quinta-feira, 22 de março de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #16 (Ano 2018).


Entrando em situação mais delicada


escrito por Diego Felipe

Infelizmente recentemente tivemos a notícia de que Dagashi Kashi, uma das obras mais rentáveis da line-up, estaria perto do fim. É uma notícia de cair o queixo, uma vez que o mangá estava em ótima fase. Mas bem, falarei mais sobre isso no espaço da análise destinado a esse mangá. Por enquanto, fiquem com o índice da revista, dessa edição #16.

TOC Weekly Shonen Sunday #16 (2018):
Souboutei Kowasu Beshi (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 93)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 130 e 131)
Kimi wa 008 (Pré-Rank) (capítulo 04)
02. Dagashi Kashi (capítulo 182)
03. Be Blues ~ Ao ni Nare (capítulo 324)
Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (Capítulo Especial da Sunday Webry)
04. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 93)
Tonikaku Kawaii (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 06)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 114)
Tenshi to Akuto!! (Página Colorida) (capítulo 156)
06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 81)
Memesis (Pré-Rank) (capítulo 03)
07. Hatsukoi Zombie (capítulo 117)
08. Major 2nd (capítulo 131)
09. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 59)
10. Shinobi no (capítulo 32)
11. K・O・I - King of Idol (capítulo 38)
12. Soukyuu no Ariadne (capítulo 13)
13. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 46)
14. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 14)
15. Marry Grave (capítulo 12)
16. Saike Mata Shite Mo (capítulo 108)
17. Zettai Karen Children (capítulo 498)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 34)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 14)
Daiku no Hatou (Em hiato) (pausado no capítulo 41)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #17 (2018):
- Capa, Página Colorida: Komi-san wa、Komyushou Desu。
- Páginas Coloridas de Abertura: Amano Megumi Suki Darake
- Página Colorida: Shinobi no

TOC Weekly Shonen Sunday #18 (2018):
- Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008
- Página Colorida: Marry Grave
- Mangá Mensal, Página Colorida: Yuugami-kun ni wa Tomodachi ga inai
- Mangá Mensal: Birdmen
- Ausente: Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #19 (2018):
- Página Colorida: Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2018):
- Fim: Dagashi Kashi

Anúncio de anime para Karakuri Circus

A capa e as páginas coloridas de abertura foram para Souboutei Kowasu Beshi... ao contrário do que eu pensava, o anúncio importante que seria feito não diz respeito a Souboutei mas sim ao seu autor, Kazuhiro Fujita. Um de seus sucessos anteriores, Karakuri Circus, receberá uma adaptação em anime e ainda terá seus volumes reimpressos e disponíveis para venda. Levou um tempão, mas enfim Karakuri receberá uma adaptação. Fica o desejo de boa sorte aos responsáveis. Quanto a Souboutei... bom, esse segue tranquilão na revista, vendendo bem e pegando posições medíocres na maior parte das vezes, mas mantendo uma boa aceitação dos leitores.

As outras páginas coloridas foram para o novato Tonikaku Kawaii (que segue cheio de expectativas por parte do grupo editorial) e para o veterano Tenshi to Akuto!!. Recentemente foi anunciado que Tenshi to Akuto!! entraria em seu arco final. Ou seja, a obra tem boas chances de ser finalizada em 2018, senão no início de 2019. Dependerá do tempo que o autor pretende estender a obra. Tenshi tem uma boa aceitação interna mas comercialmente falando, dependendo do desempenho dos próximos novatos, talvez seu fim não seja problemático no que diz respeito a questões comerciais (O mesmo não pode-se dizer de Dagashi Kashi...). Tivemos ainda outro capítulo especial de Shinigami Bocchan to Kuroi Maid, mangá publicado na Sunday Webry.

Os novatos Memesis e Kimi wa 008 ainda estão em seus terceiro e quarto capítulos respectivamente. Cada um deles só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo. Mas é interessante notar que o pré-ranqueamento de Kimi wa 008 está bem mais alto que o de Memesis na ordem de leitura, o que faz com que não seja descarta a hipótese de que, ao menos por enquanto, as expectativas dos editores em cima de Kimi wa 008 estão maiores.

Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasu Beshi

Vale lembrar também que dois mangás sempre pegam a penúltima e a última posição da ordem de leitura e por isso não são ranqueados. São eles: Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen, respectivamente. Um dado interessante é que as vendas de Youkai Giga são muito baixas, então não seria surpresa se o mangá fosse cancelado eventualmente. E seguem em hiato os seguintes mangás: Daiku no Hatou, Detective Conan (que é o mangá mais rentável da revista), Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko.

O primeiro lugar foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que mais uma vez pegou uma posição altíssima entre os ranqueados. Komi-san, de quebra, receberá a capa e uma página colorida na próxima edição. A situação do mangá está muito boa, prosperando em vários quesitos (recepção interna, vendas de volumes, posições entre os ranqueados, potencial comercial, etc.). E a obra assim vai permanecer por um bom tempo, se seguir nesse belo ritmo. Talvez até sobre tempo para que Komi-san consiga fazer cem amigos ou mais (risos).

E em segundo está Dagashi Kashi, que infelizmente vai chegar ao fim em quatro capítulos (a partir dessa edição). O mangá fez um sucesso acima da média das demais obras da revista, conseguindo duas temporadas em anime (a segunda ainda está em exibição, perto do fim) e um aumento de tiragem em 2016, após a primeira temporada. Dagashi foi uma das poucas obras recentes a conseguir superar a média de 200 mil cópias por volume, com ou sem anime (Major 2nd, sem anime, conseguia vender 250 mil por volume). É uma obra cujo fim terá impacto no rendimento comercial da revista, que já não conta com muitos mangás com alto nível de vendas. Mas, vendo pelo ponto de vista do autor, ao menos a obra será encerrada ainda estando em alta, sem passar por um desgaste forte. Além disso, o autor continuará com moral para lançar uma nova obra eventualmente. Mas para todos os efeitos... Dagashi fará muita, mas muita falta.

Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasu Beshi

Nessa edição vemos Be Blues ~ Ao ni Nare dar o pulo do gato, saindo da porta do bottom e indo para o terceiro lugar. O mangá de futebol continua em fase tranquila na revista, sem riscos claros de cancelamento (o que não impede que o autor possa finalizar a obra em breve, se ele quiser). Maou-jou de Oyasumi dá uma pequena subida na ordem de leitura e pega a quarta colocação. Maou-jou é um gag mangá que costuma aparecer com frequência no Top 10, embora as vezes cochile e surja em posições mais baixas. Mas é um mangá que já se estabilizou e continua em situação confortável.

Após uma posição medíocre no nono lugar da edição anterior, Amano Megumi wa Suki Darake! dá uma subida e fica em quinto. Amano Megumi é uma obra que dificilmente sai do Top 10 quando ranqueado. O mangá não vende horrores, mas vende bem, tanto é que, vira e mexe, o mangá ganha páginas coloridas, páginas de divulgação e as vezes até vemos o mangá ter um pequeno espaço na capa das edições (não é o único que ganha esses espaços, mas é um dos que mais ganha).

Já Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari também deu uma subidinha e pega o sexto lugar. Aozakura é um mangá que, como expliquei na edição anterior, varia suas posições mas costuma aparecer mais no Top 10. Não é uma obra com um nível de vendas de volumes excepcional mas os editores parecem satisfeitos tanto com a opinião dos leitores quanto com o rendimento comercial que a obra apresenta.

Página Colorida: Tonikaku Kawaii

Em uma posição mediana na ordem de leitura, mas boa para os mangás ranqueados, Hatsukoi Zombie ficou na sétima posição. Tem sido cada vez mais raro ver o mangá aparecer fora do Top 10. Zombie só aparece no bottom esporadicamente (algo diferente do que ocorria em seus primeiros ranqueamentos). A situação dessa comédia romântica ecchi continua sendo bem confortável. A oitava posição é de Major 2nd, que outra vez pegou uma posição abaixo de sua média, mas ainda assim se mantendo no Top 10. O anime de Major 2nd está prestes a estrear e mesmo assim parece que os editores não vão divulgá-lo muito. Por um lado, trata-se de uma continuação de um mangá muito popular e chamativo por natureza. Por outro lado não custava nada dar uma mãozinha, já que isso pode aumentar o rendimento comercial da obra.

Em nono lugar está Maiko-san chi no Makanai-san, que deu uma leve subida na ordem de leitura e voltou ao Top 10. Maiko-san é um mangá que costuma variar suas posições, não tendo uma preferência exata entre o Top 10, o meio da tabela e o bottom. Mas o mangá ainda apresenta bons resultados comercialmente e na avaliação crítica, por isso está sendo mantido. A décima posição foi para Shinobi no, que pelo que vi aqui começou a entrar numa situação no mínimo delicada. Mal saiu o terceiro volume e as vendas, que já não eram tão boas, estão começando a cair. Por outro lado, autores como Mitsuru Adachi e Rumiko Takashi começaram a indicar a obra para seus leitores. Não é um marketing impressivo, porém pode até funcionar. Mas o que vale inferir é que, por mais que os editores tentem manter até obra até onde é possível, os riscos de cancelamento são reais.

Após muitas aparições no bottom, K・O・I - King of Idol dá uma leve respirada e aparece em décimo primeiro lugar... mas creio que na próxima edição a obra já volta ao bottom. Trata-se de um mangá que está ficando cada vez mais pra escanteio por parte dos editores, o que alimenta o risco de cancelamento mais pra frente. A décima segunda colocação ficou para Soukyuu no Ariadne, que mais uma vez apareceu numa posição medíocre/baixa, dessa vez na porta do bottom. Ariadne não vem pegando boas posições, embora por ora os editores ainda pretendem dar apoio a obra, ainda mais devido ao autor famoso e consagrado. É torcer para que os resultados venham e o mangá se mostre rentável, caso contrário será mais uma obra promissora a não vingar.


Página Colorida: Tenshi to Akuto!!

Mais uma vez vemos Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ aparecer no bottom, após o oitavo lugar da edição anterior. Hoankan, de quebra, abriu a zona dos cinco últimos colocados, pegando a décima terceira posição. O mangá de faroeste, aos poucos, vai pegando posições cada vez mais baixas, o que me deixa em dúvida se a obra tem chances de se manter a médio prazo, já que os editores não parecem animados em divulgar a obra com a mesma intensidade da época que antecedeu o lançamento do primeiro volume de Hoankan.

O novato Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu mais uma vez pegou uma posição no bottom, pegando a décima quarta colocação. Tantei Zeno ainda tem chances de se firmar, mas não são tão grandes quanto o esperado e, de quebra, o mangá nem tem sido ranqueado em posições satisfatórias da ordem de leitura. É preciso esperar mais tempo para ver o destino de Tantei Zeno na line-up mas é complicado pensar que vai ser dos mais otimistas se as coisas permanecerem nesse ritmo.

Página Colorida: Tenshi to Akuto!!

A décima quinta posição foi para Marry Grave, novato que, após ter ganho página colorida na edição anterior, volta a amargar uma posição no bottom. A situação desse novato não começou bem e, se continuar assim, vai ficar pior, pois sempre há o risco de perder o apoio editorial quando se é um novato que não chama tanta atenção quanto o esperado. E se Marry Grave continuar a aparecer tantas vezes no bottom ou em posições medíocres, isso pode significar que o risco de cancelamento está se intensificando. Já a décima sexta colocação foi para Saike Mata Shite Mo... É, galera, não dá pra supor por quanto tempo o mangá vai durar... Mas dá pra afirmar uma coisa: Saike vai entrar em hiato em não muito tempo. Trata-se de uma obra que até tem um pouquinho de respaldo dos editores, mas não o bastante para receber muito destaque.

E o último mangá entre os ranqueados da vez foi Zettai Karen Children, no décimo sétimo lugar. Zettai ficará ausente na próxima edição, mas já estará de volta na edição #18, com direito a página colorida. Zettai pode até estar em desgaste, mas com a proximidade do capítulo de número 500, seria sacanagem não dar uma regalia a esse veterano que já teve dias de glória. Zettai na maioria das vezes aparece no bottom, embora as vezes consiga beliscar posições mais elevdas. De qualquer forma, Zettai já está em sua reta final e, caso não chegue ao fim em 2018, dificilmente passará de 2019. Ao menos o autor cinquentão Takashi Shiina, se quiser, terá direito a um merecido descanso depois de anos de trabalho árduo para desenvolver a obra.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Daiku no Hatou (em hiato)Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo
- Não-Ranqueados: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008 e Memesis
- A Ser Finalizado Naturalmente: Dagashi Kashi (a três capítulos do fim)
Em Risco Leve-Médio: Sokyuu no Ariadne, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave, Shinobi no
Em Risco Médio-Alto: K・O・I - King of Idol
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)

Bem, galera, assim encerro a análise da edição #16 da Weekly Shonen Sunday.
Até mais, pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'