segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #12 (Ano 2017).


O "Retorno" das Cores

Escrito por Diego Felipe

Depois de duas edições seguidas com pouquíssimas páginas coloridas para os mangás enfim uma edição cheia de páginas coloridas... vale lembrar que quando falo que a edição ficou em "preto-e-branco" me refiro à falta de páginas coloridas dos mangás especificamente, já que toda edição da Weekly Shonen Sunday é recheada de páginas coloridas de propagandas de mangás e produtos, principalmente no início e no fim da edição. Mas as páginas coloridas que você viu nas matérias do blog, por exemplo, foram pouquíssimas.


TOC Weekly Shonen Sunday #12 (2017):
Ryoko (Páginas Coloridas de Aberturas) (capítulo 16)
01. Dagashi Kashi (capítulo 131)
02. Detective Conan (capítulo 987)
03. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 35)
04. Major 2nd (Capa) (capítulo 85)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 62)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Página Colorida) (capítulo 278)
06. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 338)
07. Hayate no Gotoku! (capítulo 559)
Maiko-san chi no Makanai-san (Pré-Rank) (capítulo 07)
Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida) (capítulo 287)
08. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 59)
09. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 42)
10. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 41)
Shitei Bouryoku Shoujo Shiomi-chan (Capítulo Especial da Shonen Sunday S)
Suu no Kuuki Kouryaku (Capítulo Especial da Shonen Sunday S)
11. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 105)
12. Hatsukoi Zombie (capítulo 65)
13. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 47)
14. Tenshi to Akuto!! (capítulo 104)
15. Dameterasu-sama。 (capítulo 15)
16. Denpa Kyoushi (capítulo 241)
17. Keijo!!!!!!!! (capítulo 168)
18. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 34)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 41)
Kyoukai no Rinne (Ausente) (pausado no capítulo 361) 
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 469)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Saike Mata Shite mo (Em pausa) (pausado no capítulo 72)


TOC Weekly Shonen Sunday #13:
- Capa: Meitantei Conan
- Página Colorida de Abertura: Hatsukoi Zombie
- One-shots: Check Mate! ~Maou-san、Tebandesuyo!~ (Capítulo Especial da Sunday Webry), Sakuraba-senpai wa Hatsukoi (Capítulo Especial da Sunday Webry)
- Ausente: Komi-san wa、Komyushou Desu。
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji
- Em pausa: Saike Mata Shite mo


A capa da edição ficou para Major 2nd. Mas como o mangá só ganhou uma capa e não páginas coloridas, ele está sendo ranqueado. Essas situações acontecem com frequência com Detective Conan e Magi ~ The Labyrinth of Magic. Já a página colorida de abertura ficou para Ryoko, novato que estreou com pompa no ano passado e que os editores estão torcendo avidamente para que faça sucesso e consiga um bom nível de vendas de volumes.

As outras páginas coloridas foram para Be Blues! ~ Ao ni Nare, veterano que já está ficando cada vez mais próximo da marca de 300 capítulos e que já passou da hora de receber uma adaptação em anime, e para Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que embora tenha sofrido uma queda nas vendas e na popularidade, ainda tem um bom apoio dos editores. Isso não impede que Mushibugyo fique no limbo do esquecimento, mas permite que o autor dê continuidade à obra pelo tempo que considerar necessário.

O novato Maiko-san chi no Makanai-san ainda não está sendo ranqueado por estar no seu sétimo capítulo. Porém, a partir da próxima edição, Maiko-san estará em seu oitavo capítulo e passará a ser ranqueado. Já Sunday Hikagaku Kenkyujo é um mangá de comédia curta e traço simplório que sempre finaliza as edições da revista. Por isso nunca é ranqueado. Aliás, interessante que o mangá esteja perto de completar um ano de publicação. Também tivemos nessa edição capítulos especiais de dois mangás da Shonen Sunday S: Shitei Bouryoku Shoujo Shiomi-chan e  Suu no Kuuki Kouryaku.

Dois mangás veteranos estiveram ausentes nessa edição: Kyoukai no Rinne e Zettai Karen Children. Rinne até que não sofre pausas com tanta frequência. Já Zettai pausa com uma frequência relativamente maior, porém ainda tem muitos capítulos publicados por ano. Ambos os mangás estão em situação segura. E adivinha só quem continua em hiato? Isso mesmo. Arata Kangatari e Gin no Saji. E ambos seguem sem previsão de retorno, principalmente Arata Kangatari que quase nunca volta, enquanto Gin no Saji - que está em reta final - ao menos dá pequenos retornos (três capítulos publicados) antes de voltar ao hiato. Saike Mata Shitemo também está em fase de pausa na revista, mas provavelmente voltará a ter capítulos lançados ainda esse ano. Vale lembrar que o mangá é publicado em partes, algo que já aconteceu em Anagle Mole, obra antecessora do autor Tsubasa Fukuchi.

Página Colorida de Abertura: Ryoko

Na primeira posição tivemos Dagashi Kashi, atualmente um dos mangás com melhores vendas de volumes da revista. Se na edição passada Dagashi ficou na porta do bottom nessa edição só ficou atrás de Ryoko na ordem de leitura. O mangá teve uma melhora nas vendas após o lançamento do anime em janeiro de 2016. Não foi um aumento fantástico, mas ajudou bastante a situação da obra e o aumento de sua tiragem. O mangá continua agradando os leitores e se mantendo em situação tranquila na Weekly Shonen Sunday.

No segundo lugar ficou o grande pilar da revista, Detective Conan. Mesmo após pouco mais de duas décadas de publicação, o mangá ainda mantém um bom nível de vendas e atração de leitores, além de ter um anime que mesmo após pouco mais de vinte anos de exibição ainda alcança um bom nível de audiência. Recentemente saiu um vídeo promocional no site do 21º filme animado de Conan. Esse vídeo tem como temática o dia dos namorados e pode ser conferido clicando nesse link.

No terceiro lugar está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, mangá que não chega a vender muito bem seus volumes mas conta com uma elevada aceitação interna, pelo menos por enquanto. Aozakura infelizmente ainda está com vendas de volumes aquém dos companheiros de leva Komi-san wa、Komyushou Desu。 e Maou-jou de Oyasumi. Por outro lado seu nível de recepção e vendas fez o mangá se estabilizar e ganhar um pouco de destaque, ao contrário de Oni wo Tadorite Ikuseisou. o outro companheiro restante daquela leva.

E como explicado mais acima, mesmo tendo ganho capa, Major 2nd está sendo ranqueado... e nessa TOC foi alçado ao quarto lugar entre os mangás ranqueados (quinta posição na ordem de leitura). O mangá está bem perto de chegar à marca de 100 capítulos, marca que até pode ser considerada importante para um mangá estável, mas que já era algo de esperar no caso de Major 2nd, continuação do clássico Major e que tem um dos melhores níveis de vendas de volumes do plantel todo, atrás de Detective Conan, Magi ~ The Labyrinth of Magic e de Gin no Saji (esse último vivendo no hiato). Vale lembrar que raramente surgem novidades relacionadas a Major 2nd, e considerando que ele pega posições altas na ordem de leitura com enorme frequência, dificilmente veremos algo surpreendente com relação a esse mangá, embora seja bem provável que mais pra frente o mangá de beisebol ganhe uma adaptação em anime.

Página Colorida de Abertura: Ryoko

Na quinta colocação está o mangá ecchi Amano Megumi wa Suki Darake!. Após pegar algumas posições medianas nas edições mais recentes, Amano Megumi volta a pegar uma posição mais elevada na ordem de leitura. O mangá continua mantendo um bom nível de recepção dos leitores e um bom nível de vendas de volumes, pelo menos para os padrões da Weekly Shonen Sunday. Acredito que para Amano Megumi receber anime talvez seja só questão de tempo (ainda que venha a demorar um pouco).

Em sexto lugar está Magi ~ The Labyrinth of Magic, que está decaindo pra uma média próxima de 320 mil cópias vendidas nos volumes recentes. Mesmo com o mangá perdendo popularidade, ainda é um dos mangás mais rentáveis da revista e uma das obras com melhores vendas de volumes. E mesmo não vendendo tanto quanto no auge a Shonen Sunday precisará achar um novato com ótima rentabilidade o mais rápido possível, pois Magi deve ser encerrado ainda esse ano. O mangá já passou da metade de seu arco final, de acordo com a autora Shinobu Ohtaka.

Em sétimo está Hayate no Gotoku!, que assim como na edição anterior, consegue mais uma vez pegar uma posição relativamente alta na ordem de leitura, considerando que o mangá ultimamente tem pego constantes posições medianas/baixas na ordem de leitura (sim, você já leu isso na análise anterior). A verdade é que, assim como Major 2nd e como em outros mangás da revista, raramente temos novidades ou notícias surpreendentes sobre Hayate. Então podemos dizer que Hayate só ganhará mais atenção quando enfim estiver muito perto de ser finalizado, sendo que o fim do mangá (natural, diga-se de passagem) tem chances enormes de acontecer ainda esse ano.

Na oitava posição, voltando após a ausência na edição anterior, aparece Komi-san wa、Komyushou Desu。 , mangá de comédia que conquistou uma boa quantidade de leitores da Weekly Shonen Sunday e apresentou um bom rendimento inicial nas vendas de volumes, chegando até a aparecer no Ranking Oricon em pelo menos quatro oportunidades. Sem falar que houve um bom aumento de vendas do primeiro pro segundo volume. Fica a torcida para que o terceiro volume consiga apresentar um aumento de vendas, mesmo que seja mais razoável.

Página Colorida: Be Blues! ~ Ao ni Nare

Em nono aparece Souboutei Kowasu Beshi. Mesmo com muitos novatos lançados em 2016 que conseguiram se estabilizar (casos de Komi-san, Aozakura, Maou-jou de Oyasumi e Amano Megumi), desses novatos somente Souboutei consegue ver seus volumes ultrapassarem facilmente a marca de 100 mil cópias vendidas em um mês. Anunciado com pompa desde o final do ano editorial de 2015, Souboutei conseguiu fazer sucesso e dificilmente os editores não buscarão explorar o potencial comercial da obra.

No décimo lugar está Maou-jou de Oyasumi, gag mangá que recebeu um aumento relativamente bom nas vendas do segundo volume e que deve vender mais pra frente na média 50 mil cópias por volume, um bom número para os padrões da Weekly Shonen Sunday. Caso as vendas de Maou-jou continuem a melhorar o mangá pode ir longe na revista. Isto é, dificilmente o mangá da princesa dorminhoca se tornará um pilar (ainda mais com vendas de nível razoável), mas pelo menos será um dos mangás garantidos no plantel por um bom tempo. Na décima primeira colocação está Tokiwa Kitareri!!, que segue em uma situação tranquila e estável no plantel e sem apresentar novidades ou sem ganhar muita atenção dos editores, embora tenha um bom nível de atenção dos leitores.

Em décimo segundo lugar está Hatsukoi Zombie, aquele mangá de comédia romântica e ecchi que não vende muito bem seus volumes mas tem uma boa recepção interna. Zombie por ora se encontra em situação segura e, como já explicado em outras análises, além de não correr risco de cancelamento o  autor Ryo Minenami parece até mesmo estar protelando o desenvolvimento do enredo para que o mangá consiga se manter por mais tempo sendo publicado. Por enquanto essa protelação não está afetando negativamente a situação de Zombie, que aliás ganhará a página colorida de abertura da próxima TOC, provavelmente para divulgação do lançamento do novo volume.

Na décima terceira colocação quem dá as caras é Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 , que completou recentemente um ano de publicação e está em situação bem tranquila na revista, vendendo em média 60 mil cópias em média por volume, um nível de vendas superior ao de muitos mangás do plantel, como Hatsukoi Zombie, Denpa Kyoushi e Tenshi no Akuto!!. No entanto, é curioso que o mangá não receba muitas páginas coloridas ou muito destaque mesmo apresentando boas vendas de volumes. Provavelmente isso pode estar relacionado à saúde ou à idade relativamente avançada do autor, mas isso é só uma especulação, não algo comprovado.

Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo

Já o décimo quarto lugar ficou para Tenshi no Akuto!!. Assim como Hatsukoi Zombie, esse mangá não vende muito bem, mas tem uma boa aprovação por parte dos leitores e, de quebra, mantém um bom apoio do grupo editorial. Não está descartada a possibilidade de Tenshi no Akuto!! receber um anime mais pra frente, porém essa probabilidade vai depender de como o grupo editorial encara o potencial comercial do mangá e também das possibilidades de lucro ou ao menos de evitar prejuízos. E, sejamos francos, comercialmente Tenshi no Akuto!! não demonstra muita força. Por outro lado recentemente a Shonen Sunday permitiu a adaptação de mangás com baixo nível de vendas como Denpa Kyoushi e Keijo!!!!!!!!!.

E nessa edição nos deparamos com um novato pintando no bottom na décima quinta posição: Dameterasu-sama。 . Ainda é cedo para dizer se o mangá está em riscos de cancelamento, mas as impressões que passam suas posições recentes na ordem de leitura não são lá muito positivas. Pode-se dizer que se as vendas do primeiro volume não forem relativamente boas Dameterasu-sama。pode estar ameaçado. Pra todos os efeitos, em comparação com o companheiro de leva Ryoko, Dameterasu está levando a pior na busca por estabilização (o que não necessariamente garante a estabilidade de Ryoko).

No décimo sexto lugar está Denpa Kyoushi. O mangá do professor otaku ruivo já não tem mais o mesmo prestígio que apresentava ainda no início de 2016. Com o surgimento de novatos promissores e o não-aumento das vendas dos volumes do mangá após o anime, Denpa foi parar no limbo do esquecimento. No entanto, o mangá não corre riscos de ser cancelado, até porque parece que a obra está em reta final e pode acabar (naturalmente) em não muito tempo.

Quem ficou na décima sétima/penúltima colocação nessa edição foi Keijo!!!!!!!!. O mangá não conseguiu sofrer uma grande melhora em suas vendas com o lançamento do anime e nem mesmo viu seu anime alcançar grandes resultados (ao menos por enquanto). O mangá não corre riscos de cancelamento, mas por ora parece que vai ficar no limbo do esquecimento, onde pode até ganhar destaque eventualmente com uma página colorida ou outra, mas não receberá tanto foco dos editores quanto os novatos promissores e quanto obras bem mais estáveis na line-up.

Na décima oitava/última posição ficou Oni wo Tadorite Ikuseisou, que deve ser cancelado mais pra frente. O mangá já não é visto como um futuro remanescente há um bom tempo, porém curiosamente ainda vai sendo mantido na revista. Mas ainda que venha sendo mantido, o mangá não recebe destaque algum dos editores. Ou seja, não recebe páginas coloridas nem mesmo posições altas na ordem de leitura. Fora que mal consegue chegar a 10 mil cópias vendidas em um mês... É possível que esse mangá seja cancelado quando completar um ano de publicação, como aconteceu com Akatsuki no Tyrant no ano passado.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Birdmen (***), Denpa Kyoushi (**), Hatsukoi Zombie, Hayate no Gotoku! (*), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Maiko-san chi no Makanai-san, Ryoko
- Possivelmente em Risco de Cancelamento: Dameterasu-sama。
Cancelamento Iminente:  Oni wo Tadorite Ikuseisou

LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato

Bem, e assim está terminada a análise da edição #12 da Weekly Shonen Sunday.
Deixo meus agradecimentos aos leitores que trazem constantemente informações, opiniões e novidades sobre os mangás nos comentários.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'