domingo, 24 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #03-04 (Ano 2018).


Feliz Natal!

escrito por Diego Felipe

É, pessoal, é em clima de Natal que entrego essa análise, onde tivemos uma estreia, o fim de um veterano e um grande veterano prestes a entrar em hiato. Bem, dessa vez não usarei esse parágrafo para grandes explicações. Vou logo para o índice.


TOC Weekly Shonen Sunday #03-04 (Ano 2018):
Yoda Yuki, Asuka Saito e Momoko Oko (Capa)
Marry Grave (Páginas Colorida de Aberturas, Novo Mangá) (capítulo 01)
01. Detective Conan (capítulo 1008)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。(capítulo 116)
Sokyuu no Ariadne (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 02)
03. Dagashi Kashi (capítulo 171)
04. Major 2nd (capítulo 121)
05. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 81)
06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 71)
07. Hatsukoi Zombie (capítulo 106)
Detective Conan: Hanin no Hanzawa-san (Capítulo Especial, Página Colorida)
08. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 48)
09. K・O・I - King of Idol (capítulo 28)
10. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 35)
Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 03)
11. Tenshi to Akuto!! (capítulo 145)
12. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 316)
13. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 103)
14. Daiku no Hatou (capítulo 32)
15. Zettai Karen Children (capítulo 490)
Kyoukai no Rinne (Último Capítulo, Página Colorida, 29 p.) (capítulo 398)
16. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 83)
17. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 83)
18. Saike Mata Shite Mo (capítulo 102)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 65)
19. Shinobino (capítulo 22)
20. Tenshou no Quadrable (capítulo 35)
21. Inseki Shoujo -Meteor Girl- (capítulo 30)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 23)
Tokachi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 03)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #05-06 (2018):
- Páginas Coloridas de Abertura: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
- Páginas Coloridas: Maiko-san chi no Makanai-san, Daiku no Hatou
- Fim: Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

Página Colorida de Abertura: Marry Grave

A capa da edição foi para as artistas Yoda Yuki, Asuka Saito e Momoko Oko. As páginas coloridas de abertura foram para o estreante Marry Grave, que se mostra uma obra bem intensa a julgar pelas suas raws. Ao mesmo tempo, nessa edição nos despedimos de Kyoukai no Rinne, que chega ao fim após oito anos de publicação. Rinne pode não ter sido uma das melhores obras de Rumiko Takahashi, mas fez sucesso o bastante para se manter por muito tempo e render ainda três temporadas em anime. Esse último capítulo terá 29 páginas.

Além da estreia de Marry Grave e do fim de Kyoukai no Rinne, tivemos um capítulo especial de Detective Conan, de nome Detective Conan: Hanin no Hanzawa-san. Os novatos Sokyuu no Ariadne e Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, ainda em seus segundo e terceiro capítulos, respectivamente, receberam as outras páginas coloridas.

Página Colorida de Abertura: Marry Grave

Também tivemos a publicação do 65º capítulo do mangá mensal Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai. Por ser publicado mensalmente em uma revista semanal, considero que Yugami-kun nunca é ranqueado. Os mangás Youkai Giga e Tokachi Hitoribocchi Nouen (esse ainda no seu terceiro capítulo) sempre pegam as duas últimas posições da ordem de leitura e, portanto, não são ranqueados.

E como já é de praxe, três mangás estão em hiato, sem previsão de retorno: Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko. Desses três, como sempre digo, só Gin no Saji deve retornar eventualmente, com pelo menos mais três capítulos para serem lançados na revista, enquanto Arata e Ryoko dificilmente voltaram do hiato.

Página Colorida: Sokyuu no Ariadne

Falando em hiato, o grande pilar Detective Conan até ficou em primeiro lugar nessa edição, ao contrário do que dizia a prévia da análise da edição anterior, mas a partir da próxima deve ficar em hiato, como já fora anunciado anteriormente, não havendo previsão de retorno por enquanto. Bem, para compensar, pelo menos tivemos o lançamento de um capítulo especial nessa edição, como já fora explicado mais acima.

A segunda posição foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que continua em alta na revista, mas que há tempos está sem ganhar uma página colorida - embora não seja a única a obra a estar sem receber esse tipo de regalia. O terceiro lugar foi para Dagashi Kashi, cuja segunda temporada do anime estreia no dia 12 de janeiro do ano que vem.

Página Colorida: Sokyuu no Ariadne

A quarta posição foi para Major 2nd, que verá sua adaptação em anime estrear em breve nas telinhas japonesas. Fica a torcida para que o anime consiga ajudar a expandir o rendimento comercial da obra.
Quem repousa na quinta colocação é Maou-jou de Oyasumi, que segue em situação confortável, com vendas de volume na média de pelo menos 40 mil cópias em um mês, e não encara o pesadelo do risco do cancelamento. Em sexto está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, mangá que tem um nível de vendas satisfatório e uma recepção mais que satisfatória. A obra está segura na revista.

Depois de ter sido ranqueado em primeiro lugar na edição passada, Hatsukoi Zombie volta a pegar uma posição mais costumeira: o sétimo lugar. Zombie continua em situação bem confortável, a ponto de o autor muitas vezes enrolar o desenvolvimento da história, por exemplo. Na oitava posição está Maiko-san chi no Makanai-san. O primeiro novato lançado no ano editorial de 2017 conseguiu se firmar, superando alguns fracassos anteriores do autor. A obra deve se manter na line-up no mínimo a médio prazo, se não tivermos nenhuma surpresa desagradável.

Página Colorida: Detective Conan: Hanin no Hanzawa-san

Dando um pulinho do gato e voltando ao Top 10, K・O・I - King of Idol ficou na nona colocação. O mangá de Tamiki Wakaki até possui uma boa recepção, mas por ora não se mostra uma obra que atrai uma grande quantidade de leitores. Só o tempo dirá se a situação da obra vai melhorar, mas pelo menos King of Idol está seguro a médio prazo.

Quem fecha o Top 10 é Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que continua desfrutando de uma estabilidade recém-conquistada, graças a sua boa recepção e às vendas satisfatórias dos primeiros volumes, que garantem a sua permanência na Weekly Shonen Sunday. Na próxima edição, de quebra, Hoankan Evans receberá as páginas coloridas de abertura.

Página Colorida: Detective Conan: Hanin no Hanzawa-san

Após algumas posições mais altas na ordem de leitura, Tenshi to Akuto!! pega um medíocre décimo primeiro lugar. A situação do mangá continua favorável, mesmo não tendo um nível de vendas de volumes dos mais espetaculares (mas é suficiente para manter o mangá). O veterano Be Blues! ~ Ao ni Nare outra vez pegou uma posição medíocre (ficou na décima segunda posição), mas o importante é que esse mangá de futebol continua em situação confortável e por ora só deve ser finalizado se essa for a vontade do autor.

Após ter ganho uma página colorida na edição anterior, Amano Megumi wa Suki Darake! pega um de seus ranqueamentos mais baixos, ficando na décima terceira colocação. Mas a situação da obra não é nada desfavorável: o mangá tem um nível de vendas satisfatório e uma boa recepção, desfrutando de uma confortável estabilidade.

Página Colorida: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu

Surpreendentemente Daiku no Hatou, obra ameaçada de cancelamento, conseguiu ficar de fora do bottom e pegou um décimo quarto lugar. Se não tivermos nenhuma surpresa, Daiku dificilmente escapará do cancelamento. Perto da incrível marca de 500 capítulos lançados (isso se o mangá não acabar antes, como ocorre com Kyoukai no Rinne), Zettai Karen Children fica em posição medíocre/baixa, aparecendo na décima quinta posição. A obra está em seu arco e tem boas chances de ser finalizada naturalmente em 2018.

Na porta do bottom quem dá as caras é Souboutei Kowasu Beshi, no décimo sexto lugar. Souboutei nem sempre recebe o destaque apropriado por parte dos editores, mas é um mangá com um nível de vendas superior às de outras obras da revista. A recepção de Souboutei também continua sendo boa. E em seu antepenúltimo capítulo, Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。, sem surpresas, abriu o bottom na décima sétima posição. Apesar das vendas satisfatórias, Hiiragi-sama não ganhou grande repercussão do público e seu potencial comercial se revelou nulo. Com o tempo, passou a não valer a pena manter a obra da revista.

Página Colorida: Kyoukai no Rinne

A décima oitava colocação foi para Saike Mata Shite Mo, obra que passou recentemente da marca de 100 capítulos publicados. Saike não apresenta um nível de vendas de volumes dos mais elevados e não chega a ser um mangá de destaque na revista, mas também não corre riscos grandes de cancelamento, o que dá liberdade ao autor em prosseguir com o desenvolvimento do enredo.

Nas últimas três posições de mangás ranqueados vemos três mangás que devem ser cancelados em não muito tempo: Shinobino (no décimo nono lugar), Tenshou no Quadrable (no vigésimo lugar) e Inseki Shoujo -Meteor Girl- (no vigésimo primeiro lugar). Esses três novatos não conseguiram conquistar o público leitor. Em até dez semanas creio que não veremos mais esses três mangás sendo lançados.

Página Colorida: Kyoukai no Rinne


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (entrou em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, K・O・I - King of Idol, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadone, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave, Tokachi Hitoribocchi Nouen
- Em Risco Relativo de Cancelamento: Daiku no Hatou
Em Risco Grande de Cancelamento: Inseki Shoujo - Meteor Girl, Shinobino, Tenshou no Quadrable
Finalizado Nessa Edição: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)

Bem, galera, assim termina a análise da edição #03-04 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'