domingo, 14 de outubro de 2012

Análise: One Piece 568: "Para o Futuro! O Caminho que Leva ao Sol!" (Anime Review).


"Se você fere alguém ou se alguém o fere, o mesmo sangue vermelho será derramado"


Este Artigo contém spoilers referentes ao episódio 568 do Anime, porém não contém nenhum spoilers relacionado ao mangá.

Sou obrigado a começar essa review com um elogio que notei aos 4 minutos de episódio... A recapitulação só durou 2 minutos!!! Me surpreendi em ver o episódio começando tão cedo, já que para ocupar tempo eles estão com a mania de colocar uma recapitulação de 2 décadas de duração.

Minhas expectativas para o episódio eram mais do que baixas, eram praticamente negativas. Por toda a saga eles falharam em dar tensão, em dar emoção ou passar qualquer sentimento ao leitor sem ser tédio. Porém, este episódio conseguiu me surpreender.

O encerramento do episódio, que teve como diretor de animação Toshio Deguchi, foi simplesmente espetacular: O diretor conseguiu trazer de volta várias cenas (Inúmeras, algumas que eu nem lembrava) da saga que junto com a trilha sonora impecável e o discurso do narrador fizeram uma magnifica conclusão do episódio e da saga.

Foi com este final que finalmente conseguimos "sentir" o tema principal da saga, que é o preconceito. Um tema abordado por Oda de forma magistral no mangá, mesmo que em sí a saga foi fraca. A Ilha dos Tritões teve, em minha opinião, vilões fracos, sem carismas. Em vários episódios a animação foi de ruim qualidade, porém devo ressaltar que a mensagem passada na saga, que esta relacionada ao preconceito, foi a mais bonita de todo o One Piece até agora!

O ponto forte desta saga em sí foi esta mensagem, a história do ódio dos tritões, este sentimento que culmina dentro de cada cidadão desta ilha, e que Oda vem desenvolvendo desde Arlong Park. Inclusive, o fato deste episódio conseguir agradar a maioria foi o fato de ser focado neste aspecto: O preconceito - Repetindo, o ponto forte de desta saga -.

Felizmente na história o preconceito dos homens peixes com os humanos foi vencido, porém, infelizmente o contrário ainda vai demorar que aconteça no universo de One Piece... E creio que não tão cedo os Tritões poderão conviver junto com os humanos fora da ilha dos tritões.

Voltando ao momento final, pela primeira vez desde de Marineford, uma cena do anime foi mais emocionante do que ela mesmo no mangá! A saga das Ilha dos Tritões (Ilha dos Homens-Peixes... Hehe.. Que Ridículo), foi fraca e não correspondeu nem um pouco o que havia prometido.

Em uma história, o carisma do vilão é essencial para que o público se emocione pela causa do herói, infelizmente na Ilha dos Tritões os vilões foram sem "graça" com um carisma nulo. Eu não conseguia odiar o Hody, porém também não conseguia odia-lo. Simplesmente ele era nulo!

Outro ponto que ajudou no anime a saga não ter agradado foi o fato de ter um ritmo muito lento, onde em vários minutos eles enchiam linguiça para conseguir chegar aos 20 minutos. Um acontecimento que deveria durar 5 minutos era enrolado até os seus 18 Minutos (Sendo que 6 minutos eram de recapitulação, assim somando ao todo 24 minutos de episódio).

A animação também não ajudou nem um pouco, a escolha dos diretores foi bem fraca em vários momentos. Episódios que a animação era essencial teve diretores fracos que não conseguiram "suportar a pressão". Cenas de ação extremamente importantes foram sucumbidas por sensação de estarmos assistirmos um anime de quinta categoria, já que a animação em vários episódios era bem pobre.

Porém como eu já disse, a saga não foi totalmente ruim, e não acredito que tenha sido a pior de One Piece - Thriller Bark foi bem pior - Como eu já disse, a história da saga foi bem desenvolvida, e pensada por Oda. Tendo uma das mensagens mais lindas que já vi em todos os Animes.

Os últimos episódios felizmente, foram uma sequência de acertos, com este que encerrou de forma emocionante e satisfatória uma saga fraca e decepcionante no quesito animação, personagens e ação. Agora só nos resta esperar mais alguns episódios "pós-vitória" antes de entrarmos em uma saga que promete muito!

P.S¹: Opa... Será Jinbei aceitará ser o Nakama de Luffy? Bem, a resposta eu sei, mas é um questionamento que deve ter surgido na cabeça dos que não lêem o mangá!

P.S²: É lógico que Chopper ia ficar exausto, o Monster Point que deveria durar 3 minutos, durou 3 horas - Maldita enchimento de linguiça!

QUE VENHA PUNK HAZARD!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'