sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Reflexões Semanais #22: Mitologia Japonesa, "O mito da Kitsune".


A raposa de nove caudas.

A Reflexão Semanal 22 atrasou, mas finalmente chegou - Neste "capítulo" estarei inaugurando um novo quadro, que irá se repetir em alguns capítulos esporádicos, como acontece com o quadro "Onde está o Terror", "Conhecendo Magazines Japonesas", entre outros que pertencem a coluna Reflexão Semanal.

Há muito tempo que eu havia vontade de começar a tratar da mitologia japonesa e seu folclore, pois muitos não notam, por falta de conhecimento, como ela está atrelada as obras literárias japonesas da atualidade. O primeiro mito que irei tratar é a de Kitsune, já que é uma criatura que vemos muito nos mangás, jogos, desenhos, filmes e livros japoneses, e também combina com um evento histórico que esta acontecendo atualmente na Shonen Jump, o fim de Naruto.

Porém, antes de tudo gostaria de explicar o que é uma Lenda e o que um mito - Primeiramente, Lenda é relato folclórico baseado em acontecimento históricos, são normalmente utilizados para explicar pequenos acontecimentos que naquela época o homem não entendia. Lenda também pode se referir a histórias que ao passar do tempo foram se enriquecendo com elementos fantásticos, como por exemplo o Cavalo de Troia. As lendas são contadas de boca a boca, e pode não ter nenhuma ligação religiosa, mas pode ter algum ensinamento. Já o mito, são contos com alta carga religiosa e simbólica que são utilizados para a explicação de grandes questões da humanidade, como por exemplo o surgimento do mundo. No mito normalmente encontramos dividades, criaturas consideradas sobrenaturais e grandes heróis humanos ou não - O mito como eu já disse, é utilizado para explicar grandes questões que a ciência em sua época ainda não conseguia explicar, e em nenhum momento significa uma mentira, dependendo da crença da pessoa um mito pode ser uma verdade ou não. Como também uma lenda, por mais que ao ouvir deduzimos que não é uma história verídica, dependendo da crença da pessoa, pode ser real.

Deste modo, sem mais delongas, vamos o mito deste capítulo... A "Kitsune" (Raposa em japonês) é uma Youkai, por isso uma criatura sobrenatural com um grande poder mágico, mas que não chega a ser uma divindade, e é muito comum encontrarmos a presença mistica da Kitsune em vários relatos dos japoneses mais supersticiosos.  

O significado da palavra Kitsune atualmente é raposa, mas nasceu por causa de uma onomatopeia, "Kitsu" que uma referencia ao ganido que as raposas fazem, com o passar do tempo a palavra foi evoluindo para "Kitsune", assim o termo "Kitsu" se tornou antigo e pouquíssimo usado, só sendo encontrado mais em escritos antigos.

Kitsune na arte do genial Katsushika Hokusai

Kitsune são seres mágicos com uma grande sabedoria e inteligência, uma inteligência muito superior a de um ser humano, uma Kitsune pode variar entre uma à nove caudas, quanto mais caudas a raposa tiver, mais sábia e velha ela é. As lendas dizem que todas as raposas nascem com somente uma cauda, a cada 100 anos de vida nasce uma outra cauda, chegando ao máximo de nove caudas - As Kitsune também conseguem se transformar em seres humanos, normalmente utilizando a forma de uma jovem mulher ou de uma velha, porém mesmo transformada em um ser humano, uma Kitsune pode ser reconhecida por manter sua sombra de raposa. Existe vários motivos para sua transformação, muitas vezes é para enganar um ser humano (Leva-lo em algum ponto perigoso ou até mesmo rouba-lo), mas também pode ser para alerta-lo de um perigo próximo... Algumas raposas chegaram a se apaixonar por humanos, tendo até filhos com eles, existe lenda que relatam sobre "criança raposas" que é uma mistura entre um ser humano e uma Kitsune.

Estas grandes diferenças entre raposas, umas que fazem o bem, outras que fazem o mal é porque existem vários tipos de Kitsune na Mitologia Japonesa, em torno de 13 tipos que variam de acordo com o seu poder, mas a grande maioria é divididas em dois sub-grupos, as Zenkos que são raposas boas, relacionada a deusa Inari (Deusa da Fertilidade, da agricultura, do arroz, da indústria e das raposas), as Kitsune Zenkos devem por obrigação seguir os mandamentos da sua deusa, que é: Nunca ferir seres Humanos, nunca matar e sempre manter a sua palavra. Por isso, essas raposas boas sempre procuram ser fieis aos seus mandamentos, e tentam manter os seres humanos também mais fieis possíveis as suas palavras (Evitando que por exemplo um marido traia a sua mulher), porém para todo o bem, existe um mal.

Nem todas as as raposas respeitam esses mandamentos, e decidem utilizar sua sabedoria para fazer mal aos seres humanos - As Kitsunes maliciosas são chamadas de Yakos, e normalmente pregam peças nos seres humanos, chegando a provocar ilusões claras em alguns... As Yakos de nenhum modo atacam boas pessoas, só pessoas que fizeram alguma coisa de errado, porém mesmo assim para a deusa Inari é inaceitável punir uma raposa ferir um ser humano. Dependendo da gravidade da pegadinha que a Kitsune maliciosa fez, ela pode receber como punição perder até uma cauda.

Caso sua casa esteja possuída por Kitsune, é necessário chamar um sacerdote especializado em expulsão de Youkais (Criaturas espirituais) ou mesmo um monge budista. Um ser humano normal, por causa do grande poder mágico de uma Kitsune não consegue por sí só expulsa-la da sua casa ou até mesmo do seu corpo.

Kitsune Disfarçada, arte de outro gênio, Utagawa Kuniyoshi. 

Quando uma Kitsune consegue alcançar um 1000 anos de vida, ela muda de cor, se tornando prateada e dourado, além de já ter as incríveis 9 nove caudas - Normalmente uma Kitsune de 1000 anos já consegue controlar perfeitamente o poder do raio e do fogo, podem ver e ouvir qualquer lugar do mundo, além de terem a sabedoria infinita, por isso a onisciência. São usadas pela Deusa Inari como mensageiras especiais, e não mais como mensageiras normais como são as Kitsune de nível inferior, e sim, tem capacidade de destruir uma cidade inteira, são quase divindades. Abaixo do número de Kitsune (Serei sincero, esta lista foi retirada do Wikipédia, mas confirmei que os termos estão todos corretos):

  • Bakemono-Kitsune: É uma kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo.
  • Genko: Kitsune preta, normalmente é visto como um bom presságio.
  • Kiko: Espírito de uma kitsune.
  • Kitsune: Termo geral para a palavra "raposa", kitsunes podem ser retratadas tanto como boas ou más.
  • Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com sua cauda.
  • Koryo: Kitsune amaldiçoada.
  • Kuko: Kitsune do elemento Ar. Kukos são kitsunes muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu, Goblin japonês.
  • Kyuubi: São as kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 caudas, elas ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, também adquirem sabedoria infinita, a onisciência.
  • Nogitsune: Kitsunes selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as boas e más kitsunes. Assim eles usam o termo "kitsune", para as boas kitsunes, aquelas que seguem e são mensageiras do Deusa Inari e "Nogitsune" para todas aquelas que enganam pessoas e não seguem o Deus Inari, e são consideradas más. As Nogitsunes não são realmente más, apenas gostam de enganar as pessoas.
  • Reiko: Fantasma de uma kitsune, não é uma kitsune má, mas definitivamente é perversa.
  • Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto boas como más.
  • Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas.
  • Tenko: Kitsune celestial elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade (normalmente nessa idade as kitsunes já possuem 9 caudas e sua pelagem muda de cor para prata ou dourada), mas são consideradas tão más como a Tamano no Mae ou benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari.
  • Yako/Yakan: Termo geral para a palavra "raposa", igual a kitsune.

 Para encerrar, não se sabe muito bem de onde veio este mito, pois ele se encontra presente em várias histórias da cultura chinesa, coreana e indiana, com logicamente leves modificações... Porém, acredita-se pelo fato das raposas na antiguidade serem muito próximo dos seres humanos em toda ásia, praticamente convivendo e evoluindo com a civilização humana oriental o mito da Kitsune deve ter vindo esta longa convivência. 

Mas no final das contas, Kitsune é uma criatura importantíssima para a cultura japonesa, e vemos várias referências ao Youkai em várias mangás, como por exemplo podemos ver em Inuyasha que é um ser humano misturado com raposa, também vemos em Naruto, com a Kyuubi que é conhecido como "demônio de nove caudas", pelo fato de ser uma Kitsune maligna que tenta portar a destruição. Em Pokémon temos a Vulpix e a Ninetales que são Kitsune do universo Pokémon praticamente, vemos em Yu Yu Hakusho com o personagem Kurama, em Gingitsune mangá da Ultra Jump que trata muito do folclore japonês e também em xxxHolic (Esses dois últimos recomendo ver o anime ou ler o mangá caso vocês queiram conhecer mais da mitologia japonesa).

No mundo dos jogos vemos também, no jogo Ragnarok, Okami (Recomendo jogar é muito bonito e ensina várias coisas da mitologia japonesa), Legend of Zelda e um dos mais atuais e famosos da atualidade, League of Legends onde temos claramente a personagem Ahri, que baseada em uma Kitsune transformada em mulher. E até no mundo ocidental vemos a Kitsune presente, em séries como Teen Wolf e Sobrenatural já vimos aparições da nossa querida Youkai. Pretendo trazer outros mitos e lendas na Reflexão Semanal, não na próxima semana, mas em um futuro breve. Obrigado por terem lido e espero que você tenha gostado.


PS: Atualizando sobre as próximas análises, como já saiu a Raw da Jump NEXT 05, segunda-feira irei postar a análise do volume da revista, comentando todos os One Shots e também os mangás presentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'