segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #11 (Ano 2017).


Mais uma Edição "Preto e Branco"


Escrito por Diego Felipe.

Assim como na edição anterior, apenas um mangá ganhou página colorida nessa edição. E por isso tivemos mais uma vez uma edição mais "preto e branco" que o habitual. Mas, curiosamente, a julgar pela prévia, a próxima edição, ironicamente, será cheia de páginas coloridas. E tivemos 22 mangás ranqueados nessa edição, então a análise não vai ser das mais curtas (risos).

TOC Weekly Shonen Sunday #11 (2017):
Yurina Hirate (Capa)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。(capítulo 58)
02. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 41)
03. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 40)
04. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 337)
Maiko-san chi no Makanai-san (Página Colorida) (capítulo 06)
05. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 34)
06. Keijo!!!!!!!! (capítulo 167)
07. Major 2nd (capítulo 84)
08. Hayate no Gotoku! (capítulo 558)
09. Zettai Karen Children (capítulo 469)
10. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 61)
11. Kyoukai no Rinne (capítulo 361)
12. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(capítulo 46)
13. Hatsukoi Zombie (capítulo 64)
14. Ryoko (capítulo 15)
15. Dameterasu-sama。(capítulo 14)
16. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 104)
17. Dagashi Kashi (capítulo 130)
18. Tenshi to Akuto!! (capítulo 103)
19. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 277)
20. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 286)
21. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 33)
22. Denpa Kyoushi (capítulo 240)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 40)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 986)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Saike Mata Shite mo (Em pausa) (pausado no capítulo 72)


TOC Weekly Shonen Sunday #12 (2017):
- Capa: Major 2nd
- Página Colorida de Abertura: Ryoko
- Páginas Coloridas: Be Blues! ~ Ao ni Nare, Joujuu Senjin!! Mushibugyo
- One-shots: Shitei Bouryoku Shoujo Shiomi-chan (Capítulo Especial da Shonen Sunday S), Suu no Kuuki Kouryaku (Capítulo Especial da Shonen Sunday S)
- Ausentes: Kyoukai no Rinne e Zettai Karen Children
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji
- Em pausa: Saike Mata Shite mo


A capa da edição foi estampada por Yurina Hirate, cantora de apenas 15 anos do grupo idol Stage48. Bem, assim como na edição passada, somente um mangá teve direito a página colorida. O presenteado da vez foi o novato Maiko-san chi no Makanai-san, que ainda nem passou a ser ranqueado (só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo). Se Maiko-san vai ser ranqueado daqui a poucos edições, o mangá de comédia curta Sunday Hikagaku Kenkyujo, que sempre encerra a revista, nunca é ranqueado.

Também tivemos a ausência do grande pilar Detective Conan, que deve retornar em breve à revista, provavelmente já na próxima edição. Arata Kangatari e Gin no Saji, como sempre, seguem em hiato e sem previsão de retorno. Bem, digamos que quando só esses dois mangás estão ausentes na edição é porque a revista está cheia, praticamente sem ausentes de verdade. Por outro lado Saike Mata Shite mo voltou a ser pausado. Porém, nesse caso, provavelmente voltará a ser publicado daqui a não muito tempo. Pela longa sequência de capítulos sendo seguidamente publicados, não chega a ser tão surpreendente assim essa pausa repentina.

Na primeira posição tivemos como grata surpresa a presença de Komi-san wa、Komyushou Desu。. Não é toda edição que vemos Komi-san pegar o primeiro lugar na ordem de leitura sem estar ganhando uma capa ou página colorida. Komi-san se mostrou um mangá muito promissor para a revista e, se continuar mantendo pelo menos parte do aumento de vendas de volumes que vem ganhando, Komi-san pode se destacar ainda mais na revista. Se o rendimento atual for mantido por um bom tempo é possível também que mais pra frente os editores cogitem um anime para Komi-san.

E o segundo lugar ficou para outro novato que deu certo em 2016. Aliás, ficou para o novato com melhor rendimento: Souboutei Kowasu Beshi, que consegue vender uma média superior a 100 mil cópias por volume, um nível de rendimento que mesmo os novatos do ano passado que se estabilizaram estão enfrentando dificuldade de alcançar. E, como sempre, apenas lamento que nenhuma scan americana, brasileira ou de língua espanhola traduza o mangá, pois isso dificulta o acesso e o conhecimento da obra para uma quantidade maior de pessoas.

Na terceira posição temos mais um novato bem-sucedido de 2016: o gag mangá Maou-jou de Oyasumi. A obra da princesa dorminhoca teve um aumento de vendas considerável em comparação ás vendas do segundo volume pro primeiro volume. Não chegam a ser vendas fenomenais ou muito altas mas é um nível mais do que suficiente para que Maou-jou continue em situação estável no plantel da Weekly Shonen Sunday, sem correr nenhum risco de cancelamento. Inclusive, com a melhora nas vendas de volumes e a manutenção da boa recepção, Maou-jou de Oyasumi passou até mesmo a pegar posições mais elevadas na ordem de leitura e chegou a ser a capa da edição #09 da Shonen Sunday, tendo também dois capítulos publicados nessa mesma edição.

No quarto lugar está o (ainda) pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic, que mesmo não estando mais no auge de sua popularidade e vendas de seus volumes consegue ter um rendimento superior à grande maioria dos mangás presentes na line-up. Na quinta posição quem aparece é o novato Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. Aozakura está em situação estável pelo menos a médio prazo e, embora não apresente vendas de volumes muito elevadas, consegue ter um desempenho comercial que Hatsukoi Zombie, que é publicado há mais tempo na revista.

Na sexta colocação tivemos Keijo!!!!!!!!, que deu um surpreendente pulo do gato nessa edição. A última vez que Keijo!!!!!!!! ficou no Top 10 dos mangás ranqueados foi na edição #49, de 2016 (ou seja, quatorze edições atrás). Desde então o mangá só pegou uma posição alta na ordem de leitura, que foi na TOC #02 de 2017, em que recebeu uma página colorida. Pode-se dizer que Keijo!!!!!!!! é um mangá que pode até não ter um rendimento bom o bastante para se manter em destaque, ainda mais após ter ganho um anime que não melhorou muito sua situação. Mas esse mesmo rendimento consegue ser suficiente para que a obra ainda continue sendo publicada e não corra riscos de cancelamento, pelo menos a médio prazo.

No sétimo lugar aparece Major 2nd, que é uma das esperanças da Weekly Shonen Sunday para reduzir (ainda que um pouquinho) a crise que a revista vem atravessando. A continuação de Major vende em média 250 mil cópias por volume, ótimo nível de vendas para um mangá que tem um ano e meio de publicação e que ainda pode se expandir comercialmente caso receba uma adaptação em anime. Aliás, considerando o sucesso do anime de Major, é bem provável que os editores estejam cogitando ou comecem a cogitar uma adaptação em anime de Major 2nd.

Na oitava colocação está Hayate no Gotoku!. Considerando que o mangá vem sendo ranqueado em posições medocres/baixas na ordem de leitura podemos dizer que essa posição na ordem de leitura foi um pulo do gato. Apesar de não receber tanto destaque por parte dos editores, Hayate ainda apresenta um ótimo rendimento para os padrões da revista, chegando perto das 100 mil cópias por volume. Vale lembrar que Hayate está em seu arco final e não deve permanecer por muito tempo na revista. O autor Kenjiro Hata, por sua vez, já parece ter planos para novas obras após o fim de Hayate.

Outro mangá que deu o pulo do gato nessa edição é Zettai Karen Children, nono lugar da TOC. Geralmente a obra costuma aparecer nas últimas posições da ordem de leitura, mas nessa edição pegou uma posição bem mais alta que seu habitual. Aliás na edição passada Zettai também ficou numa posição mais um pouco mais alta. E assim como Hayate, apesar de pegar posições medíocres/baixas o mangá ainda apresenta um nível de vendas muito bom para os padrões da revista, o que garante que Zettai deve permanecer pelo tempo que o autor decidir prosseguir com o mangá. Lembrete: Zettai estará ausente na próxima edição.

Em décimo, ou seja, fechando o Top 10, está Amano Megumi wa Suki Darake!. Esse mangá continua numa situação bem tranquila na revista e volta a aparecer no Top 10 dos mangás ranqueados, após ter sido ranqueado na décima segunda colocação na edição passada. Amano Megumi pode não ter um nível fenomenal de vendas de volumes, mas consegue vender pelo menos 60 mil cópias por volume e tem um bom potencial de expansão comercial, principalmente se o mangá ganhar uma adaptação em anime (uma possibilidade com boas chances de se concretizar).

Página Colorida: Maiko-san Chi no Makanai-san

Na décima primeira colocação está Kyoukai no Rinne, veterano publicado há quase oito anos na Shonen Sunday. Embora Rinne não tenha vendas de volumes muito altas, o mangá é bem rentável comercialmente (graças ao seu anime) e mantém um público leitor fiel, o que mantém o mangá em destaque. Vale lembrar que Rinne estará ausente na próxima edição. Já no décimo segundo lugar está Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, que continua apresentando um bom nível de vendas de volumes para os padrões da Weekly Shonen Sunday e não corre nenhum risco de cancelamento.

Em décimo terceiro lugar quem dá as caras é o mangá de comédia romântica ecchi Hatsukoi Zombie, que, embora não tenha nem de longe um alto nível de vendas de volumes (aliás, é uma das obras da  line-up que menos vende) a boa recepção interna garante que Zombie ainda tenha um bom tempo de publicação. Além disso, a julgar pela forma como os capítulos recentes estão sendo desenvolvidos, eu diria que o autor Ryou Minenami parece estar até mesmo protelando o desenvolvimento do mangá com a barriga para mantê-lo por mais tempo.

Na décima quarta posição está Ryoko, que pelo visto teve uma certa queda de boa recepção. Isto é, a julgar pela recepção dose primeiros capítulos esperava-se que Ryoko pegasse melhores posições na ordem de leitura. No entanto o novato ainda depende apenas de si para conseguir fazer sucesso na Weekly Shonen Sunday. Inclusive, Ryoko ganhará a página colorida de abertura da próxima TOC para divulgar o lançamento do primeiro volume, (se não me engano) no dia 17. Vale lembrar que a permanência de Ryoko depende do nível das vendas do primeiro volume. O fato é que agora Ryoko será posto a prova e suas chances de se estabilizar na revista ficarão em cheque.

O companheiro de leva de Ryoko, Dameterasu-sama。, ficou na décima quinta posição, após ter sido ranqueado no terceiro lugar da edição passada. Assim como Ryoko sua recepção é satisfatória mas não está se mostrando tão fenomenal. E, assim como Ryoko, a estabilidade ou cancelamento de Dameterasu-sama são possibilidades que dependem do desempenho das vendas do primeiro volume desse mangá. Em décimo sexto lugar quem aparece é Tokiwa Kitareri!!, que mais uma vez pega uma posição medíocre mas ainda assim acima do bottom. Bem, apesar de estar sendo deixado pra escanteio pelos editores (pelo menos no quesito "ganhar páginas coloridas") Tokiwa tem um nível satisfatório de vendas de volumes (pelo menos 60 mil cópias por volume) e de quebra chama a atenção de uma quantidade razoável de leitores.

Na décima sétima segunda colocação está Dagashi Kashi... sim, caros leitores, Dagashi mais uma vez deu um "pulo do gato reverso", ou seja, pegou uma posição na ordem de leitura muito abaixo do que costuma pegar. Isso já havia acontecido na edição #08 desse ano (ou seja, há três edições). Mas, se naquela edição, Dagashi tinha aparecido no bottom, nessa TOC deu um pouco mais de sorte e ficou bem acima do bottom. Na verdade Dagashi continua com um bom nível de rendimento nas vendas de seus volumes (pelo menos por enquanto) e não está correndo riscos de cancelamento de forma alguma.

Tenshi no Akuto!! abre o bottom dessa edição, estando ranqueado na décima oitava posição. O mangá conta com uma boa recepção dos leitores e com o apoio do grupo editorial. Porém suas vendas são relativamente baixas, ainda que suficientes para Tenshi continuar sendo ublicado. O mangá vende em média pelo menos 40 mil cópias por volume. Apesar desse baixo nível de vendas, Tenshi no Akuto!! não corre riscos de cancelamento, pelo menos a médio prazo.

No décimo nono lugar está Be Blues ~ Ao ni Nare, que já passou da hora de ganhar um anime. Se bem que mangás de esporte da Shonen Sunday demoram pra receber uma adaptação em anime. Major, por exemplo, que é um sucesso histórico, só foi ganhar anime após dez anos de publicação. É torcer para que os editores não deixem escapar a chance de aumentar o rendimento comercial de Be Blues. A propósito, o mangá de futebol ganhará uma página colorida na próxima TOC.

Se na edição passada Joujuu Senjin!! Mushibugyo foi ranqueado na sétima posição, nessa TOC esse veterano ficou apenas na vigésima colocação. Apesar da queda recente de popularidade e da relativa diminuição nas vendas de seus volumes, Mushibugyo ainda tem uma relativa atenção dos leitores e os editores continuam a apoiar a obra, dando liberdade para que o autor continue desenvolvendo o mangá (embora dificilmente ele venha a durar por um prazo muito longo). Lembrete: na próxima edição Mushibugyo também ganhará uma página colorida.

Em vigésimo primeiro / penúltimo lugar quem dá as caras é Oni wo Tadorite Ikuseisou. Chega a ser estranho Oni wo Tadorite estar sendo mantido por tanto tempo na revista se as vendas estão muito baixas e se o mangá já nem recebe destaque mais por parte dos editores. Só com o tempo será possível compreender porque esse mal-sucedido novato continua sendo publicado por um prazo longo, mas um possível palpite é que um mangá estável esteja a poucas edições de acabar e a Sunday decida fazer uma próxima leva com pelo menos dois mangás. Mas isso é só apenas uma hipótese.

Na vigésima segunda e última colocação está Denpa Kyoushi... é, vamos dizer que o mangá não está mais nos seus dias de glória. Quer dizer, não é que Denpa fosse um mangá com vendas muito altas mas agora o mangá não é mais um dos destaques da Weekly Shonen Sunday, como vinha sendo até 2015, ano em que ganhou um anime que não ajudou muito nas vendas dos volumes, apesar de ter rendido uma boa audiência. Denpa não corre riscos de cancelamento, mas está perto de ser finalizado. É possível que o mangá do professor otaku ruivo venha a ser encerrado ainda em 2017.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Birdmen (***), Denpa Kyoushi (**), Hatsukoi Zombie, Hayate no Gotoku! (*), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Dameterasu-sama。, Maiko-san chi no Makanai-san, Ryoko
Em Risco de Cancelamento:  Oni wo Tadorite Ikuseisou


LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato

Bem, pessoal, assim se encerra a análise da edição #11 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'