quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #01 (Ano 2018).


Já Começamos com um Cancelamento...

escrito por Diego Felipe

E enfim começamos o ano editorial de 2018. E já começamos com uma obra sendo cancelada: World End Crusaders. O novato não vingou e foi finalizado. E pelo que vejo no plantel, não deve ser o único novato a ser finalizado em breve. Mas enfim, vamos logo à TOC.

TOC Weekly Shonen Magazine #01 (2018):
DAYS (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, 28 p.) (capítulo 227)
01. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 14)
02. Gotobun no Hanayome (capítulo 17)
03. En En no Shouboutai (capítulo 107)
04. Hajime no Ippo (capítulo 1204)
05. Tsurezure Children (capítulo 166)
06. Nanatsu no Taizai (capítulo 245)
07. Domestic na Kanojo (capítulo 167)
08. Ahiru no Sora (capítulo 563)
09. Senryuu Shoujo (capítulo 63)
Kanojo, Okarishimasu (Página Colorida) (capítulo 22)
10. Tokyo Manji Revengers (capítulo 41)
11. Daiya no Ace - Act II (capítulo 104)
12. Runway de Waratte (capítulo 27)
13. Seishun Soukanzu (capútulo 14)
8jou Carnival (Pré-Rank) (capítulo 04)
14. Fuuka (capítulo 181)
15. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 78)
16. Fumetsu no Anata e (capítulo 48)
17. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 36)
18. Real Account (capítulo 143)
19. Seitokai Yakuindomo (capítulo 451)
20. World End Crusaders (Último Capitulo) (capítulo 35)
21. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 31)
22. Kessen no Kuon (capítulo 17)

TOC Weekly Shonen Magazine #02-03 (2018):
- Capa, Página Colorida de Abertura: Nanatsu no Taizai (45 p.)
- Páginas Coloridas: DAYS, Gotoubun no Hanayome

A capa digital e as páginas coloridas de abertura foram para o mangá de futebol DAYS, que ainda seguem em situação bastante confortável na ordem de leitura, com média de vendas de 150 mil cópias por volume. DAYS ainda receberá página colorida na próxima edição. A outra página colorida foi para o novato Kanojo, Okarishimasu, novato que está se firmando na revista, com um nível satisfatório de vendas de volume. Falando em novato, 8jou Carnival ainda está em seu quarto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo. Mas já vale destacar a posição baixa do mangá na ordem de leitura mesmo em seu quarto capítulo.

O primeiro lugar foi para o novato Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que ainda está apenas em seu décimo quarto capítulo. Mako-san brigará por sua estabilização, o que não será fácil mas também não será impossível. Quem já começa a ficar menos preocupado com essa briga pela estabilidade é Gotobun no Hanayome, que ficou no segundo lugar e vai mantendo uma boa recepção entre o público leitor, além de um nível inicialmente satisfatório nas vendas de volumes.

Página Colorida de Abertura: DAYS

Outra obra a surpreender pegando uma posição muito elevada na ordem de leitura é En En no Shouboutai. En En continua com um rendimento bom e não seria surpresa se o mangá ganhasse uma adaptação para anime em breve. E, para minha surpresa, pudemos ver na fonte onde obtive a TOC o clássico Hajime no Ippo sendo ranqueado, numa posição muito alta (quarto lugar). É uma posição elevada para os padrões que eu conhecia da obra quando suas posições vazavam, provavelmente justificada pelos acontecimentos dos capítulos recentes da obra.

Em quinto está Tsurezure Children, que pega uma posição muito alta após vários ranqueamentos baixos na ordem de leitura. Tsurezure ainda tem chances de acabar em 2018 em função da perda de seu potencial comercial. Mas ainda há chances para a obra se manter até o fim desse ano editorial, o que não garantiria sua segurança para o ano editorial de 2019. Ausente na edição anterior, Nanatsu no Taizai volta logo para um ranqueamento alto: sexto lugar. Nanatsu, pilar mais rentável da revista atualmente, receberá a capa digital e as páginas coloridas de abertura da próxima edição, além de 45 páginas destinadas ao seu(s) capítulo(s) dessa respectiva edição.

Página Colorida de Abertura: DAYS

A sétima colocação foi para Domestic na Kanojo, que segue com sua boa recepção e com seu nível de vendas pouco mais que satisfatório. DomeKano (como a obra também é chamada) segue firme, sem riscos de cancelamento. De volta de seu hiato, Ahiru no Sora pega uma posição relativamente alta na ordem de leitura, ficando na oitava posição. Ahiru, obra veterana, continua com um bom nível de vendas de volume e poderia estar rendendo ainda mais se tivesse recebido anime no passado. Se bem que... a esperança é a última que morre.

Quem sabe esse mangá de basquete ainda não ganha um anime mais pra frente? Enquanto isso, Senryuu Shoujo ocupou a nona colocação e segue com um bom nível de vendas de volumes (média de 60 mil cópias vendidas por volume em período superior a um mês), além de uma boa recepção. Perto de completar um ano de publicação, Tokyo Manji Revengers fechou o Top 10. Revengers não chega a vender tanto assim, tanto que não me lembro de ter visto a obra no Ranking Oricon. Mas os editores parecem estar satisfeitos com o rendimento de Revengers, o que deve assegurar sua permanência. Quem não precisa se preocupar com a permanência de forma alguma é Daiya no Ace - Act II, mangá de beisebol com média de vendas de 350 mil cópias por volume em período superior a um mês. Daiya segue em alta, sendo uma das obras mais importantes da Weekly Shonen Magazine.

Página Colorida: Kanojo, Okarishimasu

A décima segunda posição foi para Runway de Waratte, novato que alterna posições altas e medíocres na ordem de leitura. Runway está seguro na revista a curto e médio prazo e tem chances reais de se manter a longo prazo também. Seishun Soukanzu, novato que está apenas em seu décimo quarto capítulo, foi ranqueado na décima terceira posição.  Seishun vai passando por uma gangorra entre posições médias e baixas, mas suas chances de se firmar podem não ser das mais elevadas. Após a capa digital da edição anterior, Fuuka dá as caras na medíocre décima quarta colocação. O mangá de Kouji Seo não corre riscos de cancelamento, mas também não é mais um dos grandes destaques da revista, considerando o fracasso do anime e o rendimento apenas satisfatório que a obra vem alcançando ultimamente.

O décimo quinto lugar foi para Hoshino、Me o Tsubutte。. Não foi uma posição lá muito alta, mas não há motivos pra preocupação, afinal a recepção da obra ainda é boa e as vendas ainda são positivas para os padrões da revista. Na edição anterior, inclusive, Hoshino ganhou página colorida para divulgação do próximo volume em lançamento. A décima sexta posição foi para Fumetsu no Anata e, que continua em situação tranquila na revista e deve se garantir por um bom tempo na line-up, sem grandes riscos de cancelamento e com vendas mais que satisfatórias. Na porta do bottom, na décima sétima colocação, está Kishuku Gakkou no Juliet. O primeiro volume da obra na fase pós-transferência foi lançado recentemente e é preciso esperar os resultados das vendas para ver se o impacto, pelo menos a princípio, foi positivo ou não.

Página Colorida: Kanojo, Okarishimasu

Para a surpresa de quase ninguém, Real Account abre o bottom no décimo oitavo lugar. Esse mangá está praticamente no limbo do esquecimento onde ficam as obras que não correm risco de cancelamento, mas que também não ganham muito destaque. As vendas são satisfatórias, mas os editores não parecem empolgados com o rendimento da obra no geral. Outra vez vemos Seitokai Yakuindomo dar as caras no bottom, na décima nona posição. Seitokai continua com um bom nível de vendas de volumes, embora não venha ganhando tanto destaque quanto outras obras do plantel nos últimos anos.

A vigésima primeira colocação foi para o cancelado World End Crusaders, que teve seu último capítulo lançado nessa edição. A obra não conseguiu fazer sucesso e não caiu nas graças dos leitores. Fica o desejo de boa sorte ao autor em sua próxima empreitada. No vigésimo segundo lugar está Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho... vou ser sincero, cada hora eu mudo de ideia quanto à situação de Tsue Petit. Uma hora penso que ele pode resistir na line-up, mas em outra acho que ele pode estar ameaçado de cancelamento. Mas aos poucos acho que a chance dele ser cancelado está ficando mais evidente. Na vigésima segunda posição está Kessen no Kuon, novato que não vingou e deve ser cancelado em breve, já que dificilmente seu rendimento vai melhorar.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Manji Revengers
Relativamente Seguros, Com Boas Chances de Acabar Esse Ano:  Real Account, Tsurezure Children
Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Seishun Soukanzu, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
Cancelado Nessa Edição: World End Crusaders


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, porém, foi possível ter acesso à posição em que Hajime foi alçado na ordem de leitura.


Bem, galera, assim termino a análise da edição #01 da Weekly Shonen Magazine de 2018.
Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'