em quinto lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que próxima semana receberá uma página colorida para fazer publicidade do lançamento do seu segundo volume. Acredito que a série é a prova que um bom mangá de autores novatos podem alcançar um bom sucesso; por isso mesmo muitos não colocando tanta fé nas séries novatas, para mim elas tem possibilidade reais de vingar. Principalmente se os editores levarem mais em consideração o "feedback" direto dos cartões, que realmente os três mangás mais votados da edição (pelo que pesquisei raramente os três mais votados, pois a maioria vota nas suas séries favoritas, que realmente naquelas que tiveram um bom capítulo, por isso já devem considerar mais o feedback direto). Ainda sobre Neverland, algumas pessoas devem estar preocupadas que essa quantidade de séries novatas estreando pode roubar o "spotlight" sobre a série, e acredite, isso pode realmente acontecer, principalmente se uma ou duas das séries novatas se tornarem grandes monstros de vendas, mas isso não significa que a série começará a vender menos, ou correrá risco de ser cancelado, só terá menos possibilidade de receber mais capas.

Em sexto lugar tivemos Black Clover que na próxima semana receberá uma página colorida em comemoração ao anime (teoricamente o seu aniversario está muito perto, por isso na edição #15, na qual não teremos nenhum novo lançamento, pode ser para comemorar o seu aniversário (ou pode ser destinada ao retorno de Hunter x Hunter ou World Trigger). Eu não acredito que será Black Clover a receber a capa, mas eu diria que tem uma possibilidade de 20% (coloco 50% para Haikyuu!!, 15% para One Piece, 7% para Yuragi-Sou no Yuuna-San, 5% para World Trigge e, 3% Outros). Em sétimo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que para algumas pessoas pode estar correndo risco de ser cancelado nessa leva, e sinceramente, risco até corre, mas é bem pequeno, eu diria de uns 5% - Os editores não vem demonstrando nenhum sinal de querer cancelar a série, e sua história também não parece estar chegando ao fim, por isso digo que a possibilidade é baixa, mas em uma leva de seis mangás, tudo pode acontecer.

Em oitavo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, que pode estar correndo um risco um pouco maior que Samon-Kun wa Summoner, mas de qualquer modo baixo - A série mostrou sinais que pode ser encerrada em qualquer momento (encerrada mais por ordem editorial - como aconteceu com Toriko), mas se analisarmos as suas últimas TOC's, os editores não deram nenhum sinal que pretendem retirar a série da revista ou mesmo transferi-la. As páginas coloridas e páginas extras recebidas, como comentei, pode ser um sinal que a série esteja chegando ao seu fim, contudo, as boas posições mostram o contrário, ao menos que os editores estejam classificando a série bem, para assim, ter ao menos um encerramento digno. Eu digo que a possibilidade do mangá ser cancelado é de 10% a 20%, que é uma possibilidade relativamente baixa. Se os editores não decidiram ocupar a vaga dos mangás em hiatos (que é bem possível que façam isso), Sesuji wo Pin! to é aquele mais provável de ser cancelado.

Em nono tivemos a comédia PSI Kusuo Saiki, que não corre nenhum risco de cancelamento. Nessa nova leva não teremos nenhuma comédia para se tornar um inimigo de PSI - Talvez Poro no Ryugaku-ki seja um mangá de comédia tradicional, mas de certo os demais não são. A nova série do autor de Beelzebub, Hara Peko no Mary, deve ser uma comédia mais voltada para ação, muito parecida com o mangá anterior do autor, Beelzebub . Deste modo podemos considerar mais um substituto de Gintama, que também está preste a terminar (é bom lançar os substitutos antes do encerramento de uma série, assim, não fica parecendo que é realmente um substituto. Os editores constantemente usam essa estratégia). Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que pode estar realmente terminando, por isso eu diria que tem entre 15% a 25% de ser encerrado. Logicamente, é a mesma questão de Sesuji wo Pin! to, os editores não estão dando nenhum sinal que a série possa ser cancelada, depende tudo da decisão do autor em encerrar o mangá após esse arco ou não. Na semana passada ou na retrasada, comentei que seria uma boa decisão o autor encerrar o mangá, pois Zumou não tem grandes perspectiva de melhora para os próximos anos. Partir para uma nova empreitada poderia ser a decisão correta, contudo, se o autor realmente gosta de escrever Zumou, é bem possível que continue a série.

Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que não está correndo nenhum risco de cancelamento, pois é uma das séries novatas que melhor vende na revista, muitos outros mangás devem estar a frente na fila do cancelamento. Eu tinha comentado sobre a série receber uma capa no seu aniversário, e ainda acredito que isso seja possível, pois seu novo volume será lançado em março, sendo que seu aniversário é em fevereiro. A edição #15 será lançada em 13 de março, e como já vimos casos de publicidade duas semanas após o lançamento do volume, sim, a edição em aberto pode ser destinada ao aniversário de Yuragi-Sou no Yuuna-San. O problema são os demais inimigos para essa vaga: temos Haikyuu!! e Black Clover que também estarão comemorando aniversário. Temos World Trigger que caso volte, também deve ganhar capa, pois além de ser uma capa para o seu retorno, os editores podem aproveitar para comemorar o seu aniversário, que como Haikyuu!!, Black Clover e Yuragi-Sou no Yuuna-San, acontece no mês de fevereiro (é normal muitas séries comemorarem seus aniversários nesse período, pois quase todos os anos, os editores estreiam séries em fevereiro). E ainda por cima tem as chances de ONE PIECE receber uma capa, por um motivo bem claro: é ONE PIECE. A volta de Hunter, provavelmente não será com uma capa, por isso não é um empecilho para Yuragi-Sou.

Em décimo segundo lugar tivemos Spring Weapon Number One, que na semana passada recebeu página colorida - O que essa página colorida significa? Bem, é possível que a série aumentou de popularidade, assim os editores decidiram dar uma pequena publicidade para ver quanto o primeiro volume vende, mas o que me deixa preso em um dilema é o que os editores planejam para a série depois do primeiro volume: vão avaliar se vende bem, se não cancelam (não nessa leva, na próxima). decidiram dar um apoio ao mangaká, pelo seu aumento de popularidade, mas já planejam cancelar (prêmio de consolação) ou simplesmente vão salvar a série? Caso planejassem cancelá-la já, com certeza não estaria acima das demais séries novatas (Demon's Plan, Ole Golazo e Amalgam), e não teria recebido uma página colorida. Além disso, quando os editores anunciam uma nova leva, eles já sabem quais mangás serão cancelados, e bem provavelmente já avisam ao autor da série cancelada que o mangá será cancelado entre 4 a 6 semanas. Deste modo, os editores e o próprio autor, já sabe se o seu mangá foi cancelado ou não nessa leva. Por isso, as vendas do primeiro volume NÃO irão inteferir na salvação da série para essa leva, e sim na próxima. Se a série for cancelada nessa leva, é porque os editores já decidiram previamente.

Mas muitos podem estar se perguntando, mas como os editores vão salvar Number One? Existem três opções que fazem que a série de comédia não acabe sendo cancelada. Vamos colocar como cancelamento certo já três séries: Ibitsu no Amalgam, Ole Golazo e Demon's Plan (as chances desses mangás se salvarem são realmente pequenas, quase nulas). Além disso temos a vaga de Red Sprite que ainda está em aberto (existe uma pequeníssima possibilidade dos editores não ocuparem essa vaga, já que quando lançaram Takuan to Batsu decidiram aumentar o número de mangás de 20 para 21, talvez tenham decidido dar um passo atrás nessa decisão), por isso atualmente são quatro vagas em aberto, os editores só precisam saber onde vão abrir essas duas novas vagas, nesse caso temos três possibilidades: a primeira é o encerramento de algum mangá veterano, que podem ser: Gintama (caso o autor decida. Com certeza não é uma escolha editorial), Sesuji wo Pin! to (Decisão editorial, mesmo a série podendo ser encerrada de modo satisfatório) e por fim Hinomaru Zumou (Decisão do autor, mesmo os editores provavelmente o pressionando para encerrar o mangá). Contudo, dois veteranos devem ser encerrados, o que é muito improvável.

A segunda possibilidade é ocuparem os espaços em aberto das duas séries em hiato. Sempre quando Hunter x Hunter entrava em hiato, os editores ocupavam a sua vaga com uma outra série, quando retornava, cancelavam uma série para abrir espaço para o mangá. Dessa última vez decidiram não fazer isso, nem com Hunter x Hunter e nem com World Trigger, contudo, caso percebam que a volta desses dois autores em curto prazo seja improvável, podem acabar ocupando as suas vagas (ou ocupando somente uma delas, devemos ver). É bem provável que não ocupar a vaga de Hunter x Hunter, pois acreditavam que o autor ia melhorar a tempo, o que não aconteceu - mas existem sinais claros que a volta de um desses dois autores podem estar chegando: o motivo é muito simples, os editores NÃO estreiam nenhuma série quando um mangá veterano retorna do seu hiato. E temos um pequeno buraco na edição #15, entre o lançamento de Dr.Stone (#14) e Robot x Laserbeam (#16), pode significar os editores querendo de qualquer modo comemorar o aniversário de alguma série (já vimos isso acontecendo anteriormente) OU mesmo, o retorno de Hunter x Hunter ou World Trigger, devemos ver. Provavelmente saberemos a resposta até o lançamento da edição #14. Caso os editores ocupem somente uma dessas vagas, as chances de Spring Weapon Number One ser cancelado ainda são bem altas. A série só se salvaria se terminasse um veterano e a outra vaga fosse ocupada pelo espaço em aberto.

A terceira e última possibilidade é os editores decidirem abrir mais espaço na revista, o que não seria estranho, pois nos anos passados, a revista já chegou a ter mais de 21 mangás em lançamento. Contudo, acho essa opção muito improvável, pois temos dois mangás em hiatos, por isso duas vagas em aberto, que caso os autores não voltem nos próximos dois meses, não vale a pena, de nenhum modo ser mantida. É totalmente possível que uma dessas três possibilidades sejam combinadas, por exemplo: abrindo uma vaga nova e ao mesmo tempo cancelando um veterano, ou como citei já acima, ocupando uma vaga de um mangá em hiato e cancelando um veterano. Levando em conta que todas essas possibilidades podem soar complicada de se realizarem (precisa de uma combinação de fatores muito grande para Spring Weapon ser salvo), eu diria que a série de comédia acabará sendo cancelada, e os editores só terão que se preocupar em abrir mais uma vaga, que pode ser: de um mangá em hiato, de uma série veterana ou mesmo uma nova vaga.

Em décimo terceiro lugar tivemos Ibitsu no Amalgam que deve acabar sendo cancelado, não vejo nenhum motivo para os editores salvarem a série - é mais do que óbvio que suas vendas não vão ser boas o suficiente. Em décimo quarto e quinto lugar tivemos as duas séries que estrearem em novembro do ano passado; Demon's Plan e Ole Golazo, respecitvamente, e parece que serão canceladas precocemente; isso não significa que as séries tiveram uma recepção péssima, como Tokyo Wonder Boy, somente que os editores querem apostar alto na próxima leva, e como não vêem chances dos dois mangás vingarem, decidiram cancela-lo. A prova que essas duas obras serão canceladas, é justamente estarem abaixo de Amalgam e Spring Weapon Number One - Os editores querem mostrar, de qualquer modo ao leitores da revista, que essas duas séries foram mal recepcionadas e merecem ser canceladas precocemente. Se uma delas se salvar, será realmente um feito surpreendente, pois os editores estão mostrando todos os sinais possíveis que isso não irá acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'