terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #08 (Ano 2018).


Tempos de Calmaria


escrito por Diego Felipe


Com alguns novatos do ano passado se estabilizando, com o ano editorial de 2018 ainda na fase inicial, a rara ausência de uma obra do plantel e com a falta de novidades para os mangás veteranos, podemos dizer que essa foi uma das edições mais tranquilas - senão a mais tranquila - desse ano editorial, até agora.


TOC Weekly Shonen Magazine #08 (2018):
Domestic na Kanojo (Capa Digital, Página Colorida de Abertura) (capítulo 172)
01. Tokyo Revengers (capítulo 46)
02. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 27)
03. Seitokai Yakuindomo (capítulo 456)
04. Daiya no Ace - Act II (capítulo 109)
05. Nanatsu no Taizai (capítulo 250)
06. Tsurezure Children (capítulo 171)
07. Gotoubun no Hanayome (capítulo 22)
Sensei、Suki desu。 (Pré-Rank) (capítulo 04)
08. Runway de Waratte (capítulo 32)
Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (Páginas Coloridas) (capítulo 19)
09. DAYS (capítulo 232)
10. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 83)
11. En En no Shouboutai (capítulo 112)
12. Fuuka (capítulo 186)
13. Senryuu Shoujo (capítulo 68)
14. Ahiru no Sora (capítulo 568)
15. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 41)
16. Seishun Soukanzu (capítulo 19)
17. Real Account (capítulo 147)
18. 8-jou Carnival (capítulo 09)
19. Fumetsu no Anata e (capítulo 53)

TOC Weekly Shonen Magazine #09 (2018):
- Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura: En En no Shouboutai
- Página Colorida, Capítulo Especial: Bokura no Ousama
- Páginas Extras: Sensei, Sukidesu (26 p.)
- Ausente: Fuuka

A capa digital e a página colorida de abertura foram para o veterano Domestic na Kanojo, que continua em situação bem segura após um tempo considerável de publicação. As outras páginas coloridas foram para Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, novato que pena para conseguir se estabilizar e cujo rendimento precisa se mostrar pelo menos satisfatório se não quiser ser cancelado. Outro novato, Sensei、Suki desu。, ainda está em seu quarto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo - ou do nono, caso o oitavo ganhe página(s) colorida(s).

O primeiro lugar da vez foi para Tokyo Revengers, que tem quase um ano de publicação e, apesar das vendas razoáveis, mantém uma boa recepção e parece estar sendo bem-avaliado pelos editores, o que ajuda o mangá a permanecer por pelo menos mais um tempo. O mesmo vale para o novato Kanojo, Okarishimasu (segundo lugar da vez), que apresenta um nível satisfatório de vendas e uma boa recepção, conseguindo se manter na revista.

Com pouco mais de uma década de publicação, Seitokai Yakuindomo ficou na terceira posição, mantendo-se em situação muito favorável, mesmo com o longo prazo de existência. Seitokai ainda apresenta um bom nível de vendas de volumes, o que torna a sua permanência algo assegurado. O mangá de beisebol Daiya no Ace - Act II ficou na quarta colocação. Daiya ainda está em alta na Shonen Magazine, com um rendimento muito bom para os padrões da revista. Não duvido nada que futuramente a obra receba uma adaptação em anime, assim como a primeira parte do mangá recebeu.

Página Colorida de Abertura: Domestic na Kanojo

O pilar Nanatsu no Taizai, que teve seu 250º capítulo publicado nessa edição, aparece na quinta colocação. Nanatsu segue em alta na revista, sendo um mangá muito rentável (apesar da redução nas vendas de volumes). Em sexto está Tsurezure Children, que assim como na edição anterior pega outra posição elevada na ordem de leitura. Mas não diria que a situação de Tsurezure é das melhores, já que, com o fracasso do anime, o mangá parece ter perdido muito do apoio editorial que tinha antes. O mangá corre o risco de perder força e até ser cancelado mais pra frente. Mas por enquanto Tsurezure ainda vai permanecer.

Na sétima posição quem dá as caras é o novato Gotoubun no Hanayome, que vai conseguindo se estabilizar e garantir seu lugar ao sol na Weekly Shonen Magazine, sem correr riscos de cancelamento. Quem pegou a oitava colocação foi Runway de Waratte, cujo terceiro volume vendeu 18.641 cópias em cinco dias. Não é uma quantidade das mais elevadas: a obra só venda por ora 40 mil cópias em média por volume. Mas a julgar pela recepção interna, o destaque dos editores e o nível fraco de vendas da semana anterior, isso não deve ser um sinal tão ruim para Waratte, que deve ir sobrevivendo. Inclusive, ao aparecer no Ranking Oricon da semana passada, Waratte pegou o 23º lugar, posição até considerável, ainda que em uma semana fraca de vendas de volumes.

O veterano DAYS fica com o nono lugar. Esse mangá de futebol ainda tem apoio e respaldo do grupo editorial, visto o leve aumento de rendimento comercial que a obra recebeu após sua adaptação em anime em 2016. Entre março e julho desse ano, três OVAs de DAYS devem ser lançados. Hoshino、Me o Tsubutte。 pegou a décima colocação. Aos poucos Hoshino se aproxima da marca de cem capítulos publicados. O mangá tem um nível de vendas satisfatório (pelo menos 50-60 mil cópias vendidas em menos de um mês) e mantém uma boa recepção. Está em situação confortável no plantel.

Página Colorida: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai

O décimo primeiro colocado é En En no Shouboutai, que pegou uma posição medíocre nessa edição, mas receberá o privilégio de ter a capa digital e as páginas coloridas de abertura da próxima edição. En En segue em alta na revista e tem boas chances de ganhar uma adaptação em anime mais pra frente. Fuuka ficou com a décima segunda posição. O mangá de Kouji Seo estará ausente na próxima edição, embora provavelmente o mangá já retorne à sua publicação normal na edição #10. Fuuka não está recebendo muito destaque do grupo editorial devido ao fracasso do anime no ano passado, mas ainda assim o mangá segue em situação estável na line-up.

Em décimo terceiro lugar quem dá as caras é Senryuu Shoujo, que segue confortavelmente na revista, com um nível satisfatório de vendas e uma boa recepção interna. Na décima quarta colocação o veterano mangá de basquete Ahiru no Sora, que ficou na porta do bottom. Ahiru continua com um rendimento muito bom, ainda que menor do que a obra vinha apresentando nos anos anteriores. Quem abre o bottom na décima quinta posição é Kishuku Gakkou no Juliet, que segue em situação tranquila e com média de vendas de pelo menos 100 mil cópias por volume em mais de um mês. É comum vermos Kishuku variar de posição na ordem de leitura.

Página Colorida: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai

O novato Seishun Soukanzu ficou no décimo sexto lugar, amargando mais uma passagem pelo bottom. A situação de Seishun não é muito otimista e a obra corre grande risco de acabar sendo cancelada em breve. Quem fica na décima sétima colocação é Real Account, que como já informado anteriormente terá filme live-action em breve. Isso faz com que o mangá ganhe mais relevância no rendimento comercial das obras da revista, mas não faz com que receba mais destaque ou divulgação por parte dos editores. O importante é que a obra tem vendas satisfatórias e segue tranquilamente na line-up.

A décima oitava posição foi para o novato 8-jou Carnival, que nem mesmo chegou ao décimo capítulo e já é um dos principais candidatos ao cancelamento na revista. Acho que nem mesmo um milagre salva a situação desse novato. Enfim... Quem fecha a revista no décimo nono lugar é Fumetsu no Anata e, em contraste com a edição anterior, em que ficou em primeiro na ordem de leitura, ganhando capa e página colorida de abertura. Fumetsu segue em alta na Weekly Shonen Magazine e deve permanecer por um bom tempo sendo publicado.



SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
Relativamente Seguros, Com Boas Chances de Acabar Em 2018: Tsurezure Children
Novato: Sensei、Suki desu。
Em Risco de Cancelamento: 8jou Carnival, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Seishun Soukanzu


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, Hajime foi o único mangá a receber páginas coloridas. Como o mangá não sai digitalmente, não foi possível ter acesso às páginas coloridas.


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #09 da Weekly Shonen Magazine em 2018.
Até a próxima, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'