quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #42 (Ano 2014).


No meio das trevas, o herói nasce portando a luz.

O "olho" desta notícia não é uma referência a nova série de Sci-fi, e sim a Boku no Hero Academia que nessa TOC continuou sua caminhada rumo ao sucesso. Depois de anos procurando um grande B-Shounen, será que finalmente a Shonen Jump encontrou o seu "herói"? Comentarei disso em alguns parágrafos abaixo, agora, vamos ao TOC:

ISSUE 42, TOC:

Hi-Fi Cluster (New Series, Cover & Lead Color Page)
01 - Anstasu Kyoushitsu
02 - One Piece
Juudouzu (Color Page)
03 - Boku no Hero Academia 
04 - Shokugeki no Soma
Isobe Isobee Monogatari (Color Page)
05 - Haikyuu!!
06 - Naruto
07 - PSI Kusuo Saiki
Hinomaru Zumo (Color Page)
08 - Toriko
09 - Nisekoi
10 - World Trigger
11 - Gintama
12 - Bleach
Kochikame
13 - Mitsukubi Condor
One Shot 
14 - Yoakemono
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia Issue 43

Sporting Salt (Cover, Lead Color Page , Nova série de Yûto Kubota)
Hi-Fi Cluster (Color Page)
Haikyuu!! (Color Page)
PSI Kusuo Saiki (Color Page)

Ausente : Naruto & Hunter x Hunter.

Como já é de tradição, comecemos comentando sobre os mangás que tiveram página colorida - O primeiro é logicamente a estréia desta edição, Hi-Fi Cluster... Mangá que une Sci-Fi com elementos de B-Shounens. A capa do mangá me pareceu bem interessante, e sinceramente vou dar um voto de confiança na obra, pode estar a nascer um grande mangá de sucesso.

Outro novato ganhou página colorida, foi Juudouzu, o primeiro capítulo foi diferente do que imaginávamos, o mangá se trata de uma obra de esporte com vários detalhes de humor, fazendo que junto com Sporting Salt a Shonen Jump tenha 4 obras de esportes na revista ativas, sendo duas delas bem estabelecidas (Zumou e Haikyuu!!). No final, Juudouzu esta agradando boa parte dos usuários da 2ch, a grande maioria conseguiu se simpatizar pelo "Judo Bizarro" do autor de Date Senpai, agora é só torcemos para também o público geral da Shonen Jump tenha gostado e votado no mangá.

Juudouzu não foi o único mangá de esporte que ganhou página colorida, Hinomaru Zumou ganhou esse grande presente, tendo assim duas páginas coloridas em sequência. Estas páginas coloridas fazem parte de um projeto de estimular as vendas dos primeiros volumes, deixando Zumou ainda mais em evidência na revista, e lógico aumentar também a popularidade dele dentro da revista (Que já é grande, mas pode ficar maior). Por último tivemos uma página colorida de Isobe Isobee Monogatari, estou curioso em vê-la.

Juudouzu, Color Page.

O primeiro lugar do TOC ficou com Ansatsu Kyoushitsu, por mais que o TOP 5 esta bem disputado, por causa da sua fanbase enorme, tanto One Piece quanto Ansatsu continuam no topo da tabela e raramente saem das três primeiras posições. Podemos dizer que são, atualmente, os dois imperadores da Shonen Jump - Próximo ano teremos a estreia do anime de Ansatsu, o que pode fazer Ansatsu disparar em primeiro lugar de uma forma assustadora.

[Teoria do Voto de One Piece ON]

Um dia desses, um amigo meu veio me perguntar porque One Piece, até em alguns capítulos bem sem graça consegue ficar em posições tão altas, ou até o primeiro lugar - Logicamente, a resposta é clara, sua fanbase louca continua votando nele, mesmo naquelas capítulos mais fraquinhos, mas como One Piece às vezes consegue o primeiro lugar mesmo com capítulos medianos? É simples, OP como Ansatsu Kyoushitsu são dois mangás que tem um número de votos padrão, por isso, independente da qualidade do capítulo, conseguirá X número de votos, esse X poder ser somado caso o capítulo seja ótimo, mas caso não for, se manterá ali parado.

Esse X número de votos, é uma porcentagem gigantesca, tão grande que consegue fazer que o mangá sempre se mantenha alto, mas como em capítulos medianos ele consegue ficar em primeiro, você ainda esta se perguntando, é simples... Um mangá para conseguir alcançar o primeiro lugar, precisa acumular uma quantidade de votos enorme, assim superando tanto OP quanto AC. Caso tenha muitos capítulos bons em uma mesma edição, por isso Boku no Hero Academia, Shokugeki no Souma, Haikyuu!!, Naruto, entre outros apresente capítulos bombásticos, os votos do público japonês será distribuído, assim deles conseguindo acumular votos o suficiente para superar tanto Ansatsu Kyoushitsu quanto One Piece. Assim, este dois mangás mesmo com capítulos mais fraco, pelo fato de ter muita concorrência entre os votos, conseguem se manter no topo.

[Teoria do Voto de One Piece OFF]

Agora em terceiro lugar tivemos a grata surpresa da edição, Boku no Hero Academia - O mangá estreou conquistando o quinto lugar, agora subiu dos degraus e conquistou a terceira colocação. É fantástico perceber como Boku no Hero Academia vem agradando os japoneses. Esse sucesso é um alívio para a Shonen Jump que vinha procurando um novo Shonen Jump com capacidade de vender muito, como também é um grande alívio ao criador, Kouhei Horikoshi, que já vinha de dois fracassos, e finalmente conseguiu acertar em cheio com um mangá, podemos dizer que Boku no Hero é o herói da Shonen Jump e de Horikoshi. Espero que essas boas posições continuem, e quem sabe, não conquiste um primeiro lugar em breve. 

No quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma, o mangá esta mais "estável" ultimamente, mas tenho a teoria que Shokugeki no Souma é como um vulcão, fica quieto por um tempo para depois dar uma super explosão, por isso é só questão de tempo para vermos ele "explodindo" e conseguindo um bom e satisfatória primeiro lugar. Outro mangá que vem tendo um bom rendimento é Haikyuu!!, mas mesmo que conquistou um primeiro lugar há algumas edições atrás, não consigo vê-lo conquistando um primeiro nas próximas edições, como por exemplo, vejo Souma conseguindo.

Sexto lugar para Naruto, outra posição medíocre para o mangá - Sim, ele conquistou a duas edições atrás uma primeira colocação, mas em geral vem tendo várias posições bem mediocres para um mangá que esta em plena saga final. Na próxima semana não teremos Naruto, Kishimoto parece que vai dar uma pausa, antes de entrar de uma vez por todas nos capítulos finais de Naruto (Quem leu este último capítulo, já imagina mais ou menos como será emocionante esta parte final... Ao menos espero que seja emocionante. Confio em ti Kishimoto!).

Isobe Isobee Monogatari, Color Page.

Sétimo lugar para PSI Kusuo Saiki que vai ganhar página colorida na próxima semana. Engraçado, após dar uma página colorida para Isobe Isobee Monogatari, a Shonen Jump dá uma página colorida para PSI. No final, os dois grandes colegas de revista (Amizade que me lembra muito Sket Dance e Gintama, hehe) vêem se reafirmando na magazine com essas color pages. Logo após temos Toriko que após uma sequência de boas posições, voltou ao seu "novo habitual", ficando no meio da tabela.

Outros dois mangás que tiveram uma queda de posições, mas não foi tão alarmante por estarem voltando ao seu habitual, foram Nisekoi e World Trigger - Por isso não é nada para os fãs se alarmarem, na verdade enquanto existir almofadas, estes dois mangás estarão seguros. Falando em WT, finalmente a Toei começa a liberar mais imagens e informações sobre o mangá, inclusive já revelaram a sua openning será do grupo Sonar Pocket com a música GIRIGIRI.

Logo após temos Gintama e Bleach... De fato, os novatos foram uma salvação para esses dois mangás, não acredito que seriam cancelados, mas é até vergonhoso para um mangá veterano que conquistaram vários primeiros lugares ficar em posições tão baixas. Mas com os novatos "almofadas" essas posições, mesmo que continuem ruins, não parecem tão ruins assim.

Falando em novatos, as duas últimas posições ficaram com Mitsukubi Condor e Yoakemono. O que eu havia dito quando estreou Yoakemono se concretizou, o mangá tentou ser tão violento que não fez o parecer um mangá "adulto", e sim uma obra gore, deixando claro que aquela violência não era parte da obra, mas uma tentativa fracassada do autor em chocar o público, assim conquistando votos. 

As chances de recuperação de Yoakemono são baixissima, já que ao longo dos episódios as criticas só pioram. Já Mitsukubi Condor tem umas chances um pouco maiores, já que a sua popularidade vai aumentando ao longo dos capítulos, mas mesmo assim será muito difícil vermos os dois mangás fugindo do cancelamento.

Hinomaru Zumou, Color Page.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 40, Cover Shokugeki no Souma. 
Color Page: Brain Breaker, Haikyuu!! e Kuroko no Basket (FIM)

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Hinomaru Zumou (209) 4.10
#02 - Boku no Hero Academia (170) 3.33
#03 - Shokugeki no Souma (148) 2.90
#04 - PSI Kusuo Saiki (138) 2.71
#05 - Kuroko no Basket (131) 2.57
#06 - One Piece (127) 2.49
#07 - Ansatsu Kyoushitsu (121) 2.37
#08 - Haikyuu!! (118) 2.31
#09 - World Trigger (113) 2.22
#10 - Isobe Isobee Monogatari (112) 2.20
#11 - Gintama (99) 1.94
#12 - Naruto (96) 1.88
#12 - Kochikame (96) 1.88
#14 - Yoakemono (94) 1.84
#15 - Bleach (90) 1.76
#16 - Illegal Rare (82) 1.61
#17 - Brain Breaker (81) 1.59
#18 - Mitsukubi Condor (79) 1.55
#19 - Toriko (74) 1.45
#20 - Nisekoi (73) 1.43

Bem, Hinomaru Zumou voltou a ficar com uma média altíssima, com mais de 4 pontos - Destruindo totalmente minha teoria que o hype na 2ch sobre o mangá está acabando - Não estou dizendo que Zumou se tornará um fracasso, muito pelo contrário, acredito que continuará no topo, mas sabemos que a 2ch é feita de "ondas", por um tempo fica dando notas altas em um mangá, após esse tempo passar, o mangá começa a ganhar votos mais "coerentes". Querendo ou não, tanto a posição de Zumou quanto de Boku no Hero são infladas por finalmente serem dois novos mangás de alta qualidade. 

O último capítulo de Kuroko no Basket foi bem aceito, tanto quanto o capítulo de One Piece foi bem aceito, o mangá que vinha conquistando na 2ch posições bem baixas. O One Shot Brain Breaker foi muito mal, levando a crer que não será serializado, caso essa popularidade se reflita também no público mais casual e geral da Shonen Jump.

Yoakemono manteve sua posição baixa, mas quem teve uma queda assustadora mesmo foi Mitsukubi Condor que aos poucos ia melhorando. O que me deixa bem triste, já que eu estava mesmo acreditando em uma melhora de posições por parte de Condor.
Pesquisa de Popularidade dos personagens de Ansatsu Kyoushitsu.

Ranking Oricon

Sim, voltei a falar do Ranking Oricon, acho importante sabermos as vendas dos volumes individuais de cada mangá - Por isso na primeira e a segunda semana de cada mês irei trazer o ranking Oricon com as vendas dos volumes.

1 - One Piece #75 (1.775,905/1.705,905)
2 - Bleach #64 (332,085/332,085)
3 - Shokugeki no Souma #09 (183,607/183,607)
4 - Toriko #31 (173,722/173,722)
8 - World Trigger #07 (82,179/82,179)
9 - PSI Kusuo Saiki #10 (55,038/55,038)
26 - One Piece #74 (24,980/2,737,889)
27 - Haikyuu!! #12 (24,921/663,104)
30 - Naruto #70 (22,889/850,054)
40 - Hinomaru Zumou #01 (19,924/19,924)

Então, primeiramente gostaria de dizer que fiquei bem decepcionado com a venda de Hinomaru Zumou,  mesmo que pode ser até normal para um mangá de esportes, suas posições levavam a crer que eles iam vender ao menos acima de 100k - Infelizmente, vendeu menos que Illegal Rare. Isso prova que o pessoal, por mais que estão animados com Zumou, ainda não estão animados o suficiente ao ponto de comprar o mangá.

Outro que ainda decepciona é World Trigger, que praticamente se estabilizou na área de 80 mil, mais ou menos o que aconteceu com PSYREN que cresceu até 82 mil, e depois se estabilizou. Esperava ver o mangá ao menos chegar em 100 mil na primeira semana, quem sabe depois do anime.

Nem tudo é péssimas notícias, Shokugeki no Souma começou a vender mais que Toriko, o mangá só está crescendo e, acredito que quando lançarem o anime chegará a triplicar o número de volumes vendidos.


Página Facebook + Sorteio da Shonen Jump

O sorteio da Shonen Jump será realizada na quinta-feira da próxima semana, sendo assim revelado o vencedor juntamente com o TOC número 43, que terá a estreia do nosso querido e polêmico Sporting Salt, o mangá que ninguém coloca fé. Para poder participar deste sorteio da Shonen Jump é simples, você deve curtir a página de Facebook do Analyse It, por isso não perca tempo e curta logo essa página:

Página Facebook Analyse It

Atualizado 1: Anime PV de World Trigger e outras imagens ainda não postadas: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'