sábado, 26 de agosto de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #39 (Ano 2017).


As receitas.

Os editores ao longo dos anos aprenderam várias receitas, e uma das mais importante é justamente é como fazer que uma série pareça um sucesso gigantesco. independente se realmente é ou não. E atualmente com Dr.Stone e outras séries estão utilizando essa receita, para ver se conseguem aumentar as vendas. Sem mais delongas, vamos ver o TOC e analisar as ações dos editores:

TOC Weekly Shonen Jump #39 (28/08/2017)
Shokugeki no Souma c228 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Dr. Stone c24
02 - One Piece c876
03 - Black Clover c122
04 - Boku no Hero Academia c150
05 - Saiki Kusuo no Sainan c267
Robot×Laserbeam c22 (Página Colorida)
06 - Yakusoku no Neverland c52
07 - Kimetsu no Yaiba c75 
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Página Colorida)
08 - Haikyuu!! c267
09 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c28
Aharen-san wa Hakarenai (Página Colorida, Capitulo Especial)
Binbou Choujin Kanenashi-kun (Página Colorida, Capitulo Especial)
10 - Hunter×Hunter c369
11 - Hinomaru Zumou c158
12 - Gintama c646
13 - Cross Account c10
14 - Spring Weapon No. 1 c41
15 - Shudan! c11
16 - Harapeko no Marie c25
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c251
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c16 (Mensal) e World Trigger c165 (Hiato)

Prévia Weekly Shonen Jump #40 (04/09/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Dr. Stone
Página Colorida: Isobe Isobee Monogatari, Yakusoku no Neverland, Jekyll no Tsukaima (Golden Future Cup #1 por Ishikawa Hiroki)

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida de abertura para Shokugeki no Souma - pelo que podemos ver na capa, foi um modo de relembrar o público que vai ser lançada uma terceira temporada. Também tivemos página colorida para duas séries em promissoras: Robot x Laserbeam e Yuragi-Sou no Yuuna-San. Os editores também decidiram convidar para revistas duas séries, como já fizeram várias vezes. É um modo de divulgar praticamente toda a linha Jump. Além dessas séries, World Trigger continua em hiatos, por isso está ausente e BORUTO só deve ter um novo capítulo em setembro.

Em primeiro lugar na TOC tivemos Dr.Stone, que pela segunda semana consecutiva conseguiu ficar na primeira colocação. Além disso na próxima semana receberá o privilégio de ser capa da revista - não é coincidência o mangá está recebendo todos esse destaque nesse período, o seu segundo volume será lançado no início de Setembro. Os editores estão usando aquela velha receita de dar um grandíssimo destaque ao mangá antes do seu novo volume, para criar a impressão que a série é um monstro em sucesso e estimular novas pessoas a lerem (de nenhum modo, por exemplo, DrStone faz mais sucesso que Yakusoku no Neverland, mas ultimamente vem recebendo mais destaque, por causa desse fator). É uma receita que pode dar muito certo, como pode não surgir efeito, como aconteceu com Hinomaru Zumou. Saberemos se surgiu efeito em Dr.Stone quando for divulgadas as vendas do seu segundo volume.

Em segundo lugar tivemos obviamente ONE PIECE, já que a série só tem três possíveis posições: primeiro, segundo ou não classificado. Em terceiro lugar tivemos Black Clover, que vem recebendo várias páginas coloridas em publicidade ao seu anime: os editores sempre reservam várias páginas coloridas para publicidade: seja de produtos externos, seja de produtos das obras internas (como por exemplo, jogos ou animes das suas obras). Com Black Clover decidiram divulgar o "design" dos personagens nessas páginas coloridas. A decisão é mais do que natural, pois fazem isso com todas as séries, e diferente dos comentários da MangaHelpers, não é "jogar fora página coloridas". Nada mais justos que nas páginas destinadas a publicidades, fazer publicidade dos produtos das suas obras, além da normal publicidade à produtos externos (exemplo: novo jogo da série Dragon Quest).

Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, nos comentários me perguntaram se a série receberia uma terceira temporada: eu errei várias vezes quando o assunto é "anime", contudo levando em conta a popularidade de Boku no Hero Academia, eu acredito que é quase certo uma terceira temporada. A sua audiência é muito boa e parece que o público infantil está amando a série, não vejo motivos para não renova-lo. Em quinto lugar tivemos uma grandíssima surpresa: PSI Kusuo Saiki - os editores devem ter dado essa colocação, pois eu capítulo foi muito engraçado (ao menos na opinião editorial), e daqui à, no máximo, duas semanas deve retornar as suas colocações normais, por isso, a zona intermediária da revista. Mesmo assim, é bom ver PSI Kusuo Saiki voltando a ter seus picos altos.

Em sexto lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que na semana passada ganhou uma capa e página colorida de abertura. Sobre a série começo a ver comentário sobre não estarem gostando do arco atual, e mesmo isso sendo uma notícia ruim, acredito que era esperado. Quando uma obra tem uma mudança narrativa tão grande, como aconteceu com Yakusoku no Neverland, é muito comum vermos algumas pessoas não gostando ou mesmo dizendo que preferia o arco anterior no lugar desse atual. O importante nesses casos é o número de pessoas desgostando da série continuar baixo, e que essas pessoas não abandonem a série, pois mesmo não gostando tanto quanto antes, podem ainda achar interessante, deste modo conseguem a se acostumar com essa nova narrativa e possam passar a gostar dos capítulos atuais. Parece que Neverland não está perdendo leitores, por isso, mesmo sendo uma notícia ruim o público não estar gostando, não chega a ser nada alarmante.

Em sétimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que se encontra em uma situação confortável na revista e os editores devem estar discutindo com vários estúdios de anime, e devem acabar escolhendo aquele que apresentará o melhor projeto para a série. Tentamos prever muitas vezes qual seria o melhor estúdio, mas sejamos sinceros, nas 99.99% das vezes acabamos errando, já que não temos a miníma ideia dos criterios utilizados pelos editores para escolher o estúdio que adaptará uma determinada série. Em oitavo lugar tivemos Haikyuu!!, que como comentei nas semanas anteriores, atualmente assumirá o papel de mangá de "esporte" e variará muito de posição. Os editores sempre dão esse tratamento a série do gênero, e só não estavam dando à Haikyuu!!, pois tinhamos poucas séries promissoras na revista. Atualmente que temos várias, estão dando o tratamento padrão.

Em nono lugar tivemos Boku-tachi que já se encontra em uma situação segura na revista, não correndo grandes riscos de acabar sendo cancelado. O adiamento da nova leva, que comentarei mais a frente, é um dos motivos para a série se sentir mais segura, por motivos óbvios, quantos menos mangás estrearam, mais tempo a série tem para se estabelecer na revista e aumentar suas vendas. Em décimo lugar tivemos Hunter x Hunter que continua na sua zona intermediária, e alcançou o incrível resultado de 10 capítulos sem nenhum pausa. Os seguidores da série já podem começar a jogar fogos de artifícios e agradecer a todos os santos pelo resultado milagroso. Começo até duvidar se é realmente Togashi que está desenhando a série. Talvez tenham substituído por um clone ou uma pessoa muito parecida, tanto no traço quanto na aparência.

Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que continua sendo salvo pelo "gongo" - o adiamento da nova leva vai dar mais tempo para o autor ir desenvolvendo a sua série, e mesmo que eu não acredite que a série sobreviva por mais de dois ano na revista, esses "adiamentos" vão praticamente confirmando mais um ano de série. Em décimo segundo lugar tivemos Gintama. Na semana passada eu tinha comentado que a série poderia não terminar na próxima leva, mas com esse adiamento (com a Golden Future Cup indo até a edição #44, é quase certo que não teremos novatos. Os editores não lançam séries novas na GFC), existe a possibilidade real dos editores encerram o mangá na próxima leva, e estrearem assim imediatamente cinco séries de uma vez só. O que compensaria o período sem nenhuma série nova (lembrando que talvez tenhamos World Trigger voltando).

Logicamente para estrear cinco novas séries, todos os cinco últimos colocados dessa TOC deveriam ser encerrados. Obviamente, o décimo terceiro colocado, Cross Account será cancelado. Essa semana conquistou uma posição um pouco mais alta, mas deve acabar sendo cancelado mesmo assim. Colocar Cross Account acima de outras séries, é importantíssimo para deixar claro aos leitores que essas séries abaixo provavelmente serão canceladas, ou que estão correndo sério risco, e se os leitores não comprarem os novos volumes dessas séries, vão acabar dançando. Spring Weapon Number One que ficou em décimo quarto lugar é um grande exemplo de série que tem tudo para ser cancelado na próxima leva, que deve ter entre três até cinco séries (para mim, é quase certo que teremos quatro séries estreando).  

Em décimo quinto lugar tivemos Shudan! que não deu certo, e será mais um mangá de esporte a ser cancelado. Com o adiamento da leva, que vai estrear no mínimo na edição #45, podemos confirmar a série chegando até o capítulo 16, o que praticamente deixa a série FORA da categoria de cancelamento precoce. E ainda por cima, se os editores decidirem serem bons com o autor, poderão adiar o seu cancelamento até o capítulo 20 e 21, já que tendo uma leva de quatro ou cinco mangás, podem ir cancelando outras séries (Harapeko no Marie deve ser a primeira, por exemplo, aliás a série ficou de novo na última colocação) antes de cancelarem Shudan!. Talvez um sinal positivo para um possível não cancelamento de Shudan! é que seu primeiro volume será lançado só em novembro. Normalmente quando os editores planejam cancelar uma série, tendem a adiantar o lançamento dos volumes, para assim se livrarem imediatamente do mangá. 

QUESTIONÁRIO QUINZENAL:

Página Colorida de Abertura de Shokugeki no Souma

Como prometido a vocês nos comentários da análise passada, cada quinze dias será lançado um questionário sobre a WSJ. O resultado será rapidamente divulgado e comentado na análise da semana seguinte a criação do questionário. No caso da análise dessa semana, por exemplo, será divulgado o resultado na TOC #40. Espero que vocês respondam com total sinceridade:

Questionário #01: Qual séries da revista atual você acompanha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'