terça-feira, 28 de março de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #17 (Ano 2017).


Monótono, não?

Escrito por Diego Felipe

Essa edição, com exceção da homenagem à Rumiko Takahashi e suas obras, não teve muitos elementos surpreendentes. Mas serve de aquecimento para a leva de seis mangás que virá e para a véspera do fim de Denpa Kyoushi. Bem, vamos direto à TOC, não é mesmo?

TOC Weekly Shonen Sunday #17 (2017):
Rumiko Takahashi World (Capa)
Sennen no Mushin (Página Colorida de Abertura, One-shot por Rumiko Takahashi, Parte I, 34 pg.)
01. Detective Conan (capítulo 990)
02. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 47)
03. Major 2nd (capítulo 90)
04. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 46)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 70)
05. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 342)
06. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 67)
07. Dagashi Kashi (capítulo 136)
08. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulos 65 e 66)
09. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 283)
10. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 110)
11. Ryoko (capítulo 21)
12. Tenshi to Akuto!! (capítulo 109)
13. Hayate no Gotoku! (capítulo 564)
14. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 40)
15. Zettai Karen Children (capítulo 473)
16. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 12)
17. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 292)
18. Saike Mata Shite mo (capítulo 74)
19. Dameterasu-sama。 (capítulo 20)
20. Denpa Kyoushi (capítulo 246)
21. Keijo!!!!!!!! (capítulo 173)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 46)
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(Ausente) (pausado no capítulo 51)
Kyoukai no Rinne (Ausente) (pausado no capítulo 364)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)

TOC Weekly Shonen Sunday #18 (2017):
- Capa: Yui Okada
Fim: Denpa Kyoushi

TOC Weekly Shonen Sunday #19 (2017):
Novo Mangá: Tenshou no Quadruple, por Takahiro Arai (autor de Darren Shan e de AR∀GO - London Shikei Tokushu Hanzai Sousakan)

TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2017):
Novo Mangá: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 , por Kuriyama Mizuki (autor novato)
Fim: Hayate no Gotoku!

TOC Weekly Shonen Sunday #21 (2017):
Novo Mangá: Daiku no Hatou, por Kusaba Michiteru (autor de FantasistaFantasista Stella e Lost Man)

TOC Weekly Shonen Sunday #22/23 (2017):
Novo Mangá: Youkai Giga (Título Provisório), por Satsuki Satou (autor novato)

TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2017):
Novo Mangá: Koi (Título Provisório), por Tamiki Wakaki (Autor de Kami nomi zo Shiru Sekai* e Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto)
Também conhecido como The World God Only Knows.

TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2017):
Novo Mangá: Inseki Shoujo - Meteorgirl- , por Riichi Ishiyama (autor novato)


Não é a toa que Kyoukai no Rinne esteve ausente nessa edição (deve retornar na próxima)... a autora Rumiko Takahashi, em comemoração à sua enorme quantidade de tiragens, ganhou não apenas uma capa de comemoração como também está lançando um one-shot de mais de uma parte: Sennen no Mushin, que inclusive ganhou as páginas coloridas de abertura.

A outra página colorida foi para Hatsukoi Zombie, que continua apresentando um desempenho satisfatório na visão dos editores e segue ganhando páginas coloridas frequentemente. Já Sunday Hikagaku Kenkyujo, como sempre, não está sendo ranqueado por sempre fechar a revista. Aliás esse gag mangá está perto de completar um ano de publicação na revista.

Além de Kyoukai no Rinne, também tivemos a ausência de Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, obra em situação estável e tranquila na revista (tem uma média de vendas de 50 mil cópias por volume) e que deve retornar a ser publicada normalmente já na próxima edição. Mas se Rinne e Hiiragi-sama voltam na próxima edição, por outro lado Arata Kangatari e Gin no Saji seguem em hiato, sem previsão de retorno.

Em primeiro lugar está justamente o grande pilar da revista: Detective Conan. Aliás faltam apenas mais dez capítulos para Conan chegar à incrível e fascinante façanha de ter 1000 capítulos publicados ao longo de sua história, feito alcançado por pouquíssimos mangás ao longo da história (KochiKame, da concorrente Weekly Shonen Jump, e Hajime no Ippo, da também concorrente Weekly Shonen Magazine, são exemplos de obras notórias que alcançaram esse feito). O negócio é ficar no aguarda para o tão sonhado lançamento do milésimo capítulo. Vale lembrar que o vigésimo primeiro filme animado de Conan chegará aos cinemas japoneses em 15 de abril. O dublador Daisuke Ono se juntará ao elenco para interpretar o personagem Muga Iori.

O segundo colocado entre os mangás ranqueados foi Souboutei Kowasu Beshi, o único mangá lançado de 2016 pra cá que conseguiu alcançar uma média de vendas de volumes superior a 100 mil cópias por volume. Souboutei até demonstra potencial para receber uma adaptação em anime lá na frente, embora isso não seja garantido. Por outro lado a hipótese não está descartada. Em terceiro lugar ficou um dos pilares atuais da revista: Major 2nd, que apresenta média de vendas de 250 mil cópias por volume. A continuação de Major continua apresentando um rendimento excelente para a situação atual da Weekly Shonen Sunday, o que ajuda a amenizar, ainda que só um pouco, o fato de Magi (obra com média de 450 mil cópias por volume) estar muito perto de acabar.

Em quarto lugar está Maou-jou de Oyasumi, que continua com um bom rendimento para os padrões da revista, com vendas de pelo menos 40 mil cópias por volume. A obra ainda pode vender mais que isso se o nível de vendas for aumentando aos poucos, como ocorreu a partir do segundo volume. Em quinto lugar está o pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic, que está cada vez mais próximo de sua reta final e será encerrado ainda esse ano, o que pode pesar bastante para a Shonen Sunday, que ainda tenta encontrar mangás com rendimento elevado.

Em sexto lugar quem aparece é Amano Megumi wa Suki Darake!, que ainda continua apresentando uma boa fase e um bom nível de popularidade entre os leitores, com uma boa média de vendas de volumes, boa recepção e apoio editorial. É possível que mais pra frente, inclusive, Amano Megumi receba uma adaptação em anime, visto seu rendimento um pouco acima de média do plantel (que não é muito alta, vale frisar).

E após várias oscilações entre posições altas e baixas na ordem de leitura, eis que Dagashi Kashi sossega o facho e fica em sétimo nessa edição. A obra pode até estar recebendo menos destaque do que vinha recebendo entre 2015 e 2016 mas seu nível de vendas de volumes, pelo menos por enquanto, segue estável e acima de 100 mil cópias vendidas em média. Em suma, Dagashi continua apresentando um bom rendimento para os editores da Weekly Shonen Sunday.

Após ter ficado ausente na edição #13 e de ter ganho três posições muito altas na ordem de leitura entre as edições #14 e #16 (inclusive, chegou a ganhar uma capa e duas páginas coloridas de abertura), Komi-san wa、Komyushou Desu。 volta a ficar em uma posição menos alta, no caso ficou em oitavo lugar. Komi-san segue fazendo sucesso e agradando bastante os leitores e tendo uma média de vendas considerada boa para os padrões da revista. A nona posição ficou com o mangá de futebol Be Blues! - Ao ni Nare, que está próximo de chegar à marca de 300 capítulos publicados. A obra já é publicada há quase seis anos e ainda mantém um bom rendimento, então continua a torcida para que um dia tenha uma adaptação em anime anunciada.

Fechando o Top 10, mais uma vez vemos Tokiwa Kitareri!! ficar longe do bottom, de quebra numa posição alta da ordem de leitura. A obra é mais um daqueles mangás do plantel que não tem vendas espetaculares mas cujos editores e leitores apoiam bastante e que não correm riscos de cancelamento. Inclusive, considero real a possibilidade de Tokiwa receber uma adaptação em anime mais pra frente, visto que a obra já tem uma frente relativa de capítulos e um relativo potencial comercial.

Na décima primeira posição está o novato Ryoko. Para um mangá que surgiu cheio de expectativas por parte dos editores e que chegou até a ganhar a capa na estreia, Ryoko vai demonstrando um desempenho aquém do esperado e pode-se dizer que a obra não está definitivamente segura. Vale lembrar que em 2015 a estreia do mangá de judô Akatsuki no Tyrant também foi acompanhada com pompa e expectativa, mais até do que seu colega de leva Hatsukoi Zombie, que acabou levando a melhor. Akatsuki foi cancelado após um ano de publicação. Só o tempo dirá se Ryoko vai ter o mesmo destino mas as possibilidades são consideráveis.

No décimo segundo lugar está Tenshi no Akuto!!, que embora não seja uma obra com um nível muito elevado de vendas (vende em média 30 mil cópias por volume) mas ainda mantém um nível de recepção relativamente bom, o que garante que a obra, que já tem mais de dois anos de publicação, continua em situação estável. Além disso os editores parecem estar satisfeitos com o rendimento de Tenshi, pelo menos por enquanto.

Muito perto de seu fim natural, Hayate no Gotoku! ficou com a décima terceira colocação. Hayate podia até estar passando por uma queda nas vendas de seus volumes em seus últimos tempos mas seu rendimento ainda supera o de muitos mangás mais recentes da revista. O fim de Hayate marcará o fim de uma das obras mais populares da Shonen Sunday dos anos 2000. Restam pelo menos mais três capítulos para a obra ser finalizada de vez e fica a torcida para que o autor Kenjiro Hata tenha êxito em sua próxima obra, seja ela um material inédito ou a retomada do mensal Ad Astra per Aspera.

Perto de completar um ano de publicação, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari continua tendo um desempenho apenas razoável na line-up. A obra não deve ser cancelada, pelo menos a curto ou médio prazo, porém dificilmente será vista como um mangá com enorme potencial para ter suas vendas alavancadas futuramente. Pelo menos Aozakura parece estar alcançando um rendimento um pouco melhor que a obra anterior do autor Hikaru Nikaidou: Heavens Runner Akira.

Em uma aparição fora do bottom, Zettai Karen Children dá as caras na décima quinta posição. Zettai ainda apresenta um nível de vendas pouco acima do razoável para os padrões da revista, o que garante sua estabilidade. Por outro lado Zettai já não se encontra mais no auge de sua popularidade e será difícil para o autor Takeshi Shiina desenvolver a  obra por muito mais tempo. Ainda não há previsão para o fim de Zettai Karen Children mas é bem provável que o fim desse mangá não esteja muito distante.

Na porta do bottom, na décima sexta posição, está o novato Maiko-san chi no Makanai-san, que pegou uma posição relativamente baixa na ordem de leitura mas não necessariamente suficiente para dizer que a obra está em risco. Ainda é preciso conferir se essas posições baixas vão se repetir e se Makanai-san aparecerá com frequência no bottom com o passar do tempo. Mas até lá pode-se dizer que Makanai-san ainda está em busca de estabilização.

Abrindo o bottom na décima sétima colocação está Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que apesar de contar com o apoio dos editores e de ganhar páginas coloridas eventualmente, definitivamente não vive uma fase boa e dificilmente esse baixo nível de popularidade e vendas será revertido até o encerramento natural da obra, que não deve estar muito longe, visto que o autor dificilmente conseguirá desenvolver Mushibugyo por um prazo muito longo.

Em décimo sexto lugar está Saike Mata Shite mo, que embora não tenha um nível de vendas espetacular ainda conta com uma boa recepção e vai conseguindo se manter na revista. Saike, que retornou de mais uma de suas pausas, ainda está em desenvolvimento e vale lembrar que o autor, Tsubasa Fukuchi, mantém uma relação boa com os editores da revista (pelo menos aparentemente). Isso não significa que Saike durará na revista por um prazo muito longo, mas dá a entender que as chances do mangá ser finalizado naturalmente por Fukuchi são grandes.

E pelo visto Dameterasu-sama。 definitivamente não tem mais salvação na revista: o novato ficou com o décimo nono lugar e definitivamente não tem quase nenhuma chance de ser mantido no plantel mesmo a curto prazo. O autor até tentou colocar uma sequência maior de momentos de ação para ver se conseguia manter a obra com chances de se manter, mas não deu certo. Considerando a experiência do autor é bem provável que ele venha a receber uma nova tentativa futuramente. Mas que Dameterasu-sama。já é um fracasso, disso não há mais dúvidas.

Na penúltima posição entre as obras ranqueadas, ou seja, em vigésimo lugar, está Denpa Kyoushi, que teve seu penúltimo capítulo publicado nessa edição e será finalizado na próxima TOC, onde curiosamente não receberá uma página colorida, o que dá a entender que Denpa realmente perdeu muito o apoio dos editores desde o primeiro semestre de 2016. É uma pena ver a obra se despedir em baixa com o público leitor, mesmo que Denpa nunca tenha alcançado um nível elevado de popularidade ou vendas de volumes. Mas fica o desejo de boa sorte ao autor, Takeshi Azuma, em sua próxima empreitada.

No último lugar entre os mangás ranqueados e acima apenas de Sunday Hikagaku Kenkyujo na ordem de leitura, podemos dizer que Keijo!!!!!!!! está totalmente à mercê do limbo do esquecimento. Sem receber mais destaque por parte dos editores (já não recebia muito mesmo na época que ganhou anime), pode-se dizer que a situação de Keijo!!!!!!!! não é mais tão sustentável e é enorme a chance da obra ser finalizada ainda esse ano, senão no começo de 2018.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Ryoko, Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Maiko-san chi no Makanai-san
Em Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。
Em Reta Final: Denpa Kyoushi, Hayate no Gotoku


Bem, pessoal, assim termina a análise da TOC #17 da Weekly Shonen Sunday. Mais uma vez deixo meus agradecimentos pela atenção e comentários dos leitores.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'