terça-feira, 13 de novembro de 2012

Reflexões Semanais #02: Queda de vendas e público de Bleach, o que está acontecendo?


A situação esta preta!

Nesta última edição da Shounen Jump, a número 50, Bleach conseguiu a terrível e assustadora posição 12° no TOC. Sendo o quarto pior mangá em termo de público na semana. Para piorar, Bleach na sua última edição teve uma das piores vendas dos últimos tempos, para o padrões do mangá. O público está cansando de Bleach ou Kubo que está tomando decisões erradas? Em fim, o que está acontecendo com Bleach?

A alguns tempo atrás, Bleach, Naruto e One Piece eram considerados os três maiores mangás da Shounen Jump, os gigantes que sustentavam a revista: Por mais que alguns outros mangás, como Psyren, Reborn, Sket Dance, entre outros sempre trouxeram lucro a revista também.

Os anos foram passando, One Piece só fez aumentar sua popularidade, chegando a se tornar o mangá de maior sucesso da história da Shounen Jump. Naruto teve uma queda no público, e agora disputa entre 3° lugar á 5° Lugar... Mas são boas posições, e não corre risco de cancelamento.

Já Bleach... Nas últimas semanas Bleach só vem conquistando posições ruins, esta semana chegou a um ponto alarmante! 12° Colocação. Não é o bastante para cancela-lo, mas se cair mais duas posições, pode dizer adeus a sua série.

As vendas também caíram, a edição #56 de Bleach vendeu 250 mil na sua primeira semana, é até muito para um mangá (Vamos comparar Bleach a vendas de One Piece), porém a um ano atrás, a edição #52 vendeu 400 mil na primeira semana. Em 1 ano, caiu para a metade as vendas de Bleach

O interessante é que Bleach vai alcançando a situação de Reborn, que foi cancelada a duas semanas atrás. Significa, é um mangá que até vende bem, mas com a continua queda de vendas e o desinteresse do público, vai se tornando cada vez menos lucrativo para a revista Shounen Jump.

Alguns motivos desse fracasso pode ser o exagero nas lutas (Como um personagem ser cortado ao meio, e sobreviver), e a falta de coerência no roteiro, em vários momentos, o fato de Kubo colocar Ichigo cada vez mais Overpower e a ausência de personagens secundários, porém marcantes.

No final, Kubo (Criador de Bleach) vai tomando várias decisões que não estão agradando o leitor do mangá. Assim, este leitor vai desanimando, deixando de comprar as edições, e votando no TOC em mangás que estão com uma qualidade melhor.

Por mais que alguns fãs discordem que Bleach esteja indo pelo caminho errado, a resposta está vindo na recepção do público que é de grande maioria negativa. Só nos resta esperar as mudanças que Kubo fará a partir dos próximos capítulos.

Bleach está na sua reta final, e deve terminar em 2 ano ou um pouco mais, porém... A Shounen Jump é uma empresa capitalista, e só pensa no dinheiro: Se Bleach der mais prejuízo, a cancelará antes que Kubo possa terminar o mangá, mesmo que acho que as vendas não estão caindo tão rapidamente ao ponto disso acontecer tão cedo, pelo ritmo que observo, Bleach até o final de 2014 deve conseguir sustentar suas vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'