sábado, 23 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #04-05 (Ano 2018).


O ano do Cachorro.

Chegamos a TOC #04 e #05 do ano de 2018 (mesmo ainda estando no ano de 2017), mas como a revista está um mês a frente em comparação a realidade, nada melhor do que já ir comemorando o ano novo chinês, trazendo uma capa temática - como 2018 será o ano do cão da terra, nada melhor que trazer todo mundo vestido de cachorrinho marrom (como a terra) -. Vamos ser sinceros, essa foi uma das melhores capas de grupo já lançadas na revista. Mal posso esperar pela capa de 2019 com todo mundo vestido de porquinho. 

TOC Weekly Shonen Jump #04-05 (25/12/2017)
Capa: WSJ Cast
Dr. Stone c40 (Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece c889
02 - Saiki Kusuo no Sainan c271
03 - Haikyuu!! c283
Black Clover c138 (Página Colorida)
04 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c44
05 - Yakusoku no Neverland c68
06 - Kimetsu no Yaiba c91
07 - Boku no Hero Academia c164
Boruto c19 (Página Colorida)
08 - Shokugeki no Souma c244
09 - Yuragi-sou no Yuuna-san c92
10 - Hinomaru Zumou c174
11 - Gintama c664
12 - Robot×Laserbeam c38
13 - Spring Weapon Number One c58
14 - Cross Account c26
15 - Shoodan! c27
16 - Full Drive c09
17 - Golem Hearts c08 (Primeiro Rank)
Tomatoypoo no Lycopene c11
Ausentes: World Trigger c165 (Hiato), Hunter x Hunter c371 (Hiato)

Weekly Shonen Jump #06 (04/01/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Hinomaru Zumou (Anúncio Importante), Kimetsu no Yaiba, E no Genten (Oneshot de Naoshi Komi)
Páginas extra: Golem Hearts.

Começando pelos mangás não ranqueados tivemos capa e página colorida de abertura para Dr.Stone, que continua sendo um dos principais novatos da revista, mesmo vendendo menos que seus companhueiros de leva: Robot x Laserbeam e Boku-tachi wa Benkyou. Também tivemos página colorida para Black Clover e para a série mensal Boruto. Além disso na última colocações tivemos Tomatoypoo no Lycopene, que atualmente tem o tratamento de "Isobe Isobee Monogatari", por isso é a série que tem como função "fechar a revista com estilo". 


Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que continua dominado a revista, além de ser obviamente o mangá com mais destaque nas capas de grupo. já na próxima edição receberá destaque máximo na redvista (capa e página colorida de abertura), mostrando que os editores querem continuar a destacar a série, que é importantíssima para a revista. Em segundo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que desde que estreou o seu filme, vem ganhando ótimas posições. Em 2018 também veremos a estreia da segunda temporada de seu anime, por isso tem grandes chances de vermos a série sendo constantemente classificada nas primeiras posições da TOC. Vida longa a PSI!

Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!! que continua em um arco muito importante, por isso acho natural os editores darem constantemente posições boas à série (mesmo que em algumas semanas, Haikyuu!! é classificado em colocações mais intermediárias). Lembrando que mesmo em vendas totais, Boku no Hero Academia tenha superado Haikyuu!! no ano de 2017, os volumes da série de vôlei ainda vendem mais que a do B-Shounen. O motivo pelo qual Boku no Hero superou o mangá de esporte, foi as vendas dos volumes antigos (estimulada da segunda temporada). Haikyuu!! tem tudo para próximo ano ficar a frente de Boku no Hero Academia. Em quarto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou que superou DR.STONE em vendas, e está puntando em superar também Robot x Laserbeam. A série vem crescendo em popularidade e pode se tornar o novato de 2017 de maior sucesso.

Em quinto lugar tivemos Yakusoku no Neverland que está vendendo horrores e se tiver uma animação de sucesso, pode acabar se tornando um dos pilares da revista, Eu não diria que a série virará um novo Death Note, mesmo tendo potencial para tal, mas pode sim se tornar um pilar temporário. É um mangá com altíssima qualidade e com um vários pontos "únicos" na sua narrativa, além de uma arte muito atrativa, por isso Yakusoku no Neverland pode se tornar um dos pilares da revista. Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que também se encontra em uma posição boa na revista, conquistando constantemente posições altíssimas: é o TOP 3 novato quando o assunto é publicidade e destaque interno na revista. É uma outra série que tem potencial para se tornar um grande sucesso quando for adaptada em anime.

Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua sendo "ignorado" pelos editores da revista, quando o assunto é posições na TOC. Até mesmo Haikyuu!! já conquistou algumas posições altas, enquanto Boku no Hero Academia está tendo que satisfazer com posições medíocres. Para nós leitores que gostamos de ver nossas séries preferidas nas primeiras colocações, essa decisão editorial pode soar "irritante" e "frustrante", mas para os editores, enquanto isso não inteferir nas vendas da série (que continuam a aumentar), eles não veem nenhum motivo para mudar a estratégia. Vão continuar a preferir destacar um novato que Hero. Em oitavo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que é um outro mangá que ultimamente vem variando entre a zona intermediária e as últimas colocações da TOC. Talvez agora que temos tantos mangás na zona "baixa", veremos menos a série entre os últimos colocados, mas mesmo assim deve se manter na zona intermediária.

Em nono lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que em 2018 ganhará sua primeira temporada, por isso será o ano para a série brilhar e conquistar todo o mundo. Eu acredito que Yuragi-Sou no Yuuna-San tem o potencial de se tornar uma série mundialmente conhecida, conseguindo superar a popularidade de To LOVE-Ru Darkness, a última série "ecchi" da WSJ a conseguir um sucesso mundial. O futuro da série não está mais na mão dos editores ou do autor, e sim do estúdio responsável pela adaptação da série, que é o: XEBEC, estúdio que já tem costume em criar bons animes com personagens femininas como protagonistas ou semi-protagonistas. Em decimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que na próxima semana terá um anúncio importante, que provavelmente NÃO É um anime, pois seria muito estúpido por parte da WSJ não anuncia-lo na Jump Fiesta, deve ser algum material diferente, como um Live-Action.

Em décimo primeiro lugar tivemos Gintama que pode não acabar nas próximas semanas, caso os editores decidam cancelar um dos novatos, ao invés de dar o tão esperado (e inevitável) fim natural a uma das melhores comédias de todos os tempos. A verdade é quanto mais eles adiam o encerramento de Gintama, melhor é. Pois sempre que uma série do calibre de Gintama é encerrada, as vendas da revista tendem a cair um pouco. Em décimo segundo lugar tivemos Robot x Laserbeam que parece não estar tendo grandes aumentos de vendas, o que comprova que a maioria dos seus compradores foram os leitores fiéis que o autor conquistou com Kuroko no Basket. Quem sabe com uma adaptação em anime, a situação não acabe mudando. Kuroko no Basket antes do anime também não vendia muitas unidades, mas a ótima adaptação da IG mudou toda a situação da série, transformando-a em um grandíssimo sucesso.

Em décimo terceiro lugar tivemos Spring Weapon Number One, que para mim é quase certo que irá sobreviver ao cancelamento. A série vem conseguindo sambar na cara de todo mundo (inclusive eu) que coloca sempre como certo o cancelamento da série. A sua popularidade interna deve ser alta o suficiente ao ponto dos editores decidirem sempre ignorarem suas baíxissimas vendas (menos de 10 mil cópias por volume é um resultado realmente MUITO baixo). Logo após tivemos na décima quarta colocação Cross Account que deve acabar sendo cancelado, mesmo que tem uma pequena possibilidade de salvação (já que suas vendas são ruins, mas não tanto). A série pode se salvar se os editores decidirem cancelar Full Drive e Golem Hearts (ou um desses dois). E em décimo quinto lugar tivemos Shoodan! que esse será com toda a certeza do mundo cancelado.

Em décimo sexto colocado tivemos Full Drive, que deve ser cancelado muito em breve. Existe até a possibilidade (muito remota, mas existe) de acabar sendo cancelado precocemente, para os editores decidirem salvar Cross Account ou não encerrar imediatamente Gintama. Outro mangá que também deve ser cancelado muito em breve, não tendo nenhuma chance de sobrevivência é Golem Hearts, que teve como seu primeiro ranking a pior colocação possível. Golem Hearts tem vários defeitos na sua narrativa e dificilmente conseguiria sobreviver em uma das épocas mais complicada para um novato. A WSJ está cheia de mangás bem jovens, alguns novatos, outros com anime, mas com uma estrada lunga pela frente, por isso para conseguir ser um sucesso, uma nova série deve superar a qualidade dessas séries bem estabelecidas na revista, o que é muito complicado. Somente um mangá muito bom consegue realizar tal feito. O que não é o caso de Golem Hearts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'