terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #01 (Ano 2018).


E Começou 2018...


escrito por Diego Felipe


Bem, caros leitores, com essa edição, começamos o ano editorial de 2018. E o ano mal começou e já temos uma boa quantidade de estreias vindo (inclusive, tivemos estreia nessa edição), além do retorno do grande pilar, que estava em hiato. Bem, vamos direto ao índice.

TOC Weekly Shonen Sunday #01 (2018):
Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (Página Colorida de Abertura, Novo Mangá) (capítulo 01)
01. Detective Conan (Capa, Retorno do Hiato) (capítulo 1007)
02. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 46)
03. Major 2nd (capítulo 119)
04. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 101)
05. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 113)
06. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 33)
Saike Mata Shite Mo (Páginas Coloridas) (capítulo 100)
07. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 81)
08. Hatsukoi Zombie (capítulo 104)
09. Dagashi Kashi (capítulo 169)
10. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 314)
11. K・O・I - King of Idol (capítulo 26)
12. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 79)
13. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 81)
14. Tenshi to Akuto!! (capítulo 143)
15. Shinobino (capítulo 20)
16. Kyoukai no RINNE (capítulo 396)
17. Zettai Karen Children (capítulo 488)
18. Daiku no Hatou (capítulo 30)
19. Tenshou no Quadrable (capítulo 33)
20. Inseki Shoujo - Meteor Girl (capítulo 28)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 38)
Tokachi Hitoribocchi nouen (Novo Mangá, Nunca é Ranqueado) (capítulo 01)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Ausente) (pausado no capítulo 69)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)


TOC Weekly Shonen Sunday #02 (2018):
Página Colorida de AberturaNovo Mangá: Sokyuu no Ariadone (por Norihiro Yagi, autor de Angel Densetsu e Claymore)
Páginas Coloridas: Amano Megumi wa Suki Darake!, Dagashi Kashi
Ausente: Detective Conan
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #03-04 (2018):
Página Colorida de AberturaNovo Mangá: Mari Grave (por Hidenori Yamaji, autor de Atlantid)
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #05-06 (2018):
Fim: Kyoukai no RINNE
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #07 (2018):
Fim: Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOCs indefinidas (2018):
Novos Mangás: obras intituladas de Kenjirou Hata (autor de Hayate no Gotoku! e Ad Astra Per Aspera) e Shun Matsuena (autor de Shijou Saikyou no Deshi Kenichi e Tokiwa Kitareri!!)


A capa da primeira edição do ano foi para Detective Conan. Mas como o grande pilar só recebeu a capa e não ganhou páginas coloridas, ele está sendo ranqueado. Leiam mais sobre ele abaixo. E o ano editorial já começa com duas estreias. Falarei da segunda um pouco mais tarde e focarei na primeira: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu. Tantei Zeno ganhou as páginas coloridas de abertura da edição. Fica o desejo de sucesso para a obra, que parece ser bem promissora e, a julgar pelas raws, entregou um primeiro capítulo com alguns momentos impactantes.

A segunda estreia foi Tokachi Hitoribocchi nouen, que pegou a última posição da ordem de leitura. Deve ser um novo mangá para encerrar a revista e nunca ser ranqueado, como era Sunday Hikagaku Kenkyujo no ano editorial passado. Pelo visto Youkai Giga, mangá que fica na penúltima ou última posição da ordem de leitura a cada edição sem ser ranqueado, voltou a ter um coleguinha do fundão. As outras páginas coloridas foram para Saike Mata Shite Mo, mangá publicado irregularmente e que chegou ao seu centésimo capítulo publicado. Saike pode não ter um rendimento dos mais elevados, mas a obra mantém uma boa recepção interna e apoio dos editores.

Nessa primeira edição tivemos a ausência de Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, mangá com vendas satisfatórias e que se encontra em situação estável na revista. Mas não se preocupem: Aozakura já estará de volta na próxima edição. Três mangás seguem em hiato, um sem previsão de retorno, mas com chances consideráveis de retornar em breve pra ter pelo menos alguns capítulos lançados (Gin no Saji) e outros dois com 99% chance de nunca mais voltarem a ter capítulos lançados: o veterano bem-sucedido Arata Kangatari e o novato mal-sucedido Ryoko.

Página Colorida de Abertura: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu

O primeiro lugar e a capa da edição ficaram para Detective Conan. Após um tempo em hiato, Conan retorna em cheio para a primeira edição do ano, com direito à sua tradicional capa para abrir o ano editorial (não é sempre que o mangá recebe, mas não são poucas as vezes em que ganha). Conan, porém, deve ficar ausente da próxima edição, segundo as prévias. Só mais pra frente poderei informar se Conan estará na edição #02.

Após ter pego uma posição medíocre na edição anterior (ficou em décimo primeiro lugar) Maiko-san chi no Makanai-san dá o famoso pulo do gato e vai para a segunda colocação. Maiko-san segue firme na revista, com vendas satisfatórios, destaque eventual e risco muito pequeno de cancelamento. A terceira colocação vai para Major 2nd, que está só no aguardo da estreia de seu anime. Fica a torcida para que o anime consiga expandir o rendimento comercial de Major 2nd, pois isso seria muito bom para a revista Weekly Shonen Sunday e para a editora Shogakukan.

O quarto e o quinto lugares ficaram para duas obras populares e promissoras (pelo menos para os padrões da Sunday): Amano Megumi wa Suki Darake! e Komi-san wa、Komyushou Desu。 . Amano Megumi continua bem recebido, em situação tranquila, com a sua espevitada protagonista agindo como de costume. Já Komi-san continua firme também, embora seu destaque tenha sofrido uma redução... mas nada que ameace a permanência da obra protagonizada por uma garota popular mas com distúrbio de comunicação.

Página Colorida de Abertura: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu

O gag mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ pegou o sexto lugar. O capítulo da edição parece ter dado fim a um arco da obra, que por enquanto se encontra em situação confortável no plantel. A sétima colocação foi para Souboutei Kowasu Beshi, que apesar de raramente ganhar páginas coloridas e de variar constantemente suas posições, continua sendo uma das obras mais estáveis lançadas recentemente.

Fora do Top 10 na edição anterior, Hatsukoi Zombie pega uma posição um pouco mais alta, ficando no oitavo lugar. O capítulo dessa edição, assim como ocorreu com Hoankan Evans, dá fim a mais um arco dessa comédia romântica ecchi, que segue em desenvolvimento e também em situação tranquila na revista. Em comparação com o nível de estabilidade da obra em seu início, em 2015, eu diria que as coisas até melhoraram com o tempo, já que se antes não era incomum ver Zombie no bottom, por exemplo, hoje isso é uma raridade.

Página Colorida de Abertura: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu

A nona posição ficou para Dagashi Kashi. Dagashi ainda está em alta na revista, com média de vendas de 200 mil cópias por volume. A obra não vem ganhando tanto destaque ultimamente, mas acredito que essa situação vai mudar (ainda que relativamente) com a proximidade da estreia da segunda temporada do anime. O importante é que ainda veremos Dagashi Kashi sendo publicado por um bom tempo na revista.

O Top 10 da vez é fechado por Be Blues! ~ Ao ni Nare. O veterano mangá de futebol continua em situação segura na revista, com um nível de vendas de volumes acima do satisfatório e com a obra ganhando destaque eventualmente. Depois de aparecer no bottom na edição anterior, K・O・I - King of Idol dá uma subidinha e fica no décimo primeiro lugar. Por enquanto a obra continua em situação confortável, sem grandes riscos de cancelamento.

Página Colorida: Saike Mata Shite Mo

Quem dá uma cochilada na décima segunda colocação é Maou-jou de Oyasumi, que repousa tranquilamente na revista, não correndo riscos de cancelamento por ora. Maou-jou não tem um nível de vendas extraordinário, mas consegue garantir sua permanência. Na décima terceira posição está Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。, obra que até conseguiu fazer relativo sucesso, mas que será finalizada nas próximas edições, infelizmente não deixando tanta saudade quanto outras obras de seu autor veterano. Depois de algumas posições elevadas na ordem de leitura, Tenshi to Akuto!! pega um medíocre décimo quarto lugar. Tenshi to Akuto!! segue tranquilamente na revista, sem riscos de cancelamento.

Na porta do bottom está Shinobino, na décima quinta colocação. E parece que as coisas começam a ficar feias pra esse novato, que está no desenvolvimento de um arco crucial. Mas pelo que li em um fórum italiano, há uma boa chance desse arco ser justamente o arco derradeiro da série e que ela seria cancelada em breve. Só o tempo dirá se a previsão é real, mas isso está longe de ser impossível, já que as vendas do primeiro volume não foram muito satisfatórias.

Página Colorida: Saike Mata Shite Mo

Quem abre o bottom em décimo sexto é Kyoukai no RINNE, que está a pouquíssimos capítulos do fim. A obra de Rumiko Takahashi será encerrada naturalmente, após quase dez anos de publicação. Não se sabe ao certo se Takahashi lançará mais uma obra após o fim de RINNE, já que ela já tem décadas de trabalho na indústria dos mangás... mas desejo tudo de bom para ela, pois ela merece, não é mesmo, pessoal?

A décima sétima posição ficou para o novato Zettai Karen Children, que volta a ter capítulos lançados após ter se ausentado na edição anterior. Zettai tem boas chances de ser finalizado naturalmente ainda em 2018, considerando que a obra está no arco final. Apesar de não estar mais no auge, Zettai ainda vende bem e seu eventual fim fará falta, ainda que a médio prazo. Nas últimas posições temos três novatos que não fizeram sucesso e serão cancelados em breve: Daiku no Hatou (no décimo oitavo lugar), Tenshou no Quadrable (décimo nono lugar) e Inseki Shoujo - Meteor Girl (vigésimo lugar). O desfecho dessas obras não deve demorar muito, acredito que até a edição #10 pelo menos duas delas já terão sido canceladas, senão as três.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (sai brevemente do hiato na próxima edição)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, K・O・I - King of Idol, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Youkai Giga
Em Risco Grande de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo - Meteor Girl, Shinobino, Tenshou no Quadrable
Será Finalizado Naturalmente em Duas Edições: Kyoukai no RINNE
Será Finalizado em Quatro Edições: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Futuros Mangás Estreantes (*): Mari Grave, Sokyuu no Ariadone, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Tokachi Hitoribocchi Nouen, 2 OBRAS INTITULADAS

LEGENDA
(*) - Teremos em breve as estreias de duas obras, uma do autor Kenjirou Hata e outra de Shun Matsuena

Bem, pessoal, assim termino a análise da primeira edição do ano editorial de 2018.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'