terça-feira, 21 de novembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #50 (Ano 2017).


Mais um Novato em um Ano Salvo

escrito por Diego Felipe


2017 não foi um ano espetacular, bem longe disso: vimos mangás veteranos e rentáveis terminando, dentre eles Fairy Tail, Baby Steps e Area no Kishi, e muitos novatos não vingando. Mas quando parecia que o ano estava totalmente perdido, eis que vemos Senryuu Shoujo (lançado em 2016) melhorar suas vendas e novatos como Tokyo Manji Revengers, Runway de Waratte, Gotobun no Hanayome e Kanojo, Okarishimasu conseguirem se estabilizar ao menos a médio prazo. E nesse ano repleto de novatos, sempre cabe espaço pra mais um: bem-vindo, 8jou Carnival. E boa sorte.

TOC Weekly Shonen Magazine #50 (2017):
8jou Carnival (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá, 66p.) (capítulo 01)
01. Fuuka (capítulo 180)
02. Senryuu Shoujo (capítulo 60)
03. Tokyo Manji Revengers (capítulo 38)
04. Fumetsu no Anata e (capítulo 45)
Runway de Waratte (Página Colorida) (capítulo 24)
05. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 33)
06. Seishun Soukanzu (capítulo 11)
07. Seitokai Yakuindomo (capítulo 448)
08. Daiya no Ace - Act II (capítulo 102)
09. Nanatsu no Taizai (capítulo 233)
10. Domestic na Kanojo (capítulo 164)
11. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 28)
12. En En no Shouboutai (capítulo 104)
13. Gotobun no Hanayome (capítulo 14)
14. Real Account (capítulo 140)
15. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 19)
16. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 11)
17. DAYS (capítulo 224)
18. Tsurezure Children (capítulo 163)
19. World End Crusaders (capítulo 22)
20. Kessen no Kuon (capítulo 15)
Hoshino、Me o Tsubutte。 (Ausente) (pausado no capítulo 75)
Hajime no Ippo (Fora da Raw Digital) (?)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)

TOC Weekly Shonen Magazine #51 (2017):
- Página Colorida de Abertura, Retorno do Hiato: Ahiru no Sora
- Página Colorida: Fumetsu no Anata e

Página Colorida de Abertura: 8jou Carnival

A capa digital e as páginas coloridas de abertura foram para o estreante 8jou Carnival, cujo primeiro capítulo terá 66 páginas. Acredito que os editores estão entusiasmados no lançamento dessa nova obra. Fica a torcida para o sucesso desse mangá. A outra página colorida foi para o novato Runway de Waratte, que continua em situação tranquila, ao menos a médio prazo.

Nesta edição tivemos a ausência de Hoshino、Me o Tsubutte。, que aliás segue em situação tranquila. Não é a primeira vez que esse mangá fica ausente na revista, mas felizmente essas ausências não costumam durar muito. Na próxima edição Hoshino deve voltar. Mas quem já tem retorno assegurado mesmo é Ahiru no Sora. Esta foi a última edição em que o mangá de basquete de treze anos de publicação esteve ausente devido a um hiato provocado por problemas de saúde do autor. Na TOC #51, Ahiru não só voltará do hiato como também receberá as páginas coloridas de abertura. 

O primeiro lugar foi para Fuuka, que, embora continue no limbo de esquecimento, continua em situação segura na revista e não corre riscos de cancelado, embora sejam grandes as chances da obra ser finalizada de forma natural em 2018. Quem não deve acabar tão cedo é Senryuu Shoujo, cujas vendas de volumes melhoraram recentemente e possibilitaram que a obra desfrutasse de uma situação mais segura do que antes.

A terceira posição foi para Tokyo Manji Revengers, que segue em situação estável, pelo menos a médio prazo. Mas a dúvida que fica é... Diego, por que você está chamando o mangá de Tokyo Manji Revengers depois de chamar tanto a obra de "Tokyo Revengers"? Questão de preferência, caros leitores. O símbolo da suástica significa "Manji" e acredito que ele seja significativo para o título da obra. Inclusive, atualizei todas as análises da Shonen Magazine que fiz anteriormente, trocando o nome de "Tokyo Revengers" para "Tokyo Manji Revengers". Porém, vale lembrar, isso é questão de preferência, já que não é um equívoco chamar o mangá por "Tokyo Revengers".

Página Colorida de Abertura: 8jou Carnival

A quarta colocação foi para Fumetsu no Anata e, que apresenta um nível pouco mais que satisfatório nas vendas de volumes e segue firme na line-up. Lembrete: Fumetsu estará ausente na próxima edição, mas deve retornar na TOC #52. A quinta posição, por sua vez, foi para Kishuku Gakkou no Juliet, que deu um baita pulo do gato após uma posição baixa na ordem de leitura, na edição anterior. Os editores estão confiantes de que Juliet se expandirá comercialmente com a transferência da Bessatsu Shonen Magazine para a Weekly Shonen Magazine.

A sexta posição foi para o novato Seishun Souzanku, que deu sorte e conseguiu se manter numa posição elevada. A obra ainda briga por estabilização, então nem seu sucesso ou fracasso estão definidos por ora. Já com a sétima colocação, Seitokai Yakuindomo subiu bastante e saiu do bottom, local das TOCs em que vinha aparecendo com frequência. Seitokai, apesar de ter uma década de publicação, continua em situação confortável na revista.

Em oitavo e em nono lugares ficaram os pilares Daiya no Ace - Act II e Nanatsu no Taizai. Daiya continua firme e forte com a média de 350 mil cópias por volume vendidas em pouco mais de um mês. Já Nanatsu, atualmente a obra mais rentável da Weekly Shonen Magazine (mas não da editora Kodansha), está começando a se preparar para o fim. Isso não deve acontecer tão cedo, mas também não seria nenhuma surpresa ver o mangá sendo finalizado em 2018 (embora eu acredite ser mais provável que a obra chegue ao fim em 2019 mesmo). A décima posição foi para Domestic na Kanojo, que continua em situação bem segura, com um nível de vendas de volumes mais do que satisfatório.

Em décimo primeiro lugar está Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, que ainda não tem sua permanência garantida mas também não está flertando claramente com o risco de cancelamento. Na décima segunda posição está En En no Shouboutai. O mangá de Atsushi Ohkubo continua firme e forte no plantel, com média de vendas de pelo menos 100 mil cópias por volume em um período superior a um mês de vendas. A obra tem boas chances de ter um anúncio de adaptação em anime em 2018. Já na décima terceira colocação está o novato Gotobun no Hanayome, que vai apresentando um desempenho satisfatório nas vendas do primeiro volume e, aos poucos, parece que vai se firmando na revista.

Página Colorida: Runway de Waratte

Após ter ganho uma página colorida na edição #49, Real Account surge na medíocre décima quinta posição desta edição. A situação de Real Account é bem tranquila, embora esteja bem claro que os editores esperavam um desempenho melhor do mangá após sua transferência da Bessatsu Shonen Magazine para a Weekly Shonen Magazine. Na porta do bottom, na décima quinta colocação, está o novato Kanojo, Okarishimasu, que apresentou um nível suficiente de vendas no primeiro volume para se estabilizar. Okarishimasu, de quebra, mantém uma boa recepção na revista no momento.

Quem abre o bottom dessa vez, no décimo sexto lugar, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai. Ainda é cedo para dizer se esse outro novato correrá riscos de cancelamento, mas se as suas posições começarem a ser frequentemente baixas, é sinal de que o mangá pode estar seriamente ameaçado. Na décima sétima posição está o mangá de futebol DAYS, que, apesar de ter pego uma posição baixa, continua numa situação tranquila na line-up, com um nível de vendas de volumes muito bom para os padrões da Weekly Shonen Magazine.

Na décima sexta colocação está Tsurezure Children. Apesar das vendas satisfatórias, aos poucos desconfio dessa falta de destaque a obra passou a receber após o fim do anime. A obra parece ter entrado no limbo do esquecimento por ora, mas se o mangá ficar ainda mais pra escanteio, não ficarei surpreso se o mangá for finalizado. Nos décimo nono e vigésimo lugares estão os novatos mal-sucedidos World End Crusaders e Kessen no Kuon, que não estão vingando na revista e serão cancelados em não muito tempo. Já seria uma grande façanha se essas obras chegarem a 2018 (o que não evitaria o cancelamento desses mangás).

Página Colorida: Runway de Waratte


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Aparentemente Seguros: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Manji Revengers, Tsurezure Children
Em Busca de Estabilização: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Seishun Soukanzu, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, World End Crusaders


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que aconteceu nessa edição, por exemplo. Hajime pode até estar presente no volume fixo, mas não aparecerá na raw digital.

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #50 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'