sábado, 6 de maio de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #23 (Ano 2017).


Renascimento 

Se a um ano atrás estávamos vendo uma Shonen Jump instável, com muitos mangás prestes a ser encerrados, por isso, uma revista entrando em decadência, atualmente começamos a ver uma revista que pouco a pouco está recuperando a suas forças, e se inovando: pode ser, mesmo ainda cedo para se dizer, que a WSJ está passando pelo seu "Renascimento", e esperamos, que consiga encontrar o seu Michelangelo, Boccaccio, Machiavelli, Da Vinci, Petrarca e muitas outras figuras que revolucionaram o rumo do mundo ocidental. 

TOC Weekly Shonen Jump #23 (08/05/2017)
Yakusoku no Neverland c37 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia c136
02 - One Piece c864
Boruto: Naruto Next Generations c12 (Página Colorida, Mensal)
03 - Kimetsu no Yaiba c60
04 - Black Clover c108
05 - Spring Weapon No. 1 c27
Dr. Stone c09 (Página Colorida)
06 - Shokugeki no Souma c213
07 - Haikyuu!! c252
Samon-kun wa Summoner c79 (Página Colorida)
Robot x Laserbeam (Capítulo 07, Pré-Rank)
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san c61
09 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c13
10 - Hinomaru Zumou c143
11 - Saiki Kusuo no Sainan c242
12 - Harapeko no Marie c10
13 - Gintama c633
14 - Poro no Ryuugaku-ki c11
15 - U19 c12
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c235
Ausentes: World Trigger c165 (Hiatos) e Hunter x Hunter c361 (Hiatos)


Prévia Edição #24
Capa e Página Colorida de Abertura): Kimetsu no Yaiba (Aniversário de 1 Ano, e Resultado da Enquente de Popularidades dos Personagens)
Página Colorida: Yakusoku no Neverland, Robot x Laserbeam, Spring Weapon Number One (Com um Bangaihen)


Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos nessa edição capa e página colorida para o nosso amor de verão, Yakusoku no Neverland - a série já recebendo páginas coloridas semana após semana, e próxima semana receberá mais uma outra. Os editores estão vendo como essa sequência de capítulos são importantes, e ao mesmo tempo também estão vendo como a popularidade do mangá está só aumentando, por isso dar um grande destaque para a obra é mais do que natural. Também tivemos páginas coloridas para Samon-Kun wa Summoner, Boruto e Dr.Stone, esse último que parece que foi bem recepcionado pelo público.

Em primeiro lugar na TOC tivemos Boku no Hero Academia, que nessa semana se encontrou abaixo do dos dez primeiros lugares do ranking televisivo, mesmo estando em um slot de horário muito bom (após Detective Conan), contudo ainda não é um motivo para se preocupar, vimos anteriormente alguns animes nesse mesmo horário não ficar entre os dez primeiros, devemos ver se os próximos dois episódios irão colocar a série entre os dez, ou não. Seria uma grande pena se o anime de Boku no Hero Academia não acabasse agradando realmente o público infanto-juvenil, e acabasse sendo retirado do ótimo horário que conquistou. Isso se tornaria um grandíssimo soco no estomago dos editores da revista.

Em segundo lugar tivemos o rei da revista, ONE PIECE, que está chegando ao ápice do seu arco, por isso estamos preste a ver uma batalha muito interessante. Dependendo do rumo dessa batalha, a história de One Piece pode ter uma grande guinada, deste modo atraindo aqueles leitores que largaram a série (se realmente largaram, pois tem a possibilidade de estarem migrando para os produtos digitais, como provavelmente está acontecendo o número de vendas WSJ, que pode estar realmente caindo, mas também pode ser que mais pessoas comprar a versão digital). Será interessante ver como vai ser essa conclusão de arco (lembrando que o autor prometeu um novo arco ainda esse ano, por isso tem a possibilidade do combate não durar muito).

Em terceiro lugar tivemos Kimestsu no Yaiba que próxima semana vai ganhar capa e página colorida de abertura em comemoração ao resultado da enquete de popularidade e também em comemoração ao seu aniversário de um ano de vida (o que parece estranho, pois a edição #09 devia ter sido para isso). Acredito que eu não precisa repetir como a situação da série está boa e só está tendendo a melhor, de qualquer modo, a próxima edição é a prova definitiva do apoio editorial ao mangá. Em quarto lugar tivemos Black Clover que está meio apagado na revista essas últimas semanas, mas assim que o seu anime estrear (que não faço mais a miníma ideia de quando será), deve voltar a receber um bom destaque por parte dos editores.

Em quinto lugar tivemos a série que vem sendo observada até mesmo pela NASA, para entender o que está acontecendo, estou falando exatamente de "Spring Weapon Number One", que para deixar a situação ainda mais sem sentido, irá receber na próxima semana uma página colorida. Existe uma possibilidade que não comentei: em algumas revistas, como é no caso da Ultra Jump, existem mangás que só venda os seus volumes individuais na mídia digital. Talvez por ser um mangá um pouco mais "moderno" e não tão querido, os seus leitores preferem comprar ele mais pela mídia digital, deste modo a série vende mais do que vemos. Essa possibilidade é bem baixa, mas não deixa de ser uma possibilidade. O mais provável é: ou a série sofre do "fenômeno Norman" ou tem votos relativamente altos nos cartões de votação, por isso os editores estão mantendo a série (lembrando que para uma série de comédia, é bem mais importante os cartões de votação que vendas de volumes, vide Isobe e Samon-kun wa Summoner).

Em sexto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que está bem esquecido pelos editores, mas ainda passa longe de correr risco de cancelamento em curto termine. Quando o assunto é analisar a possibilidade de sobrevivência da série em longo termine, podemos dizer que ela se encontra em uma situação um pouco mais complicada, pois depende de muitos fatores: sucesso das novas séries, animes das séries sem-anime, e etc - infelizmente, devo dizer, que Shokugeki no Souma está lentamente entrando naquele grupo de séries que lentamente vai perdendo espaço na revista até serem "canceladas". Em sétimo lugar tivemos Haikyuu!!, que essa semana pegou uma colocação relativamente baixa, mas deve ser provisória, em máximo duas semanas deve voltar para as suas posições de sempre. Podemos dizer que é um "shuffle" negativo (os japoneses se referem ao "shuffle" quando os editores colocam por máximo duas semanas, uma série em colocação mais alta do que seu habitual para chamar atenção do público.

Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que deve estar morrendo de inveja do tratamento que os editores devem estar dando a Kimetsu no Yaiba. Brincadeiras à parte, o autor quando decidiu lançar uma série desse gênero na revista, sabia que caso se tornasse um sucesso, os editores mesmo assim iriam dar um baixo destaque para a série, entregando somente esporadicamente páginas coloridas, como vem fazendo. Yuragi-Sou só irá ganhar uma capa quando tiver o anúncio do seu anime, e devemos nos acostumar com essa realidade. Em nono lugar tivemos Boku-tachi que nessa semana teve uma pequena melhora - parece que a série não está na lista dos próximos cancelados, como obviamente Poro e U19 estão. contudo também parece que a série não está sendo um grandíssimo sucesso, ao ponto de podermos comparar-la com Nisekoi. Boku-tachi se encontra em uma situação estável e segura, por enquanto.

Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que tem tudo, mas tudo mesmo, para ser encerrado naturalmente muito em breve, até mesmo na próxima leva (depende somente do ritmo do autor). Acredito que Zumou, mesmo sendo um mangá de ótima qualidade, foi um dos maiores choque de realidade dos últimos tempos, vimos que um novato bem classificado na TOC não é sinônimo de boas vendas no primeiro volume (e isso vale para todos os seis novatos). A série teve ótimas posições nos seus primeiros capítulos, mas acabou vendendo muito pouco, e mesmo sobrevivendo todo esse tempo, nunca conseguiu ter um real aumento. Logo após, na décima primeira colocação tivemos PSI Kusuo Saiki que se encontra tranquilo, e mesmo estando em colocações baixas, podemos dizer que essas colocações é o "habitual" do mangá. Se tem uma série de comédia pura, muito bem estabelecida é PSI (logicamente tirando Gintama que já está acabando).

Em décimo segundo lugar tivemos Harapeko no Marie que pela segunda semana consecutiva se encontra em uma colocação baixa, mas não deve correr risco de cancelamento, pois pelo que tudo indica teremos uma leva de dois ou três mangás na próxima leva, sendo que duas vagas serão ocupadas por U19 e Poro, que aliás ficaram nas duas últimas colocações, como sempre, e a outra vaga, se o mangá terminar nos próximos capítulos, será de Hinomaru Zumou. Por isso, por enquanto Harapeko no Marie não corre risco de cancelamento, e como é uma obra de comédia de um autor veterano, pode conseguir se recuperar com esses meses de vida (principalmente se levarmos em consideração que a série não teve uma recepção ruim, mesmo que tenha sido inferior a outros mangás da mesma leva). Em décimo terceiro lugar tivemos Gintama que deve ganhar mais uma temporada muito em breve, e essa próxima temporada tem tudo para ser a última da série, já que o mangá já está no seu último arco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'