sábado, 27 de janeiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #09 (Ano 2018).


Notícia amarga.

Talvez a TOC não seja surpreendente, mas essa edição nos trouxe uma notícia assustadora e muito amarga. Muitos esperavam que esse momento chegasse, mas vê-lo em frente de nós, é sempre muito triste. Foi anunciado o encerramento de Gintama, que provavelmente chegará ao seu fim na próxima edição. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:

Weekly Shonen Jump #09 (29/01/2018)
Yakusoku no Neverland capítulo 72 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece c892
Bozebeats (Capítulo 03)
Hunter x Hunter c371 (Página Colorida, Retorno)
02 - Black Clover c142
03 - Kimetsu no Yaiba c95
04 - Haikyuu!! c287
05 - Saiki Kusuo no Sainan c275
Act-Age c02 (Página Colorida, 25 paginas)
06 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c48
07 - Boku no Hero Academia c168
08 - Shokugeki no Soma c248
Seishun!! Sanae no Daibouken (One Shot, Vencedor do Prêmio Akatsuka)
09 - Hinomaru Zumou c178
10 - Yuragi-sou no Yuuna-san c96
11 - Spring Weapon No. 1 c62
12 - Gintama c668
13 - Robot x Laserbeam c42
14 - Full Drive c13
15 - Golem Hearts c12
Tomatoypoo no Lycopene c15
Ausentes: Dr. Stone c44 e World Trigger c165 (Hiato)

Weekly Shonen Jump #10 (05/02/2018)
Capa e Página Colorida de Aberturra: Gintama (Possível Último Capítulo)
Página Colorida: Boku no Hero Academia e Shokugeki no Soma


Página Colorida de Abertura: Yakusoku no Neverland.

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida para Yakusoku no Neverland, que continua a desenvolver esse novo arco "polêmico". Também tivemos página colorida para Hunter x Hunter que finalmente retornou para revista (no lugar de provavelmente Gintama). NÃO tivemos nessa edição nosso querido Dr.Stone. Boichi lança simultaneamente dois mangás semanais, o que é muito complicado, por isso essa pausa deve ter sido para o autor poder descansar um pouco. Foram quase um ano de serialização sem que o autor parasse por uma semana.

Em primeiro lugar tivemos que ONE PIECE, que teve a estrada livre para alcançar a primeira colocação nessa semana. Dr.Stone não esteve presente na revista e Yakusoku no Neverland teve página colorida de abertura. Deste modo, o único mangá que poderia ameaçar ONE PIECE era Kimetsu no Yaiba, que essa semana foi bem, mas não o suficiente para roubar a primeira colocação. Em segundo lugar tivemos Black Clover que mesmo não conquistando tantas primeiras colocações, por causa do seu anime em transmissão, continua recebendo por parte dos editores colocações altas. Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que também se encontra em uma boa situação dentro da revista.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, que essa semana deu um pequeno pulo do gato, mas não o suficiente para alcançar as três primeiras colocações. A série continua sendo um dos pilares da revista e se encontra em uma situação confortável. Logo após na quinta colocação tivemos PSI Kusuo Saiki que lançou a sua segunda temporada do anime. Acredito que essa segunda temporada conseguirá ter uma boa recepção, mas não deve aumentar a popularidade da série (por isso, também não aumentará suas vendas). Ela será mais importante para manter as vendas dos volumes da série estáveis, alcançando a marca de 150 à 200 mil cópias. É raro vermos uma segunda temporada aumentando as vendas de um mangá (somente quando tem um grande mudança da primeira à segunda).

Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que vai se estabelecendo na revista, enquanto consegue garantir várias posições altas. Boku-tachi, mesmo não sendo um ecchi, não recebe um tratamento igual a séries dos demais gêneros, por isso podemos considerar o destaque recebe atualmente por parte da série bem alto. O motivo pelo qual os editores não dão um destaque para a série é o seu gênero. Comédia romântica acaba não agradando todo mundo, e é melhor colocar nas primeiras páginas, séries que agradam a maioria dos compradores. Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua recebendo páginas em colocações mais "medíocres" e bem longe da primeira colocação.

Em oitavo lugar tivemos Shokugeki no Souma que muitas pessoas estão suspeitando que a série esteja preste a acabar (durando, no máximo, mais um ano). O roteirista tinha plano para no minimo, outros quatro anos de mangá, contudo, talvez vendo a queda de popularidade tenha mudado de ideia, por isso é possível que a série esteja caminhando para o seu encerramento, mas para mim é improvável que isto esteja acontecendo. Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que se encontra em uma situação confortável na revista, já que receberá sua primeira temporada em algum momento desse ano. Porém, mesmo se a permanência em curto prazo da série seja garantida, em longo prazo não é. Após o anime, existe o risco da série acabar sendo cancelada ou transferida para a plataforma online da revista.

Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua recebendo posições baixas, mas está estável na revista. Hoje fui com um amigo meu em uma banca de revista (aqui na Itália) e encontrei vendendo o primeiro volume de Yuragi-Sou no Yuuna-San, isso significa que a série já começou a chegar na Europa. Mesmo que a Shueisha não leve como prioridade o mercado internacional, para a empresa é sempre bom ver seus produtos serem licenciados ao redor de todo o globo (por coincidência também encontrei o primeiro volume de Illegal Rare). Em décimo primeiro lugar tivemos Spring Weapon Number One, que pode acabar sendo cancelado na próxima leva, mas eu diria que a possibilidade é baixa. Os editores devem estrear somente dois mangás.

Em décimo segundo lugar tivemos Gintama que pode acabar na próxima semana. Normalmente os editores quando escrevem "clímax" se referem justamente ao último capítulo da série, e vendo o progredir da história, é realmente possível que isto aconteça na próxima edição. Sobre a série terminar com uma capa, normalmente a WSJ evitava tal "presente", contudo, com a mudança de editor-chefe, podemos também ver uma mudança de mentalidade. É possível que o novo editor prefira dar uma capa de adeus para Gintama, estimulando vários leitores a comprarem essa edição tão especial. Em décimo terceiro lugar tivemos Robot x Laserbeam que se encontra seguro na revista, e nas duas últimas colocações tivemos Full Drive e Golem Hearts respectivamente, ambos já cancelados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'