segunda-feira, 6 de março de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #14 (Ano 2017).


Dois Veteranos Perto do Fim

por Diego Felipe

Recentemente fomos noticiados que dois mangás veteranos estão muito próximos de ser finalizado em pouco tempo (vocês saberão mais a seguir). Também tivemos a confirmação de um novato mal-sucedido que será cancelado (Spoiler: sim, pra quem já lê as análises faz tempo... é AQUELE NOVATO...) ... E pelo visto dois outros novatos podem rumar para o mesmo fim. Bem, sem mais delongas, vamos à análise.

TOC Weekly Shonen Sunday #14 (2017):
Nana Asakawa (Capa)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 37)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 61)
02. Kyoukai no Rinne (capítulo 363)
03. Dagashi Kashi (capítulo 133)
04. Detective Conan (capítulo 989)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 64)
06. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 280)
07. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 289)
08. Tenshi to Akuto!! (capítulo 106)
09. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 43)
10. Major 2nd (capítulo 87)
11. Hayate no Gotoku! (capítulo 561)
12. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 44)
13. Hatsukoi Zombie (capítulo 67)
14. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 09)
15. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 49)
16. Ryoko (capítulo 18)
Birdmen (Mangá Mensal, 38 pg.) (capítulo 48)
17. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 107)
18. Dameterasu-sama。 (capítulo 17)
19. Zettai Karen Children (capítulo 471)
20. Keijo!!!!!!!! (capítulo 170)
21. Denpa Kyoushi (capítulo 243)
22. Oni wo Tadorite Ikuseisou (Penúltimo Capítulo) (capítulo 36)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 43)
Magi ~ The Labyrinth of Magic (Ausente) (pausado no capítulo 339)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)

TOC Weekly Shonen Sunday #15 (2017):
- Capa: Maria Makino & Ogata Haruna
- Página Colorida de Abertura: Komi-san wa、Komyushou Desu。
- One-shot: Hana no Michi, por Aikawa Nishi
- Fim: Oni wo Tadorite Ikuseisou
- Ausente: Detective Conan
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa da edição foi estampada pela jovem cantora e atriz (leia-se "idol") Nana Asakawa, de apenas 17 anos. Um dado curioso é que, semanas antes do lançamento da edição, o website da revista constava que a capa seria estampada por alguém vista como a infame Sombra Negra, de Detective Conan. Somente no dia 28 de fevereiro (pelo menos no Ocidente) foi revelado que a garota disfarçada como a sombra era Nana Asakawa, que chegou a vestir uma fantasia de corpo inteiro para não ser identificada de cara. Ela revelou que aceitou tirar as fotos por ser muito fã de Detective Conan. Inclusive ela já apareceu em um comercial de um jogo de Conan.

Enfim, voltando a focar nos mangás da revista... As páginas coloridas de abertura ficaram para Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, novato que em breve completará um ano de publicação. Aozakura não chega a ter um rendimento fenomenal nas vendas de volumes, muito pelo contrário... mas consegue vender bem o bastante para continuar estável na revista, pelo menos a médio prazo. A permanência a longo prazo dependerá do rendimento dos novatos que virão e da situação que o próprio mangá se encontrará na revista.

Dois mangás nessa edição não estão sendo ranqueados: o mensal Birdmen, que segue estável na revista, e o semanal Sunday Hikagaku Kenkyujo, gag mangá que sempre fecha a revista e já tem 43 capítulos publicados. Magi ~ The Labyrinth of Magic foi o único mangá publicado regularmente que está ausente nessa edição e deve voltar já na próxima TOC. Nem preciso falar que Arata Kangatari e Gin no Saji seguem em hiato, não é mesmo?

Após ter ficado ausente na edição anterior, Komi-san wa、Komyushou Desu。 começa bem seu retorno, ficando no primeiro lugar entre os mangás ranqueados e em segundo na ordem de leitura. O mangá consegue vender em média 60 mil cópias tendo em média o lançamento de dois volumes. A obra pode até sofrer um aumento nessa média de vendas caso o lançamento do terceiro volume tenha uma crescente de consumidores como ocorreu com o segundo capítulo. Em suma, a situação do mangá permanece segura.

No segundo lugar está Kyoukai no Rinne, que vende bem para os padrões da revista (embora não venda muito) e cuja terceira temporada do anime está prestes a estrear. E enquanto Rinne aguarda a terceira temporada do anime, parece que Dagashi Kashi passou a brincar de gangorra na ordem de leitura da revista, dando pulos pra cima e pra baixo a cada edição. Dessa vez deu um pulo pra cima, no terceiro lugar. Dá pra notar que os editores decidiram deixar Dagashi um pouco mais pra escanteio, porém também é notável que não dispensaram o apoio ao mangá, que ainda é um dos poucos da revista a vender numa média acima de 100 mil cópias em média por volume.

E na quarta posição temos nada mais nada menos que o grande pilar da revista toda, Detective Conan, que ainda é o principal chamariz de leitores de todo o plantel. É interessante como mesmo após pouco mais de duas décadas Conan ainda apresenta um rendimento melhor que muito mangá mais recente de sucesso que surgiu por aí, mesmo em revistas concorrentes. Enfim, Conan está na boa e velha liderança de sempre da revista, embora não esteja na liderança dessa TOC pelo menos.

No quinto lugar está Amano Megumi wa Suki Darake!, que já passou de um ano de publicação na Weekly Shonen Sunday. Esse mangá conseguiu um rendimento médio de 60 mil cópias por volume, um nível bom para os padrões de venda atuais da revista. Com um rendimento tão satisfatório não será nenhuma surpresa se mais pra frente anunciarem uma adaptação em anime de Amano Megumi, visto o potencial comercial que a obra apresenta.


Página Colorida de Abertura: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari


O mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare ficou na sexta posição. E andei pensando aqui... se por um lado Be Blues! está merecendo receber uma adaptação em anime, por outro talvez agora não seja o melhor momento, visto o sucesso alcançado pelo anime de DAYS, mangá de futebol da concorrente Weekly Shonen Magazine. Se um anime de Be Blues! fosse lançado em pouco tempo haveria o risco de concorrer em popularidade com o anime de DAYS. Por isso, caso os editores não estejam deixando de lado a ideia de Be Blues! receber um anime, acredito que um anúncio só seria feito mais pra frente, pra evitar maiores concorrências.

No sétimo lugar quem dá as caras é Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que mais uma vez acaba saindo de seu novo hábitat (o bottom) e aparece em uma posição mais alta na ordem de leitura. Acredito que Mushibugyo não durará por um período muito longo na revista, visto a saturação da obra. Mas mesmo saturada os editores continuam mantendo um apoio à obra, a ponto de de vez em quando Mushibugyo receber páginas coloridas. Acredito que até 2018 a obra será finalizada, senão esse ano mesmo. Já na oitava posição está Tenshi to Akuto!!, que segue na mesma: vendendo pouco seus volumes mas mantendo uma boa recepção por parte do público. Isso ajuda o mangá a se manter e a ganhar uma relativa atenção dos editores.

Na nona colocação quem dá as caras é Maou-jou de Oyasumi, que sofreu um relativo aumento nas vendas do segundo volume e conseguiu se estabilizar no plantel. Maou-jou ainda não chega a ter vendas do mesmo nível de Komi-san (começou vendendo menos) mas consegue mostrar um rendimento melhor do que muitos mangás que não são de comédia curta, como Hatsukoi Zombie, Aozakura e Tenshi no Akuto!!, por exemplo. Pelo visto o mangá da princesa dorminhoca ainda tem chão pela frente. Fechando o Top 10, Major 2nd segue em segurança na Weekly Shonen Sunday, ainda mais por ser um dos pilares atuais da revista. O mangá de beisebol continua e continuará em alta por um bom tempo e dificilmente os editores deixarão Major 2nd não receber um anime, considerando que trata-se de uma oportunidade grande de expandir o rendimento comercial da obra. O desafio da Shonen Sunday será encontrar novatos que consigam apresentar um nível de vendas parecido.

A décima primeira posição ficou para Hayate no Gotoku!, que nessa semana teve uma notícia triste: o mangá será encerrado em sete capítulos (seis, considerando que o anúncio será feito na TOC #15). O mangá já tinha voltado de um breve hiato para dar início ao seu arco final no final do ano editorial de 2016. Apesar de não estar mais em seu auge de popularidade, Hayate ainda apresentava um rendimento bom para os padrões (pouco exigentes) da Weekly Shonen Sunday. E, como já dito diversas vezes anteriormente, o autor Kenjiro Hata não deve descansar por muito tempo após o fim de Hayate. Provavelmente ele retornará a publicar o mensal Ad Astra Per Aspera. Ele chegou também a comentar sobre lançar uma nova obra, mas ainda não é possível esclarecer se ele estava se referindo a uma obra realmente nova ou a Ad Astra Per Aspera mesmo. O importante é torcer para que Kenjiro seja tão bem-sucedido em sua próxima empreitada quanto foi com Hayate, que vai terminar com pouco mais de uma década de publicação.

Na décima segunda colocação está Souboutei Kowasu Beshi, que por enquanto é o mangá recente com melhor desempenho depois da troca de editor-chefe, considerando que Major 2nd estreou pouco antes da troca do editor-chefe, pelo menos pelo que é constado. O bom rendimento de Souboutei é inquestionável, mas a Shonen Sunday ainda está em busca de mangás com um nível de rendimento superior a 100 mil cópias em média por volume.

Mais uma vez aparecendo em uma posição mediana da ordem de leitura, Hatsukoi Zombie ficou com o décimo terceiro lugar. Apesar do nível de vendas ser um dos mais baixos dos mangás estáveis, como já foi explicado, o mangá está seguro. Tão seguro que o autor está até desenvolvendo o mangá num ritmo bem devagar, sem ser frenético. Vale lembrar que Zombie ganhou as páginas coloridas de abertura da edição anterior e que o sexto volume do mangá será lançado no dia 17 de março.

Página Colorida de Abertura: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari


No décimo quarto lugar está o mais recente dos novatos, Maiko-san chi no Makanai-san. Essa posição na ordem de leitura pode até ser considerada baixa ou mediana, mas não é suficiente para dizer se o mangá está correndo risco ou não de ser cancelado. Basta lembrar que, entre 2015 e 2016, Hatsukoi Zombie já pegou algumas posições medianas e baixas na ordem de leitura e isso não era sinal de que não estava se estabilizando (a obra está sendo publicada por enquanto). Ainda é preciso esperar por mais edições para definir qual será o destino de Maiko-san.

Nessa TOC Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 ficou com a décima quinta posição. Apesar de não ganhar páginas coloridas e de não ganhar muita atenção dos editores (ao menos aparentemente), Hiiragi-sama apresenta um bom nível de vendas, chegando a 50 mil cópias em média por volume. A obra se encontra numa situação bastante tranquila também quanto à sua recepção e não corre riscos de cancelamento. Em décimo sexto está Ryoko. O novato veio cheio de expectativa na estreia tendo ganho até capa na estreia. Mas isso não foi suficiente para que o mangá vingasse ou conseguisse fisgar o público em definitivo. E com as baixas vendas do primeiro volume é bem provável que Ryoko termine cancelado em breve, embora seu companheiro de leva, Dameterasu-sama, esteja à sua frente na lista de mangás para serem cancelados.

E mais uma vez Tokiwa Kitareri!! pega uma posição mediana/baixa na ordem de leitura. Mas por mais uma vez também não aparece no bottom. Apesar de estar recebendo menos destaque dos editores nas edições da Shonen Sunday recentes do que na pouco tempo após a época de seu lançamento, Tokiwa ainda mantém uma boa recepção e um nível de vendas razoável na ordem de leitura. A obra segue em situação estável e ainda mantém um bom potencial para expansão comercial em períodos futuros.

Abrindo o bottom no décimo oitavo lugar, Dameterasu-sama。corre grandes riscos de cancelamento. Aliás, já considero as chances de Dameterasu continuar na revista praticamente remotas. É possível até que o mangá novato não seja cancelado precocemente e tenha uma duração relativamente "longa", assim como Oni wo Tadorite. Mas para todos os efeitos a obra dificilmente conseguirá ser emplacada e após os fins de Denpa, Hayate e Oni wo Tadorite pode ser o principal alvo da foice do cancelamento dos editores. No décimo nono lugar está Zettai Karen Children. Com mais de uma década de publicação, pausas relativamente frequentes o mangá não está entre os grandes destaques da revista atualmente por um lado, pois seu potencial comercial encontra-se já muito explorado e saturado. Por outro lado Zettai ainda apresenta um bom nível de vendas (60 mil cópias em média vendidas nos volumes recentes) e de vez em quando até ganha páginas coloridas. Para todos os efeitos, Zettai só será finalizado quando esta for a vontade do autor.

E mais uma vez Keijo!!!!!!!! dá o ar de sua graça entre as últimas posições na ordem de leitura, dessa vez na vigésima posição entre os mnagás ranqueados. A situação de Keijo!!!!!!!! até é estável e o mangá não corre riscos de cancelamento. Todavia, dificilmente os editores vão dar um destaque grande para a obra. Se isso não chegou a acontecer de verdade nem mesmo às vésperas da estreia do anime, não acontecerá agora que Keijo!!!!!!!! está praticamente no limbo do esquecimento.

No vigésimo primeiro lugar temos Denpa Kyoushi. Apesar de não ter sido finalizado nessa edição, como alguns poucos portais de notícias de mangás e animes relataram, parece que é bem verdade que o último volume de Denpa será lançado em abril. Isso significa que Denpa tem até um mês para ser encerrado. Isso não será muito difícil. A julgar pelo que vi nas raws dos últimos capítulos, pelo menos mais quatro capítulos (ou até menos) serão suficientes para Denpa ser encerrado. Bem, é esperar para ver quando enfim Denpa Kyoushi será realmente finalizado.

E, pra fechar, na vigésima segunda posição está nada mais nada menos do que o defunto Oni wo Tadorite Ikuseisou, que eu apelidei "carinhosamente" (jocosamente!) de AQUELE NOVATO no ínicio da matéria. E de quebra essa TOC #14 é a penúltima edição em que teremos um capítulo de Oni wo Tadorite lançado. Na próxima edição o mal-sucedido novato enfim se despedirá da revista sendo cancelado com 37 capítulos. Apesar de ter agradado (ainda que moderadamente) os leitores na época de seu lançamento, Oni wo Tadorite não conseguiu superar seus colegas de leva (Komi-san, Aozakura e Maou-jou) e nem conseguiu obter um nível pelo menos satisfatório de vendas, tendo dificuldades até para chegar a 10 mil cópias vendidas em duas semanas.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Maiko-san chi no Makanai-san
Em Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。, Ryoko
Em Reta Final: Denpa Kyoushi, Hayate no Gotoku
- CANCELADO: Oni wo Tadorite Ikuseisou


Bem, meus caros leitores, assim termina a análise da TOC #14 da Weekly Shonen Sunday. Mais uma vez agradeço a vocês pela atenção às matérias e pelo conteúdo eventual que trazem nos comentários. É isso, galera...
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'