domingo, 27 de agosto de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #38 (Ano 2017).


Os Seis que se Foram e os Sete que Tentam Ficar...

escrito por Diego Felipe

Em 2017 já tivemos a estreia de doze mangás. Desses mangás já foram finalizados 8-gatsu Outlaw, 6cm no Kizuna, Ohayou Survive, Rakuraku Shinwa, Rankers High e HiGH&LOW g-sword, sendo que apenas HiGH&LOW foi finalizado naturalmente, por já ter sido planejado de forma curta. Já as outras cinco obras estão canceladas.

Runway de Waratte, Tokyo Manji Revengers, Kanojo, Okarishimasu, Kessen no Kuon, Gotobun to Hanayome, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho e World End Crusaders ainda buscam se estabilizar. E desses seis últimos citados um deles esteve no bottom, três ainda não são ranqueados (mas pegaram posições boas na ordem de leitura), um ganhou página colorida e dois foram ranqueados no Top 10. Bem, sem mais delongas (até porque a introdução teve dois parágrafos, não é mesmo?), vamos ao índice da vez.


TOC Weekly Shonen Magazine #38 (2017):
Daiya no Ace - Act II (Capa Física, Capa Digital, Página Colorida de Abertura) (capítulo 90)
01. Baby Steps (capítulo 437)
02. Senryuu Shoujo (capítulo 46)
03. Fuuka (capítulo 167)
Kessen no Kuon (Pré-Rank, 32p.) (capítulo 03)
Kanojo, Okarishimasu (Pré-Rank) (capítulo 06)
04. Seitokai Yakuindomo (capítulo 436)
Tokyo Manji Revengers (Página Colorida, Capítulo Duplo) (capítulos 25 e 26)
Gotobun no Hanayome (Pré-Rank, 42p.) (capítulo 02)
05. Nanatsu no Taizai (capítulo 230)
06. Runway de Waratte (capítulo 12)
07. Domestic na Kanojo (capítulo 153)
08. En En no Shouboutai (capítulo 92)
09. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 15)
10. Real Account (capítulo 128)
11. DAYS (capítulo 212)
12. Fumetsu no Anata e (capítulo 36)
13. Tsurezure Children (capítulo 154)
14. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 66)
15. Kindaichi Shonen no Jikenbo R (?)
16. World End Crusaders (capítulo 10)
Hajime no Ippo (Fora da Raw Digital) (?)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)

TOC Weekly Shonen Magazine #39 (2017):
- Capa Física, Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Capítulo Duplo: Nanatsu no Taizai
- Página Colorida: Runway de Waratte (22 pg.), SSG Code:0 (one-shot)
- Ausente: Hoshino、Me o Tsubutte。
- Em hiato: Ahiru no Sora

A edição contou com várias regalias para Daiya no Ace - Act II, que é atualmente um dos pilares da revista: capas física e digital, além de uma página colorida de abertura. A outra página colorida foi para o novato Tokyo Manji Revengers, que, de quebra, teve dois capítulos lançados nessa edição. Aparentemente o mangá vai conseguindo se manter, ao menos a curto prazo.

Os novatos Gotobun no Hanayome, Kessen no Kuon e Kanojo, Okarishimasu ainda estão em seus segundo, terceiro e sexto capítulos, respectivamente. Cada uma dessas obras só passarão a ser ranqueadas a partir do lançamento do oitavo capítulo, ou a partir do nono capítulo caso o oitavo capítulo receba página colorida. A propósito, o segundo capítulo de Gotobun no Hanayome (cujo autor é Haruba Negi, o desenhista de Rengoku no Karma) teve 42 páginas, enquanto o terceiro capítulo de Kessen no Kuon teve 32 páginas.

O mangá de basquete Ahiru no Sora, com mais de dez anos de publicação e mais de quinhentos capítulos lançados, segue em hiato devido aos problemas de saúde do autor Hinata Takeshi. Não há previsão de retorno para a obra e/ou para o autor. Vale lembrar que o volume 48 de Ahiru foi lançado na semana passada e vendeu 84.831 cópias. As vendas de Ahiru estão diminuindo aos poucos, mas ainda são melhores que muitos novatos promissores.

O primeiro lugar foi para o veterano mangá de tênis Baby Steps, que completará dez anos de publicação no mês que vem (outubro) e apesar de não estar mais recebendo tanto destaque, continua apresentando um bom rendimento na revista. A segunda colocação foi para Senryuu Shoujo, novato que estreou no ano passado e parece que vai conseguir se manter pelo menos até o final de 2017. Ocupando a terceira posição está Fuuka, obra que está atirada no limbo de esquecimento, de onde não deve sair até o seu fim natural.

O quarto lugar vai para o veterano Seitokai Yakuindomo, que mesmo com dez anos de publicação e não recebendo tanto destaque assim dos editores, continua sendo um sucesso de crítica e em vendas de volumes. Já a quinta colocação ficou para o pilar Nanatsu no Taizai, atualmente a obra com melhor nível de vendas de volumes que está sendo lançada na Weekly Shonen Magazine, com média superior a 500 mil cópias em média por volume.

Página Colorida de Abertura: Daiya no Ace - Act II

A sexta posição foi para o novato Runway de Waratte, que teve até agora apenas doze capítulos publicados. O primeiro capítulo da obra já foi traduzido para o inglês. Waratte por ora tem se mantido com frequência em posições elevadas na ordem de leitura, o que deixa uma boa impressão mas não garante que o mangá está se estabilizando. Em sétimo lugar está Domestic na Kanojo, obra que ainda se encontra em uma situação tranquila no plantel, sem risco algum de cancelamento.

A oitava colocação foi para En En no Shouboutai, obra do autor de Soul Eater e atualmente um dos mangás mais prossimores do plantel. Entre os dias 14 e 20 de agosto, o décimo volume de En En vendeu 42.169 cópias, um bom rendimento na visão dos editores. Já a nona posição ficou para o novato Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, que nem foi traduzido pro inglês ainda mas já é odiado pelo Leonardo Nicolin, justamente pelo tamanho de seu nome (risos). Piadas à parte, Tsue Petit (vamos chamá-lo assim, pra encurtar) ainda está buscando sua firmação na line-up, o que não é fácil mas também não é impossível.

Em décimo lugar, fechando o Top 10, ficou Real Account.  A obra até pega posições satisfatórias na revista, mas raramente ganha páginas coloridas. O que é curioso, já que o rendimento da obra não chega a ser insatisfatório. Inclusive, o décimo sexto volume de Real Account passou a ser vendido a partir de 17 de agosto e vendeu 25.249 cópias, quantidade satisfatória para os padrões da revista. O que talvez explique esse tratamento dos editores com a obra seja a falta de expectativa em possíveis expansões comerciais.

Depois de ter sido ranqueado em primeiro lugar na edição passada, o mangá de futebol DAYS dá o "pulo do gato reverso" e ficou na décima primeira colocação. A obra, que já tem mais de duzentos capítulos lançados, teve seu vigésimo terceiro volume lançado na semana passada. Em quatro dias o mangá vendeu 74.616 cópias, resultado muito bom para os padrões da Weekly Shonen Magazine. Apesar de tardio, os resultados obtidos por DAYS após o anime são muito bons.

Página Colorida: Tokyo Manji Revengers

Quem abre o bottom nessa edição, na décima segunda posição (até rimou...) é Fumetsu no Anata e. O mangá outra vez aparece no bottom (isso já se tornou frequente). Mas a situação de Fumetsu ainda é estável e tranquila, uma vez que os volumes vendem bem, ainda que não seja de forma excepcional. Já o décimo terceiro lugar foi para Tsurezure Children, que também esteve no bottom na edição passada. Mas a situação de Tsurezure é tranquila e as vendas seguem mais do que suficientes para o mangá se manter pelo tempo que o autor Toshiya Wakabayashi quiser.

O mangá Hoshino、Me o Tsubutte。 ficou com a décima quarta posição. No dia 17 de agosto, o mangá teve seu sétimo volume lançado e este vendeu 17.065 cópias em quatro dias, quantidade que não chega a ser excepcional, mas é boa para os padrões da revista. Aos poucos as vendas de Hoshino vão melhorando, o que torna a permanência da obra ainda mais fácil, considerando que a obra já tem uma boa recepção interna. Porém trago aqui uma notícia nada agradável: o mangá estará ausente nas edições #39 e #40, segundo informações prévias.

A décima sexta colocação foi para Kindaichi Shonen no Jikenbo R, que voltou a dar as caras no bottom. Mas isso não preocupa a situação do mangá, de forma alguma, ainda mais na Weekly Shonen Magazine, em que até o grande pilar Nanatsu no Taizai passa pelo bottom eventualmente. As vendas dos volumes continuam muito boas e a obra é continuação de uma franquia de mais de vinte décadas e meia de existência - e que ainda faz bastante sucesso.

Em décimo sexto lugar, fechando a revista tanto na ordem das obras ranqueadas quanto na ordem de leitura em si, quem deu as caras foi World End Crusaders, novato que está apenas em seu décimo capítulo lançado e já corre risco de ser mais um novato lançado em 2017 fadado ao fracasso. Não está nada fácil emplacar obras novas na Weekly Shonen Magazine ultimamente. Que o digam cinco dos seis mangás estreantes esse ano que já foram finalizados... fica a torcida para que os seis novatos lançados em 2017 que ainda estão na line-up, além de Senryuu Shoujo (que estreou em 2016), tenham melhor destino (ou para que pelo menos um ou dois deles se firmem). Caso pelo menos um ou dois deles emplaque nas vendas o ano de 2017 estará salvo.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
Aparentemente Seguros: Senryuu Shoujo, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Gotobun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Kessen no Kuon, Runway de Waratte, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
- Em Leve Risco de Cancelamento: World End Crusaders


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como nem sempre as raws acessíveis ao público ocidental são as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que ocorreu dessa vez e por isso não deu pra colocar o mangá de George Morikawa na análise.

Bem, galera, aqui termina a análise da edição #38 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'