segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #05-06 (Ano 2017).


Uma Estreia, Um Sucesso Confirmado e Mais Páginas Coloridas


É, pessoal, agora o ano de 2017 começou pra valer... e espero que tenham passado bem a virada de ano e que em 2017 tudo de bom aconteça. Com relação a essa edição, tivemos uma estreia e, assim como na edição mais recente tivemos várias páginas coloridas. E, observando as vendas do segundo volume de um novato da revista, vimos também que mais um novato de 2016 se juntou à Souboutei Kowasubeshi, Amano Megumi wa Suki Darake! e Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru no grupo de "mangás estáveis lançados em 2016". Bem, sem mais delongas, vamos à análise.


TOC Weekly Shonen Sunday #05-06 (2017):
Kis-My-Ft2 (Capa)
Maiko-san Chi no Makanai-san (Página Colorida de Abertura, Novo Mangá, por Aiko Koyama, 18 pg.) (capítulo 01)
01. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 273)
02. Major 2nd (capítulo 80)
Dagashi Kashi (Página Colorida) (capítulo 125)
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 52)
04. Ryoko (capítulo 10)
05. Kyoukai no Rinne (capítulo 556)
Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida) (capítulo 281)
06. Detective Conan (capítulo 983)
07. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 56)
08. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 332)
09. Dameterasu-sama。 (capítulo 09)
10. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 33)
11. Souboutei Kowasubeshi (capítulo 36)
12. Hatsukoi Zombie (capítulo 59)
13. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(capítulo 42)
14. Keijo!!!!!!!! (capítulo 162)
15. Tenshi to Akuto!! (capítulo 98)
16. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 99)
17. Zettai Karen Children (capítulo 467)
Birdmen (Mangá Mensal, 40 pg.) (capítulo 46)
18. Hayate no Gotoku! (capítulo 554)
19. Denpa Kyoushi (capítulo 235)
20. Saike Mata Shite mo (capítulo 68)
21. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 28)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 35)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Ausente) (pausado no capítulo 29)
Arata Kangatari (Em Hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em Hiato) (pausado no capítulo 120)

TOC Weekly Shonen Sunday #07 (2017):
Capa, Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasubeshi
Página Colorida: Tokiwa Kitareri!!
One-Shot: Jinmen (Capítulo Especial da Sunday Webry)
Ausentes: Detective Conan e Major 2nd
Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa da edição foi estampada pela boy band masculina japonesa Kis-My-Ft2. A última edição do ano de 2016 (do ano em si, pois o ano editorial de 2016 já se encerrou) também teve uma estreia: Maiko-san Chi no Makanai-san, que ganhou de quebra as páginas coloridas de abertura. Porém a estreia não ocupou muito espaço na quantidade de páginas da revista. O primeiro capítulo só ocupou 18 páginas, o que talvez tenha uma razão compreensível de se explicar caso seja possível ler a versão traduzida da obra.

As demais páginas coloridas foram para Dagashi Kashi, gag mangá com vendas em média de 200 mil cópias por volume, e Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que apesar de não vender tanto ainda apresenta um desempenho satisfatório para os editores. Os mangás não-ranqueados e que não receberam página colorida foram Birdmen, que é publicado mensalmente, e Sunday Hikagaku Kenkyujo, que sempre encerra a revista em último lugar na ordem de leitura.

A edição teve a ausência do novato Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. Um dado importante: Aozakura não está tendo um desempenho muito bom nas vendas de volumes, mas seu segundo volume em três dias vendeu mais que o quinto volume de Hatsukoi Zombie, o que lhe rende uma chance real de permanecer sendo publicado, pelo menos a curto prazo. Arata Kangatari e Gin no Saji seguem em hiato, sem previsão de retorno.

Página Colorida: Maiko-san chi no Makanai-san

As duas primeiras posições ranqueáveis da edição ficaram com dois mangás de esporte: Be Blues! - Ao ni Nare e Major 2nd, obras de futebol e beisebol respectivamente. Ambos os mangás apresentam um resultado muito bom nas vendas de seus volumes e tem boas chances de expandir ainda mais seus desempenhos com uma adaptação em anime. Major 2nd ainda tem uma frente relativamente baixa de capítulos, então não deve ser adaptado para um anime televisionado tão cedo. Já Be Blues! tem uma baita frente de capítulos e já poderia ter uma adaptação em anime anunciada. Resta saber se vai receber uma ou se a Shonen Sunday vai perder essa ótima oportunidade de aumentar o rendimento da obra e diminuir um pouco a crise da revista.

O terceiro lugar vai justamente para um dos mais novos sucessos da Weekly Shonen Sunday: Komi-san wa、Komyushou Desu。.  Em dez dias o segundo volume de Komi-san vendeu 45.835 cópias, uma quantidade boa para um gag mangá. Na verdade o feito de Komi-san é interessante não só por ser um gag mangá, mas pelo lançamento de seu novo volume conseguir um melhor desempenho que mangás como Tokiwa Kitareri!!, Kyoukai no Rinne, Tenshi no Akuto!!, Hatsukoi Zombie e Keijo!!!!!!!!. E olha que no primeiro volume Komi-san vendeu 35 mil cópias em duas semanas e meia. o que indica por ora uma melhora no desempenho. Se Komi-san continuar se expandindo nas vendas dos volumes ou mesmo mantenha o atual bom desempenho, é sucesso garantido.

Na quarta colocação está Ryoko, mangá battle shounen novato que aparentemente teve uma recepção inicial bem positiva. Fica a torcida para que esse sucesso de recepção seja significativo para o mangá apresentar boas vendas de volumes. Em quinto lugar está Kyoukai no Rinne, que apesar de não ter vendas elevadas de seus volumes, é uma obra com um bom rendimento, graças a audiência de seu anime, cuja terceira temporada será exibida em abril.

Página Colorida: Maiko-san chi no Makanai-san

E parece que nessa edição Detective Conan deu uma escorregadinha no quiabo nessa TOC. Em sexto lugar, Conan ficou fora do Top 05 dos mangás ranqueados e foi o nono mangá na ordem de leitura. É um dos casos atípicos em que Conan pega uma posição abaixo de sua média, mas isso não pesa em absolutamente nada na situação do mangá na revista. Inclusive, seu 91º volume vendeu 259.626 cópias nos três primeiros dias de venda. Foram menos que os 287 mil cópias dos três primeiros dias de venda do 90º volume, mas essa queda não preocupa, já que Conan segue como o mangá com melhores vendas de volumes da revista e, de quebra, ainda tem um rendimento elevado com as adaptações em anime para a televisão e para o cinema.

A sétima posição é de Amano Megumi wa Suki Darake!, que vai se mostrando uma das obras mais promissoras publicadas recentemente pela Weekly Shonen Sunday. Amano Megumi tem boas chances de se expandir comercialmente mais pra frente com uma adaptação em anime. Não seria um má ideia apostar nesse gag mangá, visto o bom desempenho comercial dos volumes de Dagashi Kashi após este ter recebido uma adaptação em anime. No entanto, se Amano vai mesmo conseguir repetir ou se aproximar do êxito de Dagashi Kashi após um anime são outros quinhentos.

Em oitavo está um dos pilares da revista, Magi ~ The Labyrinth of Magic, que como já explicado várias vezes em análises anteriores, está em sua reta final e deve ser finalizado ainda esse ano já que o mangá já passou faz tempo da metade de seu arco final, segundo a autora Shinobu Ohtaka. Apesar da queda nas vendas que o mangá vem sofrendo, Magi ainda é uma das obras mais rentáveis da Shonen Sunday e é bem provável que os editores tentem convencer a autora a lançar uma nova obra na revista mais pra frente.

Página Colorida: Maiko-san chi no Makanai-san

A nona posição ficou para Dameterasu-sama。, que está por enquanto em seu nono capítulo. A recepção do mangá aparentemente é satisfatória, mas é preciso esperar por um bom tempo para definir se Dameterasu-sama。será ou não um êxito na revista. Fica a torcida para que o mangá consiga repetir o feito de Amano Megumi e Komi-san, o que não será fácil. Fechando o Top 10 (décima posição), Maou-jou de Oyasumi trata-se de um gag mangá que pode até não ter vendas impressionantes por ora, mas que deve ser mantido na revista em um período de curto prazo. Já a longo prazo a permanência de Maou-jou é uma incógnita. 

O primeiro mangá fora do Top 10 (décimo primeiro lugar) é Souboutei Kowasubeshi, que é justamente o mangá mais promissor lançado no ano editorial de 2016. O mangá consegue vender em até três semanas cerca de pelo menos 100 mil cópias em média por volume. Trata-se de mais um sucesso na carreira de Kazuhiro Fujita, autor de êxitos como Ushio to Tora e Karakuri Circus. A Shonen Sunday provavelmente já deve estar planejando expandir Souboutei comercialmente no futuro.

Na décima segunda colocação está Hatsukoi Zombie. O mangá infelizmente não vende muito bem, sendo dos mangás estáveis um dos que menos vendem na revista. Porém a recepção do público segue positiva, os editores continuam satisfeitos com o desempenho de Zombie e o desenvolvimento da história por ora dá a entender que o mangá terá um bom tempo de publicação ainda. Em outras palavras, Zombie pode até vender pouco mas a obra continua em segurança por enquanto.

Página Colorida: Dagashi Kashi

Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。ficou com o décimo terceiro lugar. O novo mangá do experiente Hiroyuki Nishimori consegue apresentar um desempenho positivo nas vendas de volumes. Seus dois primeiros volumes conseguiram aparecer no Ranking Oricon em suas respectivas semanas de lançamento. Porém, é preciso considerar que devido à idade avançada do autor, é comum que o mangá tenha pausas em algumas edições.

A décima quarta colocação é de Keijo!!!!!!!!, cujo 14º volume foi apenas o 228º mais vendido segundo o Ranking Oricon de vendas de mangás referente ao período entre as datas 12 e 18 de dezembro. Para se ter uma ideia, as vendas do mangá foram menores que o já cancelado Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto. Apesar de não vender muito e de não ter se expandido tanto nas vendas do mangá após a adaptação em anime, a situação de Keijo!!!!!!!! dá a entender que o mangá vai para o "limbo do esquecimento" por enquanto ao invés de ser cancelado.

O décimo quinto lugar da edição ficou com Tenshi to Akuto!!, que está perto de completar a marca de 100 capítulos publicados. Para isso faltam apenas dois capítulos ou pelo menos duas edições caso o mangá não sofra nenhuma pausa nas próximas duas edições. Tenshi no Akuto!! não chega a ter vendas muito elevadas, mas sua aceitação pelos leitores da revista é considerável e aparentemente o desempenho do mangá é suficiente para que seja mantido no plantel.

Página Colorida: Dagashi Kashi

E se Tenshi no Akuto!! está a apenas duas edições de chegar a marca de 100 capítulos publicados, Tokiwa Kitareri!! vai chegar a essa marca já na próxima edição, com direito a página colorida. Apesar de estar pegando muitas posições baixas na ordem de leitura nos últimos tempos, Tokiwa é um mangá com vendas consideradas positivas para os padrões da Shonen Sunday, tendo superado inclusive Kyoukai no Rinne em comparação com os três primeiros dias de vendas do último volume desses mangás. Tokiwa, que nessa edição ficou em décimo sexto lugar na porta do bottom, é visto com bons olhos pelos editores. Uma futura adaptação em anime não está descartada.

Abrindo o bottom na décima sétima posição, quem deu as caras foi o veterano Zettai Karen Children. O mangá pode até não receber posições altas na ordem de leitura, como na época em que estava no auge de sua popularidade. No entanto a situação de Zettai não é nem um pouco preocupante. Entre os dias 16 e 18 de dezembro, o 47º volume de Zettai (lançado no dia 16) vendeu 16.782 cópias, quantidade considerada boa para os padrões atuais da Weekly Shonen Sunday. Além disso, mesmo sendo um mangá veterano, não são tão raras as vezes que o mangá recebe uma página colorida.

Em décimo oitavo está Hayate no Gotoku!, que deve ser encerrado ainda esse ano. A obra é um dos maiores sucessos recentes da Weekly Shonen Sunday e tem durado por um bom tempo. Mas se Hayate deve ser finalizado, o autor Kenjiro Hata já garantiu que não vai ficar parado por muito tempo e que em breve deve estar trabalhando em algum mangá, seja uma nova obra, seja em Ad Astra Per Aspera, mangá mensal cuja primeira parte foi lançada entre o fim de 2015 e o início de 2016 e que deve voltar a ser publicado mais pra frente.

Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo

Denpa Kyoushi ficou com o décimo nono lugar. O mangá tem boas chances de ser encerrado entre 2017 e 2018, ainda mais considerando que Denpa não tem mais um apoio dos editores como tinha ainda no início do ano editorial de 2016. O mangá do professor otaku ruivo teve um anime no ano passado que até conseguiu uma boa audiência, mas parece não ter contribuído efetivamente para que Denpa estourasse. Em suma: Denpa está seguro mas está atirado no limbo do esquecimento, recebendo destaque só eventualmente, quando é ranqueado em uma posição mais alta na ordem de leitura e/ou quando ganha uma página colorida.

No vigésimo lugar, ou seja, na penúltima posição, está Saike Mata Shite mo, que, apesar de já ter feito uma boa quantidade de pausas antes, agora emplacou uma sequência de dezesseis capítulos publicados consecutivamente, entre as edições #41 (2016) e #05-06 (2017). Apesar de seus volumes não venderem muito, Saike é uma obra bem-recepcionada pelo público, o que dá ao autor Tsubasa Fukuchi liberdade para seguir desenvolvendo o mangá até quando optar por finalizá-lo... o que talvez não demore muito a acontecer já que a maioria das obras de autoria de Fukuchi nem passa de 50 capítulos publicados.

Em último lugar, na vigésima primeira colocação, ficou Oni wo Tadorite Ikuseisou, que já está praticamente cancelado e deve ser finalizado em breve. As vendas de seu segundo volume não conseguiram sequer ficar acima da 500º posição do Ranking Oricon... ou seja, o mangá conseguiu vender em três dias provavelmente mil cópias, uma quantidade baixíssima.

Bem, pessoal, assim termina a análise dessa edição da Weekly Shonen Sunday.
 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'