domingo, 12 de fevereiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #10 (Ano 2017).


Em Busca de Ranqueamentos Altos

Escrito por Diego Felipe.

Bom, caros leitores, a Weekly Shonen Magazine costuma variar bastante suas posições na ordem de leitura, então é normal vermos mangás bastante estáveis aparecerem em posições muito baixas. Mas as posições baixas só não preocupam em casos de mangás mais antigos em situação estável. Para novatos ter posições de destaque na ordem de leitura ajuda o mangá a ficar em evidência e atrair mais leitores. Mas isso só ocorre se a recepção inicial dele for favorável. E esse é o desafio do novato que estreia nessa edição: Rankers High.


TOC Weekly Shonen Magazine #10 (2017):
Ikumi Hisamatsu (Capa Física e Capa Digital)
Rankers High (Página Colorida de Abertura, Novo Mangá, 67 pg.) (capítulo 01)
01. Daiya no Ace- Act II (capítulo 67)
02. Enen no Shouboutai (capítulo 66)
03. Senryuu Shoujo (capítulo 18)
04. Fairy Tail (capítulo 520)
05. DAYS (capítulo 186)
06. Fumetsu no Anata e (capítulo 12)
07. Yamada-kun to 7-nin no Majo (capítulo 241)
Domestic na Kanojo (Página Colorida) (capítulo 128)
08. Seitokai Yakuindomo (capítulo 410)
8-gatsu Outlaw (Pré-Rank) (capítulo 07)
09. Nanatsu no Taizai (capítulo 205)
10. Fuuka (capítulo 142)
11. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 42)
12. Hajime no Ippo (capítulo 1171)
13. Tsurezure Children (*)
14. Real Account (capítulo 102)
6cm no Kizuna (Pré-Rank) (capítulo 06)
15. Vector Ball (capítulo 38)
16. Baby Steps (capítulo 492)
17. Area no Kishi (capítulo 491)
18. Acma:Game (capítulo 191)
19. Ahiru no Sora (capítulo 543)
Kindaichi Shounen no Jikenbo R (Ausente) (*)

LEGENDA
(*) - Numeração do capítulo não identificada

TOC Weekly Shonen Magazine #11:
- Capa Física: Mai Shiraishi
- Página Colorida de Abertura: Nanatsu no Taizai (24 pg.)
- Página Colorida: Tsurezure Children
- Páginas Extras: Rankers High (44 pg.)


A capa física e a capa digital foram estampada pela atriz e modelo Ikumi Hisamatsu. Já a página colorida de abertura ficou para o mais novo estreante Rankers High. O mangá trata-se da serialização de um one-shot lançado na edição #17 do ano de 2016. A recepção do one-shot foi positiva e o mangá está sendo serializado, embora só o tempo dirá se esse novato conseguirá alcançar o sucesso. Bem, boa sorte ao mangá e a seu autor, o novato Ryou Nakajima. A outra página colorida foi para Domestic na Kanojo, que ainda se encontra numa situação confortável.

Bem, vale lembrar que os novatos 8-gatsu Outlaw e 6cm no Kizuna ainda estão em fase de pré-ranqueamento. 8-gatsu Outlaw passará a ser ranqueado na próxima edição. Seu último pré-rank foi uma posição mediana na ordem de leitura. Ainda assim, foi melhor que a posição do sexto capítulo de 6cm no Kizuna, que só ficou acima dos mangás que aparecem no bottom. Porém, tais posições não dizem muito ainda sobre a situação de seus mangás e é preciso esperar por mais tempo para definir se os mangás serão um sucesso ou não. O ausente da edição foi Kindaichi Shounen no Jikenbo R. Por ora acredita-se que o mangá voltará na próxima edição. Espero que não sejamos surpreendidos com um novo hiato.

Na primeira colocação está Daiya no Ace - Act II, atualmente um dos pilares da revista. O mangá está mantendo a atenção dos fãs do antecessor Daiya no Ace e continua se destacando bastante na Weekly Shonen Magazine. Bem, como não surgem muitas novidades de Daiya é meio complicado falar algo muito diferente sobre a situação de Daiya, que segue na mesma. Bem, passemos então à segunda posição da edição.

Na segunda posição uma surpresa: Enen no Shouboutai, que enfim volta a pegar um ranqueamento alto, algo que não é muito comum para esse mangá. Mesmo sendo atualmente um dos novatos mais promissores da Weekly Shonen Magazine e de ganhar páginas coloridas com relativa frequência, geralmente vemos Enen ficar alçado com maior frequência em posições medianas/baixas na ordem de leitura do que em posições elevadas. Mas o importante é que Enen ainda é um dos mangás mais promissores da revista e pode se expandir comercialmente após um anime no futuro.

Página Colorida de Abertura: Rankers High

Na terceira colocação dos mangás ranqueados está o novato Senryuu Shoujo, que parece que conseguiu uma recepção interna pelo menos razoável... mas isso não é suficiente para que esse mangá, que não recebeu destaque na época de sua estreia, consiga se estabilizar. Será preciso que as vendas do primeiro volume se mostrem boas o suficiente para que os editores sejam convencidos de que vale a pena manter Senryuu na revista. Por enquanto, se não estou enganado, ainda não foi estabelecida uma data para o lançamento do primeiro volume, mas isso não deve demorar muito a acontecer.

Na quarta posição está Fairy Tail. Bem, caros leitores, Fairy Tail segue como um mangá que ainda está estável na revista por ter um nível bom de vendas de volumes e por ainda atrair muitos leitores, mas a verdade é que tanto as vendas quanto o apoio dos leitores já foi muito maior. E a forma como o autor Hiro Mashima conduz o mangá continua sendo alvo de críticas por parte dos leitores. O longo tempo de publicação (pouco mais de dez anos) também contribuiu para que o mangá ficasse mais saturado. Para os fãs da obra, felizmente, o autor ainda tem apoio dos editores suficiente para encerrar Fairy Tail como desejar.

Em quinto está DAYS, que se encontra em uma situação bem confortável na revista e está conseguindo um nível de vendas de volumes de cerca de 200 mil cópias nos volumes mais recentes. Não chega a ser um boost enorme de vendas, mas foi suficiente para que a adaptação em anime do mangá tenha valido a pena. De quebra, DAYS continua recebendo destaque dos editores eventualmente.

Após ter ficado em último lugar na ordem de leitura na edição anterior Fumetsu no Anata e dá um pulo do gato e fica no sexto lugar entre os mangás ranqueados, isto é, na sétima posição na ordem de leitura. A obra conseguiu uma ótima recepção interna (ao menos inicialmente). E, embora as vendas de seu primeiro volume não tenham sido fenomenais, a obra parece que conseguirá um nível de vendas bom o bastante para se manter por um bom tempo na revista, o que ficará ainda mais assegurado se as vendas do segundo volume tiverem um aumento.

O sétimo lugar ficou para Yamada-kun to 7-nin no Majo. Esta é a antepenúltima edição em que Yamada-kun tem capítulos publicados (a última, como muitos já sabem, será na edição #12). Yamada-kun, apesar de popular, infelizmente não chega ao fim em seu melhor momento. Na verdade recentemente suas vendas de volumes vinham caindo aos poucos. Por outro lado Yamada-kun ao menos se encerra quando a situação não está totalmente deteriorada. A obra ainda apresentava um nível razoável de vendas, embora não seja um nível tão difícil de ser alcançado por um mangá novato.

No oitavo lugar está Seitokai Yakuindomo, que após quase dez anos de publicação ainda está apresentando um nível bem satisfatório de rendimento, o que se confirma com o filme animado que sairá nos cinemas em julho e com as vendas do último volume lançado chegando a pelo menos 130 mil cópias vendidas, um nível bom para um gag mangá veterano. Em suma, a situação de Seitokai está bem confortável. Aliás uma novidade: a conta oficial do Twitter do filme animado de Seitokai anunciou que haverá uma transmissão de um programa de rádio para comemorar o anúncio do filme. Também foi noticiado que junto ao filme seria anunciado um novo projeto (ainda não esclarecido).

Página Colorida de Abertura: Rankers High

Na nona colocação está o pilar Nanatsu no Taizai, que ainda continua numa situação bastante tranquila no plantel e é atualmente a obra com melhores vendas de volumes da revista. Lembrete: Nantsu ganhará a página colorida de abertura na próxima edição, além de provavelmente receber a capa digital.

Na décima posição, fechando o Top 10 (obviamente), está Fuuka. Bom, pode-se dizer que, mesmo que a um nível por ora razoável, está ocorrendo um boost nas vendas de volumes de Fuuka. O volume #14 vendeu 57.022 cópias em 13 dias e deve passar a marca das 70 mil cópias em menos de um mês, sendo que o volume #13 precisou de pouco mais de um mês para alcançar a marca das 70 mil cópias (e, em 45 dias, vendeu quase 80 mil volumes). 

Após ter ganho a capa digital e a página colorida de abertura na edição passada, Hoshino、Me o Tsubutte。 dá as caras na décima primeira posição da edição #10. Chega a ser curioso notar que as vendas de Hoshino são menores que as de Infection, mangá da Shonen Magazine que foi transferido no ano passado para a Magazine Pocket (revista-aplicativo da Kodansha). Mas aí fica a dúvida: se Infection estava melhorando nas vendas e está em rendimento melhor do que Hoshino, publicado numa revista mais importante, por que os editores preferiram ceifar Infection após uma boa quantidade de capítulos e não fazem o mesmo com Hoshino? Possivelmente isso pode envolver a recepção interna dos mangás, embora Infection aparentemente ainda mantenha uma recepção interna de bom nível. Mas focando menos em Infection e falando mais de Hoshino... esse por ora se encontra numa situação estável, embora a médio prazo o mangá não esteja garantido no plantel, podendo vir a ser transferido ou cancelado (o que acho menos provável, a não ser que o fim seja natural).

Na décima segunda colocação está o grande veterano Hajime no Ippo, que está numa situação muito calma... bem calma, aliás. Devido à idade consideravelmente avançada do autor George Morikawa (51 anos) é comum vermos Hajime ter pausas frequentemente e quase nunca receber páginas coloridas ou capas digitais, como na edição #08, mas ainda assim não foi possível ter acesso à página de Hajime nessa edição (se é que ela realmente existiu). As vendas dos volumes parecem estar caindo aos poucos, o que não chega a preocupar os editores, já que o mangá até que mantém um rendimento considerável pra uma obra com quase três décadas de publicação.

Em décimo terceiro lugar está Tsurezure Children, que vem com uma baita novidade: o mangá irá ganhar um anime. O estúdio será o Studio Gokumi, responsável pelo anime Seiren (em parceria com o estúdio AXsIZ), que está sendo exibido atualmente no Japão em 12 episódios. O estúdio não chega a ser badalado mas é possível esperar um bom trabalho de adaptação. Fica a torcida para que o mangá consiga expandir sua popularidade e suas vendas de volumes.

Na porta do bottom, na décima quarta colocação, está Real Account, que está vivendo uma sina um tanto incômoda na revista. O mangá teve os oito capítulos publicados esse ano sendo ranqueados... mas nenhum desses ranqueamentos foi em posições altas. O mangá, nas melhores oportunidades, ficou na décima primeira posição nas edições #06 e #09. A última vez que Real Account deu as caras no Top 10 dos mangás ranqueados foi na edição #50, de 2016 (ou seja, onze edições atrás). Já a última vez que Real Account ganhou página colorida foi na edição #49 (doze edições atrás), quando ganhou justamente a capa digital e a página colorida de abertura.  A edição #49 também foi a última vez que Real Account pegou uma posição alta na ordem de leitura. Sobre a situação do mangá em si, ela permanece segura e estável, não tendo ocorrido queda aparente nas vendas de seus volumes. Mas não deixa de ser estranho que o mangá tenha ficado meio "esquecido" nos últimos tempos.

Página Colorida: Domestic na Kanojo

Abrindo o bottom na décima quinta posição está Vector Ball. Vector prossegue em um nível estável de vendas e recepção e aos poucos suas vendas de volumes vão crescendo. Se no primeiro volume o mangá vendeu 31 mil cópias em dez dias, chegou a essa marca em menos de uma semana no lançamento de seu segundo volume. Porém, é claro que os editores esperavam que o impacto de Vector (que é do mesmo autor de Zatch Bell!) fosse maior. Nos capítulos iniciais o mangá pegava posições mais elevadas na ordem de leitura para chamar a atenção dos leitores. Após a estabilização, o mangá começou a variar de posições com mais frequência, algo normal principalmente para mangás que vendem bem mas não tem um rendimento fantástico. 

Na décima sexta colocação está Baby Steps, cujo quadragésimo terceiro volume vendeu 128.254 cópias. É um bom número para o mangá se manter na revista por um bom tempo, embora pareça que aos poucos as vendas de Baby Steps não venham se mantendo tão altas. O importante é que o mangá de tênis está em uma situação segura e assim deve permanecer mesmo a longo prazo, uma vez que o mangá continua tendo um público-leitor considerável.

No décimo sétimo lugar está o veterano mangá de futebol Area no Kishi, que tem pouco mais de 10 anos de publicação. Apesar de já não contar com o mesmo apelo comercial de outrora, a renda de Area no Kishi ainda é satisfatória e os volumes recentes ainda conseguem ultrapassar a marca de 100 mil cópias vendidas. A obra pode não se destacar mais como antes mas os editores de vez em quando dão ao mangá algumas páginas coloridas. Além disso o mangá, por ter um nível de vendas superior ao de alguns mangás do plantel (casos de Tsurezure Children, Vector Ball, Acma:Game e Yamada-kun to 7-nin no Majo, por exemplo) dificilmente Area no Kishi correrá riscos de cancelamento por ora.

No décimo oitavo lugar está Acma:Game, que já faz tempo que não ganha páginas coloridas. Aliás, o tempo que Acma:Game não ganha páginas coloridas é maior que o de Real Account. Foi na edição #43 (18 edições atrás). Mas diferentemente de Real Account, Acma:Game vem aparecendo com frequência maior em posições altas na ordem de leitura, tendo até pego um primeiro lugar na edição #51. Acma pode ser um dos mangás estáveis com nível menos elevado de vendas, mas consegue apresentar uma boa recepção dos leitores e satisfazer aos objetivos dos editores.

Na última posição está o mangá de basquete Ahiru no Sora, que está começando a aparecer com relativa frequência nas últimas posições da ordem de leitura em algumas edições. Ahiru está sofrendo uma diminuição relativa nas vendas de seus volumes. Apesar de ser um mangá que ainda mantém um bom nível de vendas, essa queda não é uma boa notícia. Não que a situação do mangá venha a piorar, mas a obra sente o peso de ainda não ter seu potencial comercial explorado de melhor forma e o desgaste do tempo longo de publicação (pouco mais de doze anos).


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Fairy Tail, Nanatsu no Taizai
Muito Seguros: Ahiru no Sora, Baby Steps, Hajime no Ippo, Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Seguros e Estáveis: Acma:Game, Area no Kishi, DAYS, Domestic na Kanojo, Fumetsu no Anata e, Enen no Shouboutai, Fuuka, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children, Vector Ball, Yamada-kun to 7-nin no Majo (*) 
Aparentemente Seguro: Hoshino、Me o Tsubutte, Senryuu Shoujo
Em Busca de Estabilização: 6cm no Kizuna, 8-gatsu Outlaw, Rankers High


Bem, caros leitores, assim se encerra a análise da edição #10 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'